O que é a síndrome da dor miofascial?
Contente
- Visão geral
- Sintomas
- Síndrome da dor miofascial vs. fibromialgia
- Causas e fatores de risco
- Diagnóstico
- Gráfico de pontos de gatilho da síndrome da dor miofascial
- Tratamentos
- Medicamentos
- Agulhamento seco
- Injeções no ponto de gatilho
- Terapia por ultrassom
- Massagem terapêutica
- Pulverizar e esticar
- Remédios caseiros
- Complicações
- Quais são as perspectivas?
Visão geral
A síndrome da dor miofascial é uma condição de dor crônica que afeta o sistema músculo-esquelético.
A maioria das pessoas experimenta dores musculares em algum momento que normalmente se resolve sozinho após algumas semanas. Mas para algumas pessoas, a dor muscular persiste.
Em pessoas com síndrome da dor miofascial (MPS), pontos sensíveis são conhecidos como pontos-gatilho. Essas áreas se desenvolvem nas faixas tensas e flexíveis dos músculos (a fáscia). Quando a pressão é aplicada a esses pontos de gatilho, ocorre dor (chamada dor referida) em uma parte diferente do corpo.
Sintomas
Os sintomas comuns da MPS incluem:
- dor profunda em áreas localizadas dos músculos
- dor que piora quando o músculo afetado é esticado ou tensionado
- dor muscular que piora ou não melhora com o tempo
- presença de nós dolorosos nos músculos que, quando pressionados, produzem intensa dor localizada ou referida
- músculos fracos, rígidos, inflexíveis ou com amplitude de movimento reduzida
- distúrbios de humor ou sono
Síndrome da dor miofascial vs. fibromialgia
A maioria das pessoas com dor e fadiga nos músculos esqueléticos tem fibromialgia ou MPS. A fibromialgia é um distúrbio da dor muscular generalizada. Pode ser sentida por todo o corpo. Porém, pessoas com MPS sentem dor localizada em grupos regionais de músculos, como a região lombar, pescoço ou mandíbula.
O MPS é caracterizado por alguns pontos-gatilho localizados nas bandas tensas de músculos dos músculos. Esses pontos de gatilho são sensíveis e podem produzir dor localizada. Mas sua característica definidora é que eles desencadeiam a dor referida. A fibromialgia está associada a vários pontos dolorosos mais comuns. Eles diferem dos pontos de gatilho porque não produzem dor referida.
Causas e fatores de risco
A maioria dos pontos ocorre devido ao uso excessivo, trauma muscular (lesão) ou estresse psicológico. Os pontos de gatilho geralmente surgem de atividades repetitivas contínuas, como levantar objetos pesados no trabalho ou trabalhar em um computador o dia todo. Nenhum fator isolado é responsável pelo desenvolvimento de pontos-gatilho miofasciais. Uma combinação de fatores contribuintes pode incluir:
- postura pobre
- sentado por um longo tempo em posições difíceis
- deficiências nutricionais
- falta grave de exercício ou movimento
- qualquer lesão no sistema músculo-esquelético ou nos discos intervertebrais
- fadiga generalizada
- falta de dormir
- alterações hormonais (menopausa)
- resfriamento intenso dos músculos (como quando dorme na frente de um ar condicionado)
- problemas emocionais (depressão, ansiedade)
- outras condições de dor ou inflamação
- obesidade
- fumar
Diagnóstico
O seu médico fará um exame físico para procurar pontos de gatilho miofasciais. O seu médico procurará nódulos sensíveis nas bandas tensas dos músculos e pressionará-os para encontrar uma resposta à dor. Ao pressionar um ponto de gatilho, seu médico sentirá uma contração muscular (também chamada de "sinal de salto").
Não há outros testes que possam mostrar a presença de MPS. O seu médico confiará em você para descrever onde e como está sentindo dor. É importante informar o seu médico sobre todos os seus sintomas atuais e quaisquer lesões ou cirurgias passadas.
Existem vários tipos diferentes de pontos de gatilho miofasciais que seu médico pode encontrar, incluindo:
- pontos de disparo ativos: Esses pontos de gatilho são nódulos dentro de uma faixa tensa de músculo. Eles são tipicamente a fonte de dor muscular. Eles são muito sensíveis, causam dor referida e produzem um tremor quando tocados.
- pontos de disparo latentes: Esses nódulos não causam dor quando tocados. Eles podem permanecer inativos por anos e se tornar ativos quando houver estresse ou trauma.
- ponto de disparo secundário: Este é um ponto doloroso no músculo que se torna ativo quando você estressa outro músculo.
- ponto miofascial de satélite: Este é um ponto doloroso que se torna ativo porque está localizado próximo a outro ponto de disparo.
Gráfico de pontos de gatilho da síndrome da dor miofascial
Tratamentos
A síndrome da dor miofascial requer um plano de tratamento multifacetado. Muitas pessoas combinam medicamentos com outras terapias que aliviam a rigidez e a dor muscular.
Medicamentos
Existem vários medicamentos que podem aliviar os sintomas da MPS, incluindo:
- anti-inflamatórios não esteróides (AINEs): Medicamentos de venda livre, como acetaminofeno (Tylenol) e ibuprofeno (Advil), podem aliviar a dor e o inchaço.
- analgésicos: Analgésicos como lidocaína ou adesivo de diclofenaco, tramadol, inibidores de COX-2 e tropisetron (não disponível nos Estados Unidos) podem ser considerados.
- relaxantes musculares: Benzodiazepínicos e tizanidina (Zanaflex) podem reduzir espasmos musculares.
- anticonvulsivantes: A gabapentina (Neurontin) e a pregabalina (Lyrica) podem aliviar a dor e reduzir espasmos musculares.
- antidepressivos tricíclicos: Eles são indicados para tratar dor crônica, fibromialgia e dor nos nervos, que são condições que se assemelham à MPS.
- Injeções de Botox: O tipo botulínico A é uma neurotoxina potente que impede contrações musculares e pode ter efeitos de alívio da dor.
Agulhamento seco
O agulhamento seco é uma das maneiras mais rápidas de desativar os pontos de gatilho miofasciais. O seu médico irá inserir uma agulha diretamente no seu ponto de gatilho, movê-lo e puxá-lo para dentro e para fora. Pode ser bastante doloroso, mas é uma das maneiras mais eficazes de desativar um ponto de gatilho e reduzir a dor. Alguns médicos usam agulhas de acupuntura, que são menores e menos dolorosas que as agulhas hipodérmicas. Existem várias diferenças importantes entre agulhamento seco e acupuntura.
Injeções no ponto de gatilho
As injeções no ponto de gatilho são como agulhas secas, mas apenas uma solução é injetada no tecido. Normalmente, os médicos injetam solução salina ou um anestésico local como a lidocaína. Os efeitos são comparáveis aos do agulhamento seco, mas o procedimento pode causar menos desconforto. Injeções no ponto de gatilho com esteróides também são uma opção.
Terapia por ultrassom
Máquinas de ultrassom transmitem ondas sonoras para o tecido através de um gel condutor de som aplicado à pele. As ondas sonoras podem aquecer e relaxar os músculos, melhorar o fluxo sanguíneo e remover o tecido cicatricial. Os efeitos de alívio da dor podem ser mínimos. Porém, esse tratamento pode reduzir a rigidez e aumentar a mobilidade se for feito antes do alongamento. A terapia com ultrassom foi usada com sucesso para a dor associada à artrite reumatóide, por isso pode valer a pena discutir com o seu médico.
Massagem terapêutica
Existem vários tipos de tratamentos de massagem que podem relaxar os pontos de gatilho miofasciais. Esses incluem:
- liberação rítmica passiva
- liberação rítmica ativa
- shiatsu (acupressão)
- liberação de pressão no ponto de gatilho
A massagem terapêutica aumenta o fluxo sanguíneo e aquece os músculos. Isso pode ajudar a reduzir a rigidez e aliviar a dor. O massoterapeuta pode usar o polegar para pressionar os pontos de gatilho, o que agrava a dor e libera a tensão muscular.
Pulverizar e esticar
O alongamento ajuda muitas pessoas com MPS. Alguns fisioterapeutas aplicam um spray frio e entorpecente na área muscular antes de conduzir alguém através de alongamentos. Existem também alguns exercícios e alongamentos suaves que você pode tentar em casa para reduzir a dor.
Remédios caseiros
Existem várias etapas que você pode tomar em casa para reduzir a dor e melhorar sua qualidade de vida.
- Escolha uma cadeira melhor no trabalho e melhore sua postura.
- Tente ajustar a altura do seu computador para que ele caia na sua linha natural dos olhos.
- Tente um colchão novo ou ajuste sua posição de dormir.
- Pratique ioga, Pilates ou outra técnica de alongamento. Esses exercícios de Pilates para pessoas com sintomas de fibromialgia também podem ajudar os sintomas da MPS.
- Use uma cinta traseira ao fazer trabalhos pesados.
- Use um massageador pessoal ou dispositivo vibratório.
- Inicie um programa de exercícios e exercite os músculos todos os dias.
- Consulte um profissional de saúde mental e reduza seu nível de estresse.
- Use uma bolsa de gelo imediatamente após qualquer lesão muscular.
- Use calor úmido para tratar a inflamação muscular. Aprenda a fazer sua própria almofada de aquecimento.
- Tomar um banho quente.
- Use um dispositivo de tração.
- Pratique a atenção plena para controlar a dor.
Complicações
A síndrome da dor miofascial pode afetar sua qualidade de vida. Você pode não ser capaz de participar de atividades físicas de que gostava. Isso pode levar à depressão e isolamento. O MPS também pode afetar sua mobilidade. Procurar tratamento quando os sintomas se desenvolverem, encontrar um grupo de apoio e conversar com amigos e familiares pode ajudar.
Quais são as perspectivas?
O MPS pode ser uma condição desafiadora para se conviver. A chave para gerenciar sua dor será um tratamento abrangente. Não existe um tratamento único que funcione melhor para todos; portanto, não desanime se um tratamento não funcionar. Porém, com alguma forma de tratamento e opções de estilo de vida saudáveis, a dor da MPS pode ser gerenciada com sucesso.