Autor: Judy Howell
Data De Criação: 26 Julho 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
CONTROLE QUÍMICO E MECÂNICO
Vídeo: CONTROLE QUÍMICO E MECÂNICO

Contente

Inchaço é quando sua barriga está inchada depois de comer (1).

Geralmente é causada por excesso de produção de gás ou distúrbios no movimento dos músculos do sistema digestivo (2).

Inchaço muitas vezes pode causar dor, desconforto e um sentimento "empalhado".Também pode fazer seu estômago parecer maior (3).

"Inchaço" não é o mesmo que retenção de água, mas os dois termos são frequentemente usados ​​de forma intercambiável. Simplificando, o inchaço envolve quantidades excessivas de sólidos, líquidos ou gás em seu sistema digestivo.

No entanto, em algumas pessoas, o inchaço é causado principalmente pelo aumento da sensibilidade. É só sente como se houvesse aumento de pressão no abdômen, mesmo que não haja (4, 5).

Cerca de 16 a 30% das pessoas relatam que sofrem regularmente de inchaço, então isso é muito comum (2, 6, 7).

Embora o inchaço às vezes seja causado por condições médicas graves, é mais frequentemente causado pela dieta e alguns alimentos ou ingredientes aos quais você é intolerante.


Aqui estão 11 maneiras comprovadas de reduzir ou eliminar o inchaço.

1. Não coma muito de cada vez

Estar empalhado pode parecer inchado, mas o problema é que você simplesmente comeu demais.

Se você estiver comendo grandes refeições e tender a se sentir desconfortável depois, tente porções menores. Adicione outra refeição diária, se necessário.

Um subconjunto de pessoas que sofrem de inchaço na verdade não tem estômago aumentado ou aumento da pressão no abdômen. A questão é principalmente sensorial (8, 9).

Uma pessoa com tendência a inchar experimentará desconforto com uma quantidade menor de comida do que uma pessoa que raramente se sente inchada.

Por esse motivo, simplesmente comer pequenas refeições pode ser incrivelmente útil.


Mastigar melhor a comida pode ter um efeito duplo. Reduz a quantidade de ar que você ingere com os alimentos (causa de inchaço) e também faz você comer mais devagar, o que está relacionado à ingestão reduzida de alimentos e porções menores (10).

Resumo Pessoas que sofrem de inchaço geralmente têm maior sensibilidade a alimentos no estômago. Portanto, comer refeições menores pode ser muito útil.

2. Descartar alergias e intolerâncias alimentares em alimentos comuns

Alergias e intolerâncias alimentares são relativamente comuns.

Quando você come alimentos que são intolerantes, isso pode causar excesso de produção de gases, inchaço e outros sintomas.

Aqui estão alguns alimentos e ingredientes comuns a serem considerados:

  • Lactose: A intolerância à lactose está associada a muitos sintomas digestivos, incluindo inchaço. A lactose é o principal carboidrato do leite (11).
  • Frutose: A intolerância à frutose pode levar ao inchaço (12).
  • Ovos: Gás e inchaço são sintomas comuns de alergia a ovo.
  • Trigo e glúten: Muitas pessoas são intolerantes ao glúten, uma proteína do trigo, espelta, cevada e alguns outros grãos. Isso pode levar a vários efeitos adversos na digestão, incluindo inchaço (13, 14).

Tanto a lactose quanto a frutose fazem parte de um grupo maior de carboidratos ou fibras não digeríveis, conhecidos como FODMAPs. A intolerância ao FODMAP é uma das causas mais comuns de inchaço e dor abdominal.


Se você suspeitar fortemente de alergia ou intolerância alimentar, consulte um médico.

Resumo Alergias e intolerâncias alimentares são causas comuns de inchaço. Infratores comuns incluem lactose, frutose, trigo, glúten e ovos.

3. Evite a ingestão de ar e gases

Existem duas fontes de gás no sistema digestivo.

Um é o gás produzido pelas bactérias no intestino. O outro é o ar ou gás que é engolido quando você come ou bebe. O maior criminoso aqui são as bebidas carbonatadas, como refrigerantes ou refrigerantes.

Eles contêm bolhas com dióxido de carbono, um gás que pode ser liberado do líquido após atingir o estômago.

Mascar chiclete, beber um canudo e comer enquanto estiver conversando ou com pressa também pode levar ao aumento da quantidade de ar ingerido.

Resumo O ar engolido pode contribuir para o inchaço. Uma das principais causas é o consumo de bebidas carbonatadas, que contêm gases dissolvidos no líquido.

4. Não coma alimentos que lhe dão gás

Alguns alimentos ricos em fibras podem levar as pessoas a produzir grandes quantidades de gás.

Os principais atores incluem leguminosas como feijão e lentilha, além de alguns grãos integrais.

Tente manter um diário alimentar para descobrir se certos alimentos tendem a torná-lo mais gasoso ou inchado do que outros.

Alimentos gordurosos também podem retardar a digestão e o esvaziamento do estômago. Isso pode trazer benefícios para a saciedade (e possivelmente ajudar na perda de peso), mas pode ser um problema para pessoas com tendência a inchar.

Tente comer menos feijão e alimentos gordurosos para ver se isso ajuda. Além disso, confira este artigo sobre 13 alimentos que causam inchaço.

Resumo Se certos alimentos fazem você se sentir inchado ou gasta, tente reduzir ou evitá-los. Comer alimentos gordurosos também pode retardar a digestão e pode contribuir para o inchaço de algumas pessoas.

5. Tente uma dieta com baixo teor de FODMAP

A síndrome do intestino irritável (SII) é o distúrbio digestivo mais comum no mundo.

Não tem causa conhecida, mas acredita-se que afete cerca de 14% das pessoas, a maioria das quais não é diagnosticada (15).

Os sintomas comuns incluem inchaço, dor abdominal, desconforto, diarréia e / ou constipação.

A maioria dos pacientes com SII experimenta inchaço e cerca de 60% deles relatam inchaço como seu pior sintoma, pontuando ainda mais que a dor abdominal (1, 16).

Numerosos estudos mostraram que carboidratos indigestíveis chamados FODMAPs podem exacerbar drasticamente os sintomas em pacientes com SII (17, 18).

Foi demonstrado que uma dieta baixa em FODMAP leva a grandes reduções de sintomas como inchaço, pelo menos em pacientes com SII (19, 20, 21).

Se você tiver problemas com inchaço, com ou sem outros sintomas digestivos, uma dieta baixa em FODMAP pode ser uma boa maneira de corrigi-la.

Aqui estão alguns alimentos comuns com alto índice de FODMAP:

  • Trigo
  • Cebolas
  • Alho
  • Brócolis
  • Repolho
  • Couve-flor
  • Alcachofras
  • Feijões
  • Maçãs
  • Peras
  • Melancia

Pode ser difícil seguir esta dieta se você estiver acostumado a comer muitos desses alimentos, mas pode valer a pena experimentar se tiver inchaço ou outros problemas digestivos.

Resumo Carboidratos chamados FODMAPs podem causar inchaço e outros sintomas digestivos, especialmente em pessoas com síndrome do intestino irritável.

6. Cuidado com os álcoois de açúcar

Álcoois de açúcar são comumente encontrados em alimentos sem açúcar e gomas de mascar.

Esses adoçantes são geralmente considerados alternativas seguras ao açúcar.

No entanto, eles podem causar problemas digestivos em grandes quantidades. As bactérias do intestino grosso as digerem e produzem gás (22).

Álcoois de açúcar também são, na verdade, FODMAPs, portanto são excluídos de uma dieta com baixo teor de FODMAP.

Tente evitar álcoois de açúcar como xilitol, sorbitol e manitol. O álcool de açúcar eritritol pode ser melhor tolerado que os outros, mas também pode causar problemas digestivos em grandes doses.

Resumo Os álcoois de açúcar podem causar problemas digestivos, como inchaço, especialmente quando consumidos em grandes doses. Tente evitar gomas de mascar sem açúcar e outras fontes de álcoois de açúcar.

7. Tome suplementos à enzima digestiva

Certos produtos vendidos sem receita também podem ajudar no inchaço, como enzimas suplementares que podem ajudar a quebrar carboidratos indigestíveis.

Os mais notáveis ​​incluem:

  • Lactase: Enzima que decompõe a lactose, útil para pessoas com intolerância à lactose.
  • Beano: Contém a enzima alfa-galactosidase, que pode ajudar a quebrar carboidratos indigestíveis de vários alimentos.

Em muitos casos, esses tipos de suplementos podem fornecer alívio quase imediato.

Se você estiver interessado em experimentar um suplemento de enzimas digestivas, uma ampla seleção está disponível na Amazon.

Resumo Muitos produtos vendidos sem receita podem ajudar a combater o inchaço e outros problemas digestivos. Geralmente são enzimas digestivas que ajudam a quebrar certos componentes alimentares.

8. Não fique constipado

A constipação é um problema digestivo muito comum e pode ter muitas causas diferentes.

Estudos mostram que a constipação muitas vezes pode exacerbar os sintomas de inchaço (23, 24).

Obter fibras mais solúveis é frequentemente recomendado para constipação.

No entanto, o aumento da fibra precisa ser feito com cautela para as pessoas que têm gases e / ou inchaço, porque as fibras podem piorar as coisas.

Você pode tentar beber mais água ou aumentar sua atividade física, os quais podem ser eficazes contra a constipação (25, 26, 27).

Vários alimentos também podem ajudar. Confira os 17 melhores alimentos para aliviar a constipação.

Resumo A constipação pode agravar os sintomas de inchaço. O aumento da ingestão de água e a atividade física podem ser eficazes contra a constipação.

9. Tome probióticos

O gás produzido pelas bactérias no intestino é um dos principais contribuintes para o inchaço.

Existem muitos tipos diferentes de bactérias que residem lá e podem variar entre indivíduos.

Parece lógico que o número e o tipo de bactéria possam ter algo a ver com a produção de gás, e existem alguns estudos para apoiar isso.

Vários estudos clínicos mostraram que certos suplementos probióticos podem ajudar a reduzir a produção de gases e o inchaço em pessoas com problemas digestivos (28, 29).

No entanto, outros estudos mostraram que os probióticos podem ajudar a reduzir os gases, mas não os sintomas de inchaço (30, 31, 32).

Isso pode depender do indivíduo, bem como do tipo de cepa probiótica usada.

Os suplementos probióticos podem ter vários outros benefícios, então vale a pena experimentar.

Eles podem demorar um pouco para começar a trabalhar, portanto, seja paciente.

Resumo Os suplementos probióticos podem ajudar a melhorar o ambiente bacteriano no intestino, o que pode ajudar a reduzir os sintomas de gases e inchaço.

10. Óleo de hortelã-pimenta pode ajudar

Inchaço também pode ser causado pela função alterada dos músculos do trato digestivo.

Demonstrou-se que medicamentos chamados antiespasmódicos, que podem ajudar a reduzir espasmos musculares, são úteis (33).

O óleo de hortelã-pimenta é uma substância natural que, acredita-se, funciona de maneira semelhante (34).

Numerosos estudos mostraram que ele pode reduzir vários sintomas em pacientes com SII, incluindo inchaço (35, 36).

O óleo de hortelã-pimenta está disponível em forma de suplemento.

Resumo O óleo de hortelã-pimenta demonstrou ser eficaz contra inchaço e outros sintomas digestivos, pelo menos em pacientes com SII.

11. Consulte um médico para descartar uma condição crônica e / ou grave

Se você tiver inchaço crônico que causa problemas graves em sua vida ou se torna muito pior de repente, consulte um médico.

Sempre existe a possibilidade de alguma condição médica séria, e o diagnóstico de problemas digestivos pode ser complicado.

No entanto, em muitos casos, o inchaço pode ser reduzido - ou até eliminado - com mudanças simples na dieta.

Leia Hoje

Você adicionaria brócolis em pó ao seu café?

Você adicionaria brócolis em pó ao seu café?

Café à prova de bala , café com leite de açafrão ... café com leite de brócoli ? im, i o é algo real no que diz re peito à caneca de café em Melbourne...
O vestido deste artista mostra as coisas cruéis (e positivas) que as pessoas dizem sobre a imagem corporal

O vestido deste artista mostra as coisas cruéis (e positivas) que as pessoas dizem sobre a imagem corporal

Uma arti ta que mora em Londre e tá a umindo o controle da Internet depoi de criar um ve tido marcante coberto de comentário que a pe oa fizeram obre eu corpo."E ta peça não &...