4 maneiras de superar os hormônios da fome
Contente
- Hormônio da fome: leptina
- Hormônio da fome: grelina
- Hormônio da Fome: Cortisol
- Hormônio da Fome: Estrogênio
- Revisão para
Tardes lentas, desejos de máquina de venda automática e estômago roncando (mesmo que você tenha acabado de almoçar) podem acumular quilos e corroer a força de vontade. Mas enfrentar esses obstáculos à alimentação saudável pode significar mais do que apenas autocontrole: o que e quando você come também é determinado pelos hormônios - que são, por sua vez, influenciados por sua biologia e por seu comportamento. Veja como aproveitar quatro dos maiores jogadores em seus jogos de fome internos.
Hormônio da fome: leptina
Thinkstock
Nomeada em homenagem à palavra grega leptos, que significa "magro", a leptina é produzida pelas células de gordura e liberada na corrente sanguínea enquanto você se alimenta. Quando o corpo funciona corretamente, ele informa quando você deve parar de comer. Pessoas com sobrepeso, no entanto, podem produzir leptina em excesso e podem desenvolver resistência a níveis cronicamente elevados. Seus cérebros ignoram os sinais de saciedade, deixando-os com fome mesmo após as refeições.
Faça o trabalho para você: Exercícios regulares - especialmente treinamento intervalado de intensidade moderada a alta - podem ajudar a manter os níveis de leptina funcionando corretamente, de acordo com um estudo da Universidade de Teerã no Irã, assim como dormir de sete a oito horas por noite. Para pessoas com resistência à leptina, a pesquisa mostra que a eletroacupuntura (que usa agulhas que carregam uma pequena corrente elétrica) pode ajudar a diminuir os níveis e suprimir o apetite.
Hormônio da fome: grelina
Thinkstock
A contraparte da leptina, a grelina, é conhecida como o hormônio do apetite; quando os níveis de leptina estão baixos - como em, quando você não come há algum tempo - os níveis de grelina estão altos. Após uma refeição, os níveis de grelina caem e geralmente permanecem baixos por várias horas enquanto você digere os alimentos.
Faça o trabalho para você: Os mesmos hábitos que ajudam a controlar a leptina - sono e exercícios diários - podem manter a grelina sob controle. Um estudo, publicado na revista Ciência Clínica, também descobriram que dietas ricas em proteínas suprimem a grelina por mais tempo do que dietas ricas em gordura. O suplemento para perda de peso de venda livre Vysera-CLS (US $ 99 por um mês) também pode ajudar a evitar que os níveis de grelina se recuperem temporariamente - além de ajudar a prevenir picos de açúcar no sangue - após as refeições, promovendo uma sensação de saciedade .
Hormônio da Fome: Cortisol
Thinkstock
Esse hormônio do estresse é produzido como parte da resposta de luta ou luta do corpo durante períodos de trauma físico ou emocional. Pode fornecer um aumento temporário de energia e agilidade, mas também pode desencadear desejos com alto teor de carboidratos e gorduras. Quando os níveis estão continuamente elevados, também faz com que as calorias sejam armazenadas em torno do meio, contribuindo para a perigosa (e difícil de perder) gordura da barriga.
Faça o trabalho para você: A melhor maneira de manter o cortisol sob controle? Relaxar. Pesquisas mostram que técnicas de relaxamento como meditação, ioga e ouvir música relaxante reduzem os hormônios do estresse. Ou considere uma correção rápida: em um estudo da University College London, pessoas estressadas que bebiam chá preto regularmente tinham níveis de cortisol 20% mais baixos do que aqueles que tomavam uma bebida placebo; em outro, de pesquisadores australianos, aqueles que mascaram chicletes apresentaram níveis 12% mais baixos do que aqueles que não o fizeram.
Hormônio da Fome: Estrogênio
Thinkstock
Os hormônios sexuais flutuam ao longo do mês, dependendo do seu ciclo e se você está usando métodos anticoncepcionais hormonais. Em geral, o nível de estrogênio atinge seu nível mais baixo no primeiro dia de sua menstruação. Ele sobe por duas semanas, depois mergulha nas semanas três e quatro do seu ciclo. A queda do estrogênio faz com que os níveis de serotonina caiam e o cortisol suba, então você pode se sentir mal-humorado e com mais fome do que o normal - o que pode levar à compulsão alimentar, especialmente em alimentos gordurosos, salgados ou açucarados.
Faça funcionar para você: Satisfazer os desejos relacionados à TPM não melhora os sintomas, então ajude a equilibrar seus níveis hormonais - e satisfazer seu apetite - com carboidratos complexos como macarrão de trigo integral, feijão e arroz integral.