Infecção oral por papilomavírus humano
A infecção pelo papilomavírus humano é a infecção sexualmente transmissível mais comum. A infecção é causada pelo vírus do papiloma humano (HPV).
O HPV pode causar verrugas genitais e levar ao câncer cervical. Certos tipos de HPV podem causar infecção na boca e na garganta. Em algumas pessoas, isso pode causar câncer oral.
Este artigo é sobre a infecção oral por HPV.
Acredita-se que o HPV oral se espalhe principalmente por meio do sexo oral e do beijo profundo na língua. O vírus passa de uma pessoa para outra durante a atividade sexual.
O risco de contrair a infecção aumenta se você:
- Ter mais parceiros sexuais
- Use tabaco ou álcool
- Ter um sistema imunológico fraco
Os homens têm maior probabilidade de ter infecção oral por HPV do que as mulheres.
Certos tipos de HPV são conhecidos por causar câncer na garganta ou na laringe. Isso é chamado de câncer orofaríngeo. O HPV-16 está comumente associado a quase todos os cânceres orais.
A infecção oral por HPV não apresenta sintomas. Você pode ter HPV sem nunca saber. Você pode transmitir o vírus porque não sabe que o tem.
A maioria das pessoas que desenvolve câncer orofaríngeo devido a uma infecção por HPV tem a infecção há muito tempo.
Os sintomas de câncer orofaríngeo podem incluir:
- Sons respiratórios anormais (agudos)
- Tosse
- Tossindo sangue
- Dificuldade em engolir, dor ao engolir
- Dor de garganta que dura mais de 2 a 3 semanas, mesmo com antibióticos
- Rouquidão que não melhora em 3 a 4 semanas
- Gânglios linfáticos inchados
- Área branca ou vermelha (lesão) nas amígdalas
- Dor ou inchaço na mandíbula
- Nódulo no pescoço ou bochecha
- Perda de peso inexplicável
Uma infecção oral por HPV não apresenta sintomas e não pode ser detectada por um teste.
Se você tiver sintomas que o preocupem, isso não significa que você tem câncer, mas você deve consultar o seu médico para fazer um exame.
Você pode passar por um exame físico. Seu provedor pode examinar a área da boca. Você pode ser questionado sobre seu histórico médico e quaisquer sintomas que tenha notado.
O profissional de saúde pode examinar sua garganta ou nariz usando um tubo flexível com uma pequena câmera na extremidade.
Se o seu provedor suspeitar de câncer, outros testes podem ser solicitados, como:
- Biópsia de tumor suspeito. Esse tecido também será testado para HPV.
- Raio-x do tórax.
- Tomografia computadorizada de tórax.
- Tomografia computadorizada de cabeça e pescoço.
- Ressonância magnética da cabeça ou pescoço.
- PET scan.
A maioria das infecções orais por HPV desaparece espontaneamente, sem tratamento, em 2 anos e não causa problemas de saúde.
Certos tipos de HPV podem causar câncer orofaríngeo.
Ligue para o seu provedor imediatamente se notar algum dos sintomas de câncer de boca e garganta.
Usar preservativos e barreiras dentais pode ajudar a prevenir a propagação do HPV oral. Mas esteja ciente de que preservativos ou represas não podem protegê-lo totalmente. Isso ocorre porque o vírus pode estar na pele próxima.
A vacina contra o HPV pode ajudar a prevenir o câncer cervical. Não está claro se a vacina também pode ajudar a prevenir o HPV oral.
Pergunte ao seu médico se a vacinação é adequada para você.
Infecção orofaríngea por HPV; Infecção oral por HPV
Bonnez W. Papillomaviruses. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett, edição atualizada. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 146.
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. HPV e câncer orofaríngeo. Atualizado em 14 de março de 2018. www.cdc.gov/cancer/hpv/basic_info/hpv_oropharyngeal.htm. Acessado em 28 de novembro de 2018.
Fakhry C, Gourin CG. O papilomavírus humano e a epidemiologia do câncer de cabeça e pescoço. Em: Flint PW, Haughey BH, Lund V, et al, eds. Otorrinolaringologia Cummings: Cirurgia de Cabeça e Pescoço. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 75.