8 ingredientes assustadores que são realmente seguros
Contente
- Celulose
- Ácido lático
- Maltodextrina
- Ácido ascórbico
- Goma xantana
- Inulina
- Tocoferóis
- Lecitina
- Revisão para
A regra mais simples ao comprar alimentos saudáveis é não comprar nada que contenha ingredientes que você não possa pronunciar ou que sua avó não reconheceria. Fácil. Isto é, até você perceber que há muitos itens embalados bons para você - como iogurte grego, aveia e chá verde engarrafado - ostentando algumas palavras misteriosas que definitivamente deixariam a vovó coçando a cabeça.
Não há razão para parar de comprar esses alimentos saudáveis - muitos ingredientes que parecem um projeto de química são completamente naturais e não prejudiciais, diz Amie Valpone, uma treinadora de saúde holística, nutricionista culinária e fundadora da Maçã Saudável. Se você vir esses oito ingredientes comuns em um rótulo, está perfeitamente bem para comer ou beber.
Celulose
Thinkstock
Arquivo sob estranho, mas verdadeiro: a celulose é um carboidrato que vem das plantas - na maioria das vezes, da polpa de madeira. [Tweet este fato!] "Composto simplesmente por carbono, hidrogênio e oxigênio, ele ajuda a dar estrutura e estabilidade a todas as células vegetais", diz Valpone. Também estabiliza e engrossa alimentos como cerveja e sorvete, e é na verdade uma forma de fibra dietética insolúvel, que pode ajudar a regular a digestão.
Ácido lático
Thinkstock
Este conservante natural e agente aromatizante feito de milho fermentado, beterraba ou açúcar de cana adiciona a quantidade certa de sabor picante a sobremesas congeladas e alguns drinks de frutas. É essencial para o início do processo de fermentação em alimentos ricos em probióticos, como queijo, leitelho, picles e chucrute também, embora você normalmente não o veja nesses rótulos.
Maltodextrina
Thinkstock
A textura em borracha satisfatória da granola, dos cereais e das barras nutritivas costuma ser atribuída à maltodextrina, um tipo de amido derivado do milho, batata ou arroz. Se você evitar o trigo, lembre-se de que fora dos EUA, esse enchimento ocasionalmente é feito com grãos.
Ácido ascórbico
Thinkstock
Por mais áspero que pareça, este termo é apenas outro nome para vitamina C. Ela pode ser extraída de plantas ou produzida pela fermentação de açúcares para adicionar vitaminas extras a sucos de frutas e cereais, mas não é usada apenas para fortificar: também ajuda os alimentos a manter seus cor, sabor e textura - como quando você adiciona suco de limão ao guacamole para evitar que fique marrom e mole.
Goma xantana
Thinkstock
Uma substância semelhante ao açúcar, a goma xantana é feita alimentando-se as bactérias com amido de milho ou trigo. (Como os amidos não contêm proteínas, a goma xantana produzida com amido de trigo não contém a proteína glúten do trigo.) Ela engrossa molhos para salada, molhos e algumas bebidas e é um componente essencial para fornecer a maioria dos pães e bolos sem glúten traz um corpo e uma textura semelhantes às de suas contrapartes à base de trigo.
Inulina
Thinkstock
Derivada da raiz da chicória, essa fibra solúvel natural aparece em margarinas, assados, sobremesas congeladas, molhos para salada e alimentos com baixo teor de gordura, onde cria uma sensação cremosa na boca com benefícios. "É um aditivo desejável porque pode aumentar a absorção de cálcio e promover uma flora saudável no intestino", diz Valpone. [Tweet este fato!] Você também o encontrará sob os apelidos de frutooligossacarídeo e fibra de raiz de chicória.
Tocoferóis
Thinkstock
Assim como o ácido ascórbico, os tocoferóis são um pseudônimo de vitamina - neste caso, E. Normalmente, a forma sintética dos tocoferóis é usada em alimentos embalados como conservante para evitar a deterioração em cereais, bebidas engarrafadas e outros alimentos e bebidas.
Lecitina
Thinkstock
Essa substância gordurosa aparece em tudo, desde chocolate a pastas amanteigadas. "A lecitina é um pau para toda obra", diz Valpone."É usado como um emulsificante para evitar que os ingredientes se separem, como um lubrificante e revestimentos, conservas e espessamentos." Derivada de ovos ou soja, a lecitina é uma fonte de colina, um nutriente essencial para a saúde celular e nervosa e que ajuda o fígado a processar gordura e colesterol.