Teste de 25-hidroxi vitamina D
![VITAMINA D/ 25-hidroxi-vitamina D(exame) Já fez?](https://i.ytimg.com/vi/J6Zs9ByQBDs/hqdefault.jpg)
Contente
- Por que um teste de 25-hidroxivitamina D é feito?
- Como o teste de 25-hidroxivitamina D é realizado?
- Avaliação dos resultados de um teste de 25-hidroxivitamina D
- Riscos de um teste de 25-hidroxivitamina D
- Outlook
O que é o teste de 25-hidroxivitamina D?
A vitamina D ajuda o corpo a absorver o cálcio e a manter os ossos fortes durante toda a vida. Seu corpo produz vitamina D quando os raios ultravioleta do sol entram em contato com sua pele. Outras boas fontes de vitamina incluem peixes, ovos e laticínios fortificados. Também está disponível como suplemento dietético.
A vitamina D deve passar por vários processos em seu corpo antes que ele possa usá-la. A primeira transformação ocorre no fígado. Aqui, seu corpo converte a vitamina D em uma substância química conhecida como 25-hidroxivitamina D, também chamada de calcidiol.
O teste de 25-hidroxivitamina D é a melhor maneira de monitorar os níveis de vitamina D. A quantidade de 25-hidroxivitamina D no sangue é uma boa indicação de quanta vitamina D seu corpo possui. O teste pode determinar se seus níveis de vitamina D estão muito altos ou muito baixos.
O teste também é conhecido como teste da vitamina D 25-OH e teste do calcidiol 25-hidroxicolecalcifoerol. Pode ser um importante indicador de osteoporose (fraqueza óssea) e raquitismo (malformação óssea).
Por que um teste de 25-hidroxivitamina D é feito?
Seu médico pode solicitar um teste de 25-hidroxivitamina D por vários motivos. Pode ajudá-los a descobrir se o excesso ou a falta de vitamina D está causando fraqueza óssea ou outras anormalidades. Também pode monitorar pessoas com risco de deficiência de vitamina D.
Aqueles que estão em alto risco de ter baixos níveis de vitamina D incluem:
- pessoas que não ficam muito expostas ao sol
- adultos mais velhos
- pessoas com obesidade
- bebês que são amamentados apenas (a fórmula geralmente é fortificada com vitamina D)
- pessoas que fizeram cirurgia de redução do estômago
- pessoas que têm uma doença que afeta os intestinos e torna difícil para o corpo absorver nutrientes, como a doença de Crohn
Seu médico também pode querer que você faça um teste de 25-hidroxivitamina D se ele já tiver diagnosticado uma deficiência de vitamina D e quiser ver se o tratamento está funcionando.
Como o teste de 25-hidroxivitamina D é realizado?
Seu médico lhe dirá para não comer nada por quatro a oito horas antes do teste.
O teste de 25-hidroxivitamina D requer um exame de sangue comum. O seu médico irá coletar sangue de uma veia em seu braço usando uma agulha. Uma picada rápida no dedo provavelmente fornecerá o suficiente para uma amostra de sangue em crianças e bebês.
Avaliação dos resultados de um teste de 25-hidroxivitamina D
Os resultados dependerão de sua idade, sexo e dos métodos de teste usados. Os resultados também podem variar ligeiramente de laboratório para laboratório.
De acordo com o Office of Dietary Supplements (ODS), os níveis de vitamina D são medidos pelo nível de 25-hidroxi em nanomoles / litro (nmol / L) ou nanogramas / mililitro (ng / mL). Os resultados podem indicar o seguinte:
- deficiência: menos de 30 nmol / L (12 ng / mL)
- deficiência potencial: entre 30 nmol / L (12 ng / mL) e 50 nmol / L (20 ng / mL)
- níveis normais: entre 50 nmol / L (20 ng / mL) e 125 nmol / L (50 ng / mL)
- níveis elevados: superior a 125 nmol / L (50 ng / mL)
Se seus níveis de vitamina D estão baixos e você está tendo sintomas de dor óssea, um médico pode recomendar uma varredura especial para verificar a densidade óssea. Os médicos usam este exame indolor para avaliar a saúde óssea de uma pessoa.
Níveis baixos de 25-hidroxivitamina D no sangue geralmente significam um (ou mais) dos seguintes:
- você não está comendo uma dieta completa e equilibrada
- seus intestinos não estão absorvendo a vitamina corretamente
- você não está gastando tempo suficiente ao ar livre para absorver os níveis adequados de vitamina D por meio da exposição ao sol
Algumas evidências associam a deficiência de vitamina D a um risco maior de certos tipos de câncer, doenças imunológicas e doenças cardiovasculares.
Níveis elevados de vitamina D no sangue geralmente resultam da ingestão de muitos comprimidos de vitaminas e outros suplementos nutricionais. Altas doses de vitamina D podem resultar em uma condição chamada hipervitaminose D. A hipervitaminose é uma condição rara, mas séria, que pode colocar você em risco de problemas hepáticos ou renais.
Níveis elevados raramente são devidos ao consumo excessivo da vitamina por meio de alimentos ou exposição ao sol.
Seu médico ajudará a explicar os resultados do seu teste e determinar se você tem deficiência de vitamina D.
Riscos de um teste de 25-hidroxivitamina D
Como acontece com qualquer exame de sangue de rotina, os riscos do teste de 25-hidroxivitamina são mínimos e incluem:
- sangramento excessivo
- tontura
- uma pequena chance de infecção onde a agulha perfura sua pele
Outlook
A vitamina D é vital para o corpo. As deficiências em qualquer idade podem causar problemas. Seu médico pode recomendar suplementos ou outras opções de tratamento se você for muito deficiente. Comer alimentos que contenham vitamina D, além de adicionar suplementos ao seu regime, pode ajudar a manter os níveis de vitamina D estáveis.