Autor: Gregory Harris
Data De Criação: 11 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Resveratrol: dosage and effect on cardiovascular health | David Sinclair
Vídeo: Resveratrol: dosage and effect on cardiovascular health | David Sinclair

Contente

O resveratrol é um produto químico encontrado no vinho tinto, cascas de uva vermelha, suco de uva roxa, amoras e em pequenas quantidades no amendoim. É usado como medicamento.

O resveratrol é mais comumente usado para colesterol alto, câncer, doenças cardíacas e muitas outras condições. No entanto, não há evidências fortes para apoiar o uso de resveratrol para esses usos.

Banco de dados abrangente de medicamentos naturais avalia a eficácia com base em evidências científicas de acordo com a seguinte escala: Eficaz, Provavelmente eficaz, Possivelmente eficaz, Possivelmente ineficaz, Provavelmente ineficaz, Ineficaz e Evidência insuficiente para classificar.

As classificações de eficácia para RESVERATROL são como segue:

Possivelmente eficaz para ...

  • Rinite alérgica. Usar um spray nasal contendo resveratrol três vezes ao dia durante 4 semanas parece reduzir os sintomas de alergia em adultos com alergias sazonais. Usar um spray nasal contendo resveratrol e beta-glucanos três vezes ao dia durante 2 meses também parece reduzir os sintomas de alergia em crianças com alergias sazonais.
  • Obesidade. Algumas pesquisas mostram que tomar resveratrol pode aumentar a perda de peso em adultos obesos.

Possivelmente ineficaz para ...

  • Doença cardíaca. Pessoas que consomem quantidades maiores de resveratrol na dieta não parecem ter um risco menor de doenças cardíacas em comparação com pessoas que consomem quantidades menores. Além disso, tomar resveratrol por via oral não parece melhorar os níveis de colesterol ou gorduras no sangue, chamadas triglicerídeos, em pessoas com risco de doença cardíaca.
  • Um agrupamento de sintomas que aumentam o risco de diabetes, doenças cardíacas e derrame (síndrome metabólica). Tomar resveratrol não parece baixar a pressão arterial, o açúcar no sangue ou o colesterol em pessoas com síndrome metabólica. Pesquisas iniciais mostram que o resveratrol pode ajudar a reduzir o peso corporal e a gordura corporal em pessoas com síndrome metabólica. Mas mais pesquisas são necessárias para confirmar.
  • Acúmulo de gordura no fígado em pessoas que bebem pouco ou nenhum álcool (doença hepática gordurosa não alcoólica ou NAFLD). A maioria das pesquisas iniciais mostra que o resveratrol não melhora a função hepática, as cicatrizes hepáticas ou os níveis de colesterol em pessoas com NAFLD.

Evidência insuficiente para avaliar a eficácia de ...

  • Acne. As primeiras pesquisas mostram que a aplicação de um gel contendo resveratrol no rosto por 60 dias reduz a gravidade da acne.
  • Declínio nas habilidades de memória e pensamento que ocorre normalmente com a idade. Não está claro se o resveratrol ajuda com a memória ou as habilidades de pensamento em pessoas mais velhas. Algumas pesquisas iniciais mostram que o resveratrol pode melhorar as habilidades de pensamento e memória em mulheres após a menopausa. Mas outra pesquisa mostra que o resveratrol administrado em doses mais altas ou por mais tempo não melhora a memória ou as habilidades de pensamento em idosos saudáveis.
  • Uma doença do sangue que reduz os níveis de proteína no sangue chamada hemoglobina (talassemia beta). As primeiras pesquisas mostram que tomar o trans-resveratrol não melhora os níveis de hemoglobina ou a necessidade de transfusões de sangue em pessoas com talassemia beta.
  • Câncer. Pessoas que consomem quantidades maiores de resveratrol na dieta não parecem ter um risco menor de câncer em comparação com pessoas que consomem quantidades menores.
  • Diabetes. Algumas pesquisas mostram que o resveratrol melhora o controle do açúcar no sangue em pessoas com diabetes. Mas outras pesquisas não mostram benefícios. O resveratrol pode ajudar a reduzir o açúcar no sangue apenas em pacientes com níveis de açúcar no sangue que não estão bem controlados. Mais pesquisas são necessárias para confirmar.
  • Danos renais em pessoas com diabetes (nefropatia diabética). Pesquisas iniciais mostram que tomar resveratrol com o medicamento losartan pode melhorar algumas medidas de danos renais em pessoas com nefropatia diabética.
  • Uma doença pulmonar que torna mais difícil respirar (doença pulmonar obstrutiva crônica ou DPOC). Pesquisas iniciais sugerem que tomar um produto combinado contendo resveratrol, vitamina C, zinco e flavonóides reduz ligeiramente a tosse e a produção de muco em pessoas com DPOC. Mas não está claro se o benefício é devido ao resveratrol ou outros ingredientes.
  • Osteoartrite. Pesquisas iniciais mostram que adicionar resveratrol aos tratamentos padrão para a osteoartrite do joelho pode melhorar a dor, a função e a rigidez mais do que os tratamentos padrão isoladamente.
  • Melhorar um procedimento médico chamado diálise peritoneal. Pesquisas anteriores mostram que o resveratrol pode fazer com que a filtragem do sangue seja mais rápida em pessoas submetidas à diálise peritoneal.
  • Um distúrbio hormonal que causa ovários aumentados com cistos (síndrome dos ovários policísticos ou SOP). As primeiras pesquisas mostram que o resveratrol diminui a testosterona em mulheres com SOP. Mas não melhora o peso, os níveis de lipídios, a acne ou o crescimento indesejado de pelos em mulheres com essa condição.
  • Artrite reumatóide (AR). Tomar resveratrol junto com medicamentos para AR parece reduzir o número de articulações doloridas e inchadas. Mas não se sabe se o resveratrol também ajuda a reduzir os danos nas articulações.
  • Um tipo de doença inflamatória intestinal (colite ulcerosa). Pesquisas iniciais mostram que o resveratrol pode melhorar os sintomas e reduzir a atividade da colite ulcerativa.
  • Pele envelhecida.
  • Declínio nas habilidades de memória e pensamento em pessoas mais velhas, que é mais do que o normal para sua idade.
  • Endurecimento das artérias (aterosclerose).
  • Habilidades de memória e pensamento (função cognitiva).
  • Outras condições.
Mais evidências são necessárias para avaliar o resveratrol para esses usos.

O resveratrol pode expandir os vasos sanguíneos e reduzir a atividade das células importantes na coagulação do sangue. Algumas pesquisas sugerem que o resveratrol tem efeitos fracos do estrogênio (um hormônio feminino). Também pode diminuir a dor e o inchaço (inflamação). O resveratrol pode reduzir os níveis de açúcar (glicose) no sangue e ajudar o corpo a lutar contra as doenças. Também pode impedir que as proteínas do cérebro se unam para ajudar a prevenir doenças como o mal de Alzheimer.

Quando tomado por via oral: Resveratrol é PROVÁVELMENTE SEGURO quando usado nas quantidades encontradas nos alimentos. Quando tomado em doses de até 1500 mg por dia por até 3 meses, o resveratrol é POSSIVELMENTE SEGURO. Doses mais altas de até 2.000-3.000 mg por dia têm sido usadas com segurança por 2-6 meses. No entanto, essas doses mais altas de resveratrol têm maior probabilidade de causar problemas estomacais.

Quando aplicado na pele: Resveratrol é POSSIVELMENTE SEGURO quando aplicado na pele por até 30 dias.

Precauções e avisos especiais:

Gravidez e amamentação: Resveratrol é PROVÁVELMENTE SEGURO quando usado em quantidades encontradas em alguns alimentos. No entanto, durante a gravidez e a amamentação, a fonte do resveratrol é importante. O resveratrol é encontrado na casca da uva, no suco da uva, no vinho e em outras fontes de alimentos. O vinho não deve ser usado como fonte de resveratrol durante a gravidez e a amamentação.

Crianças: Resveratrol é POSSIVELMENTE SEGURO em crianças quando pulverizado nas narinas por até 2 meses.

Distúrbios hemorrágicos: O resveratrol pode retardar a coagulação do sangue e aumentar o risco de sangramento em pessoas com distúrbios hemorrágicos.

Condição sensível a hormônios, como câncer de mama, câncer uterino, câncer de ovário, endometriose ou miomas uterinos: O resveratrol pode agir como o estrogênio. Se você tiver qualquer condição que possa piorar com a exposição ao estrogênio, não use o resveratrol.

Cirurgia: O resveratrol pode aumentar o risco de sangramento durante e após a cirurgia. Pare de usar o resveratrol pelo menos 2 semanas antes de uma cirurgia programada.

Moderado
Seja cauteloso com esta combinação.
Medicamentos alterados pelo fígado (substratos do citocromo P450 1A1 (CYP1A1))
Alguns medicamentos são trocados e decompostos pelo fígado. O resveratrol pode diminuir a rapidez com que o fígado decompõe alguns medicamentos. Em teoria, tomar resveratrol junto com alguns medicamentos que são decompostos pelo fígado pode aumentar os efeitos e os efeitos colaterais de alguns medicamentos.

Alguns medicamentos alterados pelo fígado incluem clorzoxazona, teofilina e bufuralol.
Medicamentos alterados pelo fígado (substratos do citocromo P450 1A2 (CYP1A2))
Alguns medicamentos são trocados e decompostos pelo fígado. O resveratrol pode diminuir a rapidez com que o fígado decompõe alguns medicamentos. Em teoria, tomar resveratrol junto com alguns medicamentos que são decompostos pelo fígado pode aumentar os efeitos e os efeitos colaterais de alguns medicamentos.

Alguns medicamentos alterados pelo fígado incluem clozapina (Leponex), ciclobenzaprina (Flexeril), fluvoxamina (Luvox), haloperidol (Haldol), imipramina (Tofranil), mexiletina (Mexitil), olanzapina (Zyprexa), pentazocina (Talwin), propranolol (Inderal ), tacrina (Cognex), zileuton (Zyflo), zolmitriptano (Zomig) e outros.
Medicamentos alterados pelo fígado (substratos do citocromo P450 1B1 (CYP1B1))
Alguns medicamentos são trocados e decompostos pelo fígado. O resveratrol pode diminuir a rapidez com que o fígado decompõe alguns medicamentos. Em teoria, tomar resveratrol junto com alguns medicamentos que são decompostos pelo fígado pode aumentar os efeitos e os efeitos colaterais de alguns medicamentos.

Alguns medicamentos alterados pelo fígado incluem teofilina, omeprazol, clozapina, progesterona, lansoprazol, flutamida, oxaliplatina, erlotinibe e cafeína.
Medicamentos alterados pelo fígado (substratos do citocromo P450 2C19 (CYP2C19))
Alguns medicamentos são trocados e decompostos pelo fígado. O resveratrol pode diminuir a rapidez com que o fígado decompõe alguns medicamentos. Em teoria, tomar resveratrol junto com alguns medicamentos que são decompostos pelo fígado pode aumentar os efeitos e os efeitos colaterais de alguns medicamentos.

Alguns medicamentos alterados pelo fígado incluem amitriptilina (Elavil), carisoprodol (Soma), citalopram (Celexa), diazepam (Valium), lansoprazol (Prevacid), omeprazol (Prilosec), fenitoína (Dilantin), varfarina e muitos outros.
Medicamentos alterados pelo fígado (substratos do citocromo P450 2E1 (CYP2E1))
Alguns medicamentos são trocados e decompostos pelo fígado. O resveratrol pode diminuir a rapidez com que o fígado decompõe alguns medicamentos. Em teoria, tomar resveratrol junto com alguns medicamentos que são decompostos pelo fígado pode aumentar os efeitos e os efeitos colaterais de alguns medicamentos.

Alguns medicamentos alterados pelo fígado incluem acetaminofeno, clorzoxazona (Parafon Forte), etanol, teofilina e anestésicos como enflurano (Ethrane), halotano (Fluotano), isoflurano (Forane), metoxiflurano (Penthrano).
Medicamentos alterados pelo fígado (substratos do citocromo P450 3A4 (CYP3A4))
Alguns medicamentos são trocados e decompostos pelo fígado. O resveratrol pode diminuir a rapidez com que o fígado decompõe alguns medicamentos. Em teoria, tomar resveratrol junto com alguns medicamentos que são decompostos pelo fígado pode aumentar os efeitos e os efeitos colaterais de alguns medicamentos. No entanto, algumas pesquisas iniciais mostram resultados conflitantes.

Alguns medicamentos modificados pelo fígado incluem alguns bloqueadores dos canais de cálcio (diltiazem, nicardipina, verapamil), agentes quimioterápicos (etoposídeo, paclitaxel, vinblastina, vincristina, vindesina), antifúngicos (cetoconazol, itraconazol), glicocorticóides, propentanil (alfentanil) ), fentanil (Sublimaze), lidocaína (Xilocaína), losartan (Cozaar), fexofenadina (Allegra), midazolam (Versed) e outros.
Medicamentos que retardam a coagulação do sangue (medicamentos anticoagulantes / antiplaquetários)
O resveratrol pode retardar a coagulação do sangue. Tomar resveratrol junto com medicamentos que também retardam a coagulação pode aumentar as chances de hematomas e sangramento.

Alguns medicamentos que retardam a coagulação do sangue incluem aspirina, clopidogrel (Plavix), diclofenaco (Voltaren, Cataflam, outros), ibuprofeno (Advil, Motrin, outros), naproxeno (Anaprox, Naprosina, outros), dalteparina (Fragmin), enoxaparina (Lovenox) , heparina, varfarina (Coumadin) e outros.
Ervas e suplementos que podem retardar a coagulação do sangue (ervas e suplementos anticoagulantes / antiplaquetários)
O resveratrol pode retardar a coagulação do sangue. Usá-lo junto com outras ervas ou suplementos que também podem retardar a coagulação do sangue pode aumentar o risco de sangramento ou hematomas em algumas pessoas. Essas ervas incluem angélica, cravo, danshen, matricária, alho, gengibre, ginkgo, ginseng Panax, castanha da Índia, trevo vermelho, açafrão e outros.
Gorduras e alimentos que contenham gordura
Tomar resveratrol com uma refeição rica em gordura pode reduzir a quantidade de resveratrol que é absorvida pelo corpo.
As seguintes doses foram estudadas em pesquisas científicas:

ADULTOS

PELA BOCA:
  • Para alergias sazonais (febre do feno): Duas pulverizações de um spray nasal de resveratrol 0,1% em cada narina três vezes / dia por até 4 semanas.
  • Para obesidade: 500 mg ou menos de resveratrol diariamente por 3 meses ou mais.
3,5,4 'TriHydroxy-Transstibene, (E) - 5- (4-hydroxyystyryl) benzene-1,3-diol, 3,4', 5-stilbenetriol, 3,5,4 '-trihydroxystilbene, 3,4 ', 5-trihidroxistilbeno, 3,5,4'-trihidroxi-trans-estilbeno, Cis-Resveratrol, Extrait de Vin, Extrait de Vin Rouge, Kojo-Kon, Fitoalexina, Fitoalexina, Fitoestrogênio, Fito-estrogênio, Pilule de Vin, Protykin, Extrato de Vinho Tinto, Resvératrol, Resveratrols, Resvératrols, RSV, RSVL, Estilbeno Fitoalexina, Trans-Resveratrol, Trans-Resvératrol, Extrato de Vinho, Comprimido do Vinho.

Para saber mais sobre como este artigo foi escrito, consulte o Banco de dados abrangente de medicamentos naturais metodologia.


  1. Zhang N, Liang T, Jin Q, Shen C, Zhang Y, Jing P. O inhame chinês (Dioscorea opposita Thunb.) Alivia a diarreia associada a antibióticos, modifica a microbiota intestinal e aumenta o nível de ácidos graxos de cadeia curta em camundongos. Food Res Int. 2019; 122: 191-198. Veja o resumo.
  2. Akbari M, Tamtaji OR, Lankarani KB, et al. Os efeitos da suplementação de resveratrol na função endotelial e pressão arterial entre pacientes com síndrome metabólica e distúrbios relacionados: uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos randomizados. High Blood Press Cardiovasc Prev 2019; 26: 305-19. Veja o resumo.
  3. Köbe T, Witte AV, Schnelle A, et al. Impacto do resveratrol no controle da glicose, estrutura e conectividade do hipocampo e desempenho da memória em pacientes com comprometimento cognitivo leve. Front Neurosci 2017; 11: 105. Veja o resumo.
  4. Witte AV, Kerti L, Margulies DS, Flöel A. Efeitos do resveratrol no desempenho da memória, conectividade funcional do hipocampo e metabolismo da glicose em idosos saudáveis. J Neurosci 2014; 34: 7862-70. Veja o resumo.
  5. Mousavi SM, Milajerdi A, Sheikhi A, et al. A suplementação de resveratrol influencia significativamente as medidas de obesidade: uma revisão sistemática e meta-análise de dose-resposta de ensaios clínicos randomizados. Obes Rev 2019; 20: 487-98. Veja o resumo.
  6. Sattarinezhad A, Roozbeh J, Shirazi Yeganeh B, Omrani GR, Shams M. Resveratrol reduz a albuminúria na nefropatia diabética: um ensaio clínico duplo-cego randomizado controlado por placebo. Diabetes Metab 2019; 45: 53-9. Veja o resumo.
  7. Zhang C, Yuan W, Fang J, Wang W, He P, Lei J, Wang C. Eficácia da Suplementação de Resveratrol contra Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica: Uma Meta-Análise de Ensaios Clínicos Controlados por Placebo. PLoS One. 25 de agosto de 2016; 11: e0161792. Veja o resumo.
  8. Poulsen MK, Nellemann B., Bibby BM, et al. Nenhum efeito do resveratrol na cinética do VLDL-TG e na sensibilidade à insulina em homens obesos com doença hepática gordurosa não alcoólica. Diabetes Obes Metab. 2018; 20: 2504-2509. Veja o resumo.
  9. Hussain SA, Marouf BH, Ali ZS, Ahmmad RS. Eficácia e segurança da co-administração de resveratrol com meloxicam em pacientes com osteoartrite de joelho: um estudo piloto de intervenção. Clin Interv Aging. 2018; 13: 1621-1630. Veja o resumo.
  10. Huhn S, Beyer F, Zhang R, et al. Efeitos do resveratrol no desempenho da memória, conectividade do hipocampo e microestrutura em adultos mais velhos - um ensaio clínico randomizado. Neuroimage. 2018; 174: 177-190. Veja o resumo.
  11. Haghpanah S, Zarei T., Eshghi P, et al. Eficácia e segurança do resveratrol, um agente potencializador da hemoglobina F oral, em pacientes com talassemia beta intermediária. Ann Hematol. 2018; 97: 1919-1924. Veja o resumo.
  12. Anton SD, Ebner N., Dzierzewski JM, et al. Efeitos de 90 dias de suplementação de resveratrol na função cognitiva em idosos: um estudo piloto. J Altern Complement Med. 2018; 24: 725-732. Veja os resumos.
  13. Lv C, Zhang Y, Shen L. Avaliação do efeito clínico preliminar do resveratrol em adultos com rinite alérgica. Int Arch Allergy Immunol 2018; 175: 231-6. Veja o resumo.
  14. Zortea K, Franco VC, Francesconi LP, Cereser KM, Lobato MI, Belmonte-de-Abreu PS. Suplementação de resveratrol em pacientes com esquizofrenia: um ensaio clínico randomizado que avalia a glicose sérica e os fatores de risco cardiovascular. Nutrientes. 2016; 8: 73. Veja o resumo.
  15. Wightman EL, Haskell-Ramsay CF, Reay JL, et al. Os efeitos da suplementação crônica de trans-resveratrol em aspectos da função cognitiva, humor, sono, saúde e fluxo sanguíneo cerebral em humanos jovens e saudáveis. Br J Nutr. 2015; 114: 1427-37. Veja o resumo.
  16. Turner RS, Thomas RG, Craft S, et al. Um ensaio randomizado, duplo-cego, controlado por placebo de resveratrol para a doença de Alzheimer. Neurologia. 2015; 85: 1383-91. Veja o resumo.
  17. Timmers S, de Ligt M., Phielix E, et al. Resveratrol como terapia complementar em indivíduos com diabetes tipo 2 bem controlado: um ensaio clínico randomizado. Diabetes Care. 2016; 39: 2211-2217. Veja o resumo.
  18. Samsami-Kor M, Daryani NE, Asl PR, Hekmatdoost A. Efeitos anti-inflamatórios do Resveratrol em Pacientes com Colite Ulcerativa: Um Estudo Piloto Randomizado, Duplo-Cego, Controlado por Placebo. Arch Med Res. 2015; 46: 280-5. Veja o resumo.
  19. Lin CT, Sun XY, Lin AX. A suplementação com trans-resveratrol em altas doses melhora a ultrafiltração em pacientes em diálise peritoneal: um estudo prospectivo, randomizado e duplo-cego. Ren Fail. 2016; 38: 214-21. Veja o resumo.
  20. Kjaer TN, Ornstrup MJ, Poulsen MM, et al. O resveratrol reduz os níveis de precursores androgênicos circulantes, mas não tem efeito sobre os níveis de testosterona, diidrotestosterona, PSA ou volume da próstata. Um ensaio randomizado de 4 meses em homens de meia-idade. Próstata. 2015; 75: 1255-63. Veja o resumo.
  21. Evans HM, Howe PR, Wong RH. Efeitos do Resveratrol no desempenho cognitivo, humor e função cerebrovascular em mulheres pós-menopáusicas; Um ensaio de intervenção randomizado controlado por placebo de 14 semanas. Nutrientes. 2017; 9. Veja o resumo.
  22. Elgebaly A, Radwan IA, AboElnas MM, et al. Suplementação de resveratrol em pacientes com doença hepática gordurosa não alcoólica: revisão sistemática e meta-análise. J Gastrointestin Liver Dis. 2017; 26: 59-67.Veja o resumo.
  23. Bo S, Ponzo V, Ciccone G, et al. Seis meses de suplementação de resveratrol não tem efeito mensurável em pacientes diabéticos tipo 2. Um ensaio randomizado, duplo-cego, controlado por placebo. Pharmacol Res. 2016; 111: 896-905. Veja o resumo.
  24. Bedada SK, Neerati P. Resveratrol Pretreatment Affects CYP2E1 Activity of Chlorzoxazone in Healthy Human Volunteers. Phytother Res. 2016; 30: 463-8. Veja o resumo.
  25. Banaszewska B, Wrotynska-Barczynska J, Spaczynski RZ, Pawelczyk L, Duleba AJ. Efeitos do resveratrol na síndrome dos ovários policísticos: um ensaio duplo-cego, randomizado e controlado por placebo. J Clin Endocrinol Metab. 2016; 101: 4322-4328. Veja o resumo.
  26. Khojah HM, Ahmed S, Abdel-Rahman MS, Elhakeim EH. Resveratrol como terapia adjuvante eficaz no tratamento da artrite reumatóide: um estudo clínico. Clin Rheumatol. 2018; [Epub ahead of print]. Veja o resumo.
  27. Shishodia S, Aggarwal BB. Resveratrol: um polifenol para todas as estações. Resveratrol na saúde e na doença. Boca Raton, FL: CRC Press, 2005.
  28. Creasy LL, Coffee M. Potencial de produção de fitoalexinas de bagas de uva. J Am Soc Hortic Sei. 1988; 113: 230-234.
  29. Langcake P, McCarthy W. A relação da produção de resveratrol com a infecção de folhas de videira por Botrytis cinerea. Vitis. 1979; 18: 244-253.
  30. Preço NL, Gomes AP, Ling AJ, Duarte FV, Martin-Montalvo A, North BJ, Agarwal B, Ye L, Ramadori G, Teodoro JS, Hubbard BP, Varela AT, Davis JG, Varamini B, Hafner A, Moaddel R, Rolo AP, Coppari R, Palmeira CM, de Cabo R, Baur JA, Sinclair DA. A SIRT1 é necessária para a ativação da AMPK e os efeitos benéficos do resveratrol na função mitocondrial. Cell Metab. 2 de maio de 2012; 15: 675-90. Veja o resumo.
  31. Wang S, Moustaid-Moussa N, Chen L, Mo H, Shastri A, Su R, Bapat P, Kwun I, Shen CL. Novos insights sobre polifenóis dietéticos e obesidade. J Nutr Biochem. Janeiro de 2014; 25: 1-18. Veja o resumo.
  32. Palamara AT, Nencioni L, Aquilano K, De Chiara G, Hernandez L, Cozzolino F, Ciriolo MR, Garaci E. Inibição da replicação do vírus influenza A pelo resveratrol. J Infect Dis. 15 de maio de 2005; 191: 1719-29. Veja o resumo.
  33. Mastromarino P, Capobianco D, Cannata F, Nardis C, Mattia E, De Leo A, Restignoli R, Francioso A, Mosca L. O resveratrol inibe a replicação do rinovírus e a expressão de mediadores inflamatórios no epitélio nasal. Antiviral Res. Novembro de 2015; 123: 15-21. Veja o resumo.
  34. Crowell JA, Korytko PJ, Morrissey RL, Booth TD, Levine BS. Toxicidade renal associada ao resveratrol. Toxicol Sci. Dezembro de 2004; 82: 614-9. Veja o resumo.
  35. Semba RD, Ferrucci L, Bartali B, Urpí-Sarda M, Zamora-Ros R, Sun K, Cherubini A, Bandinelli S, Andres-Lacueva C. Níveis de resveratrol e mortalidade por todas as causas em idosos residentes na comunidade. JAMA Intern Med. Julho de 2014; 174: 1077-84. Veja o resumo.
  36. Sahebkar A. Efeitos da suplementação de resveratrol em lipídios plasmáticos: uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos randomizados. Nutr Rev. dezembro de 2013; 71: 822-35. Veja o resumo.
  37. Miraglia Del Giudice M, Maiello N, Capristo C, Alterio E, Capasso M, Perrone L, Ciprandi G. Resveratrol mais carboximetil-ß-glucano reduz os sintomas nasais em crianças com rinite alérgica induzida por pólen. Curr Med Res Opin. Outubro de 2014; 30: 1931-5. Veja o resumo.
  38. Méndez-del Villar M, González-Ortiz M, Martínez-Abundis E, Pérez-Rubio KG, Lizárraga-Valdez R. Efeito da administração de resveratrol na síndrome metabólica, sensibilidade à insulina e secreção de insulina. Metab Syndr Relat Disord. Dezembro de 2014; 12: 497-501. Veja o resumo.
  39. Magyar K, Halmosi R, Palfi A, Feher G, Czopf L, Fulop A, Battyany I, Sumegi B, Toth K, Szabados E. Cardioproteção por resveratrol: Um ensaio clínico humano em pacientes com doença arterial coronariana estável. Clin Hemorheol Microcirc. 2012; 50: 179-87. Veja o resumo.
  40. Liu K, Zhou R, Wang B, Mi MT. Efeito do resveratrol no controle da glicose e sensibilidade à insulina: uma meta-análise de 11 ensaios clínicos randomizados. Am J Clin Nutr. Junho de 2014; 99: 1510-9. Veja o resumo.
  41. Faghihzadeh F, Adibi P, Rafiei R, Hekmatdoost A. A suplementação de resveratrol melhora os biomarcadores inflamatórios em pacientes com doença hepática gordurosa não alcoólica. Nutr Res. Outubro de 2014; 34: 837-43. Veja o resumo.
  42. Chachay VS, Macdonald GA, Martin JH, Whitehead JP, O'Moore-Sullivan TM, Lee P, Franklin M, Klein K, Taylor PJ, Ferguson M, Coombes JS, Thomas GP, Cowin GJ, Kirkpatrick CM, Prins JB, Hickman EU J. O resveratrol não beneficia pacientes com doença hepática gordurosa não alcoólica. Clin Gastroenterol Hepatol. Dezembro de 2014; 12: 2092-103.e1-6. Veja o resumo.
  43. Hudson, GM, Shelmadine, B., Cooke, M., Genovese, J., Greenwood, M., and Willoughby, DS Suplementação de Resveratrol e Alterações na Expressão de Glicose, Insulina e mRNA Após Exercício em Mulheres Acima do Peso: 2467. Medicine & Ciência em Esportes e Exercício 2011; 43
  44. Guarnieri, R., Pappacoda, A., and Solitro, S. [Um composto contendo resveratrol reduz o estresse oxidativo e melhora os sintomas clínicos em pacientes com DPOC] . Cochrane Central Register of Controlled Trials 2009;
  45. Yoon, SJ, Cho, KS, Lee, YH, Kim, DS e Hong, SJ RESVERATROL INIBE O CRESCIMENTO E MIGRAÇÃO DO TUMOR MEDIADO CXCR4 DE CÉLULAS DE CANCRO RENAL HUMANO IN VITRO E IN VIVO: 428. Journal of Urology 2009; 181: 153- 154
  46. Klink, JC, Poulton, S., Antonelli, J., Potter, MQ, Jayachandran, J., Tewari, AK, Febbo, PG, Pizzo, SV, e Freedland, S. RESVERATROL ALTERS PROSTATE CANCER XENOGRAFT GROWTH: 724. Journal of Urology 2009; 181
  47. Seely, K. A. Cannabinoid receptor inverse agonists as novelapeutic agents. "The Sciences and Engineering. The Sciences and Engineering 2009; 70 (4-B)
  48. Pregliasco, F. e Cogo, R. [Os compostos antioxidantes e imunomoduladores em idosos submetidos à vacinação contra a gripe sazonal melhoram a resposta sorológica e reduzem os episódios respiratórios do trato] L’uso di sostanze antiossidanti ed immunomodulanti in una popolazione anziana so. Cochrane Central Register of Controlled Trials 2010;
  49. Steigerwald, M. D., Fisk, M. Z., Smoliga, J. M., e Rundell, K. W. Effects of Resveratrol On Oxidative Stress And Vascular Function After Exercise In Simulated Air Pollution: 2645. Medicine & Science in Sports & Exercise 2011; 43
  50. Bost, J., Smoliga, JM, Bost, KM, and Maroon, JC A suplementação oral de três meses de uma mistura única de polifenol melhora os indicadores de desempenho físico e neurocognitivo em adultos sedentários: 2205. Medicine & Science in Sports & Exercise 2008; 40: S246 .
  51. Grujic Milanovic, J., Mihailovic-Stanojevic, N., Miloradovic, Z., Jacevic, V., Milosavljevic, I., Milanovic, S., Ivanov, M. e Jovovic, DJ RESVERATROL REDUZ A PRESSÃO SANGUÍNEA, MUDANÇAS DE ANTIOXIDANTE ATIVIDADE ENZIMÁTICA E PARÂMETROS HISTOLÓGICOS EM MODELO EXPERIMENTAL DE HIPERTENSÃO MALIGNA PP.29.171. Journal of Hypertension 2010; 28
  52. Pendurthi, U. R., Williams, J. T., e Rao, L. V. Resveratrol, um composto polifenólico encontrado no vinho, inibe a expressão do fator tecidual em células vasculares: Um possível mecanismo para os benefícios cardiovasculares associados ao consumo moderado de vinho. Arterioscler.Thromb.Vasc.Biol 1999; 19: 419-426. Veja o resumo.
  53. Rotondo, S., Rajtar, G., Manarini, S., Celardo, A., Rotillo, D., de Gaetano, G., Evangelista, V., e Cerletti, C. Efeito do trans-resveratrol, um polifenólico natural composto, na função de leucócitos polimorfonucleares humanos. Br.J.Pharmacol. 1998; 123: 1691-1699. Veja o resumo.
  54. Bhatt, J. K., Thomas, S., e Nanjan, M. J. Resveratrol Supplementation melhora o controle glicêmico em diabetes mellitus tipo 2. Nutr.Res. 2012; 32: 537-541. Veja o resumo.
  55. Hector, K. L., Lagisz, M., e Nakagawa, S. O efeito do resveratrol na longevidade entre as espécies: uma meta-análise. Biol.Lett. 23/10/2012; 8: 790-793. Veja o resumo.
  56. Roehr, B. Cardiovascular Researcher fabricou dados em estudos de vinho tinto. BMJ 2012; 344: e406. Veja o resumo.
  57. Crandall, J. P., Oram, V., Trandafirescu, G., Reid, M., Kishore, P., Hawkins, M., Cohen, H. W., e Barzilai, N. Estudo piloto de resveratrol em adultos mais velhos com tolerância à glicose diminuída. J.Gerontol.A Biol.Sci.Med.Sci. 2012; 67: 1307-1312. Veja o resumo.
  58. Fujitaka, K., Otani, H., Jo, F., Jo, H., Nomura, E., Iwasaki, M., Nishikawa, M., Iwasaka, T., and Das, DK Resveratrol modificado Longevinex melhora a função endotelial em adultos com síndrome metabólica recebendo tratamento padrão. Nutr.Res 2011; 31: 842-847. Veja o resumo.
  59. Timmers, S., Konings, E., Bilet, L., Houtkooper, RH, van de Weijer, T., Goossens, GH, Hoeks, J., van der Krieken, S., Ryu, D., Kersten, S ., Moonen-Kornips, E., Hesselink, MK, Kunz, I., Schrauwen-Hinderling, VB, Blaak, EE, Auwerx, J., e Schrauwen, P. efeitos semelhantes à restrição calórica de 30 dias de suplementação de resveratrol em metabolismo energético e perfil metabólico em humanos obesos. Cell Metab 11-2-2011; 14: 612-622. Veja o resumo.
  60. Xuzhu, G., Komai-Koma, M., Leung, B.P., Howe, H.S., McSharry, C., McInnes, I. B., e Xu, D. O resveratrol modula a artrite induzida por colágeno murino pela inibição da função Th17 e das células B. Ann.Rheum.Dis 2012; 71: 129-135. Veja o resumo.
  61. Knight, CM, Gutierrez-Juarez, R., Lam, TK, Arrieta-Cruz, I., Huang, L., Schwartz, G., Barzilai, N., e Rossetti, L. Mediobasal hipotalâmico SIRT1 é essencial para os efeitos do resveratrol sobre a ação da insulina em ratos. Diabetes 2011; 60: 2691-2700. Veja o resumo.
  62. Howells, LM, Berry, DP, Elliott, PJ, Jacobson, EW, Hoffmann, E., Hegarty, B., Brown, K., Steward, WP e Gescher, AJ Fase I randomizado, estudo piloto duplo-cego de micronizados resveratrol (SRT501) em pacientes com metástases hepáticas - segurança, farmacocinética e farmacodinâmica. Cancer Prev.Res (Phila) 2011; 4: 1419-1425. Veja o resumo.
  63. Wuertz, K., Quero, L., Sekiguchi, M., Klawitter, M., Nerlich, A., Konno, S., Kikuchi, S., e Boos, N. O polifenol resveratrol do vinho tinto mostra um potencial promissor para o tratamento da dor mediada pelo núcleo pulposo in vitro e in vivo. Spine (Phila Pa 1976.) 10-1-2011; 36: E1373-E1384. Veja o resumo.
  64. Brasnyo, P., Molnar, GA, Mohas, M., Marko, L., Laczy, B., Cseh, J., Mikolas, E., Szijarto, IA, Merei, A., Halmai, R., Meszaros, LG, Sumegi, B. e Wittmann, I. O resveratrol melhora a sensibilidade à insulina, reduz o estresse oxidativo e ativa a via Akt em pacientes diabéticos tipo 2. Br J Nutr. 2011; 106: 383-389. Veja o resumo.
  65. Fabbrocini, G., Staibano, S., De, Rosa G., Battimiello, V., Fardella, N., Ilardi, G., La Rotonda, MI, Longobardi, A., Mazzella, M., Siano, M. , Pastore, F., De, Vita, V, Vecchione, ML e Ayala, F. Gel contendo resveratrol para o tratamento da acne vulgar: um estudo piloto simples-cego, controlado por veículo. Am J Clin.Dermatol 4-1-2011; 12: 133-141. Veja o resumo.
  66. Kitada, M., Kume, S., Imaizumi, N. e Koya, D. O resveratrol melhora o estresse oxidativo e protege contra a nefropatia diabética por meio da normalização da disfunção Mn-SOD na via independente de AMPK / SIRT1. Diabetes 2011; 60: 634-643. Veja o resumo.
  67. Shindler, K. S., Ventura, E., Dutt, M., Elliott, P., Fitzgerald, D. C., e Rostami, A. O resveratrol oral reduz o dano neuronal em um modelo de esclerose múltipla. J Neuroophthalmol. 2010; 30: 328-339. Veja o resumo.
  68. Brown, VA, Patel, KR, Viskaduraki, M., Crowell, JA, Perloff, M., Booth, TD, Vasilinin, G., Sen, A., Schinas, AM, Piccirilli, G., Brown, K., Steward, WP, Gescher, AJ e Brenner, DE Repita o estudo da dose do agente quimiopreventivo do câncer resveratrol em voluntários saudáveis: segurança, farmacocinética e efeito no eixo do fator de crescimento semelhante à insulina. Cancer Res 11-15-2010; 70: 9003-9011. Veja o resumo.
  69. Patel, KR, Brown, VA, Jones, DJ, Britton, RG, Hemingway, D., Miller, AS, West, KP, Booth, TD, Perloff, M., Crowell, JA, Brenner, DE, Steward, WP, Gescher, AJ e Brown, K. Clinical pharmacology of resveratrol and its metabolites in colorretal cancer patients. Cancer Res 10-1-2010; 70: 7392-7399. Veja o resumo.
  70. Knobloch, J., Sibbing, B., Jungck, D., Lin, Y., Urban, K., Stoelben, E., Strauch, J., e Koch, A. Resveratrol prejudica a liberação de citocinas inflamatórias resistentes a esteróides de células do músculo liso das vias aéreas humanas na doença pulmonar obstrutiva crônica. J Pharmacol.Exp.Ther 2010; 335: 788-798. Veja o resumo.
  71. Chow, HH, Garland, LL, Hsu, CH, Vining, DR, Chew, WM, Miller, JA, Perloff, M., Crowell, JA e Alberts, DS Resveratrol modula enzimas que metabolizam drogas e carcinógenos em um voluntário saudável estudar. Cancer Prev.Res (Phila) 2010; 3: 1168-1175. Veja o resumo.
  72. Wong, R. H., Howe, P. R., Buckley, J. D., Coates, A. M., Kunz, I. e Berry, N. M. A suplementação aguda de resveratrol melhora a dilatação mediada pelo fluxo em indivíduos com sobrepeso / obesos com pressão arterial levemente elevada. Nutr.Metab Cardiovasc.Dis 2011; 21: 851-856. Veja o resumo.
  73. la, Porte C., Voduc, N., Zhang, G., Seguin, I., Tardiff, D., Singhal, N., e Cameron, DW Steady-State pharmacokinetics and tolerability of trans-resveratrol 2000 mg duas vezes ao dia com alimentos, quercetina e álcool (etanol) em seres humanos saudáveis. Clin.Pharmacokinet. 2010; 49: 449-454. Veja o resumo.
  74. Le Couteur, D. G. e Sinclair, D. A. Um modelo para o desenvolvimento de abordagens terapêuticas que aumentam a expectativa de saúde e retardam a morte. J Gerontol.A Biol.Sci.Med Sci. 2010; 65: 693-694. Veja o resumo.
  75. Kennedy, DO, Wightman, EL, Reay, JL, Lietz, G., Okello, EJ, Wilde, A. e Haskell, CF Efeitos do resveratrol nas variáveis ​​de fluxo sanguíneo cerebral e desempenho cognitivo em humanos: um duplo-cego, placebo - investigação cruzada controlada. Am J Clin.Nutr. 2010; 91: 1590-1597. Veja o resumo.
  76. Daffner, K. R. Promovendo o envelhecimento cognitivo bem-sucedido: uma revisão abrangente. J Alzheimers.Dis 2010; 19: 1101-1122. Veja o resumo.
  77. Yu, H. P., Hwang, T. L., Hwang, T. L., Yen, C. H. e Lau, Y. T. Resveratrol previne a disfunção endotelial e a produção de superóxido aórtico após a hemorragia do trauma através da via da hemeoxigenase-1 dependente do receptor de estrogênio. Crit Care Med 2010; 38: 1147-1154. Veja o resumo.
  78. Albani, D., Polito, L. e Forloni, G. Sirtuins como novos alvos para a doença de Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas: evidências experimentais e genéticas. J Alzheimers.Dis 2010; 19: 11-26. Veja o resumo.
  79. Guo, J. P., Yu, S., e McGeer, P. L. Simple in vitro assays to identifique os bloqueadores da agregação de beta-amilóide para a terapia da doença de Alzheimer. J Alzheimers.Dis. 2010; 19: 1359-1370. Veja o resumo.
  80. Jha, R. K., Ma, Q., Sha, H., e Palikhe, M. Protective effect of resveratrol em severa lesão cerebral induzida por pancreatite aguda. Pancreas 2009; 38: 947-953. Veja o resumo.
  81. Zhang, H., Zhang, J., Ungvari, Z. e Zhang, C. Resveratrol melhora a função endotelial: papel do TNF {alfa} e estresse oxidativo vascular. Arterioscler.Thromb.Vasc.Biol. 2009; 29: 1164-1171. Veja o resumo.
  82. Bournival, J., Quessy, P. e Martinoli, M. G. Os efeitos protetores do resveratrol e da quercetina contra o estresse oxidativo induzido por MPP + agem modulando marcadores de morte apoptótica em neurônios dopaminérgicos. Cell Mol.Neurobiol. 2009; 29: 1169-1180. Veja o resumo.
  83. Almeida, L., Vaz-da-Silva, M., Falcao, A., Soares, E., Costa, R., Loureiro, AI, Fernandes-Lopes, C., Rocha, JF, Nunes, T., Wright , L., e Soares-da-Silva, P. Perfil farmacocinético e de segurança do trans-resveratrol em um estudo de dose múltipla crescente em voluntários saudáveis. Mol.Nutr.Food Res 2009; 53 Suppl 1: S7-15. Veja o resumo.
  84. Vingtdeux, V., Dreses-Werringloer, U., Zhao, H., Davies, P., e Marambaud, P. Therapeutic potencial of resveratrol in Alzheimer’s disease. BMC.Neurosci. 2008; 9 Suplemento 2: S6. Veja o resumo.
  85. Fan, E., Zhang, L., Jiang, S. e Bai, Y. Beneficial effects of resveratrol on atherosclerosis. J Med Food 2008; 11: 610-614. Veja o resumo.
  86. Vaz-da-Silva, M., Loureiro, AI, Falcao, A., Nunes, T., Rocha, JF, Fernandes-Lopes, C., Soares, E., Wright, L., Almeida, L., e Soares-da-Silva, P. Efeito dos alimentos no perfil farmacocinético do trans-resveratrol. Int.J Clin.Pharmacol.Ther 2008; 46: 564-570. Veja o resumo.
  87. Dudley, J. I., Lekli, I., Mukherjee, S., Das, M., Bertelli, A. A., e Das, D. K. O vinho branco se qualifica para o paradoxo francês? Comparação dos efeitos cardioprotetores dos vinhos tintos e brancos e seus constituintes: resveratrol, tirosol e hidroxitirosol. J Agric.Food Chem. 10-22-2008; 56: 9362-9373. Veja o resumo.
  88. Orallo, F. Trans-resveratrol: um elixir mágico da juventude eterna? Curr.Med Chem. 2008; 15: 1887-1898. Veja o resumo.
  89. Rocha-Gonzalez, H. I., Ambriz-Tututi, M., e Granados-Soto, V. Resveratrol: um composto natural com potencial farmacológico em doenças neurodegenerativas. CNS.Neurosci.Ther 2008; 14: 234-247. Veja o resumo.
  90. Calabrese, V., Cornelius, C., Mancuso, C., Pennisi, G., Calafato, S., Bellia, F., Bates, TE, Giuffrida Stella, AM, Schapira, T., Dinkova Kostova, AT, e Rizzarelli, E. Resposta ao estresse celular: um novo alvo para quimioprevenção e neuroproteção nutricional no envelhecimento, distúrbios neurodegenerativos e longevidade. Neurochem.Res 2008; 33: 2444-2471. Veja o resumo.
  91. Pearson, KJ, Baur, JA, Lewis, KN, Peshkin, L., Price, NL, Labinskyy, N., Swindell, WR, Kamara, D., Minor, RK, Perez, E., Jamieson, HA, Zhang, Y., Dunn, SR, Sharma, K., Pleshko, N., Woollett, LA, Csiszar, A., Ikeno, Y., Le Couteur, D., Elliott, PJ, Becker, KG, Navas, P., Ingram, DK, Wolf, NS, Ungvari, Z., Sinclair, DA, e de Cabo, R. O resveratrol atrasa a deterioração relacionada à idade e imita os aspectos transcricionais da restrição alimentar sem estender a expectativa de vida. Cell Metab 2008; 8: 157-168. Veja o resumo.
  92. Dong, W., Li, N., Gao, D., Zhen, H., Zhang, X., e Li, F. O resveratrol atenua o dano cerebral isquêmico na fase retardada após o acidente vascular cerebral e induz RNA mensageiro e proteína expressa para angiogênicos fatores. J Vasc.Surg. 2008; 48: 709-714. Veja o resumo.
  93. Yu, H. P., Hsu, J. C., Hwang, T. L., Yen, C. H. e Lau, Y. T. O resveratrol atenua a lesão hepática após trauma-hemorragia através da via relacionada ao receptor de estrogênio. Shock 2008; 30: 324-328. Veja o resumo.
  94. Bass, T. M., Weinkove, D., Houthoofd, K., Gems, D., e Partridge, L. Effects of resveratrol on lifespanes in Drosophila melanogaster and Caenorhabditis elegans. Mech.Ageing Dev 2007; 128: 546-552. Veja o resumo.
  95. Gruber, J., Tang, S. Y. e Halliwell, B.Evidência de um trade-off entre sobrevivência e aptidão causada pelo tratamento com resveratrol de Caenorhabditis elegans. Ann N. N. Acad Sci 2007; 1100: 530-542. Veja o resumo.
  96. Baur, J. A. e Sinclair, D. A. Therapeutic potencial of resveratrol: the in vivo evidencia. Nat Rev Drug Discov. 2006; 5: 493-506. Veja o resumo.
  97. Valenzano, D. R., Terzibasi, E., Genade, T., Cattaneo, A., Domenici, L. e Cellerino, A. Resveratrol prolonga a vida útil e retarda o início de marcadores relacionados à idade em um vertebrado de vida curta. Curr Biol 2-7-2006; 16: 296-300. Veja o resumo.
  98. Rakici, O., Kiziltepe, U., Coskun, B., Aslamaci, S., e Akar, F. Effects of resveratrol on vascular tone and endothelial function of human safhenous vein and internal mammary arttery. Int.J Cardiol 11-2-2005; 105: 209-215. Veja o resumo.
  99. Ma, Z. H. e Ma, Q. Y. Resveratrol: um medicamento para pancreatite aguda. World J Gastroenterol. 6-7-2005; 11: 3171-3174. Veja o resumo.
  100. Molnar, V. e Garai, J. Compostos anti-inflamatórios derivados de plantas afetam a atividade da tautomerase MIF. Int.Immunopharmacol. 2005; 5: 849-856. Veja o resumo.
  101. Provinciali, M., Re, F., Donnini, A., Orlando, F., Bartozzi, B., Di Stasio, G., e Smorlesi, A. Efeito do resveratrol no desenvolvimento de tumores mamários espontâneos em HER-2 camundongos transgênicos / neu. Int.J Cancer 5-20-2005; 115: 36-45. Veja o resumo.
  102. Aggarwal, B. B., Bhardwaj, A., Aggarwal, R. S., Seeram, N. P., Shishodia, S., e Takada, Y. Papel do resveratrol na prevenção e terapia do câncer: estudos pré-clínicos e clínicos. Anticancer Res. 2004; 24 (5A): 2783-2840. Veja o resumo.
  103. Walle, T., Hsieh, F., DeLegge, M. H., Oatis, J. E., Jr. e Walle, U. K. Alta absorção, mas muito baixa biodisponibilidade de resveratrol oral em humanos. Drug Metab Dispos. 2004; 32: 1377-1382. Veja o resumo.
  104. Jannin, B., Menzel, M., Berlot, J. P., Delmas, D., Lancon, A., e Latruffe, N. Transport of resveratrol, um agente quimiopreventivo do câncer, para alvos celulares: ligação de proteínas plasmáticas e absorção celular. Biochem.Pharmacol. 9-15-2004; 68: 1113-1118. Veja o resumo.
  105. Evers, D. L., Wang, X., Huong, S. M., Huang, D. Y., e Huang, E. S. 3,4 ’, 5-Trihydroxy-trans-stilbene (resveratrol) inibe a replicação do citomegalovírus humano e a sinalização celular induzida por vírus. Antiviral Res. 2004; 63: 85-95. Veja o resumo.
  106. Piver, B., Fer, M., Vitrac, X., Merillon, JM, Dreano, Y., Berthou, F., e Lucas, D. Envolvimento do citocromo P450 1A2 na biotransformação do trans-resveratrol em microssomas de fígado humano . Biochem.Pharmacol. 8-15-2004; 68: 773-782. Veja o resumo.
  107. Wood, J. G., Rogina, B., Lavu, S., Howitz, K., Helfand, S. L., Tatar, M., e Sinclair, D. Os ativadores Sirtuin imitam a restrição calórica e retardar o envelhecimento em metazoários. Nature 8-5-2004; 430: 686-689. Veja o resumo.
  108. Olas, B., Wachowicz, B., Bald, E. e Glowacki, R. Os efeitos protetores do resveratrol contra alterações nos tióis de plaquetas sanguíneas induzidas por compostos de platina. J.Physiol Pharmacol. 2004; 55: 467-476. Veja o resumo.
  109. Cavallaro, A., Ainis, T., Bottari, C., e Fimiani, V. Efeito do resveratrol em algumas atividades de neutrófilos humanos isolados e em sangue total. Physiol Res. 2003; 52: 555-562. Veja o resumo.
  110. Kim, YA, Lee, WH, Choi, TH, Rhee, SH, Park, KY e Choi, YH Envolvimento de p21WAF1 / CIP1, pRB, Bax e NF-kappaB na indução de parada de crescimento e apoptose por resveratrol em carcinoma de pulmão humano Células A549. Int.J.Oncol. 2003; 23: 1143-1149. Veja o resumo.
  111. Howitz, KT, Bitterman, KJ, Cohen, HY, Lamming, DW, Lavu, S., Wood, JG, Zipkin, RE, Chung, P., Kisielewski, A., Zhang, LL, Scherer, B. e Sinclair , DA Os ativadores de pequenas moléculas de sirtuínas estendem a vida útil do Saccharomyces cerevisiae. Nature 9-11-2003; 425: 191-196. Veja o resumo.
  112. Delmas, D., Rebe, C., Lacour, S., Filomenko, R., Athias, A., Gambert, P., Cherkaoui-Malki, M., Jannin, B., Dubrez-Daloz, L., Latruffe , N., e Solary, E. A apoptose induzida por resveratrol está associada à redistribuição de Fas nas jangadas e à formação de um complexo de sinalização indutor de morte em células de câncer de cólon. J.Biol.Chem. 10-17-2003; 278: 41482-41490. Veja o resumo.
  113. Liang, Y. C., Tsai, S. H., Chen, L., Lin-Shiau, S. Y., e Lin, J. K. Resveratrol-induzida G2 arrest through the inibition of CDK7 e p34CDC2 quinases in culas HT29 de carcinoma do cólon. Biochem.Pharmacol. 4-1-2003; 65: 1053-1060. Veja o resumo.
  114. Klinge, C. M., Risinger, K. E., Watts, M. B., Beck, V., Eder, R. e Jungbauer, A. Estrogenic activity in white and red wine extract. J Agric.Food Chem 3-26-2003; 51: 1850-1857. Veja o resumo.
  115. Vitrac, X., Desmouliere, A., Brouillaud, B., Krisa, S., Deffieux, G., Barthe, N., Rosenbaum, J. e Merillon, JM Distribution of [14C] -trans-resveratrol, a polifenol quimiopreventivo do câncer, em tecidos de camundongo após administração oral. Life Sci 4-4-2003; 72: 2219-2233. Veja o resumo.
  116. Levenson, AS, Gehm, BD, Pearce, ST, Horiguchi, J., Simons, LA, Ward, JE, III, Jameson, JL e Jordan, VC Resveratrol atua como um agonista do receptor de estrogênio (ER) em células de câncer de mama de forma estável transfectado com ER alfa. Int.J.Cancer 5-1-2003; 104: 587-596. Veja o resumo.
  117. Yu, C., Shin, Y. G., Kosmeder, J. W., Pezzuto, J. M., e van Breemen, R. B. Liquid chromatography / tandem massa espectrométrica determinação da inibição de isoenzimas do citocromo P450 humano por resveratrol e resveratrol-3-sulfato. Rapid Commun.Mass Spectrom. 2003; 17: 307-313. Veja o resumo.
  118. Olas, B., Wachowicz, B., Saluk-Juszczak, J., e Zielinski, T. Effect of resveratrol, um composto polifenólico natural, na ativação plaquetária induzida por endotoxina ou trombina. Thromb.Res 8-15-2002; 107 (3-4): 141-145. Veja o resumo.
  119. Wallerath, T., Deckert, G., Ternes, T., Anderson, H., Li, H., Witte, K., e Forstermann, U. Resveratrol, uma fitoalexina polifenólica presente no vinho tinto, aumenta a expressão e a atividade de óxido nítrico sintase endotelial. Circulation 9-24-2002; 106: 1652-1658. Veja o resumo.
  120. Sharma, M. e Gupta, Y. K. O tratamento crônico com resveratrol trans impede o comprometimento cognitivo intracerebroventricular induzido por estreptozotocina e estresse oxidativo em ratos. Life Sci 10-11-2002; 71: 2489-2498. Veja o resumo.
  121. Holian, O., Wahid, S., Atten, M. J., e Attar, B. M. Inibição da proliferação de células cancerosas gástricas por resveratrol: papel do óxido nítrico. Am.J.Physiol Gastrointest.Liver Physiol 2002; 282: G809-G816. Veja o resumo.
  122. Potter, GA, Patterson, LH, Wanogho, E., Perry, PJ, Butler, PC, Ijaz, T., Ruparelia, KC, Lamb, JH, Farmer, PB, Stanley, LA, e Burke, MD O agente preventivo do câncer o resveratrol é convertido no agente anticâncer piceatanol pela enzima CYP1B1 do citocromo P450. Br.J.Cancer 3-4-2002; 86: 774-778. Veja o resumo.
  123. Falchetti, R., Fuggetta, M. P., Lanzilli, G., Tricarico, M., e Ravagnan, G. Effects of resveratrol on human immun cell function. Life Sci. 11-21-2001; 70: 81-96. Veja o resumo.
  124. Bhavnani, BR, Cecutti, A., Gerulath, A., Woolever, AC e Berco, M. Comparação dos efeitos antioxidantes dos estrogênios equinos, componentes do vinho tinto, vitamina E e probucol na oxidação de lipoproteínas de baixa densidade em mulheres na pós-menopausa . Menopausa. 2001; 8: 408-419. Veja o resumo.
  125. Bhat, K. P., Lantvit, D., Christov, K., Mehta, R. G., Moon, R. C., e Pezzuto, J. M. Estrogenic and antiestrogenic properties of resveratrol in mammary tumor models. Cancer Res. 10-15-2001; 61: 7456-7463. Veja o resumo.
  126. Lee, J. E. e Safe, S. Envolvement of a post-transcriptional mecanism in the inibition of CYP1A1 expression by resveratrol in breast cancer cells. Biochem.Pharmacol. 10-15-2001; 62: 1113-1124. Veja o resumo.
  127. Bhat, K. P. e Pezzuto, J. M. Resveratrol exibe propriedades citostáticas e antiestrogênicas com células de adenocarcinoma endometrial humano (Ishikawa). Cancer Res. 8-15-2001; 61: 6137-6144. Veja o resumo.
  128. Nicolini, G., Rigolio, R., Miloso, M., Bertelli, A. A., e Tredici, G. Anti-apoptotic effect of trans-resveratrol on paclitaxel-induced apoptose in the human neuroblastoma SH-SY5Y cell line. Neurosci.Lett. 4-13-2001; 302: 41-44. Veja o resumo.
  129. Giovannini, L., Migliori, M., Longoni, BM, Das, DK, Bertelli, AA, Panichi, V., Filippi, C., e Bertelli, A. Resveratrol, um polifenol encontrado no vinho, reduz a lesão de isquemia reperfusão em rins de rato. J Cardiovasc.Pharmacol. 2001; 37: 262-270. Veja o resumo.
  130. Chan, W. K. e Delucchi, A. B. Resveratrol, um constituinte do vinho tinto, é um inativador baseado em mecanismo do citocromo P450 3A4. Life Sci 11-10-2000; 67: 3103-3112. Veja o resumo.
  131. Wang, M. J., Huang, H. M., Hsieh, S. J., Jeng, K. C., e Kuo, J. S. Resveratrol inibe a produção de interleucina-6 em células gliais mistas corticais sob hipóxia / hipoglicemia seguida de reoxigenação. J Neuroimmunol. 1-1-2001; 112 (1-2): 28-34. Veja o resumo.
  132. Chang, T. K., Lee, W. B. e Ko, H. H. O trans-resveratrol modula a atividade catalítica e a expressão de mRNA do citocromo P450 1B1 humano ativador de procarcinogênio. Can.J.Physiol Pharmacol. 2000; 78: 874-881. Veja o resumo.
  133. Burkitt, M. J. e Duncan, J. Efeitos do trans-resveratrol na formação de radical hidroxila dependente de cobre e dano ao DNA: evidências para eliminação de radical hidroxila e um novo mecanismo de ação poupador de glutationa. Arch.Biochem.Biophys. 9-15-2000; 381: 253-263. Veja o resumo.
  134. Zbikowska, H. M. e Olas, B. Antioxidantes com atividade carcinostática (resveratrol, vitamina E e selênio) na modulação da adesão das plaquetas sanguíneas. J Physiol Pharmacol. 2000; 51: 513-520. Veja o resumo.
  135. Kirk, R. I., Deitch, J. A., Wu, J. M. e Lerea, K. M. O resveratrol diminui os eventos de sinalização precoce em plaquetas lavadas, mas tem pouco efeito sobre as plaquetas em alimentos inteiros. Blood Cells Mol.Dis. 2000; 26: 144-150. Veja o resumo.
  136. Bagchi, D., Bagchi, M., Stohs, S. J., Das, D. K., Ray, S. D., Kuszynski, C. A., Joshi, S. S., e Pruess, H. G. Radicais livres e extrato de proantocianidina de semente de uva: importância na saúde humana e prevenção de doenças. Toxicology 8-7-2000; 148 (2-3): 187-197. Veja o resumo.
  137. Bradamante, S., Piccinini, F., Barenghi, L., Bertelli, A.A., De Jonge, R., Beemster, P., e De Jong, J.W. O resveratrol induz o pré-condicionamento farmacológico? Int.J Tissue React. 2000; 22: 1-4. Veja o resumo.
  138. Naderali, E. K., Doyle, P. J. e Williams, G. Resveratrol induz vasorelaxation de artérias mesentéricas e uterinas de porquinhos-da-índia fêmeas. Clin Sci (Lond) 2000; 98: 537-543. Veja o resumo.
  139. Klabunde, T., Petrassi, H. M., Oza, V. B., Raman, P., Kelly, J. W., e Sacchettini, J. C. Rational design of potent human transthyretin amyloid disease inhibitors. Nat Struct.Biol. 2000; 7: 312-321. Veja o resumo.
  140. Martinez, J. e Moreno, J. J. Effect of resveratrol, um composto polifenólico natural, em espécies reativas de oxigênio e produção de prostaglandina. Biochem.Pharmacol 4-1-2000; 59: 865-870. Veja o resumo.
  141. Subbaramaiah, K., Michaluart, P., Chung, W. J., Tanabe, T., Telang, N. e Dannenberg, A. J. Resveratrol inibe a transcrição da ciclooxigenase-2 em células epiteliais mamárias humanas. Ann.N.Y.Acad.Sci. 1999; 889: 214-223. Veja o resumo.
  142. Dobrydneva, Y., Williams, R. L. e Blackmore, P. F. trans-Resveratrol inibe o influxo de cálcio em plaquetas humanas estimuladas por trombina. Br.J.Pharmacol. 1999; 128: 149-157. Veja o resumo.
  143. Ciolino, H. P. e Yeh, G. C. Inibição da atividade da enzima 1A1 do citocromo P-450 induzida por hidrocarboneto de arila e expressão do CYP1A1 pelo resveratrol. Mol.Pharmacol. 1999; 56: 760-767. Veja o resumo.
  144. Lin, J. K. e Tsai, S. H. Chemoprevention of cancer and cardiovascular disease by resveratrol. Proc.Natl.Sci.Counc.Repub.China B 1999; 23: 99-106. Veja o resumo.
  145. Zou, J. G., Huang, Y. Z., Chen, Q., Wei, E. H., Hsieh, T. C., e Wu, J. M. Resveratrol inibe a modificação oxidativa induzida por íons de cobre e iniciada por composto azo da lipoproteína humana de baixa densidade. Biochem.Mol.Biol.Int. 1999; 47: 1089-1096. Veja o resumo.
  146. Rahman, I. Antioxidant therapy in COPD. Ther.Adv.Respir.Dis. 2008; 2: 351-374. Veja o resumo.
  147. Kimura, Y., Okuda, H., e Kubo, M. Effects of stilbenes isolated from medicinal plants on arachidonate metabolism and degranulation in human polymorphonuclear leukocytes. J Ethnopharmacol. 1995; 45: 131-139. Veja o resumo.
  148. Tome-Carneiro, J., Gonzalvez, M., Larrosa, M., Garcia-Almagro, FJ, Aviles-Plaza, F., Parra, S., Yanez-Gascon, MJ, Ruiz-Ros, JA, Garcia-Conesa , MT, Tomas-Barberan, FA e Espin, JC O consumo de um suplemento de extrato de uva contendo resveratrol diminui o LDL oxidado e ApoB em pacientes submetidos à prevenção primária de doenças cardiovasculares: um acompanhamento triplo-cego de 6 meses, controlado por placebo , teste aleatório. Mol.Nutr Food Res 2012; 56: 810-821. Veja o resumo.
  149. Tome-Carneiro, J., Gonzalvez, M., Larrosa, M., Yanez-Gascon, MJ, Garcia-Almagro, FJ, Ruiz-Ros, JA, Garcia-Conesa, MT, Tomas-Barberan, FA e Espin, JC O consumo de um nutracêutico para uva contendo resveratrol por um ano melhora o estado inflamatório e fibrinolítico dos pacientes na prevenção primária de doenças cardiovasculares. Am J Cardiol. 8-1-2012; 110: 356-363. Veja o resumo.
  150. Zern, TL, Wood, RJ, Greene, C., West, KL, Liu, Y., Aggarwal, D., Shachter, NS e Fernandez, ML Grape polifenóis exercem um efeito cardioprotetor em mulheres na pré e pós-menopausa, reduzindo o plasma lipídios e redução do estresse oxidativo. J Nutr. 2005; 135: 1911-1917. Veja o resumo.
  151. Piver, B., Berthou, F., Dreano, Y. e Lucas, D. Inibição diferencial de enzimas do citocromo P450 humano por epsilon-viniferina, o dímero de resveratrol: comparação com resveratrol e polifenóis de bebidas alcoólicas. Life Sci. 7-18-2003; 73: 1199-1213. Veja o resumo.
  152. de, Santi C., Pietrabissa, A., Mosca, F., e Pacifici, G. M. Glucuronidation of resveratrol, um produto natural presente na uva e no vinho, no fígado humano. Xenobiotica 2000; 30: 1047-1054. Veja o resumo.
  153. Rosa, F. T., Zulet, M. A., Marchini, J. S., e Martinez, J. A. Bioactive compostos com efeitos em marcadores de inflamação em humanos. Int J Food Sci Nutr 2012; 63: 749-765. Veja o resumo.
  154. Chang, T. K., Chen, J. e Lee, W. B. Inibição diferencial e inativação de enzimas CYP1 humanas por trans-resveratrol: evidências para inativação baseada em mecanismo de CYP1A2. J.Pharmacol.Exp.Ther. 2001; 299: 874-882. Veja o resumo.
  155. Basly, J. P., Marre-Fournier, F., Le Bail, J. C., Habrioux, G., e Chulia, A. J. Estrogenic / antiestrogenic and scavenging properties of (E) - e (Z) -resveratrol. Life Sci. 1-21-2000; 66: 769-777. Veja o resumo.
  156. Mueller SO, Simon S, Chae K, et al. Os fitoestrogênios e seus metabólitos humanos apresentam propriedades agonísticas e antagônicas distintas no receptor alfa de estrogênio (ERalpha) e ERbeta em células humanas. Toxicol Sci 2004; 80: 14-25. Veja o resumo.
  157. Boocock DJ, Faust GE, Patel KR, et al. Estudo farmacocinético de escalonamento de dose de fase I em voluntários saudáveis ​​de resveratrol, um potencial agente quimiopreventivo do câncer. Cancer Epidemiol Biomarkers Prev 2007; 16: 1246-52. Veja o resumo.
  158. Lyons MM, Yu C, Toma RB, et al. Resveratrol em mirtilos e mirtilos crus e assados. J Agric Food Chem 2003; 51: 5867-70. Veja o resumo.
  159. Trincheri NF, Nicotra G, Follo C, et al. O resveratrol induz a morte celular em células de câncer colorretal por uma nova via que envolve a catepsina D. lisossomal. Carcinogenesis 2007; 28: 922-31. Veja o resumo.
  160. Scarlatti F, Sala G, Somenzi G, et al. O resveratrol induz a inibição do crescimento e apoptose em células de câncer de mama metastático por meio de sinalização de novo por ceramida. FASEB J 2003; 17: 2339-41. Veja o resumo.
  161. Wang Q, Li H, Wang XW, et al. O resveratrol promove a diferenciação e induz apoptose independente de Fas de células de meduloblastoma humano. Neurosci Lett 2003; 351: 83-6. Veja o resumo.
  162. Culpitt SV, Rogers DF, Fenwick PS, et al. Inibição pelo extrato de vinho tinto, resveratrol, da liberação de citocinas por macrófagos alveolares na DPOC. Thorax 2003; 58: 942-6. Veja o resumo.
  163. Pervaiz S. Resveratrol: da videira à biologia dos mamíferos. FASEB J 2003; 17: 1975-85. Veja o resumo.
  164. Savaskan E, Olivieri G, Meier F, et al. O resveratrol, ingrediente do vinho tinto, protege da neurotoxicidade do beta-amilóide. Gerontology 2003; 49: 380-3. Veja o resumo.
  165. Gao X, Deeb D, Media J, et al. Atividade imunomoduladora do resveratrol: efeitos imunológicos discrepantes in vitro e in vivo. Biochem Pharmacol 2003; 66: 2427-35. Veja o resumo.
  166. Schriever C, Pendland SL, Mahady GB. Vinho tinto, resveratrol, Chlamydia pneumoniae e a conexão francesa. Atherosclerosis 2003; 171: 379-80. Veja o resumo.
  167. Ziegler CC, Rainwater L, Whelan J, McEntee MF. O resveratrol dietético não afeta a tumorigênese intestinal em camundongos Apc (Min / +). J Nutr 2004; 134: 5-10. Veja o resumo.
  168. Kim YA, Choi BT, Lee YT, et al. O resveratrol inibe a proliferação celular e induz a apoptose de células de carcinoma mamário humano MCF-7. Oncol Rep 2004; 11: 441-6. Veja o resumo.
  169. Zhang Y, Jayaprakasam B, Seeram NP, et al. Secreção de insulina e inibição da enzima ciclooxigenase por compostos de casca de uva cabernet sauvignon. J Agric Food Chem 2004; 52: 228-33. Veja o resumo.
  170. Opipari AW Jr, Tan L., Boitano AE, et al. Autofagocitose induzida por resveratrol em células de câncer de ovário. Cancer Res 2004; 64: 696-703. Veja o resumo.
  171. Abou-Zeid LA, El-Mowafy AM. Reconhecimento diferencial de isômeros de resveratrol pelo receptor alfa de estrogênio humano: evidência de dinâmica molecular para ligação estereosseletiva do ligante. Chirality 2004; 16: 190-5. Veja o resumo.
  172. Meng X, Maliakal P, Lu H, et al. Níveis urinários e plasmáticos de resveratrol e quercetina em humanos, camundongos e ratos após a ingestão de compostos puros e suco de uva. J Agric Food Chem 2004; 52: 935-42. Veja o resumo.
  173. Hascalik S, Celik O, Turkoz Y, et al. Resveratrol, um polifenol constituinte do vinho tinto, protege contra danos de isquemia-reperfusão dos ovários. Gynecol Obstet Invest 2004; 57: 218-23. Veja o resumo.
  174. Ahmad KA, Clement MV, Hanif IM, Pervaiz S. O resveratrol inibe a apoptose induzida por drogas em células de leucemia humana criando um meio intracelular não permissivo para a execução de morte. Cancer Res 2004; 64: 1452-9. Veja o resumo.
  175. Li W, Seifert M, Xu Y, Hock B. Estudo comparativo das potências estrogênicas de estradiol, tamoxifeno, bisfenol-A e resveratrol com dois bioensaios in vitro. Environ Int 2004; 30: 329-35. Veja o resumo.
  176. Martin AR, Villegas I, La Casa C, de la Lastra CA. O resveratrol, um polifenol encontrado nas uvas, suprime o dano oxidativo e estimula a apoptose durante a inflamação inicial do cólon em ratos. Biochem Pharmacol 2004; 67: 1399-410. Veja o resumo.
  177. Szewczuk LM, Forti L, Stivala LA, Penning TM.O resveratrol é um inativador da COX-1 mediado pela peroxidase, mas não a COX-2: uma abordagem mecanicista para o projeto de agentes seletivos da COX-1. J Biol Chem 2004; 279: 22727-37. Veja o resumo.
  178. Wang Z, Huang Y, Zou J, et al. Efeitos do vinho tinto e do polifenol resveratrol do vinho na agregação plaquetária in vivo e in vitro. Int J Mol Med 2002; 9: 77-9. Veja o resumo.
  179. Mokni M, Limam F, Elkahoui S, et al. Forte efeito cardioprotetor do resveratrol, um polifenol do vinho tinto, em corações isolados de ratos após lesão de isquemia / reperfusão. Arch Biochem Biophys 2007; 457: 1-6. Veja o resumo.
  180. Elmali N, Baysal O, Harma A, et al. Efeitos do resveratrol na artrite inflamatória. Inflammation 2007; 30: 1-6. Veja o resumo.
  181. Bujanda L, Garcia-Barcina M, Gutierrez-de Juan V, et al. Efeito do resveratrol na mortalidade induzida pelo álcool e nas lesões hepáticas em camundongos. BMC Gastroenterol 2006; 6: 35. Veja o resumo.
  182. Baur JA, Pearson KJ, Price NL, et al. O resveratrol melhora a saúde e a sobrevivência de ratos em uma dieta rica em calorias. Nature 2006; 444: 337-42. Veja o resumo.
  183. Murias M, Handler N, Erker T, et al. Análogos do resveratrol como inibidores seletivos da ciclooxigenase-2: síntese e relação estrutura-atividade. Bioorg Med Chem 2004; 12: 5571-8. Veja o resumo.
  184. Hwang D, Fischer NH, Jang BC, et al. A inibição da expressão de ciclooxigenase induzível e citocinas pró-inflamatórias por lactonas sesquiterpênicas em macrófagos se correlaciona com a inibição de quinases MAP. Biochem Biophys Res Commun 1996; 226: 810-8 .. Ver resumo.
  185. Takada Y, Bhardwaj A, Potdar P, Aggarwal BB. Os agentes antiinflamatórios não esteróides diferem em sua capacidade de suprimir a ativação de NF-kappaB, inibição da expressão de ciclooxigenase-2 e ciclina D1 e anulação da proliferação de células tumorais. Oncogene 2004; 23: 9247-58. Veja o resumo.
  186. Goldberg DM, Yan J, Soleas GJ. Absorção de três polifenóis relacionados ao vinho em três matrizes diferentes por indivíduos saudáveis. Clin Biochem 2003; 36: 79-87 .. Ver resumo.
  187. Docherty JJ, Fu MM, Stiffler BS, et al. Inibição do resveratrol da replicação do vírus herpes simplex. Antiviral Res 1999; 43: 145-55. Veja o resumo.
  188. Bowers JL, Tyulmenkov VV, Jernigan SC, Klinge CM. O resveratrol atua como um agonista / antagonista misto para os receptores alfa e beta de estrogênio. Endocrinology 2000; 141: 3657-67.
  189. Piver B, Berthou F, Dreano Y, Lucas D. Inibição das atividades CYP3A, CYP1A e CYP2E1 pelo resveratrol e outros componentes não voláteis do vinho tinto. Toxicol Lett 2001; 125: 83-91. Veja o resumo.
  190. Carregado BP, Porter TD. O resveratrol inibe a esqualeno monooxigenase humana. Nutr Res 2001; 21: 747-53.
  191. Kozuki Y, Miura Y, Yagasaki K. O resveratrol suprime a invasão de células de hepatoma independentemente de sua ação antiproliferativa. Câncer Lett 2001; 167: 151-6. Veja o resumo.
  192. Schneider Y, Vincent F, Duranton B, et al. Efeito antiproliferativo do resveratrol, um componente natural da uva e do vinho, nas células cancerosas do cólon humano. Cancer Lett 2000; 158: 85-91.
  193. Jacobson JS, Troxel AB, Evans J, et al. Ensaio randomizado de black cohosh para o tratamento de ondas de calor entre mulheres com histórico de câncer de mama. J Clin Oncol 2001; 19: 2739-45. Veja o resumo.
  194. Holmes-McNary M, Baldwin AS, Jr. As propriedades quimiopreventivas do trans-resveratrol estão associadas à inibição da ativação da quinase IkappaB. Cancer Res 2000; 60: 3477-83. Veja o resumo.
  195. Bertelli AA, Giovannini L, Giannessi D, et al. Atividade antiplaquetária do resveratrol sintético e natural no vinho tinto. Int J Tissue React 1995; 17: 1-3. Veja o resumo.
  196. Gehm BD, McAndrews JM, Chien PY, Jameson JL. O resveratrol, um composto polifenólico encontrado nas uvas e no vinho, é um agonista do receptor de estrogênio. Proc Natl Acad Sei U S A 1997; 94: 14138-43. Veja o resumo.
  197. Carbo N., Costelli P, Baccino FM, et al. Resveratrol, um produto natural presente no vinho, diminui o crescimento do tumor em um modelo de tumor de rato. Biochem Biophys Res Commun 1999; 254: 739-43. Veja o resumo.
  198. Huang C, Ma WY, Goranson A, Dong Z. O resveratrol suprime a transformação celular e induz a apoptose por meio de uma via dependente de p53. Carcinogenesis 1999; 20: 237-42. Veja o resumo.
  199. Davy BM, Melby CL, Beske SD, et al. O consumo de aveia não afeta a pressão arterial casual e ambulatorial de 24 horas em repouso em homens com pressão arterial normal alta até hipertensão estágio I. J Nutr 2002; 132: 394-8 .. Ver resumo.
  200. Chen CK, Pace-Asciak CR. Atividade vasorrelaxante de resveratrol e quercetina em aorta isolada de ratos. Gen Pharmacol 1996; 27: 363-6. Veja o resumo.
  201. Bertelli A, Bertelli AA, Gozzini A, Giovannini L. Concentrações plasmáticas e teciduais de resveratrol e atividade farmacológica. Drugs Exp Clin Res 1998; 24: 133-8. Veja o resumo.
  202. Pace-Asciak CR, Hahn S, Diamandis EP, et al. Os fenólicos do vinho tinto, o trans-resveratrol e a quercetina, bloqueiam a agregação plaquetária humana e a síntese de eicosanóides: implicações para a proteção contra doenças coronárias. Clin Chim Acta 1995; 235: 207-19. Veja o resumo.
  203. Bertelli AA, Giovannini L, Bernini W, et al. Atividade antiplaquetária do cis-resveratrol. Drugs Exp Clin Res 1996; 22: 61-3. Veja o resumo.
  204. Pace-Asciak CR, Rounova O, Hahn SE, et al. Vinhos e sucos de uva como moduladores da agregação plaquetária em seres humanos saudáveis. Clin Chim Acta 1996; 246: 163-82. Veja o resumo.
  205. Jang M, Cai L, Udeani GO, et al. Atividade quimiopreventiva do câncer de resveratrol, um produto natural derivado da uva. Science 1997; 275: 218-20. Veja o resumo.
  206. Soleas GJ, Diamandis EP, Goldberg DM. Resveratrol: uma molécula cuja hora chegou? E foi embora? Clin Biochem 1997; 30: 91-113. Veja o resumo.
  207. Agri Res Svc: bancos de dados fitoquímicos e etnobotânicos do Dr. Duke. www.ars-grin.gov/duke (Acessado em 3 de novembro de 1999).
  208. A revisão dos produtos naturais por fatos e comparações. St. Louis, MO: Wolters Kluwer Co., 1999.
  209. Foster S, Tyler VE. Tyler’s Honest Herbal: Um Guia Sensato para o Uso de Ervas e Remédios Relacionados. 3ª ed., Binghamton, NY: Haworth Herbal Press, 1993.
  210. Newall CA, Anderson LA, Philpson JD. Fitoterapia: um guia para profissionais de saúde. Londres, Reino Unido: The Pharmaceutical Press, 1996.
  211. Tyler VE. Ervas de escolha. Binghamton, NY: Pharmaceutical Products Press, 1994.
  212. Blumenthal M, ed. The Complete German Commission E Monographs: Therapeutic Guide to Herbal Medicines. Trans. S. Klein. Boston, MA: American Botanical Council, 1998.
  213. Monografias sobre o uso medicinal de drogas vegetais. Exeter, Reino Unido: European Scientific Co-op Phytother, 1997.
Última revisão - 30/09/2020

Publicações Interessantes

Alendronato

Alendronato

O alendronato é u ado para tratar e prevenir a o teoporo e (uma condição em que o o o e tornam fino e fraco e e quebram facilmente) em mulhere que ofreram a menopau a ('' mudan&...
Artrite fúngica

Artrite fúngica

A artrite fúngica é o inchaço e a irritação (inflamação) de uma articulação por uma infecção fúngica. Também é chamada de artrite ...