O que o Ayurveda pode nos ensinar sobre a ansiedade?
Contente
- Soprando no vento
- Além dos elementos
- Passos para acalmar o vento
- Pesado
- Estático
- Suave
- Oleoso
- Claro
- Lento
- Suave
- Bruto
- Líquido
- Quente, Frio, Moderado
- Fortaleça seu sistema
Quando me tornei sensível às minhas experiências, pude procurar aquelas que me trouxeram mais perto da calma.
É uma possibilidade real de que a ansiedade afetou quase todas as pessoas que conheço. As pressões da vida, a incerteza do futuro e um mundo em constante mudança são mais do que suficientes para criar a sensação de que o tapete está sendo continuamente puxado sob nossos pés.
Minhas primeiras experiências com ansiedade começaram quando era criança. Lembro-me de ter obtido minha primeira nota de reprovação. Quando meus olhos se fixaram no grande “Insatisfatório” rabiscado no topo do meu teste de matemática da quarta série, minha mente se lançou em um avanço rápido do meu futuro.
Eu estava indo para me formar? Ir para a faculdade? Ser capaz de me sustentar? Eu seria capaz de sobreviver?
Quando eu fiz meu teste de direção aos 15 anos, eu estava novamente cheio de ansiedade. Meus nervos estavam tão à flor da pele que acidentalmente comecei a virar à esquerda no sentido contrário, falhando instantaneamente.
Eu nem tinha saído do estacionamento do DMV.
Foi também nessa época que comecei a prática de ioga e fiquei me perguntando por que não conseguia simplesmente ficar calmo com as técnicas de meditação que aprendi em aula.
Se ao menos fosse tão simples.
Tem sido uma jornada de anos para me ajudar a entender os elementos mais profundos em jogo por trás da minha experiência de ansiedade, e o Ayurveda tem desempenhado um papel fundamental neste processo de autorreflexão.
Ayurveda é o nome do sistema de medicina tradicional da Índia. Em sânscrito, significa "ciência da vida".
Ayurveda não se trata apenas de ervas e tratamentos complementares. Na verdade, é uma visão completa, uma maneira de ver a vida e o mundo que tem uma história rica e profundidade cultural.
O Ayurveda ainda é altamente relevante para milhões de indianos hoje, e cada vez mais para os ocidentais.
Embora o Ayurveda às vezes seja tratado como a última palavra da moda, sem muito contexto ou histórico cultural (ou, em alguns casos, precisão), ele está encontrando um lugar cada vez mais na sociedade ocidental.
O Ayurveda está recebendo mais atenção e aceitação à medida que programas de treinamento credenciados fiéis às raízes do sistema surgem na América do Norte e na Europa.
Ayurveda é um sistema autocontido e coeso com sua própria cosmologia, herbologia e processo de diagnóstico. É uma lente rica para compreender nossa saúde, nossos corpos, nossas mentes e o ambiente em que vivemos.
Soprando no vento
Para entender a ansiedade por meio de lentes ayurvédicas, é importante primeiro entender que o Ayurveda vê a própria existência como composta de elementos particulares. Eu penso nessa lente como uma metáfora poética para experimentar o eu e a vida.
Seja fogo, água, terra, vento ou espaço, tudo o que existe é feito de alguma combinação dessas partes.
É mais fácil ver os elementos expressos na comida: uma pimenta contém o elemento fogo, uma batata doce contém terra e uma sopa calda contém água. Simples, certo?
Você pode ver os elementos nas emoções também. Se você está com raiva e "vendo vermelho", pode apostar que há algum elemento fogo passando por você.
Se você está profundamente apaixonado, provavelmente está experimentando a doçura pegajosa e pegajosa do elemento água. Se você se sente forte e com os pés no chão, provavelmente está experimentando a terra.
Quando se trata de ansiedade, o elemento vento está em grande parte em jogo. Se você imaginar uma folha soprada pela brisa ou a chama de uma vela tremulando ao vento, verá por que a ansiedade e o vento andam de mãos dadas.
Ao me olhar com essa metáfora em mente, vi que estava em constante movimento, tanto em meu corpo quanto em minha mente. Eu andava rapidamente, equilibrava 10 tarefas ao mesmo tempo e estava sempre "ligado".
Quando o medo e o estresse são agudos, é difícil se sentir calmo, quieto, decidido e certo de para onde você está indo. Minha experiência parecia muito com uma folha tremendo ao vento, soprada a cada nova rajada.
Além dos elementos
A cosmologia ayurvédica divide os elementos ainda mais em gunas ou qualidades. Essas qualidades são os blocos básicos de construção que compõem tudo, da comida ao sentimento.
Uma mudança fundamental aconteceu para mim quando comecei a ver os gunas se manifestando em tudo o que fiz e experimentei. Quando me tornei sensível às qualidades subjacentes que constituíram essas experiências, pude procurar aquelas que me aproximaram de um estado de calma.
Os 20 gunas são os seguintes:
Pesado | Luz |
Quente | Frio |
Estático | Móvel |
Suave | Difícil |
Oleoso | Seco |
Claro | Nublado |
Lento | Rápido |
Suave | Rude |
Bruto | Sutil |
Líquido | Denso |
À primeira vista, pode parecer difícil aplicar essas qualidades às nossas experiências diárias. Mas, com uma mente aberta e um olhar mais atento, podemos começar a ver como as polaridades nessas qualidades podem se aplicar a grande parte da vida, incluindo a experiência de ansiedade.
Se você pensar naquela folha soprando no vento, poderíamos atribuir a ela as seguintes qualidades:
- velozes
- rude
- Móvel
- seco
- Difícil
- sutil
- luz
- denso
A folha é crocante e seca. Suas células não têm mais nutrientes ou líquidos para mantê-lo vivo e verde. Não mais maleável ao toque, a folha é dura, áspera e crocante. Pode até desmoronar quando segurado. É móvel e rápido no sentido de que o vento está soprando em todas as direções.
Quando eu pessoalmente tenho uma ansiedade aguda, também sinto muitas dessas qualidades.
Meus pensamentos vão a uma velocidade alucinante, evocando as qualidades Rápido e Móvel, e são freqüentemente rudes ou autocríticos por natureza. Às vezes fico com a boca seca quando estou ansioso, sinto sede ou até mesmo seca.
Sinto sensações em meu corpo que eu descreveria como sutis: formigamento, dormência ou até mesmo calor. Muitas vezes sinto leveza na cabeça, até tontura. Meus músculos estão densos de tensão e minha mente está nublada a ponto de não conseguir pensar direito.
Agora pense naquela folha quando era viçosa e verde, ainda presa à árvore e cheia de nutrientes. Estava recebendo bastante água, tornando-o flexível e flexível. Isso se devia em grande parte ao líquido dentro de suas células.
A água que a folha continha deu-lhe mais peso e substancialidade. Era macio ao toque e poderia até ter um brilho suave e oleoso. Estava se movendo muito mais devagar, balançando suavemente com a brisa em vez de voar erraticamente a cada rajada.
Da mesma forma, o relaxamento se parece muito mais com esta folha. Quando relaxado, me sinto lento, suave e macio, e minha mente fica clara. Quando meu corpo não está estressado, minha pele, cabelo e unhas têm um brilho saudável e oleoso.
Podemos aplicar essas mesmas qualidades às nossas ações. Quando quero evocar calma em vez de ansiedade, procuro oportunidades de incorporar qualidades calmantes ao meu dia a dia.
Uma das minhas maneiras básicas de fazer isso é com automassagem diária, ou abhyanga. Eu uso óleo de amêndoa doce para me massagear lenta e intencionalmente da cabeça aos pés antes de entrar no chuveiro.
Limpo minha cabeça e me concentro em sentir as sensações, conscientemente deixando de lado os pensamentos sobre o que farei a seguir. Adicionar consciência corporal enfatizou Gross (no sentido de amplo e inconfundível, não no sentido de vulgar ou ofensivo) sobre Sutil, uma vez que o próprio corpo é denso, físico e tangível, enquanto os pensamentos são sutis e invisíveis.
Esta prática tem como objetivo acalmar o sistema nervoso e criar uma sensação de coesão no maior órgão, a pele. Além disso, ele verifica as caixas para as qualidades de lento, suave, macio, oleoso, líquido e bruto.
Passos para acalmar o vento
Se você quiser tentar a abordagem ayurvédica para acalmar a ansiedade, tudo o que precisa fazer é evocar as qualidades que são o seu oposto.
A beleza disso é que pode ser totalmente customizado para o que funciona melhor para você. Abaixo estão algumas opções para atingir cada categoria de maneiras realistas e factíveis.
Pesado
A maneira mais fácil e satisfatória de evocar essa qualidade é comer uma refeição farta.
Você não precisa exagerar, mas há muito poder psicológico em ter uma barriga satisfeita. Envia que sua necessidade mais básica seja atendida, e a experiência em si pode ser reconfortante e nutritiva.
Outra forma de evocar Heavy é conseguir um grande abraço. Às vezes, nada é melhor do que brincar com a colherzinha quando você sente a ansiedade chegando. Cobertores pesados e coletes pesados podem ser outra ótima opção.
Estático
Minha maneira preferida de evocar essa qualidade é simplesmente ficar parado. Isso significa que se eu não tiver que ir a algum lugar, não tenho. Eu não corro apenas para preencher meu tempo, e se eu precisar fazer recados, tento chegar a três por dia, se possível.
Quando viajo, prefiro ficar em um lugar por mais tempo do que pular de cidade em cidade. Isso dá ao meu sistema nervoso tempo para se acomodar e realmente saborear a experiência (além disso, exige muito menos planejamento).
Suave
Eu evoco Soft no meu dia usando roupas confortáveis que não são muito justas. Eu escolho roupas que permitem boa circulação, respirabilidade e flexibilidade. Isso não significa que eu uso calças de ioga todos os dias. Eu apenas tendo a evitar tecidos que coçam, apertados ou artificiais.
Outras maneiras favoritas de evocar Soft são acariciar meus gatos, cantar para meu filho dormir ou aninhar-se sob lençóis de cetim.
Oleoso
Como mencionei antes, minha massagem oleosa diária é um dos meus fundamentos para evocar essa qualidade. Também uso óleo nos ouvidos e no nariz para ajudar a aumentar a imunidade e criar um senso de coesão.
O óleo atua como uma barreira, dando-nos uma camada extra para manter coisas como germes fora. A extração de óleo é outra maneira de criar essa barreira.
Eu também me concentro em obter muito óleo em minha dieta. replicar a textura gordurosa da mielina, o revestimento protetor das células nervosas. Consumir gorduras pode ajudar a reduzir a desmielinização, que é a erosão dessas bainhas protetoras.
Claro
Para evocar a qualidade de Clear em minha vida, eu limpo minha agenda. Eu só me comprometo com o que é necessário e deixo outras coisas irem.
Esta é uma prática constante. Quando percebo que estou começando a me acalmar, reduzo meus compromissos.
Eu também evito a mídia se não for necessária. Eu imediatamente sinto minha mente confusa quando me envolvo nisso, mesmo que seja apenas lendo as notícias ou respondendo minhas mensagens de texto. Eu faço o meu melhor para mantê-lo no mínimo.
Outra atividade favorita para evocar Clear é simplesmente parar um pouco para olhar o horizonte em um dia claro. Por mais simples que seja, pode criar uma sensação de expansão, mesmo quando estou em um lugar difícil.
Lento
Para invocar Devagar, tento literalmente diminuir a velocidade. Além de subestimar e limitar minhas tarefas, tento ir mais devagar quando percebo que meu ritmo está acelerado.
Eu sou naturalmente um caminhante rápido e um motorista rápido. Meus amigos dirão que geralmente estou 10 passos à frente. Quando eu deliberadamente vou mais devagar do que meus nervos gostariam que fizesse, estou treinando-os novamente para desfrutar da lentidão e não desejar velocidade constante.
Vou dirigir um pouco mais devagar, caminhar com um andar mais relaxado, até mesmo perder intencionalmente o sinal amarelo para poder praticar esperar pacientemente no sinal vermelho.
Também tento fazer minhas refeições com um pouco mais de deliberação. Se eu puder, vou gastar 20 minutos em uma refeição, em vez de pegar algo e correr para a próxima atividade. Tento me permitir focar apenas na refeição, sem multitarefa.
Suave
Mais uma vez, minha massagem com óleo atinge essa marca. É por isso que sou tão fã. Outras maneiras que gosto de evocar suavidade são através da dança sensual, ouvindo jazz ou tocando argila.
Receber uma massagem com óleo de um massagista também é uma ótima opção.
Bruto
Uma das maneiras mais poderosas de evocar Gross é fazer um treino pesado. Evito exercícios aeróbicos, pois isso pode aumentar a sensação de “vento” por falta de ar. Em vez disso, concentro-me em pesos pesados e em fazer meus músculos realmente funcionarem. Isso me tira da cabeça e entra no meu corpo.
Outra maneira de fazer isso é praticar a consciência corporal. Você pode sentir a planta dos pés ao caminhar ou simplesmente chamar a atenção de uma parte do corpo para outra e realmente sentir cada um conforme você avança.
Líquido
Ao invocar o Líquido, como suculentas sopas e guisados feitos com caldo de vegetais ou ossos. Incluo vegetais do mar, como wakame e hijiki, e alimentos com alto teor de água, como pepino.
Eu me concentro na hidratação com ingestão extra de água ao longo do dia. Beber quente em uma garrafa térmica pode ser extremamente calmante, especialmente de manhã e em climas frios.
Quente, Frio, Moderado
Curiosamente, nem quente nem frio são considerados úteis para reduzir o elemento vento no Ayurveda. Tanto o calor quanto o frio extremos podem realmente agravá-lo. Isso faz sentido para mim, que muitas vezes pode sentir muito calor ou muito frio durante uma ansiedade aguda. Em vez disso, concentro-me em evocar a qualidade de Moderação na temperatura.
Não vou tomar um banho muito quente e me arrumo bem quando estou no frio. Eu me certifico de que meus pés estão sempre cobertos de meias quando estou remexendo em casa e sempre tenho uma camada extra disponível.
Fortaleça seu sistema
Quando sou consistente com essas práticas, faz uma grande diferença. Não me sinto como uma bola de pingue-pongue quicando de um lugar para outro.
Para acalmar a qualidade errática que a ansiedade geralmente traz, concentro-me em criar limites fortes. Eu faço o meu melhor para seguir minha rotina, programar as atividades necessárias e introduzir regularidade em minha vida.
Eu também faço um esforço para ser intencional sobre com quem compartilho espaço e tempo, e ainda estou trabalhando para dizer não quando estou no meu máximo.
Em Ayurveda, isso é conhecido como "criar um contêiner". Ao criar um contêiner, você está enviando um sinal a seu corpo de que suas paredes estão fortificadas, de que você está seguro e protegido por dentro.
O conceito de criar um recipiente também se estende a seus limites sociais e emocionais, seu sistema imunológico, sua tomada de decisão e sua firmeza.
Quando você tem limites fortes em seus relacionamentos, está protegendo seu contêiner de "invasão" emocional. Quando seu sistema imunológico é cultivado e cuidado, você está protegendo seu recipiente de germes.
Quando você confia em si mesmo e segue seus planos e compromissos, está protegendo seu contêiner de vazamentos estruturais. Você está aparecendo no mundo como quem diz ser. Suas ações são consistentes com suas palavras.
A ansiedade pode ser realmente debilitante, mas essas etapas podem fornecer uma sensação de calma. Quando praticados com regularidade, eles próprios criam um recipiente intencional para calma, relaxamento e presença.
Crystal Hoshaw é mãe, escritora e praticante de ioga de longa data. Ela lecionou em estúdios particulares, academias e em ambientes individuais em Los Angeles, Tailândia e na área da baía de São Francisco. Ela compartilha estratégias conscientes para ansiedade por meio de cursos em grupo. Você pode encontrá-la no Instagram.