7 mitos comuns sobre o controle da natalidade, descobertos por um especialista
![7 descobertas arqueológicas assombrosas](https://i.ytimg.com/vi/CJob_VjTzQA/hqdefault.jpg)
Contente
- Mito do controle de natalidade: a pílula vai fazer você engordar
- Mito 2 do controle da natalidade: a pílula é eficaz imediatamente
- Mito 3 do controle da natalidade: a pílula me causará câncer de mama
- Mito 4 do controle da natalidade: O "método de abstinência" funciona muito bem
- Mito 5 do controle da natalidade: o controle da natalidade protege contra DSTs
- Mito 6 do controle de natalidade: os DIUs têm efeitos colaterais perigosos
- Controle de natalidade Mito 7: Minha fertilidade é afetada mesmo quando eu paro de tomar controle de natalidade
- Revisão para
![](https://a.svetzdravlja.org/lifestyle/7-common-birth-control-myths-busted-by-an-expert.webp)
Você provavelmente já ouviu tudo sobre os mitos sobre o controle da natalidade e as desinformações que circulam por aí sobre o DIU e a pílula. Como obstetra certificada, estou aqui para separar os mitos sobre o controle da natalidade dos fatos, para que você possa tomar uma decisão bem informada sobre o método anticoncepcional certo para você.
Mito do controle de natalidade: a pílula vai fazer você engordar
Hoje, as pílulas anticoncepcionais têm uma quantidade menor de hormônios (etinilestradiol e progesterona sintética, especificamente) do que antes. A pílula é "neutra em relação ao peso" - o que significa que não fará com que você ganhe ou perca peso. É mais provável que os fatores usuais (dieta e exercícios) estejam influenciando no ganho ou perda de peso. No entanto, é importante notar que o corpo de cada pessoa pode reagir de maneira diferente e que nem todas as pílulas anticoncepcionais são exatamente iguais. Converse com seu médico se você estiver preocupado. (Por outro lado, existem alguns efeitos colaterais para a saúde mental sobre os quais você deve ser informado.)
Mito 2 do controle da natalidade: a pílula é eficaz imediatamente
Um método de apoio, preservativos, é sempre recomendado durante o primeiro mês em que você começa a tomar uma pílula anticoncepcional. A única exceção a este mito do controle de natalidade? Se você começar no primeiro dia da menstruação, ela entrará em vigor imediatamente.
Mito 3 do controle da natalidade: a pílula me causará câncer de mama
Como o câncer de mama está relacionado ao aumento dos níveis hormonais, muitas mulheres se preocupam com o aumento do risco da doença. É verdade que existe um risco ligeiramente maior de câncer de mama em mulheres que usam pílulas anticoncepcionais em comparação com mulheres que nunca as usaram. (No entanto, você pode diminuir o risco com esses cinco hábitos saudáveis.) Também vale a pena observar: O risco de vários outros tipos de câncer feminino, como o de ovário e o útero, diminui acentuadamente em mulheres que tomam a pílula. Para câncer de ovário, esse risco é reduzido em 70 por cento após sete anos de uso.
Mito 4 do controle da natalidade: O "método de abstinência" funciona muito bem
Esse método definitivamente não é infalível. Na verdade, ele tem uma taxa de falha de cerca de 25%. O esperma pode ser liberado antes que seu parceiro ejacule de fato. Sem mencionar que você está se arriscando se ele realmente sairá a tempo. (Aqui está tudo o que você precisa saber sobre a eficácia do método pull-out.)
Mito 5 do controle da natalidade: o controle da natalidade protege contra DSTs
Os preservativos são o único tipo de controle de natalidade que protege contra doenças sexualmente transmissíveis. Outros métodos de barreira (como diafragma, esponja e capuz cervical) e formas hormonais de controle de natalidade não oferecem proteção contra doenças como HIV, clamídia ou quaisquer outras DSTs.
Mito 6 do controle de natalidade: os DIUs têm efeitos colaterais perigosos
Qualquer pressão negativa sobre o dispositivo intra-uterino no passado era devido ao DIU Dalkon Shield, que na década de 1970 causou muitos casos de aborto séptico e doença inflamatória pélvica (DIP) por causa de bactérias perigosas que entraram no colo do útero por meio dos fios . Os DIUs de hoje são muito mais seguros e têm diferentes fios que evitam que essas bactérias prejudiciais entrem no corpo. Agora, o risco de PID com o DIU é extremamente baixo e limitado às primeiras três a quatro semanas após a inserção inicial. (Relacionado: O que você sabe sobre o DIU pode estar errado)
Controle de natalidade Mito 7: Minha fertilidade é afetada mesmo quando eu paro de tomar controle de natalidade
A fertilidade volta ao normal dentro de um a três meses após a interrupção da pílula ou remoção do DIU. E aproximadamente 50% das mulheres ovularão no primeiro mês após interromper a pílula ou remover o DIU. A maioria das mulheres volta a ter ciclos menstruais normais nos primeiros três a seis meses.