5 hábitos saudáveis para ajudá-lo a terminar um relacionamento
Contente
- Mito: Revisitar o passado tornará tudo mais difícil
- Mito: o luto é improdutivo
- Mito: Sexo de rebote ajuda você a seguir em frente
- Mito: Deixar de segui-lo em todas as redes sociais tornará tudo mais fácil
- Mito: Desistir de tudo que você fez em casal vai doer menos
- Revisão para
Depois de um rompimento seriamente confuso, nunca mais falar sobre a separação pode parecer a maneira mais fácil de deixar sua dor de cabeça no passado - mas um novo estudo publicado na revista Psicologia Social e Ciência da Personalidade sugere o contrário. Se você está realmente lutando contra a separação e quer tornar o processo de recuperação o mais indolor possível, evite esses cinco hábitos ruins de rompimento e você se sentirá melhor em nenhum momento. (Entender por que pode ajudar! Confira "O que deu errado?" Explicação sobre dilemas de namoro.)
Mito: Revisitar o passado tornará tudo mais difícil
Imagens Corbis
O estudo em Psicologia Social e Ciência da Personalidade descobriram que as pessoas que refletiam consistentemente sobre seu relacionamento fracassado na verdade ganhavam clareza e mostravam mais sinais de recuperação emocional do que aquelas que mal pensavam nisso. Mas, ao lembrar os participantes de sua perda, forçou-os a se concentrar no quadro geral, ou seja, quem eles são sem seu parceiro - e realmente ajudou a acelerar a recuperação. Isso significa que o seu sistema de apoio pós-término deve ser o amigo que vai ouvir. "As mulheres tendem a co-ruminar, então a amiga que é super negativa sobre seu ex não fará você se sentir melhor", diz a coautora Grace Larson, da Northwestern University. A mensagem para levar para casa aqui não é apenas para mergulhar em sentimentos e chafurdar, ela explica, mas sim olhar para a situação com uma nova perspectiva.
Mito: o luto é improdutivo
Imagens Corbis
Claro, olhar para o copo meio vazio geralmente é uma atitude ruim a se tomar. Mas você precisa dar a si mesmo algum tempo para se sentir mal depois de um rompimento, diz Karen Sherman, Ph.D., psicóloga de relacionamento e autora de Marriage Magic! Encontre, mantenha e faça com que dure. As pessoas levam cerca de 11 semanas após o término do relacionamento para começar a ver sua nova situação sob uma luz positiva, de acordo com uma pesquisa no Journal of Positive Psychology. O luto - quer isso signifique que você está chorando muito por causa de uma comédia romântica ou indo para a cidade no Ben & Jerry's com uma namorada - ajudará no processo de recuperação, diz Sherman. (Ignore a culpa ao comer porcaria: Prêmio SHAPE de Melhor Blogger: 20 blogs sobre alimentação saudável que nos fazem ir Mmmmm ...)
Mito: Sexo de rebote ajuda você a seguir em frente
Imagens Corbis
"Sexo de rebote é mais um band-aid do que um remédio", diz Sherman. Pode não prejudicar sua recuperação, mas também não ajudará muito. Na verdade, as pessoas que buscaram novos parceiros sexuais após o rompimento em um estudo da Universidade de Missouri não mostraram menos angústia, menos raiva ou aumentaram a auto-estima depois. Dito isso, outros estudos mostram que relacionamentos de recuperação podem ajudar a aliviar a queimação pós-separação. "Namorar casualmente é menos intenso do que sexo casual e pode ser mais útil porque serve como uma simples distração", diz Sherman. Relacionamentos de recuperação obviamente não devem ficar muito sérios, porque você precisa de tempo para processar seus sentimentos. Mas conhecer novas pessoas pode ajudá-lo a perceber que há muito mais coisas para esperar, diz ela.
Mito: Deixar de segui-lo em todas as redes sociais tornará tudo mais fácil
Imagens Corbis
Pessoas que continuam amigas de seu ex no Facebook após um rompimento recente, na verdade, sentem menos sentimentos negativos em relação à separação, bem como menos desejo sexual e saudade do ex, de acordo com um estudo britânico. No entanto, usar esse acesso para perseguir suas atividades anulou todos esses efeitos positivos - e causou mais angústia com a separação. (Não é apenas perseguição que faz mal à saúde: quão ruins são o Facebook, o Twitter e o Instagram para a saúde mental?) "Tudo se resume à sua força de vontade", diz Sherman. Desfazer amizade com uma paixão recente pode realmente fazer você pensar mais sobre ela, porque você sabe que não pode ver o que está acontecendo na vida dela. Monitorar seu comportamento nas primeiras duas semanas é a melhor maneira de saber qual método é o melhor para você, acrescenta ela.
Mito: Desistir de tudo que você fez em casal vai doer menos
Imagens Corbis
Livrar-se de todos os seus pertences pessoais é uma obrigação, diz Sherman. Mas, literalmente, eliminando tudo que o lembra dele, ou seja, um certo tipo de música ou um certo tipo de culinária - simplesmente não é lógico. Em vez de nunca mais ir ao karaokê porque esse costumava ser sua noite de encontro favorita, apenas vá com novas pessoas para criar associações mais positivas com essa atividade. Associações novas ou únicas tendem a ser as mais fortes em nossas memórias, de acordo com um estudo da City University London, portanto, com o tempo, as novas memórias substituirão as antigas, explica Sherman. (Pode muito bem tornar as lembranças boas: tente uma das 5 melhores viagens para uma namorada saudável.)