5 alimentos veganos que fazem você engordar
Contente
- Smoothies não lácteos e batidos de proteína
- Granola
- Vegan Chips
- Óleo de coco, leite ou iogurte
- Sobremesas Veganas
- Revisão para
Uma dieta vegana, o primo mais restritivo de uma dieta vegetariana (sem carne ou laticínios), está se tornando cada vez mais popular, com restaurantes veganos surgindo em todo o país e linhas de alimentos veganos empacotados aparecendo nas prateleiras dos supermercados. Embora esse estilo de alimentação seja naturalmente mais baixo em gordura e calorias do que a dieta americana média, devido à sua ênfase em frutas, vegetais e grãos inteiros, tornar-se vegano não garante a perda de peso. Na verdade, isso pode causar aumento de peso se você não tomar cuidado, de acordo com Rachel Begun, MSRD, nutricionista registrada e porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética.
"Não importa o plano alimentar que você siga, se é ou não saudável ou bom para perda de peso depende do valor nutricional, do tamanho das porções e da ingestão geral de calorias", diz ela. Aqui estão cinco alimentos comuns em uma dieta vegana que têm o potencial de engordar.
Smoothies não lácteos e batidos de proteína
Este é um item popular em cafés veganos, especialmente porque ingerir proteínas adequadas em uma dieta vegana pode ser uma preocupação. Geralmente feitas de frutas, leite de soja e uma fonte vegana de proteína em pó, essas bebidas estão saudável. O problema é o tamanho.
"Já vi isso servido em xícaras enormes, o que é especialmente problemático se você estiver bebendo uma dessas como lanche", diz Bergun. "As calorias podem acumular rapidamente."
Granola
No que diz respeito aos alimentos saudáveis com alto teor calórico, a granola está no topo da lista: de acordo com Begun, um mero quarto de xícara pode custar mais de 200 calorias. Embora as nozes e frutas secas na granola sejam saudáveis, pense nisso mais como um realce de refeição (borrifado sobre iogurte de soja ou em cima de fatias de maçã com manteiga de amendoim) em vez de uma refeição.
Vegan Chips
Geralmente feito com proteína de soja ou pasta de feijão, são certamente melhores do que a média das batatas fritas, especialmente porque a fibra das batatas fritas à base de feijão pode ajudar a promover a sensação de saciedade. Mas, como diz o ditado, você não pode comer apenas um! Se este é o seu lanche da tarde preferido, é fácil mastigar todo o saco sem pensar. Uma escolha melhor: chips de couve vegana, embora mesmo esses possam ter sabores adicionais, bem como sal que pode aumentar o conteúdo calórico. Apenas certifique-se de manter suas porções sob controle.
Óleo de coco, leite ou iogurte
Esta noz de árvore tropical é um dos pilares da alimentação vegana e é muito rica em gordura saturada, o tipo que pode aumentar o colesterol ruim, assim como as calorias. É usado como óleo de cozinha, como base cremosa para sopas e ensopados e como alternativa ao sorvete não lácteo. E com razão - é delicioso! Mas, assim como cozinhar com creme e manteiga, deve ser usado com cautela, não como uma fonte diária de alimento. Além disso, não há evidências provando que esse tipo de gordura saturada seja mais saudável do que o tipo encontrado em produtos de origem animal.
Sobremesas Veganas
Finalmente (e infelizmente), cupcakes, cookies, muffins, bolos e tortas veganos podem ter a mesma quantidade de gordura, açúcar (e até ingredientes artificiais) e calorias que seus equivalentes com manteiga e creme, diz Bergun. Trate-os como se fosse qualquer indulgência. Com moderação.