Autor: Clyde Lopez
Data De Criação: 21 Julho 2021
Data De Atualização: 16 Novembro 2024
Anonim
Extrato de erva daninha de cabra excitada, Epimedium Icariins, ingredientes, pó, fabricante, fornece
Vídeo: Extrato de erva daninha de cabra excitada, Epimedium Icariins, ingredientes, pó, fabricante, fornece

Contente

Erva daninha de cabra com tesão é uma erva. As folhas são usadas para fazer remédios. Cerca de 15 espécies de erva daninha de cabra córnea são conhecidas como "yin yang huo" na medicina chinesa.

As pessoas usam a erva daninha da cabra córnea para problemas de desempenho sexual, como disfunção erétil (DE) e baixo desejo sexual, bem como ossos fracos e quebradiços (osteoporose), problemas de saúde após a menopausa e dores nas articulações, mas há pesquisas científicas limitadas para apoiar qualquer um desses usos.

Banco de dados abrangente de medicamentos naturais avalia a eficácia com base em evidências científicas de acordo com a seguinte escala: Eficaz, Provavelmente eficaz, Possivelmente eficaz, Possivelmente ineficaz, Provavelmente ineficaz, Ineficaz e Evidência insuficiente para classificar.

As classificações de eficácia para ERVA DE CABRA HORNY são como segue:

Evidência insuficiente para avaliar a eficácia de ...

  • Ossos fracos e quebradiços (osteoporose). Tomar um extrato específico de erva daninha córnea por 24 meses em combinação com suplementos de cálcio diminui a perda óssea da coluna e do quadril em mulheres que passaram da menopausa melhor do que tomar cálcio sozinho. Os produtos químicos do extrato agem de forma semelhante ao hormônio estrogênio.
  • Problemas de saúde após a menopausa. Tomar extrato aquoso de erva daninha de cabra córnea por 6 meses pode diminuir o colesterol e aumentar os níveis de estrogênio em mulheres na pós-menopausa.
  • Bronquite.
  • Problemas de ejaculação.
  • Disfunção erétil (DE).
  • Fadiga.
  • Doença cardíaca.
  • Pressão alta.
  • HIV / AIDS.
  • Dor nas articulações.
  • Doença hepática.
  • Perda de memória.
  • Problemas sexuais.
  • Outras condições.
Mais evidências são necessárias para avaliar a erva daninha de cabra córnea para esses usos.

A erva daninha da cabra com tesão contém produtos químicos que podem ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo e melhorar a função sexual. Ele também contém fitoestrogênios, substâncias químicas que agem de forma semelhante ao hormônio feminino estrogênio. Isso pode reduzir a perda óssea em mulheres na pós-menopausa.

Quando tomado por via oral: Extrato de erva daninha de cabra excitada é POSSIVELMENTE SEGURO quando tomado apropriadamente. Um extrato específico de erva daninha córnea que contém fitoestrogênios foi ingerido por via oral com segurança por até 2 anos. Além disso, um extrato diferente de erva daninha de cabra córnea contendo icariin foi ingerido por via oral com segurança por até 6 meses.

No entanto, alguns tipos de erva daninha de cabra córnea são POSSIVELMENTE INSEGURO quando usado por um longo período de tempo ou em altas doses. O uso prolongado dessas outras formas de erva daninha com tesão pode causar tontura, vômito, boca seca, sede e sangramento nasal. Tomar grandes quantidades de erva daninha de cabra com tesão pode causar espasmos e problemas respiratórios graves.

Um problema de ritmo cardíaco também foi relatado em um homem que ingeriu erva daninha de cabra em um produto comercial usado para aumentar a sexualidade. Um produto comercial multi-ingrediente específico (Enzyte, Berkeley Premium Nutraceuticals) que contém erva daninha de cabra córnea pode causar batimentos cardíacos anormais. Essas alterações podem aumentar a chance de ter problemas de ritmo cardíaco. Um caso de toxicidade hepática foi relatado em um homem que tomou este mesmo produto (Enzyte, Berkeley Premium Nutraceuticals). No entanto, como este produto contém vários ingredientes, não está claro se esses efeitos são causados ​​por erva daninha de cabra córnea ou outros ingredientes. No caso de toxicidade hepática, é possível que o efeito colateral tenha sido uma reação anormal que seria improvável de ocorrer em outros pacientes.

Precauções e avisos especiais:

Gravidez e amamentação: Erva daninha de cabra excitada é POSSIVELMENTE INSEGURO quando tomado por via oral durante a gravidez. Existe a preocupação de que possa prejudicar o feto em desenvolvimento. Evite usá-lo. Não se sabe o suficiente sobre a segurança do uso de erva daninha de cabra córnea durante a amamentação. Fique do lado seguro e evite usar.

Distúrbios hemorrágicos: Erva daninha de cabra com tesão pode retardar a coagulação do sangue. Isso pode aumentar o risco de sangramento. Em teoria, tomar erva daninha de cabra com tesão pode piorar os distúrbios hemorrágicos.

Cânceres sensíveis a hormônios e condições: A erva daninha da cabra excitada age como o estrogênio e pode aumentar os níveis de estrogênio em algumas mulheres. A erva daninha da cabra com tesão pode piorar as condições sensíveis ao estrogênio, como câncer de mama e útero.

Pressão sanguínea baixa: Erva daninha de cabra com tesão pode reduzir a pressão arterial. Em pessoas que já têm pressão arterial baixa, o uso de erva daninha de cabra córnea pode baixar a pressão arterial e aumentar o risco de desmaios.

Cirurgia: Erva daninha de cabra com tesão pode retardar a coagulação do sangue. Isso pode aumentar o risco de sangramento durante a cirurgia. Pare de tomar erva daninha de cabra córnea pelo menos 2 semanas antes da cirurgia.

Moderado
Seja cauteloso com esta combinação.
Estrogênios
A erva daninha da cabra com tesão pode ter alguns dos mesmos efeitos do estrogênio e pode aumentar os níveis de estrogênio no sangue em algumas mulheres. Tomar erva daninha de cabra córnea com estrogênio pode aumentar os efeitos e efeitos colaterais do estrogênio.

Algumas pílulas de estrogênio incluem estrogênios equinos conjugados (Premarin), etinilestradiol, estradiol e outros.
Medicamentos alterados pelo fígado (substratos do citocromo P450 1A2 (CYP1A2))
Alguns medicamentos são trocados e decompostos pelo fígado. A erva daninha da cabra com tesão pode diminuir a rapidez com que o fígado decompõe alguns medicamentos. Tomar erva daninha de cabra córnea junto com alguns medicamentos que são alterados pelo fígado pode aumentar os efeitos e os efeitos colaterais de alguns medicamentos. Antes de tomar erva daninha de cabra córnea, converse com seu médico se você toma algum medicamento alterado pelo fígado.

Alguns desses medicamentos que são alterados pelo fígado incluem cafeína, clozapina (Clozaril), ciclobenzaprina (Flexeril), fluvoxamina (Luvox), haloperidol (Haldol), imipramina (Tofranil), mexiletina (Mexitil), olanzapina (Zyprexa), pentazocina ( Talwin), propranolol (Inderal), tacrina (Cognex), teofilina (Slo-bid, Theo-Dur, outros), zileuton (Zyflo), Zolmitriptano (Zomig) e outros.
Medicamentos alterados pelo fígado (substratos do citocromo P450 2B6 (CYP2B6))
Alguns medicamentos são trocados e decompostos pelo fígado. A erva daninha da cabra com tesão pode diminuir a rapidez com que o fígado decompõe alguns medicamentos. Tomar erva daninha de cabra córnea junto com alguns medicamentos que são decompostos pelo fígado pode aumentar os efeitos e os efeitos colaterais de alguns medicamentos. Antes de tomar erva daninha de cabra córnea, converse com seu médico se você toma algum medicamento que é alterado pelo fígado.

Alguns medicamentos que são alterados pelo fígado incluem bupropiona (Wellbutrin), ciclofosfamida (Cytoxan), dexametasona (Decadron), efavirenz (Sustiva), cetamina (Ketalar), metadona (Dolofina), nevirapina (Viramune) ou fenobarbital , sertralina (Zoloft), tamoxifeno (Nolvadex), ácido valpróico (Depakote) e muitos outros.
Medicamentos para hipertensão (medicamentos anti-hipertensivos)
Erva daninha de cabra com tesão pode reduzir a pressão arterial. Tomar erva daninha de cabra córnea junto com medicamentos para pressão alta pode fazer com que sua pressão arterial caia muito.

Alguns medicamentos para hipertensão incluem captopril (Capoten), enalapril (Vasotec), losartan (Cozaar), valsartan (Diovan), diltiazem (Cardizem), Amlodipina (Norvasc), hidroclorotiazida (HydroDiuril), furosemida (Lasix) e muitos outros .
Medicamentos que podem causar batimento cardíaco irregular (medicamentos que prolongam o intervalo QT)
Erva daninha de cabra com tesão pode aumentar sua freqüência cardíaca. Tomar erva daninha de cabra córnea junto com medicamentos que podem causar batimento cardíaco irregular pode causar efeitos colaterais graves, incluindo batimento cardíaco irregular.

Alguns medicamentos que podem causar batimento cardíaco irregular incluem amiodarona (Cordarone), disopiramida (Norpace), dofetilida (Tikosyn), ibutilida (Corvert), procainamida (Pronestil), quinidina, sotalol (Betapace), tioridazina (Mellaril) e muitos outros.
Medicamentos que retardam a coagulação do sangue (medicamentos anticoagulantes / antiplaquetários)
Erva daninha de cabra com tesão pode retardar a coagulação do sangue. Tomar erva daninha de cabra córnea junto com medicamentos que também retarda a coagulação pode aumentar as chances de hematomas e sangramento.

Alguns medicamentos que retardam a coagulação do sangue incluem aspirina, clopidogrel (Plavix), diclofenaco (Voltaren, Cataflam, outros), ibuprofeno (Advil, Motrin, outros), naproxeno (Anaprox, Naprosina, outros), dalteparina (Fragmin), enoxaparina (Lovenox) , heparina, varfarina (Coumadin) e outros.
Ervas e suplementos que podem reduzir a pressão arterial
Erva daninha de cabra com tesão pode reduzir a pressão arterial. Tomá-lo junto com outras ervas e suplementos que podem diminuir a pressão arterial pode aumentar o risco de queda da pressão arterial muito baixo. Algumas dessas ervas e suplementos incluem andrographis, peptídeos de caseína, unha de gato, coenzima Q-10, óleo de peixe, L-arginina, lycium, urtiga, teanina e outros.
Ervas e suplementos que podem retardar a coagulação do sangue
Erva daninha de cabra com tesão pode retardar a coagulação do sangue. Tomar erva daninha de cabra córnea junto com outras ervas e suplementos que também retardam a coagulação pode aumentar as chances de hematomas e sangramento. Essas ervas incluem angélica, cravo, danshen, alho, gengibre, ginkgo, quassia, trevo vermelho, açafrão, salgueiro e outros.
Não há interações conhecidas com alimentos.
A dose apropriada de erva daninha de cabra córnea depende de vários fatores, como idade do usuário, saúde e várias outras condições. No momento, não há informações científicas suficientes para determinar uma faixa apropriada de doses para a erva daninha de cabra córnea. Lembre-se de que os produtos naturais nem sempre são necessariamente seguros e as dosagens podem ser importantes. Certifique-se de seguir as instruções relevantes nos rótulos dos produtos e consulte o seu farmacêutico ou médico ou outro profissional de saúde antes de usar.

Barrenwort, Épimède, Épimède à Grandes Fleurs, Épimède du Japon, Epimedium, Epimedium acuminatum, Epimedium brevicornum, Epimedium grandiflorum, Epimedium Grandiflorum Radix, Epimedium koreanum, Epimedium, Epimedium acuminatum, Epimedium brevicornum, Epimedium grandiflorum, Epimedium Grandiflorum Radix, Epimedium koreanum, Epimedium Epimedium acuminatum, Epimedium brevicornum, Epimedium grandiflorum, Epimedium Grandiflorum Radix, Epimedium koreanum, Epimedium, Epimedium macranthumedium, Epimedium macrantimedium, Epimedium epimedium, Epimedium, Epimedium macranthumedium, Epimedium, Epimedium, Epimedium, Epimedium, Epimedium, Epimedium. Cornée de Chèvre, Hierba de Cabra en Celo, Epimedium japonês, Xian Ling Pi, Yin Yang Huo.

Para saber mais sobre como este artigo foi escrito, consulte o Banco de dados abrangente de medicamentos naturais metodologia.


  1. Huang S, Meng N, Chang B, Quan X, Yuan R, Li B. Atividade antiinflamatória do extrato etanólico máximo de Epimedium brevicornu. J Med Food. 2018; 21: 726-733. Veja o resumo.
  2. Teo YL, Cheong WF, Cazenave-Gassiot A, et al. Farmacocinética de prenilflavonóides após ingestão oral de extrato de epimedium padronizado em humanos. Planta Med. 2019; 85: 347-355. Veja o resumo.
  3. Indran IR, Liang RL, Min TE, Yong EL. Estudos pré-clínicos e avaliação clínica de compostos do gênero Epimedium para osteoporose e saúde óssea. Pharmacol Ther 2016; 162: 188-205. doi: 10.1016 / j.pharmthera.2016.01.015. Veja o resumo.
  4. Zhong Q, Shi Z, Zhang L, et al. O potencial de Epimedium koreanum Nakai para interação erva-droga. J Pharm Pharmacol 2017; 69: 1398-408. doi: 10.1111 / jphp.12773. Veja o resumo.
  5. Ho CC, Tan HM. Ascensão da medicina tradicional e à base de ervas no tratamento da disfunção erétil. Curr Urol Rep 2011; 12: 470-8. Veja o resumo.
  6. Corazza O, Martinotti G, Santacroce R, et al. Produtos de realce sexual para venda online: aumentando a conscientização sobre os efeitos psicoativos da ioimbina, maca, erva daninha de cabra com tesão e Ginkgo biloba. Biomed Res Int 2014; 2014: 841798. Veja o resumo.
  7. Ramanathan VS, Mitropoulos E, Shlopov B, et al. Um caso Enzyte'ing 'de hepatite aguda. J Clin Gastroenterol 2011; 45: 834-5. Veja o resumo.
  8. Zhao YL, Song HR Fei JX Liang Y Zhang BH Liu QP Wang J Hu P. Os efeitos da mistura de inhame-epimedium chinês na função respiratória e na qualidade de vida em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica. J Tradit Chin Med. 2012; 32: 203-207.
  9. Wu H, Lu Y Du S Chen W Wang Y. [Estudo comparativo da cinética de absorção em intestinos de ratos de epimedii foliunm de cápsulas de Xianlinggubao preparadas por diferentes processos]. [Artigo em chinês]. Zhongguo Zhong Yao Za Zhi. 2011; 36: 2648-2652.
  10. Lee, M. K., Choi, Y. J., Sung, S. H., Shin, D. I., Kim, J. W., e Kim, Y. C. Antihepatotoxic activity of icariin, a principal constituent of Epimedium koreanum. Planta Med 1995; 61: 523-526. Veja o resumo.
  11. Chen, X., Zhou, M. e Wang, J. [Efeito de epimedium sagittatum no receptor solúvel de IL-2 e nos níveis de IL-6 em pacientes submetidos à hemodiálise]. Zhonghua Nei Ke.Za Zhi. 1995; 34: 102-104. Veja o resumo.
  12. Liao, H. J., Chen, X. M., e Li, W. G. [Effect of Epimedium sagittatum na qualidade de vida e imunidade celular em pacientes de manutenção em hemodiálise]. Zhongguo Zhong.Xi.Yi.Jie.He.Za Zhi. 1995; 15: 202-204. Veja o resumo.
  13. Iinuma, M., Tanaka, T., Sakakibara, N., Mizuno, M., Matsuda, H., Shiomoto, H., e Kubo, M. [Atividade fagocítica de folhas de espécies de Epimedium no sistema reticuloendotherial de camundongo]. Yakugaku Zasshi 1990; 110: 179-185. Veja o resumo.
  14. Yan, F., Liu, Y., Liu, Y. F., e Zhao, Y. X. O extrato de água de Herba Epimedii eleva o nível de estrogênio e melhora o metabolismo lipídico em mulheres na pós-menopausa. Phytother.Res. 2008; 22: 1224-1228. Veja o resumo.
  15. Zhao, L., Lan, L.G., Min, X.L., Lu, A.H., Zhu, L.Q., He, X. H. e He, L.J. Nan.Fang Yi.Ke.Da.Xue.Xue.Bao. 2007; 27: 1052-1055. Veja o resumo.
  16. Wang, T., Zhang, J.C., Chen, Y., Huang, F., Yang, M.S., e Xiao, P.G. [Comparison of antioxidative and antitumor activity of six flavonoids from Epimedium koreanum]. Zhongguo Zhong.Yao Za Zhi. 2007; 32: 715-718. Veja o resumo.
  17. Wang, Y. K. e Huang, Z. Q. Protective effects of icariin on human veia umbilical cell endothelial damage induzida por H2O2 in vitro. Pharmacol.Res 2005; 52: 174-182. Veja o resumo.
  18. Yin, X. X., Chen, Z. Q., Dang, G. T., Ma, Q. J., e Liu, Z. J. [Effects of Epimedium pubescens icariine na proliferação e diferenciação de osteoblastos humanos]. Zhongguo Zhong.Yao Za Zhi. 2005; 30: 289-291. Veja o resumo.
  19. Wang, Z. Q. e Lou, Y. J. Proliferation-estimulating effects of icaritin and desmethylicaritin in MCF-7 cells. Eur.J Pharmacol. 11-19-2004; 504: 147-153. Veja o resumo.
  20. Ma, A., Qi, S., Xu, D., Zhang, X., Daloze, P. e Chen, H. Baohuoside-1, uma nova molécula imunossupressora, inibe a ativação de linfócitos in vitro e in vivo. Transplantation 9-27-2004; 78: 831-838. Veja o resumo.
  21. Chen, K. M., Ge, B. F., Ma, H. P. e Zheng, R. L. O soro de ratos administrado com extrato de flavonóide de Epimedium sagittatum, mas não o próprio extrato, aumenta o desenvolvimento de células semelhantes a osteoblastos de calvária de rato in vitro. Pharmazie 2004; 59: 61-64. Veja o resumo.
  22. Wu, H., Lien, E. J., e Lien, L. L. Chemical and pharmacological investigations of Epimedium species: a survey. Prog.Drug Res 2003; 60: 1-57. Veja o resumo.
  23. Chiba, K., Yamazaki, M., Umegaki, E., Li, MR, Xu, ZW, Terada, S., Taka, M., Naoi, N., e Mohri, T. Neuritogenesis of herbal (+) - e (-) - siringaresinóis separados por HPLC quiral em células PC12h e Neuro2a. Biol.Pharm Bull 2002; 25: 791-793. Veja o resumo.
  24. Zhao, Y., Cui, Z. e Zhang, L. [Effects of icariin on the differentiation of HL-60 cells]. Zhonghua Zhong.Liu Za Zhi. 1997; 19: 53-55. Veja o resumo.
  25. Tan, X. e Weng, W. [Eficácia dos comprimidos de compostos epimedium no tratamento de pacientes idosos com síndrome de deficiência renal de doenças vasculares cardio-cerebrais isquêmicas]. Hunan.Yi.Ke.Da.Xue.Xue.Bao. 1998; 23: 450-452. Veja o resumo.
  26. Zheng, M. S. Um estudo experimental da ação anti-HSV-II de 500 medicamentos fitoterápicos. J Tradit.Chin Med 1989; 9: 113-116. Veja o resumo.
  27. Wu, B. Y., Zou, J. H., e Meng, S. C. [Efeito da fruta wolfberry e epimedium na síntese de DNA das células de fusão 2BS do envelhecimento-juventude]. Zhongguo Zhong.Xi.Yi.Jie.He.Za Zhi. 2003; 23: 926-928. Veja o resumo.
  28. Liang, R. N., Liu, J., e Lu, J. [Tratamento da síndrome do ovário policístico refratário pelo método Bushen Huoxue combinado com aspiração folicular guiada por ultrassom]. Zhongguo Zhong Xi Yi Jie He Za Zhi 2008; 28: 314-317. Veja o resumo.
  29. Phillips M., Sullivan B., Snyder B., et al. Efeito do Enzyte nos intervalos QT e QTc. Arch Intern Med 2010; 170: 1402-4. Veja o resumo.
  30. Meng FH, Li YB, Xiong ZL, et al. Atividade proliferativa osteoblástica de Epimedium brevicornum Maxim. Phytomedicine 2005; 12: 189-93. Veja o resumo.
  31. Zhang X, Li Y, Yang X, et al. Efeito inibidor do extrato de Epimedium na S-adenosil-L-homocisteína hidrolase e biometilação. Life Sci 2005; 78: 180-6. Veja o resumo.
  32. Yin XX, Chen ZQ, Liu ZJ, et al. Icariine estimula a proliferação e diferenciação de osteoblastos humanos aumentando a produção de proteína morfogenética óssea 2. Chin Med J (Engl) 2007; 120: 204-10. Veja o resumo.
  33. Shen P, Guo BL, Gong Y, et al. Características taxonômicas, genéticas, químicas e estrogênicas de espécies de Epimedium. Phytochemistry 2007; 68: 1448-58. Veja o resumo.
  34. Yap SP, Shen P, Li J, et al. Propriedades moleculares e farmacodinâmicas de extratos estrogênicos da erva medicinal tradicional chinesa, Epimedium. J Ethnopharmacol 2007; 113: 218-24. Veja o resumo.
  35. Ning H, Xin ZC, Lin G, et al. Efeitos da icariin na atividade da fosfodiesterase-5 in vitro e no nível de monofosfato de guanosina cíclico em células do músculo liso cavernoso. Urology 2006; 68: 1350-4. Veja o resumo.
  36. Zhang CZ, Wang SX, Zhang Y, et al. Atividades estrogênicas in vitro de plantas medicinais chinesas tradicionalmente usadas para o tratamento dos sintomas da menopausa. J Ethnopharmacol 2005; 98: 295-300. Veja o resumo.
  37. De Naeyer A, Pocock V, Milligan S, De Keukeleire D. Atividade estrogênica de um extrato polifenólico das folhas de Epimedium brevicornum. Fitoterapia 2005; 76: 35-40. Veja o resumo.
  38. Zhang G, Qin L, Shi Y. Os flavonóides fitoestrogênicos derivados do Epimedium exercem efeito benéfico na prevenção da perda óssea em mulheres na pós-menopausa tardia: um ensaio randomizado de 24 meses, duplo-cego e controlado por placebo. J Bone Miner Res 2007; 22: 1072-9. Veja o resumo.
  39. Lin CC, Ng LT, Hsu FF, et al. Efeitos citotóxicos dos extratos de Coptis chinensis e Epimedium sagittatum e seus principais constituintes (berberina, coptisina e icariin) no hepatoma e no crescimento de células leucêmicas. Clin Exp Pharmacol Physiol 2004; 31: 65-9. Veja o resumo.
  40. Partin JF, Pushkin YR. Taquiarritmia e hipomania com erva daninha córnea. Psychosomatics 2004; 45: 536-7. Veja o resumo.
  41. Cirigliano MD, Szapary PO. Erva daninha de cabra excitada para disfunção erétil. Alt Med Alert 2001; 4: 19-22.
  42. Parisi GC, Zilli M, Miani MP, et al. Suplementação de dieta rica em fibras em pacientes com síndrome do intestino irritável (IBS): um estudo multicêntrico, randomizado, de comparação entre dieta de farelo de trigo e goma guar parcialmente hidrolisada (PHGG). Dig Dis Sci 2002; 47: 1697-704 .. Exibir resumo.
  43. Anon. Triagem in vitro de medicamentos tradicionais para atividade anti-HIV: memorando de uma reunião da OMS. Bull World Health Organ 1989; 67: 613-8. Veja o resumo.
  44. McGuffin M, Hobbs C, Upton R, Goldberg A, eds. Manual de segurança botânica da American Herbal Products Association. Boca Raton, FL: CRC Press, LLC 1997.
  45. Leung AY, Foster S. Encyclopedia of Common Natural Ingredients Used in Food, Drugs and Cosmetics. 2ª ed. New York, NY: John Wiley & Sons, 1996.
Última revisão - 06/08/2020

Recomendamos Você

Homem cria proposta de casamento mais fofa de todos os tempos correndo 150 milhas

Homem cria proposta de casamento mais fofa de todos os tempos correndo 150 milhas

A academia parece de pertar muita ideia de propo ta de ca amento, e um treino é o lugar perfeito para de nudar eu coração (que bate rápido). Já vimo propo ta de ca amento uada...
Os 10 melhores xampus para cabelos com coloração, de acordo com especialistas

Os 10 melhores xampus para cabelos com coloração, de acordo com especialistas

Não importa e você vai ao alão regularmente ou faz a rota DIY, e você e comprometeu a pintar o cabelo, em dúvida vai querer que a ua nova tonalidade dure o máximo po ...