35 semanas de gravidez: sintomas, dicas e muito mais
Contente
- Mudanças em seu corpo
- Seu bebê
- Desenvolvimento de gêmeos na semana 35
- Sintomas de gravidez de 35 semanas
- Contrações de Braxton-Hicks
- Nesting
- Coisas a fazer esta semana para uma gravidez saudável
- Quando chamar o médico
- Você está quase no fim do prazo
visão global
Você está entrando na reta final de sua gravidez. Não demorará muito para que você conheça seu bebê pessoalmente. Aqui está o que você deve esperar esta semana.
Mudanças em seu corpo
Agora, do umbigo ao topo do útero mede cerca de 15 centímetros. Provavelmente, você ganhou entre 11 e 15 kg e pode ou não ganhar mais peso pelo resto da gravidez.
Seu bebê
Seu bebê tem entre 17 e 18 polegadas de comprimento e pesa entre 5 1/2 a 6 libras. Os rins estão desenvolvidos e o fígado do seu bebê está funcional. Esta é também uma semana de rápido ganho de peso para o seu bebê, pois seus membros ficam cheios de gordura. A partir deste ponto, seu bebê vai ganhar cerca de 1/2 libra por semana.
Se você der à luz esta semana, seu bebê é considerado prematuro e precisará de cuidados especializados. O estado de que bebês nascidos com 35 semanas correm o risco de ter problemas digestivos, problemas respiratórios e uma permanência mais longa no hospital. Mesmo assim, a chance de o bebê sobreviver a longo prazo é muito boa.
Desenvolvimento de gêmeos na semana 35
Seu médico pode mencionar o parto cesáreo para seus gêmeos. Você agendará a entrega com antecedência, falará com um anestesiologista sobre seu histórico médico e até fará alguns exames de sangue para se preparar e se certificar de que tudo está seguro. Se seus bebês tiverem menos de 39 semanas na época do parto cesáreo, seu médico pode testar a maturidade pulmonar.
Quando você chega para a cesariana agendada, a equipe médica primeiro limpa seu abdômen e fornece um acesso intravenoso (IV) para medicamentos. Depois disso, seu anestesiologista aplica uma raquianestesia ou outra anestesia para ter certeza de que você não sentirá nada.
Em seguida, seu médico faz uma incisão para acessar seus bebês. Depois que seus bebês nascerem, seu médico também administrará sua placenta através da incisão. Em seguida, seu abdômen é fechado com suturas e você pode visitar seus bebês.
Sintomas de gravidez de 35 semanas
Você provavelmente está se sentindo muito grande e estranho esta semana. E você também pode continuar a lidar com qualquer um ou todos esses sintomas adicionais do terceiro trimestre na semana 35, incluindo:
- fadiga
- falta de ar
- micção frequente
- dificuldade em dormir
- azia
- inchaço dos tornozelos, dedos ou rosto
- hemorróidas
- dor lombar com ciática
- seios macios
- vazamento aquoso e leitoso (colostro) de seus seios
Sua falta de ar deve melhorar depois que seu bebê se mover mais para baixo em sua pélvis, um processo chamado de clareamento. Embora o clareamento ajude a aliviar esse sintoma, também pode aumentar a frequência de micção, pois o bebê aumenta a pressão na bexiga. Espere isso a qualquer momento nas próximas semanas se este for seu primeiro bebê.
Problemas de sono são comuns esta semana. Tente dormir do seu lado esquerdo. Um travesseiro de gravidez também pode ajudar. Algumas mulheres acham que dormir em uma poltrona reclinável, cama de hóspedes ou em um colchão de ar resulta em uma noite de sono melhor. Não tenha medo de experimentar. Você vai precisar de energia para sobreviver ao trabalho de parto.
Contrações de Braxton-Hicks
Você pode experimentar um aumento nas contrações de Braxton-Hicks. Essas contrações de “prática” causam um endurecimento do útero por até dois minutos. Essas contrações podem ou não ser dolorosas.
Ao contrário das contrações reais, que são regulares e aumentam com a intensidade ao longo do tempo, as contrações de Braxton-Hicks são irregulares, imprevisíveis e não aumentam em intensidade e duração. Eles podem ser desencadeados por desidratação, sexo, aumento da atividade ou bexiga cheia. Água potável ou mudança de posição podem aliviá-los.
Use as contrações a seu favor para se preparar para o parto e praticar exercícios respiratórios de trabalho.
Nesting
A necessidade de “aninhar” é comum nas últimas semanas do terceiro trimestre, embora nem todas as mulheres o sintam. Aninhar muitas vezes se manifesta como uma forte necessidade de limpar e preparar sua casa para a chegada do bebê. Se você sentir o impulso de aninhamento, deixe outra pessoa fazer o trabalho pesado e de levantamento de peso, e não se canse.
Coisas a fazer esta semana para uma gravidez saudável
É importante continuar tendo uma dieta saudável esta semana. Embora você se sinta desconfortável, tente permanecer ativo e dê uma caminhada ou movimente-se quando puder. É uma boa ideia embalar sua bolsa hospitalar e mantê-la à mão, como ao lado da porta da frente. Se tiver outros filhos, esta é uma boa semana para providenciar os cuidados deles durante o parto.
Agora é a hora de relaxar e mimar-se, antes que comece o caos de dar as boas-vindas ao seu filho. Considere fazer uma massagem para gravidez ou desfrutar de uma noite de namoro com sua cara-metade. Alguns casais vão em uma "lua de bebê", uma pequena escapadela de fim de semana para relaxar e se relacionar antes da chegada do bebê.
Quando chamar o médico
Os movimentos do seu bebê podem diminuir conforme você se aproxima da data do parto. Alguma diminuição do movimento é normal. Afinal, seu útero está ficando muito cheio! No entanto, você ainda deve sentir o bebê se mexer pelo menos 10 vezes por hora. Caso contrário, chame seu médico imediatamente. Provavelmente, seu bebê está bem, mas é melhor dar uma olhada.
Além disso, entre em contato com seu médico se tiver algum dos seguintes:
- sangrando
- aumento do corrimento vaginal com odor
- febre ou calafrios
- dor ao urinar
- fortes dores de cabeça
- visão muda
- Pontos cegos
- sua bolsa estourou
- contrações regulares e dolorosas (podem ser no abdômen ou nas costas)
Você está quase no fim do prazo
Pode ser difícil de acreditar, mas sua gravidez está quase no fim. No final desta semana, você só tem mais uma semana antes de ser considerado um período completo. Você pode sentir que os dias desconfortáveis e enormes nunca vão acabar, mas você estará segurando seu bebê em seus braços em nenhum momento.