5 erros de medicina que você pode estar cometendo
Contente
Esquecer o multivitamínico pode não ser tão ruim: um em cada três americanos coloca sua saúde em risco ao tomar combinações potencialmente perigosas de medicamentos prescritos e suplementos dietéticos, relata um novo estudo do Instituto de Pesquisa de Medicina Ambiental do Exército dos EUA (USARIEM). [Tweet esta estatística!]
"Muitas pessoas acreditam erroneamente que, como os suplementos podem ser obtidos sem receita, eles são seguros", disse o autor do estudo Harris Lieberman. Mas alguns ingredientes à base de plantas podem interferir nas enzimas que seu corpo usa para quebrar medicamentos, afetando a potência ou eficácia de outras prescrições, explica ele.
Então, por que seu médico não o avisou? A maioria das pessoas não pensa em incluir óleo de peixe ou suplementos de ferro em sua lista de "medicamentos diários", então seu médico pode não saber que o roteiro que está escrevendo pode representar um problema de saúde. "É muito importante verificar com seu médico se deve tomar um suplemento além da medicação", diz Lieberman.
As combinações para evitar (como pílulas prescritas e bebida) podem ser óbvias. Mas outros - alguns pares aparentemente inocentes - podem ser igualmente perigosos. Aqui estão cinco.
Multivitaminas e medicamentos mais sérios
Multivitaminas já contêm muitos ingredientes, e muitas marcas agora oferecem suporte adicional (como One-a-Day mais DHA ou mais proteção imunológica). Quanto mais nutrientes, maior a chance de algo interagir com seus medicamentos prescritos, diz Lieberman. Além disso, em mais de 25% dos frascos, os níveis de vitaminas e minerais no rótulo não correspondem à dosagem, de acordo com uma análise de 2011 do ConsumerLab. Isso significa que você pode não estar seguro de combinações que são apenas uma ameaça em altas doses, como vitamina K e anticoagulantes ou medicamentos de ferro e tireoide.
Erva de São João e controle de natalidade
A erva que promete combater a depressão também pode enfraquecer o efeito de prescrições sérias, como remédios para o coração e para o câncer, medicamentos para alergia e pílulas anticoncepcionais. Além de relatos de gravidez não intencional durante o uso dos dois, um estudo da FDA descobriu que 300 miligramas (mg) de erva de São João três vezes ao dia (semelhante à dosagem recomendada para depressão) podem alterar a composição química do contraceptivo o suficiente para garantir proteção adicional.
Vitamina B e Estatinas
A niacina - mais conhecida como vitamina B - é usada como remédio natural para tudo, desde acne até diabetes, mas pode prejudicar seus músculos se tomada com estatinas que reduzem o colesterol. Tanto a vitamina B quanto as estatinas enfraquecem os músculos, o que individualmente significa apenas possíveis cólicas ou dores. Juntos, porém, o efeito colateral é agravado: um quarto das pessoas que tomaram niacina e estatinas como parte de um estudo cardíaco de 2013 desistiram devido a reações que incluíam erupções cutâneas, indigestão e problemas musculares - 29 pessoas desenvolveram miopatia da fibra muscular.
Descongestionantes e medicamentos para pressão arterial
Os descongestionantes, principalmente marcas com pseudoefedrina (Allegra D e Mucinex D), limpam o nariz entupido, comprimindo os vasos sanguíneos, diminuindo o inchaço e drenando o fluido. Mas as drogas estreitam os vasos sanguíneos por todo o corpo também e podem aumentar ligeiramente a pressão arterial, o que pode neutralizar a medicação e representar um problema para quem tem pressão alta, diz a American Heart Association (AHA). Muitos remédios para resfriado e gripe desavisados contêm descongestionantes, acrescenta a AHA, incluindo algumas marcas favoritas: Clear Eyes colírio, Visine, Afrin e Sudafed.
Óleo de peixe e diluentes de sangue
Os suplementos embalados com ômega 3 são (e merecem) elogios pelos benefícios para o coração, mas também afinam o sangue. Embora esse não seja um efeito colateral raro ou preocupante normalmente, se você também estiver tomando anticoagulantes (como varfarina ou aspirina), pode estar aumentando o risco de sangramento excessivo, de acordo com a Cleveland Clinic. O júri ainda não decidiu quanto óleo de peixe contribui para uma combinação prejudicial, mas diga ao seu médico se o suplemento faz parte da sua rotina. Na verdade, se você está tomando um anticoagulante, converse com seu médico sobre quais nutrientes evitar. Muitas ervas e minerais têm efeitos coagulantes naturais - até mesmo o chá de camomila.