Meu bebê vomitou seu leite - devo continuar alimentando?
Contente
- Causas de vômito e cuspir no bebê
- Quando alimentar seu bebê depois de vomitar
- Quando não alimentar o bebê após o vômito
- Quando ligar para o pediatra do seu bebê
- Minimizando o vômito associado à alimentação
- O takeaway
Seu bebê acabou de vomitar todo o leite que bebeu até o momento, e você está se perguntando se não há problema em continuar alimentando. Em quanto tempo você deve alimentar seu bebê após o vômito?
É uma boa pergunta - quase todos os pais provavelmente refletiram sobre isso. Cuspir é quase um rito de passagem para bebês (e pais). O vômito do bebê também é comum e pode acontecer por várias razões. A maioria das causas não é séria.
A resposta curta - porque você pode ter um bebê muito exigente em suas mãos e deseja voltar a recebê-lo o mais rápido possível - é sim, geralmente você pode alimentá-lo depois que ele vomitar em todo o seu suéter, lance de sofá e tapete favoritos.
Aqui está tudo o que você precisa saber sobre como alimentar seu bebê após o vômito.
Causas de vômito e cuspir no bebê
O vômito e a cuspe do bebê são duas coisas diferentes - e podem ter causas diferentes. Cuspir é comum em bebês com menos de 1 ano de idade. Isso geralmente acontece após a alimentação. O cuspe é geralmente um fluxo fácil de leite e saliva que escorre da boca do bebê. Muitas vezes acontece com um arroto.
O cuspe é normal em bebês saudáveis. Isso pode acontecer por várias razões. Cerca de metade de todos os bebês de 3 meses ou menos têm um tipo de refluxo ácido chamado refluxo infantil.
A cuspe causada pelo refluxo infantil deve acontecer especialmente se o bebê estiver com o estômago cheio. Tomar cuidado para não alimentar demais um bebê alimentado com mamadeira pode ajudar. Cuspir normalmente pára quando seu bebê tem um ano de idade.
Por outro lado, o vômito geralmente é uma vomitação mais forte de leite (ou comida, se o bebê tiver idade suficiente para ingerir sólidos). Isso acontece quando o cérebro sinaliza os músculos ao redor do estômago para apertar.
O vômito (como engasgos) é uma ação reflexa que pode ser desencadeada por várias coisas. Esses incluem:
- irritação causada por uma infecção viral ou bacteriana, como uma infecção no estômago
- febre
- dor, como febre, dor de ouvido ou vacinação
- bloqueio no estômago ou intestino
- produtos químicos no sangue, como remédios
- alérgenos, incluindo pólen; muito incomum em bebês com menos de 1 ano
- enjoo de movimento, como durante um passeio de carro
- tontura, que pode acontecer depois de ser girada demais
- estar chateado ou estressado
- cheiros fortes
- intolerância ao leite
O vômito também é comum em bebês saudáveis, mas pode significar que seu bebê pegou um bug ou está se sentindo um pouco com o tempo.
Quando alimentar seu bebê depois de vomitar
Muito vômito pode causar desidratação e até perda de peso em casos muito graves. A alimentação com leite pode ajudar a prevenir os dois. Ofereça uma alimentação ao seu bebê depois que ele parar de vomitar. Se seu bebê estiver com fome e levar a mamadeira ou o seio após o vômito, vá em frente e alimente-o.
A alimentação líquida após o vômito às vezes pode até ajudar a acalmar a náusea do bebê. Comece com pequenas quantidades de leite e espere para ver se eles vomitam novamente. Seu bebê pode vomitar o leite de volta, mas é melhor tentar do que não.
Se o seu filho tiver pelo menos 6 meses e não quiser se alimentar depois de vomitar várias vezes, ofereça água em uma garrafa ou uma colher. Isso pode ajudar a prevenir a desidratação. Aguarde um pouco e tente alimentar seu bebê novamente.
Quando não alimentar o bebê após o vômito
Em alguns casos, é melhor não alimentar um bebê logo após o vômito. Se o seu bebê estiver vomitando por causa de dor de ouvido ou febre, ele poderá se beneficiar primeiro da medicação.
A maioria dos pediatras recomenda analgésicos como o Tylenol infantil para bebês no primeiro ano. Pergunte ao seu médico sobre a melhor medicação e dosagem para o seu bebê.
Se administrar analgésicos com base nos conselhos do seu médico, aguarde cerca de 30 a 60 minutos depois para alimentá-lo. Alimentá-los muito cedo pode causar outro surto de vômito antes que os remédios possam funcionar.
A doença de movimento não é comum em bebês com menos de 2 anos, mas alguns bebês podem ser mais sensíveis a ela. Se o seu bebê vomitar de enjoo, é melhor não oferecer uma mamada depois.
Você tem sorte se o seu bebê gosta de cochilar no carro. Aguarde até sair do carro para alimentar o leite do bebê.
Quando ligar para o pediatra do seu bebê
O vômito do bebê pode ser preocupante, mas geralmente desaparece por si só - mesmo que seu bebê tenha um problema no estômago. A maioria dos bebês com gastroenterite não precisa de tratamento médico. Isso significa que, na maioria das vezes, você terá que esperar bravamente o vômito do seu bebê.
Mas, às vezes, vomitar é um sinal de que algo não está certo. Você conhece melhor o seu bebê. Confie em seu intestino e chame seu médico se sentir que seu filho está doente.
Além disso, leve seu bebê a um médico imediatamente se ele estiver vomitando por 12 horas ou mais. Bebês e crianças podem se desidratar rapidamente devido ao vômito excessivo.
Ligue também para o pediatra do bebê se ele não conseguir segurar nada e tiver sinais e sintomas de mal-estar. Esses incluem:
- choro constante
- dor ou desconforto
- recusa em alimentar ou beber água
- fralda que não esteja molhada por 6 horas ou mais
- diarréia
- lábios e boca secos
- chorando sem lágrimas
- sonolência extra
- disquete
- vômito de sangue ou líquido com manchas pretas (“borra de café”)
- falta de sorriso ou resposta
- vômito de líquido verde
- barriga inchada
- sangue nos movimentos intestinais
Minimizando o vômito associado à alimentação
Você geralmente não tem controle sobre quando ou quanto seu bebê vomita. Quando isso acontece de vez em quando, repita esse mantra para ajudá-lo a lidar com: “Bebês saudáveis às vezes vomitam”.
No entanto, se seu bebê vomitar (ou cuspir) após a mamada, você poderá tomar algumas medidas preventivas. Experimente estas dicas:
- evitar superalimentação
- dê ao seu bebê refeições menores e mais frequentes
- arrote seu bebê com frequência entre as mamadas e depois das mamadas
- apóie seu bebê para que ele fique em pé por pelo menos 30 minutos após a mamada (mas não apóie seu bebê para dormir ou use qualquer coisa para posicioná-lo no berço ou elevar o colchão)
Se o seu bebê tiver um problema de barriga e tiver idade suficiente para comer alimentos sólidos, evite alimentar sólidos por cerca de 24 horas. Uma dieta líquida pode ajudar o estômago a se acalmar após um ataque de vômito.
O takeaway
Vômitos e cuspir são comuns em bebês saudáveis. Na maioria dos casos, você pode ordenhar a alimentação logo após o vômito do bebê. Isso ajuda a impedir que seu bebê fique desidratado.
Em alguns casos, é melhor esperar um pouco antes de tentar alimentar seu bebê novamente. Se você estiver dando medicamentos ao seu filho, como analgésicos e febre, espere um pouco para que os remédios não voltem.
Se o seu bebê estiver vomitando muito ou parecer mal, chame seu pediatra imediatamente. Se você não tiver certeza se o vômito ou a cuspe do seu bebê são motivo de preocupação, é sempre melhor consultar seu médico.