6 maneiras pelas quais seu microbioma afeta sua saúde
Contente
- Cintura fina
- Uma vida mais longa e saudável
- Um humor melhor
- Pele melhor (ou pior)
- Se você vai ter um ataque cardíaco ou não
- Uma programação de sono melhor
- Revisão para
Seu intestino é como uma floresta tropical, lar de um ecossistema próspero de bactérias saudáveis (e às vezes prejudiciais), a maioria das quais ainda não identificada. Na verdade, os cientistas estão começando a entender o quão abrangentes são os efeitos desse microbioma. Pesquisas recentes revelaram que ele desempenha um papel na forma como seu cérebro reage ao estresse, nos desejos de comida que você sente e até mesmo na clareza de sua tez. Então, reunimos as seis maneiras mais surpreendentes pelas quais esses insetos benéficos estão mexendo nos bastidores por trás dos bastidores da sua saúde.
Cintura fina
Imagens Corbis
Cerca de 95% do microbioma humano é encontrado no intestino, então faz sentido que ele regule o peso. Quanto mais diversas são as bactérias do seu intestino, menor a probabilidade de você ser obeso, de acordo com uma pesquisa do jornal Natureza. (Boas notícias: os exercícios parecem aumentar a diversidade dos insetos intestinais.) Outros estudos mostraram que os micróbios intestinais podem desencadear o desejo por comida. Os insetos precisam de nutrientes diferentes para crescer e, se não estiverem recebendo o suficiente de algo - como açúcar ou gordura -, eles bagunçam o nervo vago (que conecta o intestino ao cérebro) até que você deseje o que precisam, pesquisadores da UC San Francisco dizer.
Uma vida mais longa e saudável
Imagens Corbis
Conforme você envelhece, a população de seu microbioma aumenta. Os insetos extras podem ativar o sistema imunológico, criando inflamação crônica - e aumentando o risco de uma série de condições inflamatórias relacionadas à idade, incluindo doenças cardíacas e câncer, afirmam pesquisadores do Buck Institute for Research on Aging. Portanto, fazer coisas que mantêm as bactérias saudáveis saudáveis, como tomar probióticos (como o Multi-Strain Probiotic Complex da GNC; US $ 40, gnc.com) e comer uma dieta balanceada, também pode ajudá-lo a viver mais. (Confira a experiência de 22 coisas para mulheres com mais de 30 anos.)
Um humor melhor
Imagens Corbis
Um crescente corpo de evidências sugere que o microbioma intestinal pode realmente se comunicar com o cérebro, levando a mudanças no humor e no comportamento. Quando pesquisadores canadenses deram a ratos ansiosos bactérias no intestino de ratos destemidos, os roedores nervosos se tornaram mais agressivos.E outro estudo pareceu mostrar que as mulheres que comeram iogurte probiótico tiveram menos atividade nas áreas do cérebro associadas ao estresse. (Outro impulsionador do humor gastronômico? Açafrão, usado nestas 8 Receitas Saudáveis.)
Pele melhor (ou pior)
Imagens Corbis
Após o sequenciamento do genoma da pele dos participantes, os cientistas da UCLA identificaram duas cepas de bactérias associadas à acne e uma cepa associada à pele clara. Mas mesmo que você tenha uma das infelizes cepas causadoras de espinhas, comer iogurte probiótico para maximizar a saúde de seus insetos amigáveis pode ajudar a curar a acne mais rapidamente e tornar a pele menos oleosa, de acordo com uma pesquisa coreana. (Outra nova maneira de se livrar da acne: mapeamento facial.)
Se você vai ter um ataque cardíaco ou não
Imagens Corbis
Os cientistas há muito suspeitam que há uma conexão entre comer carne vermelha e doenças cardíacas, mas a razão para isso não foi totalmente compreendida. As bactérias intestinais podem ser o elo que faltava. Os pesquisadores da Cleveland Clinic descobriram que, conforme você digere a carne vermelha, as bactérias intestinais criam um subproduto chamado TMAO, que promove o acúmulo de placa. Se mais estudos comprovarem sua eficácia, o teste TMAO em breve poderá ser como o teste de colesterol - uma maneira rápida e fácil de avaliar o risco de doenças cardíacas e obter algumas dicas sobre a melhor abordagem dietética. (5 exames de saúde DIY que podem salvar sua vida.)
Uma programação de sono melhor
Imagens Corbis
Acontece que suas bactérias amigáveis têm seus próprios relógios mini-biológicos que sincronizam com o seu - e assim como o jet lag pode atrapalhar seu relógio biológico e fazer você se sentir enevoado e esgotado, também pode atrapalhar seu "relógio de insetos". Isso pode ajudar a explicar por que pessoas com horários de sono frequentemente confusos são mais propensos a ter problemas com ganho de peso e outros distúrbios metabólicos, de acordo com pesquisadores israelenses. Os autores do estudo dizem que tentar seguir o mais próximo possível da programação alimentar de sua cidade natal, mesmo quando você está em um fuso horário diferente, deve ajudar a aliviar a interrupção.