12 fontes surpreendentes de antioxidantes
Contente
- pistachios
- Cogumelos
- Café
- Linho
- Cevada
- Chá preto
- Repolho
- Alecrim
- Ovos
- Abacate
- Brócolis
- Corações de Alcachofra
- Mais em SHAPE.com:
- Revisão para
Os antioxidantes são um dos jargões nutricionais mais populares. E por bons motivos: eles combatem os sinais de envelhecimento, inflamação e podem até ajudar na perda de peso. Mas quando se trata de antioxidantes, certos alimentos - mirtilos, romãs e especiarias como canela e açafrão - ficam com toda a glória. É hora de os heróis anônimos em sua dieta receberem a aclamação que merecem. Leia as 12 principais potências antioxidantes subestimadas.
pistachios
Embora os pistaches sejam mais conhecidos por suas gorduras saudáveis, eles também contêm uma classe de antioxidantes chamados flavonóides, que têm fortes propriedades antiinflamatórias.
Você sabe o que mais há de bom no pistache? Você consegue comer o dobro por onça do que qualquer outra noz. Desfrute-os como um lanche saudável ou experimente-os no frango com esta receita de jantar saudável.
Cogumelos
Os cogumelos são um ótimo alimento de baixa caloria (apenas 15 calorias por xícara) que também contém vitamina D. Embora não sejam de um vermelho profundo, roxo ou azul (as cores que frequentemente associamos com alimentos ricos em antioxidantes), os cogumelos contêm alta níveis de um antioxidante exclusivo chamado ergotioneína. A ergotioneína é um poderoso antioxidante que alguns cientistas dizem que pode ser usado para tratar câncer e AIDS no futuro. A ergotioneína também é a razão pela qual o extrato de cogumelo é usado em muitos produtos para a pele.
Escolha cogumelos ostra: eles contêm os níveis mais altos de ergotioneína. Esta receita simples de cogumelos ostra grelhados é o complemento perfeito para um bife.
Café
Uma xícara de Joe pela manhã oferece mais do que uma dose de cafeína - também contém antioxidantes. O café contém um antioxidante chamado ácido clorogênico, que pode ser responsável por sua capacidade de prevenir a oxidação do colesterol ruim (a oxidação piora o colesterol ruim).
Lembre-se de que o café em si não contém calorias e só começa a ter um impacto negativo na saúde e na cintura quando você adiciona xaropes adoçados, açúcar e nata batida.
Linho
A linhaça e o óleo de linhaça são mais conhecidos por seus altos níveis de ácido alfa-linolênico ômega-3 (ALA). Uma colher de sopa de óleo de linhaça contém mais de 6 gramas de ALA, enquanto 2 colheres de sopa de linhaça moída contêm 3 gramas.
Do ponto de vista nutricional, o linho é muito mais do que apenas uma dose de ALA. Ele também contém antioxidantes chamados lignanas. Duas colheres de sopa de farinha de linhaça contém até 300 mg de lignanas, enquanto 1 colher de sopa de óleo contém 30 mg. A pesquisa mostra que os lignanos ajudam a combater a inflamação ao diminuir a proteína C reativa (um marcador sanguíneo da inflamação geral) e também podem ajudar a diminuir os níveis de colesterol.
Cevada
Quando você pensa em antioxidantes, provavelmente não imagina grãos. O processamento e o refinamento dos grãos retiram seu mérito nutricional, mas se você comer grãos em sua forma não refinada, terá um soco de saúde adicional. A cevada contém o ácido ferúlico antioxidante (se você conseguir colocar as mãos na cevada preta, é ainda melhor).
Foi demonstrado que o ácido ferúlico em animais diminui os efeitos negativos no cérebro após um acidente vascular cerebral. A cevada é um ótimo substituto para o arroz ou a quinua em sua dieta. Esta salada de cevada fácil embala um ponche de proteína adicionado com a adição de avelãs.
Chá preto
O chá verde recebe toda a agitação de relações públicas, mas o chá preto tem um efeito de saúde igual em sua própria maneira. Embora o chá verde contenha altos níveis de EGCG, um antioxidante que quando combinado com a cafeína pode ajudar a perder peso, o chá preto contém altos níveis do ácido gálico antioxidante, que pode ajudar a combater o câncer, evitando sua propagação de um órgão para outro.
O chá preto requer uma preparação ligeiramente diferente do chá verde. Para obter a mistura perfeita de chá preto, deixe a água ferver completamente e depois deixe em infusão por três a cinco minutos.
Repolho
Açaí, vinho tinto e romãs são todos conhecidos por seus altos níveis de antioxidantes chamados antocianinas. Isso é o que dá a esses alimentos sua cor vermelha profunda. Portanto, talvez não seja tão surpreendente que o repolho vermelho e roxo seja outra grande fonte do mesmo poderoso antioxidante.
As antocianinas podem ajudar a melhorar a saúde e a juventude dos vasos sanguíneos, evitando doenças cardíacas. E se a sua dose de antocianinas vier do repolho, você terá o benefício adicional dos glucosinolatos, outro antioxidante que pode ajudar as células a lutar contra o câncer.
Uma xícara de repolho roxo contém menos de 30 calorias e 2 gramas de fibra que permanece cheia.Experimente esta receita rápida e fácil de erva-doce e repolho roxo que não contém nenhum molho espesso e com alto teor de calorias.
Alecrim
Vários temperos e ervas são bem conhecidos por seu alto teor de antioxidantes. A canela contém antioxidantes que ajudam a controlar o açúcar no sangue, enquanto a marca de antioxidantes da cúrcuma combate a inflamação.
Com Rosemary não é diferente - ela simplesmente passa despercebida. A pesquisa sugere que um antioxidante no alecrim chamado carnosol pode desempenhar um papel na prevenção da doença de Alzheimer ao mesmo tempo em que atua como o nutriente por trás dos efeitos do óleo de alecrim na melhoria da memória.
Para fazer uma marinada simples e estimulante, mergulhe o frango em três colheres de sopa de alecrim fresco picado, ¼ xícara de vinagre balsâmico e uma pitada de sal. Faz para um inesquecível refeição.
Ovos
Quando os ovos chegam às manchetes, geralmente tem a ver com seu conteúdo de colesterol, não com seus antioxidantes. A luteína e a zeaxantina são dois antioxidantes encontrados na gema do ovo (outra razão para comer o ovo inteiro) que podem ajudar a prevenir problemas de visão relacionados à idade. Com apenas 70 calorias e 6 gramas de proteína por peça, você pode facilmente contabilizar ovos inteiros em sua dieta saudável.
Confira essas 20 maneiras rápidas e fáceis de cozinhar ovos para obter sua dose diária de luteína e zeaxantina.
Abacate
Os abacates são conhecidos por seus altos níveis de gorduras monoinsaturadas saudáveis para o coração (1/2 de um abacate contém 8 gramas). Mas aqui vai uma dica: alimentos com alto teor de gorduras insaturadas geralmente também têm alto teor de antioxidantes. A Mãe Natureza coloca os antioxidantes lá para prevenir a oxidação das gorduras. Os abacates não são exceção, pois contêm um grupo de antioxidantes chamados polifenóis.
Para uma dose dupla de antioxidantes, saboreie seu guacamole com molho. Pesquisas mostram que essa combinação leva a uma maior absorção de carotenóides (antioxidantes semelhantes à vitamina A) do tomate no molho.
Brócolis
Tenho certeza de que você já ouviu falar dos efeitos anticâncer do brócolis. A força motriz por trás dos mecanismos anticâncer de brócolis vem de um grupo de antioxidantes chamados isotiocianatos. O brócolis contém dois dos isotiocianatos mais potentes - sulforafano e erucina. O brócolis também é de baixa caloria (30 calorias por xícara) e fibroso (2,5 gramas por xícara), o que o torna um alimento completo para perder peso.
Aqui está uma receita simples de salada de brócolis que você pode facilmente fazer a granel e comer durante a semana.
Corações de Alcachofra
Outra potência antioxidante improvável, as alcachofras contêm antioxidantes que podem ajudar a prevenir o câncer. Pesquisa publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry descobriram que alcachofras pontuaram mais alto do que framboesas, morangos e cerejas na capacidade antioxidante total por porção. Uma xícara de corações de alcachofra cozidos fornece 7 gramas de fibra por menos de 50 calorias.
Mais em SHAPE.com:
Melhor e pior sushi para perda de peso
Mude suas placas e perca peso?
5 exames de saúde DIY para fazer hoje!
Como perder 10 quilos com segurança
11 maneiras de aumentar seu metabolismo