Todos os benefícios da meditação que você deve conhecer
Contente
- Faz de você um atleta melhor
- Reduz os níveis de estresse
- Aumenta a autoconsciência
- Faz a música soar melhor
- Ajuda a lidar com doenças
- Pode ajudá-lo a perder peso
- Pode ajudá-lo a combater a doença
- Ajuda a chutar vícios
- Isso aumenta o seu limiar de dor
- Diminui a ansiedade e a depressão
- Isso te torna mais compassivo
- Isso diminui a solidão
- Pode poupar dinheiro
- Ele te mantém resfriado e livre de gripe
- Isso mantém seu coração saudável
- Ajuda você a dormir melhor
- Faz de você um funcionário melhor
- Revisão para
Quer esmagar o estresse, dormir melhor, livrar-se do excesso de peso, comer mais saudável e se exercitar mais de uma só vez? A meditação pode fornecer todos os itens acima. De acordo com Mary Jo Kreitzer, Ph.D., RN, fundadora e diretora do Centro de Espiritualidade e Cura da Universidade de Minnesota, a chave para colher os benefícios da meditação é viver no agora. "Muitas pessoas vivem grande parte de suas vidas no piloto automático, mas a meditação - especialmente a meditação da atenção plena - ajuda as pessoas a se concentrarem em viver a vida no momento presente", explica ela.
Exatamente como alguém obtém todos os benefícios da meditação? Confira o guia de meditação de Kreitzer, além de Como meditar com Gretchen Bleiler, para dicas sobre como encontrar seu zen adequadamente.
Ainda hesita em experimentar? Depois de ler sobre esses 17 benefícios da atenção plena e da meditação, você começará a usar a meditação consciente para melhorar sua vida.
Faz de você um atleta melhor
Alguns dos benefícios da meditação podem impactar potencialmente seus treinos. Pessoas que praticam a Meditação Transcendental têm funcionamento cerebral semelhante ao de atletas de elite, de acordo com um estudo no Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports. Ficar sentado em silêncio todos os dias não significa que você de repente estará pronto para vencer uma maratona, mas pode ajudá-lo a desenvolver a coragem mental e os traços dos atletas de ponta. Além disso, pode ajudá-lo a superar a dor em seu corpo (mais sobre isso mais tarde). Descubra mais sobre como a meditação pode torná-lo um atleta melhor.
Reduz os níveis de estresse
A redução do estresse também está entre os benefícios da meditação. Mindfulness realmente ajuda a reduzir seus níveis de cortisol (o hormônio do estresse), de acordo com uma pesquisa do Projeto Shamatha da Universidade da Califórnia, Davis. Os pesquisadores mediram a atenção plena dos participantes antes e depois de um retiro de meditação intensivo de três meses e descobriram que aqueles que voltaram com níveis mais elevados de concentração no presente também tinham níveis mais baixos de cortisol. Não se preocupe, o alívio do estresse vem mais rápido do que três meses: pessoas que receberam apenas três dias consecutivos de treinamento de atenção plena (sessões de 25 minutos em que foram ensinados a se concentrar na respiração e no momento presente) se sentiram mais calmas quando enfrentaram uma tarefa estressante em um estudo publicado em Psiconeuroendocrinologia.
Aumenta a autoconsciência
Todos nós temos pontos cegos quando se trata de nossas próprias emoções, comportamentos e pensamentos, mas a atenção plena pode ajudar a vencer essa ignorância. Um papel em Perspectivas na ciência psicológica descobriram que, porque a atenção plena envolve prestar atenção à sua experiência atual e fazê-lo de uma forma sem julgamentos, ela ajuda os profissionais a superar o maior obstáculo na autoconsciência: não conhecer suas próprias deficiências.
Faz a música soar melhor
As vantagens da meditação podem ser melhores do que qualquer fone de ouvido de luxo. Em um estudo na revista Psicologia da Música, os alunos ouviram uma fita instrutiva de meditação consciente de 15 minutos seguida por um trecho da ópera "La Boheme" de Giacomo Puccini. Sessenta e quatro por cento daqueles que se engajaram na atenção plena sentiram que a técnica lhes permitiu passar mais tempo no estado de fluxo - o que os pesquisadores descrevem como o engajamento sem esforço dos ouvintes, também conhecido como "na zona" você está. (Descubra o que está acontecendo com Your Brain On: Music.)
Ajuda a lidar com doenças
Lidar com diagnósticos é inimaginavelmente difícil, mas a meditação pode ajudar: quando as mulheres com câncer de mama praticavam a atenção plena, bem como a arte-terapia, o estresse e a atividade cerebral relacionada à ansiedade mudaram, em um estudo em Estresse e saúde. O treinamento de mindfulness também ajudou pacientes com artrite reumatóide a combater o estresse e a fadiga associados à doença, em artigo publicado na revista Anais de Doença Reumática.
Pode ajudá-lo a perder peso
A manutenção do peso pode ser um benefício inesperado da meditação se você for um comedor estúpido. "Quando nos tornamos conscientes, ficamos mais conscientes das escolhas alimentares e podemos até saborear e apreciar mais os alimentos", diz Kreitzer. Na verdade, um estudo da UC San Francisco descobriu que mulheres obesas que foram treinadas para experimentar a experiência sensorial de comer momento a momento, bem como que meditaram 30 minutos por dia, tinham maior probabilidade de perder peso. (Quer truques mais simples? Especialistas revelam: 15 pequenas mudanças na dieta para perda de peso.)
Pode ajudá-lo a combater a doença
Em um estudo em Câncer, quando algumas sobreviventes do câncer de mama praticavam regularmente técnicas de redução do estresse, como meditação consciente e ioga, suas células apresentavam mudanças físicas, apesar do fato de não estarem mais recebendo tratamento. Mulheres que sobreviveram ao câncer de mama pelo menos dois anos antes, mas que ainda estavam emocionalmente angustiadas, se reuniam por 90 minutos a cada semana para discutir seus sentimentos. Depois de três meses, eles tinham telômeros mais saudáveis - o invólucro protetor no final de uma fita de DNA - do que as sobreviventes do câncer de mama que acabaram de fazer um workshop sobre técnicas de redução do estresse. (Loucura! Descubra de que outra forma estamos progredindo contra o câncer de mama.)
Ajuda a chutar vícios
Se você está tentando largar o hábito de fumar, pelo menos um dos benefícios da meditação será de seu interesse. Em um estudo publicado em Anais da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos da América. Curiosamente, os fumantes não entraram no estudo para largar o vício e não sabiam o quanto haviam cortado - eles relataram sua contagem normal, mas as medições da respiração mostraram que na verdade fumaram menos cigarros do que antes. Pesquisas em andamento na Universidade de Wisconsin-Madison sugerem que alcoólatras em recuperação também podem se beneficiar da meditação, uma vez que pode ajudá-los a lidar com os problemas que os levaram a beber. (Que outros hábitos você deve abandonar? Siga estas 10 regras simples para uma vida saudável.)
Isso aumenta o seu limiar de dor
A meditação faz você se sentir tão concentrado e calmo porque na verdade ajuda seu cérebro a ter um melhor controle sobre o processamento da dor e das emoções, de acordo com um estudo publicado no jornal Fronteiras na neurociência humana. Estudos mostram que meditadores experientes podem tolerar um pouco de dor, mas mesmo os novatos podem se beneficiar: após quatro sessões de 20 minutos, os participantes que tiveram um pedaço de metal de 120 graus em sua panturrilha relataram que era 40 por cento menos doloroso e 57 por cento menos desconfortável do que antes de seu treinamento. Esses tipos de números podem levá-lo muito longe quando você estiver na milha 25 de uma maratona ou apenas na metade do seu conjunto de burpee.
Diminui a ansiedade e a depressão
Quando pesquisadores da Universidade Johns Hopkins vasculharam cerca de 19.000 estudos sobre os benefícios da meditação, eles descobriram que algumas das melhores evidências eram a favor da meditação consciente para aliviar tensões psicológicas como ansiedade e depressão. Anteriormente, os pesquisadores descobriram que a meditação afeta a atividade em duas partes específicas do cérebro, o córtex cingulado anterior - que controla o pensamento e as emoções - e o córtex pré-frontal ventromedial - que controla a preocupação. Além do mais, os participantes viram uma redução de quase 40% em seus níveis de ansiedade depois de apenas quatro aulas de 20 minutos no estudo, publicado no jornal Neurociência Social Cognitiva e Afetiva. (Você sabia que a depressão pode se manifestar como dor física? É um destes 5 problemas de saúde que afetam as mulheres de maneira diferente.)
Isso te torna mais compassivo
A meditação não faz você apenas se sentir bem - na verdade, o torna uma pessoa melhor. Após oito semanas de treinamento de meditação, os pesquisadores colocaram os participantes em uma sala cheia de atores com apenas um assento restante. Depois que o participante se sentava, um ator que parecia estar com muita dor física entrava de muletas enquanto todos o ignoravam. Entre os participantes não meditadores, apenas cerca de 15 por cento das pessoas se moveram para ajudá-lo. Das pessoas que meditaram, no entanto, metade fez gestos para ajudar o homem ferido. Seus resultados, publicados em Ciência Psicológica, parecia apoiar o que os budistas sempre acreditaram - que a meditação o ajuda a se tornar mais compassivo e a sentir amor por todos os seres sencientes. (Além disso, a compaixão pode mantê-lo em forma! Confira estas outras 22 maneiras de se manter motivado para perder peso.)
Isso diminui a solidão
A meditação diária ajudou a afastar os sentimentos de solidão em um estudo da University of California, Los Angeles e da Carnegie Mellon University. Além do mais, os exames de sangue revelaram que a meditação ajudou a diminuir os níveis de inflamação dos participantes, o que significa que eles tinham menor risco de desenvolver doenças graves. Os pesquisadores atribuem ambos os resultados aos benefícios de alívio do estresse da meditação, uma vez que o estresse aumenta a solidão e aumenta a inflamação.
Pode poupar dinheiro
Se você colher todos os benefícios da meditação, poderá economizar dinheiro em custos de saúde no processo. Um estudo do Center for Health Systems Analysis descobriu que aqueles que praticam meditação gastam 11 por cento menos com cuidados de saúde depois de um ano e 28 por cento menos depois de ter praticado por cinco anos. (Ajude sua carteira ainda mais: Como economizar dinheiro na associação ao ginásio).
Ele te mantém resfriado e livre de gripe
Pessoas que meditam perdem menos dias de trabalho devido a infecções respiratórias agudas e experimentam uma duração reduzida e gravidade dos sintomas, de acordo com um estudo no Annals of Family Medicine. Na verdade, os meditadores têm 40 a 50 por cento menos probabilidade de adoecer do que seus colegas não zen. (Se você não começou a meditar a tempo, pode precisar desses 10 remédios caseiros para resfriado e gripe.)
Isso mantém seu coração saudável
Praticar a Meditação Transcendental (uma forma específica de meditação mantra) pode reduzir o risco de um ataque cardíaco ou derrame, de acordo com um estudo em Circulação. Ele também reduz a pressão arterial, o que, combinado com os benefícios de alívio do estresse da meditação, mantêm o coração saudável. (Intrigado? Experimente estes 10 Mantras Mindfulness Experts Live By.)
Ajuda você a dormir melhor
O treinamento de mindfulness foi mais eficaz em ajudar as pessoas a dormir do que os métodos mais tradicionais, como limitar a exposição à luz à noite e evitar o álcool à noite, em um novo estudo em JAMA Internal Medicine. Na verdade, foi tão eficaz quanto demonstrou ser a medicação para dormir, e também ajudou a melhorar a fadiga durante o dia.
Faz de você um funcionário melhor
Os benefícios da meditação podem melhorar praticamente todas as partes do seu desempenho no trabalho: depois de um curso de meditação de oito semanas, as pessoas ficaram mais energizadas, menos negativas sobre as tarefas mundanas, mais capazes de realizar multitarefas e mais capaz de se concentrar em uma única tarefa por mais tempo, relata um estudo da Universidade de Washington. Além disso, a meditação o ajuda a lidar melhor com o estresse, do qual todos os funcionários podem se beneficiar. (Experimente estes nove "desperdiçadores de tempo" que são realmente produtivos.)