Autor: Virginia Floyd
Data De Criação: 11 Agosto 2021
Data De Atualização: 14 Novembro 2024
Anonim
Reishi: O cogumelo do Imperador
Vídeo: Reishi: O cogumelo do Imperador

Contente

O cogumelo Reishi é um fungo. Algumas pessoas o descrevem como "duro" e "amadeirado" com um sabor amargo. A parte acima do solo e porções das partes abaixo do solo são usadas como remédio.

O cogumelo Reishi é usado para o câncer, estimulando o sistema imunológico para prevenir ou tratar infecções, e para muitas outras doenças, mas não há boas evidências científicas para apoiar esses usos.

Banco de dados abrangente de medicamentos naturais avalia a eficácia com base em evidências científicas de acordo com a seguinte escala: Eficaz, Provavelmente eficaz, Possivelmente eficaz, Possivelmente ineficaz, Provavelmente ineficaz, Ineficaz e Evidência insuficiente para classificar.

As classificações de eficácia para REISHI MUSHROOM são como segue:

Possivelmente ineficaz para ...

  • Níveis elevados de colesterol ou outras gorduras (lipídios) no sangue (hiperlipidemia). O cogumelo Reishi não parece baixar o colesterol em pessoas com diabetes, pressão alta ou colesterol alto.

Evidência insuficiente para avaliar a eficácia de ...

  • Doença de Alzheimer. As primeiras pesquisas mostram que tomar o pó do cogumelo reishi não melhora a memória ou a qualidade de vida em pessoas com doença de Alzheimer.
  • Próstata aumentada (hiperplasia prostática benigna ou BPH). Homens com próstata aumentada geralmente apresentam sintomas urinários. Tomar o extrato de cogumelo reishi pode melhorar alguns sintomas urinários, como a necessidade de urinar com frequência ou imediatamente. Mas outros sintomas, como taxa de fluxo de urina, não parecem melhorar.
  • Cansaço em pessoas com câncer. Pesquisas iniciais mostram que tomar cogumelo reishi em pó reduz o cansaço em pessoas com câncer de mama.
  • Crescimento não canceroso no intestino grosso e reto (adenoma colorretal). Pesquisas iniciais mostram que tomar extrato de cogumelo reishi pode reduzir o número e o tamanho desses tumores.
  • Doença cardíaca. Pesquisas iniciais mostram que tomar extrato de cogumelo reishi (Ganopoly) reduz a dor no peito e a falta de ar em pessoas com doenças cardíacas.
  • Diabetes. A maioria das pesquisas mostra que tomar extrato de cogumelo reishi não melhora o controle do açúcar no sangue em pessoas com diabetes. Mas a maioria desses estudos era pequena e existem alguns resultados conflitantes.
  • Herpes genital. Pesquisas iniciais mostram que tomar uma mistura de cogumelo reishi e outros ingredientes reduz o tempo necessário para a cura dos surtos de herpes.
  • Inchaço (inflamação) do fígado causado pelo vírus da hepatite B (hepatite B). Pesquisas iniciais mostram que tomar o cogumelo reishi (Ganopoly) reduz a quantidade de vírus da hepatite B no corpo. Este produto também parece melhorar a função hepática em pessoas com essa condição.
  • Herpes labial (herpes labial). Pesquisas iniciais mostram que tomar uma mistura de cogumelo reishi e outros ingredientes reduz o tempo necessário para a cura do herpes labial.
  • Pressão alta. Tomar cogumelo reishi não parece baixar a pressão arterial em pessoas com pressão arterial apenas ligeiramente elevada. Mas parece reduzir a pressão arterial em pessoas com hipertensão mais grave.
  • Câncer de pulmão. As primeiras pesquisas mostram que tomar o cogumelo reishi não diminui os tumores de pulmão. Mas pode melhorar a função imunológica e a qualidade de vida em pessoas com câncer de pulmão.
  • Uma infecção sexualmente transmissível que pode levar a verrugas genitais ou câncer (vírus do papiloma humano ou HPV).
  • Envelhecimento.
  • Doença da altitude.
  • Asma.
  • Edema (inflamação) das principais vias respiratórias dos pulmões (bronquite).
  • Câncer.
  • Síndrome de fadiga crônica (SFC).
  • Doença renal de longo prazo (doença renal crônica ou DRC).
  • Doença cardíaca.
  • HIV / AIDS.
  • Gripe.
  • Insônia.
  • Dor nos nervos causada por herpes (neuralgia pós-herpética).
  • Telhas (herpes zoster).
  • Úlceras estomacais.
  • Estresse.
  • Outras condições.
Mais evidências são necessárias para avaliar a eficácia do cogumelo reishi para esses usos.

O cogumelo Reishi contém produtos químicos que parecem ter atividade contra tumores (câncer) e efeitos benéficos no sistema imunológico.

Quando tomado por via oral: Extrato de cogumelo Reishi é POSSIVELMENTE SEGURO quando tomado de forma adequada por até um ano. Cogumelo reishi inteiro em pó é POSSIVELMENTE SEGURO quando tomado de forma adequada por até 16 semanas. O cogumelo Reishi pode causar tontura, boca seca, coceira, náusea, dor de estômago e erupção na pele.

Precauções e avisos especiais:

Gravidez e amamentação: Não há informações confiáveis ​​o suficiente para saber se o cogumelo reishi é seguro para uso durante a gravidez ou amamentação. Fique do lado seguro e evite o uso.

Distúrbios hemorrágicos: Altas doses de cogumelo reishi podem aumentar o risco de sangramento em algumas pessoas com certos distúrbios de sangramento.

Pressão sanguínea baixa: Cogumelo Reishi pode reduzir a pressão arterial. Existe a preocupação de que isso possa piorar a pressão arterial baixa. Se sua pressão arterial estiver muito baixa, é melhor evitar o cogumelo reishi.

Cirurgia: Altas doses de cogumelo reishi podem aumentar o risco de sangramento em algumas pessoas se usado antes ou durante a cirurgia. Pare de usar o cogumelo reishi pelo menos 2 semanas antes de uma cirurgia programada.

Moderado
Seja cauteloso com esta combinação.
Medicamentos para diabetes (medicamentos antidiabéticos)
O cogumelo Reishi pode diminuir o açúcar no sangue. Os medicamentos para diabetes também são usados ​​para diminuir o açúcar no sangue. Tomar o cogumelo reishi junto com medicamentos para diabetes pode fazer com que o açúcar no sangue fique muito baixo. Monitore o açúcar no sangue de perto. Pode ser necessário alterar a dose do seu medicamento para diabetes.

Alguns medicamentos usados ​​para diabetes incluem glimepirida (Amaryl), gliburida (DiaBeta, Glynase PresTab, Micronase), insulina, pioglitazona (Actos), rosiglitazona (Avandia) e outros.
Medicamentos para hipertensão (medicamentos anti-hipertensivos)
O cogumelo Reishi pode diminuir a pressão arterial em algumas pessoas. Tomar o cogumelo reishi junto com medicamentos para hipertensão pode fazer com que sua pressão arterial caia muito.

Alguns medicamentos para hipertensão incluem captopril (Capoten), enalapril (Vasotec), losartan (Cozaar), valsartan (Diovan), diltiazem (Cardizem), Amlodipina (Norvasc), hidroclorotiazida (HydroDIURIL), furosemida (Lasix) e muitos outros .
Medicamentos que retardam a coagulação do sangue (medicamentos anticoagulantes / antiplaquetários)
Altas doses de cogumelo reishi podem retardar a coagulação do sangue. Tomar o cogumelo reishi junto com medicamentos que também retarda a coagulação pode aumentar as chances de hematomas e sangramento.

Alguns medicamentos que retardam a coagulação do sangue incluem aspirina, clopidogrel (Plavix), diclofenaco (Voltaren, Cataflam, outros), ibuprofeno (Advil, Motrin, outros), naproxeno (Anaprox, Naprosina, outros), dalteparina (Fragmin), enoxaparina (Lovenox) , heparina, varfarina (Coumadin) e outros.
Ervas e suplementos que podem reduzir a pressão arterial
O cogumelo Reishi pode reduzir a pressão arterial. Tomá-lo junto com outras ervas e suplementos que tenham o mesmo efeito pode fazer a pressão arterial cair muito. Algumas dessas ervas e suplementos incluem andrographis, peptídeos de caseína, unha de gato, coenzima Q-10, óleo de peixe, L-arginina, lycium, urtiga, teanina e outros.
Ervas e suplementos que podem reduzir o açúcar no sangue
O cogumelo Reishi pode reduzir o açúcar no sangue. Usá-lo junto com outras ervas e suplementos que têm o mesmo efeito pode fazer com que o açúcar no sangue caia muito em algumas pessoas.Alguns desses produtos incluem ácido alfalipóico, melão amargo, cromo, garra do diabo, feno-grego, alho, goma guar, semente de castanha da Índia, Panax ginseng, psyllium, ginseng siberiano e outros.
Ervas e suplementos que podem retardar a coagulação do sangue
O efeito do cogumelo reishi na coagulação do sangue não é claro. Quantidades maiores (cerca de 3 gramas por dia), mas não doses menores (1,5 gramas por dia), podem retardar a coagulação do sangue. Há uma preocupação de que tomar o cogumelo reishi junto com outras ervas que reduzem a coagulação do sangue pode aumentar o risco de hematomas e sangramento. Algumas dessas ervas incluem angélica, anis, arnica, cravo, danshen, alho, gengibre, ginkgo, Panax ginseng, castanha da Índia, trevo vermelho, açafrão e outros.
Não há interações conhecidas com alimentos.
A dose apropriada de cogumelo reishi depende de vários fatores, como idade do usuário, saúde e várias outras condições. No momento, não há informações científicas suficientes para determinar uma faixa apropriada de doses para o cogumelo reishi. Lembre-se de que os produtos naturais nem sempre são necessariamente seguros e as dosagens podem ser importantes. Certifique-se de seguir as instruções relevantes nos rótulos dos produtos e consulte o seu farmacêutico ou médico ou outro profissional de saúde antes de usar.

Basidiomycetes Mushroom, Champignon Basidiomycète, Champignon d'Immortalité, Champignon Reishi, Champignons Reishi, Ganoderma, Ganoderma lucidum, Hongo Reishi, Ling Chih, Ling Zhi, Mannentake, Cogumelo, Cogumelo da Imortalidade, Cogumelo da Potência Espiritual, Reishi Vermelho, Reishi, Cogumelo Antler, Reishi Rouge, Rei-Shi, Planta Spirit.

Para saber mais sobre como este artigo foi escrito, consulte o Banco de dados abrangente de medicamentos naturais metodologia.


  1. Zhong L., Yan P, Lam WC, et al. Produtos naturais relacionados a Coriolus versicolor e Ganoderma lucidum como terapia adjuvante para câncer: uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos randomizados. Front Pharmacol 2019; 10: 703. Veja o resumo.
  2. Wang GH, Wang LH, Wang C, Qin LH. Pó de esporo de Ganoderma lucidum para o tratamento da doença de Alzheimer: Um estudo piloto. Medicina (Baltimore). Maio de 2018; 97: e0636. doi: 10.1097 / MD.0000000000010636. Veja o resumo.
  3. Wu DT, Deng Y, Chen LX. Avaliação da consistência da qualidade de suplementos dietéticos de Ganoderma lucidum coletados nos Estados Unidos. Sci Rep. 10 de agosto de 2017; 7: 7792. doi: 10.1038 / s41598-017-06336-3. Veja o resumo.
  4. Ríos JL, Andújar I, Recio MC, Giner RM. Lanostanóides de fungos: um grupo de compostos anticâncer em potencial. J Nat Prod. 26 de novembro de 2012; 75: 2016-44. Veja o resumo.
  5. Hennicke F, Cheikh-Ali Z, Liebisch T, Maciá-Vicente JG, Bode HB, Piepenbring M. Distinguishing Ganoderma lucidum cultivado comercialmente de Ganoderma lingzhi da Europa e Ásia Oriental com base na morfologia, filogenia molecular e perfis de ácido triterpênico. Fitoquímica. Julho de 2016; 127: 29-37. Veja o resumo.
  6. Zhao H, Zhang Q, Zhao L, Huang X, Wang J, Kang X. Esporo em pó de Ganoderma lucidum melhora a fadiga relacionada ao câncer em pacientes com câncer de mama submetidos à terapia endócrina: um ensaio clínico piloto. Evid Based Complement Alternat Med. 2012; 2012: 809614. Veja o resumo.
  7. Noguchi M, Kakuma T, Tomiyasu K, Yamada A, Itoh K, Konishi F, Kumamoto S, Shimizu K, Kondo R, Matsuoka K. Ensaio clínico randomizado de um extrato etanólico de Ganoderma lucidum em homens com sintomas do trato urinário inferior. Asian J Androl. Setembro de 2008; 10: 777-85. Veja o resumo.
  8. Noguchi M, Kakuma T, Tomiyasu K, Kurita Y, Kukihara H, Konishi F, Kumamoto S, Shimizu K, Kondo R, Matsuoka K. Efeito de um extrato de Ganoderma lucidum em homens com sintomas do trato urinário inferior: duplo-cego, estudo randomizado controlado com placebo e de variação da dose. Asian J Androl. Julho de 2008; 10: 651-8. Veja o resumo.
  9. Klupp NL, Chang D, Hawke F, Kiat H, Cao H, Grant SJ, cogumelo Bensoussan A. Ganoderma lucidum para o tratamento de fatores de risco cardiovascular. Cochrane Database Syst Rev. 17 de fevereiro de 2015; 2: CD007259. Veja o resumo.
  10. Hijikata Y, Yamada S, Yasuhara A. Misturas de ervas contendo o cogumelo Ganoderma lucidum melhoram o tempo de recuperação em pacientes com herpes genital e labial. J Altern Complement Med. Novembro de 2007; 13: 985-7. Veja o resumo.
  11. Donatini B. Controle do papilomavírus humano oral (HPV) por cogumelos medicinais, Trametes versicolor e Ganoderma lucidum: um ensaio clínico preliminar. Int J Med Mushrooms. 2014; 16: 497-8. Veja o resumo.
  12. Mizuno, T. Biomoléculas bioativas de cogumelos: função alimentar e efeito medicinal de fungos de cogumelo. Fd Rev Internat 1995; 11: 7-21.
  13. Jin H, Zhang G, Cao X e et al. Tratamento da hipertensão por linzhi combinado com hipotensor e seus efeitos na pressão arterial, arteriolar e capilar e microcirculação. Em: Niimi H, Xiu RJ, Sawada T e et al. Microcirculatory Approach to Asian Traditional Medicine. Nova York: Elsevier Science; 1996.
  14. Gao, Y., Lan, J., Dai, X., Ye, J., e Zhou, S. A Phase I / II Study of Ling Zhi Mushroom Ganoderma lucidum (W.Curt: Fr.) Lloyd (Aphyllophoromycetideae) Extrato em Pacientes com Diabetes Mellitus Tipo II. International Journal of Medicinal Mushrooms 2004; 6.
  15. Gao, Y., Chen, G., Dai, X., Ye, J., e Zhou, S. A Phase I / II Study of Ling Zhi Mushroom Ganoderma lucidum (W.Curt: Fr.) Extrato de Lloyd (Aphyllophoromycetideae) em pacientes com doença coronariana. International Journal of Medicinal Mushrooms 2004.
  16. Gao, Y., Zhou, S., Chen, G., Dai, X., Ye, J., e Gao, H. A Phase I / II Study of a Ganoderma lucidum (Curt.:Fr.) P. Karst . (Ling Zhi, Reishi Mushroom) Extrato em Pacientes com Hepatite Crônica BÂ. InternationalJournal ofMedicinalMushrooms 2002; 4: 2321-7.
  17. Gao, Y., Zhou, S., Chen, G., Dai, X., e Ye, J. A Fase I / II Study of a
  18. Gao, Y., Dai, X., Chen, G., Ye, J., e Zhou, S. A Randomized, Placebo-Controlled, Multicenter Study of Ganoderma lucidum (W.Curt: Fr.) Lloyd (Aphyllophoromycetideae) Polissacarídeos (Ganopoly®) em pacientes com câncer de pulmão avançado. International Journal of Medicinal Mushrooms 2003; 5.
  19. Zhang X, Jia Y Li Q Niu S Zhu S Shen C. Investigação clínica do efeito curativo do comprimido de Lingzhi no câncer de pulmão. Chinese Traditional Patent Medicine 2000; 22: 486-488.
  20. Yan B, Wei Y Li Y. Efeito do líquido oral Laojunxian Lingzhi combinado com quimioterapia no câncer de pulmão não parvicelular nos estágios II e III. Traditional Chinese Drug Research & Clinical Pharmacology 1998; 9: 78-80.
  21. Leng K, LuM. Investigação do líquido ZhengQing Lingzhi como tratamento adjuvante em pacientes com câncer de cólon. Journal of Guiyang Medical College 2003; 28: 1.
  22. He W, Yi J. Estudo de eficácia clínica da cápsula de esporos de Lingzhi em pacientes com tumor com quimioterapia / radioterapia. Clinical Journal of Traditional Chinese Medicine 1997; 9: 292-293.
  23. Park, E. J., Ko, G., Kim, J. e Sohn, D. H. Antifibrotic effects of a polissacarídeo extraído de Ganoderma lucidum, glicirrizina e pentoxifilina em ratos com cirrose induzida por obstrução biliar. Biol Pharm Bull. 1997; 20: 417-420. Veja o resumo.
  24. Kawagishi, H., Mitsunaga, S., Yamawaki, M., Ido, M., Shimada, A., Kinoshita, T., Murata, T., Usui, T., Kimura, A., e Chiba, S. Lectina do micélio do fungo Ganoderma lucidum. Phytochemistry 1997; 44: 7-10. Veja o resumo.
  25. van der Hem, L.G., van der Vliet, J.A., Bocken, C.F., Kino, K., Hoitsma, A.J., e Tax, W.J. Prolongation of allograft survival with Ling Zhi-8, um novo medicamento imunossupressor. Transplant.Proc. 1994; 26: 746. Veja o resumo.
  26. Kanmatsuse, K., Kajiwara, N., Hayashi, K., Shimogaichi, S., Fukinbara, I., Ishikawa, H., e Tamura, T. [Studies on Ganoderma lucidum. I. Eficácia contra hipertensão e efeitos colaterais]. Yakugaku Zasshi 1985; 105: 942-947. Veja o resumo.
  27. Shimizu, A., Yano, T., Saito, Y., e Inada, Y. Isolation of an inibidor of plaquetation aggregation from a fungus, Ganoderma lucidum. Chem Pharm Bull. (Tóquio) 1985; 33: 3012-3015. Veja o resumo.
  28. Kabir, Y., Kimura, S., e Tamura, T. Dietary effect of Ganoderma lucidum cogumelo na pressão sanguínea e nos níveis de lipídios em ratos espontaneamente hipertensos (SHR). J Nutr Sei Vitaminol. (Tóquio) 1988; 34: 433-438. Veja o resumo.
  29. Morigiwa, A., Kitabatake, K., Fujimoto, Y., e Ikekawa, N. Angiotensin converter enzima-inibitory triterpenes from Ganoderma lucidum. Chem Pharm Bull. (Tóquio) 1986; 34: 3025-3028. Veja o resumo.
  30. Hikino, H. e Mizuno, T. Ações hipoglicêmicas de alguns heteroglicanos de corpos de fruto de Ganoderma lucidum. Planta Med 1989; 55: 385. Veja o resumo.
  31. Jin, X., Ruiz, Beguerie J., Sze, D. M. e Chan, G. C. Ganoderma lucidum (cogumelo Reishi) para o tratamento do câncer. Cochrane.Database.Syst.Rev. 2012; 6: CD007731. Veja o resumo.
  32. Chu, T. T., Benzie, I. F., Lam, C. W., Fok, B. S., Lee, K. K., e Tomlinson, B. Study of potencial cardioprotective effects of Ganoderma lucidum (Lingzhi): resultados de um ensaio de intervenção humana controlada. Br.J.Nutr. 2012; 107: 1017-1027. Veja o resumo.
  33. Oka, S., Tanaka, S., Yoshida, S., Hiyama, T., Ueno, Y., Ito, M., Kitadai, Y., Yoshihara, M., e Chayama, K. Um extrato solúvel em água do meio de cultura de Ganoderma lucidum, o micélio suprime o desenvolvimento de adenomas colorretais. Hiroshima J.Med.Sci. 2010; 59: 1-6. Veja o resumo.
  34. Liu, J., Shiono, J., Shimizu, K., Kukita, A., Kukita, T., e Kondo, R. Ganoderic acid DM: anti-androgenic osteoclastogenesis inhibitor. Bioorg.Med.Chem.Lett. 4-15-2009; 19: 2154-2157. Veja o resumo.
  35. Zhuang, SR, Chen, SL, Tsai, JH, Huang, CC, Wu, TC, Liu, WS, Tseng, HC, Lee, HS, Huang, MC, Shane, GT, Yang, CH, Shen, YC, Yan, YY, e Wang, CK Efeito do citronelol e do complexo de ervas medicinais chinesas na imunidade celular de pacientes com câncer recebendo quimioterapia / radioterapia. Phytother.Res. 2009; 23: 785-790. Veja o resumo.
  36. Seto, SW, Lam, TY, Tam, HL, Au, AL, Chan, SW, Wu, JH, Yu, PH, Leung, GP, Ngai, SM, Yeung, JH, Leung, PS, Lee, SM e Kwan , YW Novos efeitos hipoglicêmicos do extrato aquoso de Ganoderma lucidum em camundongos obesos / diabéticos (+ db / + db). Fitomedicina. 2009; 16: 426-436. Veja o resumo.
  37. Lin, C. N., Tome, W. P., e Won, S. J. Novel cytotoxic sources of Formosan Ganoderma lucidum. J Nat Prod 1991; 54: 998-1002. Veja o resumo.
  38. Li, EK, Tam, LS, Wong, CK, Li, WC, Lam, CW, Wachtel-Galor, S., Benzie, IF, Bao, YX, Leung, PC e Tomlinson, B. Segurança e eficácia de Ganoderma lucidum (lingzhi) e suplementação de San Miao San em pacientes com artrite reumatóide: um estudo piloto duplo-cego, randomizado e controlado por placebo. Arthritis Rheum 10-15-2007; 57: 1143-1150. Veja o resumo.
  39. Wanmuang, H., Leopairut, J., Kositchaiwat, C., Wananukul, W., e Bunyaratvej, S. Fatal fulminant hepatitis associated with Ganoderma lucidum (Lingzhi) mushroom powder. J Med Assoc Thai. 2007; 90: 179-181. Veja o resumo.
  40. Ni, T., Hu, Y., Sun, L., Chen, X., Zhong, J., Ma, H., e Lin, Z. A via oral de Ganoderma lucidum que expressa a mini-pró-insulina diminui o nível de glicose no sangue em ratos diabéticos induzidos por estreptozocina. Int.J.Mol.Med. 2007; 20: 45-51. Veja o resumo.
  41. Cheuk, W., Chan, JK, Nuovo, G., Chan, MK, e Fok, M. Regression of gástrico grande linfoma de células B acompanhado por uma reação de células T semelhante a um linfoma florido: efeito imunomodulador de Ganoderma lucidum (Lingzhi )? Int J Surg Pathol 2007; 15: 180-186. Veja o resumo.
  42. Chen, T. W., Wong, Y. K., e Lee, S. S. [In vitro cytotoxicity of Ganoderma lucidum on oral cancer cells]. Chung Hua I.Hsueh Tsa Chih (Taipei) 1991; 48: 54-58. Veja o resumo.
  43. Hsu, H. Y., Hua, K. F., Lin, C. C., Lin, C. H., Hsu, J., e Wong, C. H. Extract of Reishi polissacarídeos induz a expressão de citocinas através de vias de sinalização de proteína quinase modulada por TLR4. J.Immunol. 11-15-2004; 173: 5989-5999. Veja o resumo.
  44. Lu, QY, Jin, YS, Zhang, Q., Zhang, Z., Heber, D., Go, VL, Li, FP e Rao, JY Os extratos de Ganoderma lucidum inibem o crescimento e induzem a polimerização de actina em células de câncer de bexiga in vitro . Cancer Lett. 12-8-2004; 216: 9-20. Veja o resumo.
  45. Hong, K. J., Dunn, D. M., Shen, C. L. e Pence, B. C. Effects of Ganoderma lucidum na função apoptótica e anti-inflamatória em células HT-29 de carcinoma do cólon humano. Phytother.Res. 2004; 18: 768-770. Veja o resumo.
  46. Lu, Q. Y., Sartippour, M. R., Brooks, M. N., Zhang, Q., Hardy, M., Go, V. L., Li, F. P., e Heber, D. Ganoderma lucidum esporo extrato inibe células endoteliais e de câncer de mama in vitro. Oncol.Rep. 2004; 12: 659-662. Veja o resumo.
  47. Cao, Q. Z. e Lin, Z. B. Antitumor and anti-angiogenic activity of Ganoderma lucidum polissacarídeos peptídeo. Acta Pharmacol.Sin. 2004; 25: 833-838. Veja o resumo.
  48. Jiang, J., Slivova, V., Valachovicova, T., Harvey, K., e Sliva, D. Ganoderma lucidum inibe a proliferação e induz a apoptose em células de câncer de próstata humano PC-3. Int.J.Oncol. 2004; 24: 1093-1099. Veja o resumo.
  49. Lieu, C. W., Lee, S. S., e Wang, S. Y. The effect of Ganoderma lucidum na indução de diferenciação em células leucêmicas U937. Anticancer Res. 1992; 12: 1211-1215. Veja o resumo.
  50. Berger, A., Rein, D., Kratky, E., Monnard, I., Hajjaj, H., Meirim, I., Piguet-Welsch, C., Hauser, J., Mace, K., and Niederberger, P. Propriedades de redução do colesterol de Ganoderma lucidum in vitro, ex vivo e em hamsters e minipigs. Lipids Health Dis. 2-18-2004; 3: 2. Veja o resumo.
  51. Wachtel-Galor, S., Tomlinson, B. e Benzie, I. F. Ganoderma lucidum ("Lingzhi"), um cogumelo medicinal chinês: respostas de biomarcadores em um estudo controlado de suplementação humana. Br.J.Nutr. 2004; 91: 263-269. Veja o resumo.
  52. Iwatsuki, K., Akihisa, T., Tokuda, H., Ukiya, M., Oshikubo, M., Kimura, Y., Asano, T., Nomura, A. e Nishino, H. Ácidos lucidênicos P e Q , metil lucidenato P e outros triterpenóides do fungo Ganoderma lucidum e seus efeitos inibitórios na ativação do vírus Epstein-Barr. J.Nat.Prod. 2003; 66: 1582-1585. Veja o resumo.
  53. Wachtel-Galor, S., Szeto, Y. T., Tomlinson, B., e Benzie, I. F. Ganoderma lucidum (‘Lingzhi’); resposta aguda e de curto prazo do biomarcador à suplementação. Int.J.Food Sci.Nutr. 2004; 55: 75-83. Veja o resumo.
  54. Sliva, D., Sedlak, M., Slivova, V., Valachovicova, T., Lloyd, FP, Jr., e Ho, NW Atividade biológica de esporos e pó seco de Ganoderma lucidum para a inibição de mama humana altamente invasiva e células cancerosas da próstata. J.Altern.Complement Med. 2003; 9: 491-497. Veja o resumo.
  55. Hsu, M.J., Lee, S.S., Lee, S.T. e Lin, W.W. Signaling engines of Enhanced neutrophil fhagocytosis and chemotaxis by the polissacarídeo purificado de Ganoderma lucidum. Br.J.Pharmacol. 2003; 139: 289-298. Veja o resumo.
  56. Xiao, G. L., Liu, F. Y., e Chen, Z. H. [Observação clínica no tratamento de pacientes com envenenamento por Russula subnigricans por decocção de Ganoderma lucidum]. Zhongguo Zhong.Xi.Yi.Jie.He.Za Zhi. 2003; 23: 278-280. Veja o resumo.
  57. Sliva, D., Labarrere, C., Slivova, V., Sedlak, M., Lloyd, F. P., Jr. e Ho, N. W. Ganoderma lucidum suprime a motilidade de células de câncer de mama e próstata altamente invasivas. Biochem.Biophys.Res.Commun. 11-8-2002; 298: 603-612. Veja o resumo.
  58. O extrato de Hu, H., Ahn, N. S., Yang, X., Lee, Y. S. e Kang, K. S. Ganoderma lucidum induz a parada do ciclo celular e apoptose em células de câncer de mama humano MCF-7. Int.J.Cancer 11-20-2002; 102: 250-253. Veja o resumo.
  59. Futrakul, N., Boongen, M., Tosukhowong, P., Patumraj, S., e Futrakul, P. O tratamento com vasodilatadores e extrato bruto de Ganoderma lucidum suprime a proteinúria em nefrose com glomeruloesclerose segmentar focal. Nephron 2002; 92: 719-720. Veja o resumo.
  60. Zhong, L., Jiang, D. e Wang, Q. [Effects of Ganoderma lucidum (Leyss ex Fr) composto Karst na proliferação e diferenciação de células leucêmicas K562]. Hunan.Yi.Ke.Da.Xue.Xue.Bao. 1999; 24: 521-524. Veja o resumo.
  61. Gao, J. J., Min, B. S., Ahn, E. M., Nakamura, N., Lee, H. K., e Hattori, M. New triterpene aldehydes, lucialdehydes A-C, de Ganoderma lucidum e sua citotoxicidade contra células tumorais murinas e humanas. Chem.Pharm.Bull. (Tokyo) 2002; 50: 837-840. Veja o resumo.
  62. Ma, J., Ye, Q., Hua, Y., Zhang, D., Cooper, R., Chang, M. N., Chang, J. Y., e Sun, H. H. New lanostanoids from the mushroom Ganoderma lucidum. J.Nat.Prod. 2002; 65: 72-75. Veja o resumo.
  63. Min, B. S., Gao, J. J., Hattori, M., Lee, H. K. e Kim, Y. H. Anticomplement activity of terpenoids from the spores of Ganoderma lucidum. Planta Med. 2001; 67: 811-814. Veja o resumo.
  64. Lee, J. M., Kwon, H., Jeong, H., Lee, J. W., Lee, S. Y., Baek, S. J., e Surh, Y. J. Inhibition of lipid peroxidation and oxidative DNA damage by Ganoderma lucidum. Phytother Res 2001; 15: 245-249. Veja o resumo.
  65. Zhu, H. S., Yang, X. L., Wang, L. B., Zhao, D. X., e Chen, L. Effects of extract from sporoderm-broken spores of Ganoderma lucidum on HeLa cells. Cell Biol.Toxicol. 2000; 16: 201-206. Veja o resumo.
  66. Eo, S. K., Kim, Y. S., Lee, C. K., e Han, S. S. Possível modo de atividade antiviral de polissacarídeo ligado a proteína ácida isolado de Ganoderma lucidum em vírus herpes simplex. J Ethnopharmacol. 2000; 72: 475-481. Veja o resumo.
  67. Su, C., Shiao, M. e Wang, C. Potentiation of ganodermic acid S on prostaglandin E-induzida por aumento de AMP cíclico em plaquetas humanas. Thromb.Res 7-15-2000; 99: 135-145. Veja o resumo.
  68. Yun, T. K. Atualização da Ásia. Estudos asiáticos sobre quimioprevenção do câncer. Ann.N.Y Acad.Sci. 1999; 889: 157-192. Veja o resumo.
  69. Mizushina, Y., Takahashi, N., Hanashima, L., Koshino, H., Esumi, Y., Uzawa, J., Sugawara, F., e Sakaguchi, K. Ácido lucidênico O e lactona, novos inibidores de terpeno de DNA polimerases eucarióticas de um basidiomiceto, Ganoderma lucidum. Bioorg.Med.Chem. 1999; 7: 2047-2052. Veja o resumo.
  70. Kim, K. C. e Kim, I. G. Ganoderma lucidum extrato protege o DNA da quebra da fita causada pelo radical hidroxila e irradiação UV. Int J Mol.Med 1999; 4: 273-277. Veja o resumo.
  71. Olaku, O. and White, J. D. Herbal Therapy use by cancer patients: a Literature review on case reports. Eur.J.Cancer 2011; 47: 508-514. Veja o resumo.
  72. Haniadka, R., Popouri, S., Palatty, P. L., Arora, R., e Baliga, M. S. Medicinal plants as antiemetics in the treatment of cancer: a review. Integr.Cancer Ther. 2012; 11: 18-28. Veja o resumo.
  73. Gao Y, Zhou S, Jiang W, et al. Efeitos do ganopólio (um extrato polissacarídeo de Ganoderma lucidum) nas funções imunológicas em pacientes com câncer em estágio avançado. Immunol Invest 2003; 32: 201-15. Veja o resumo.
  74. Yuen JW, Gohel MD. Efeitos anticâncer do Ganoderma lucidum: uma revisão das evidências científicas. Nutr Cancer 2005; 53: 11-7. Veja o resumo.
  75. Sun J, He H, Xie BJ. Novos peptídeos antioxidantes do cogumelo fermentado Ganoderma lucidum. J Agric Food Chem 2004; 52: 6646-52. Veja o resumo.
  76. Kwok Y, Ng KFJ, Li, CCF, et al.Um estudo prospectivo, randomizado, duplo-cego e controlado por placebo das plaquetas e dos efeitos hemostáticos globais do Ganoderma lucidum (Ling-Zhi) em voluntários saudáveis. Anesth Analg 2005; 101: 423-6. Veja o resumo.
  77. van der Hem LG, van der Vliet JA, Bocken CF, et al. Ling Zhi-8: estudos de um novo agente imunomodulador. Transplantation 1995; 60: 438-43. Veja o resumo.
  78. Yoon SY, Eo SK, Kim YS, et al. Atividade antimicrobiana do extrato de Ganoderma lucidum sozinho e em combinação com alguns antibióticos. Arch Pharm Res 1994; 17: 438-42. Veja o resumo.
  79. Kim DH, Shim SB, Kim NJ, et al. Atividade inibitória da beta-glucuronidase e efeito hepatoprotetor de Ganoderma lucidum. Biol Pharm Bull 1999; 22: 162-4. Veja o resumo.
  80. Lee SY, Rhee HM. Efeitos cardiovasculares do extrato de micélio de Ganoderma lucidum: inibição do fluxo simpático como mecanismo de sua ação hipotensora. Chem Pharm Bull (Tóquio) 1990; 38: 1359-64. Veja o resumo.
  81. Hikino H, Ishiyama M, Suzuki Y, et al. Mecanismos de atividade hipoglicêmica de ganoderan B: um glicano de corpos de fruto de Ganoderma lucidum. Planta Med 1989; 55: 423-8. Veja o resumo.
  82. Komoda Y, Shimizu M., Sonoda Y, et al. Ácido ganodérico e seus derivados como inibidores da síntese do colesterol. Chem Pharm Bull (Tóquio) 1989; 37: 531-3. Veja o resumo.
  83. Hijikata Y, Yamada S. Effect of Ganoderma lucidum on postherpetic neuralgia. Am J Chin Med 1998; 26: 375-81. Veja o resumo.
  84. Kim HS, Kacew S, Lee BM. Efeitos quimiopreventivos in vitro de polissacarídeos vegetais (Aloe barbadensis miller, Lentinus edodes, Ganoderma lucidum e Coriolus versicolor). Carcinogenesis 1999; 20: 1637-40. Veja o resumo.
  85. Wang SY, Hsu ML, Hsu HC, et al. O efeito antitumoral de Ganoderma lucidum é mediado por citocinas liberadas de macrófagos ativados e linfócitos T. Int J Cancer 1997; 70: 699-705. Veja o resumo.
  86. Kim RS, Kim HW, Kim BK. Efeitos supressores de Ganoderma lucidum na proliferação de células mononucleares do sangue periférico. Mol Cells 1997; 7: 52-7. Veja o resumo.
  87. el-Mekkawy S, Meselhy MR, Nakamura N., et al. Substâncias anti-HIV-1 e anti-HIV-1-protease de Ganoderma lucidum. Phytochem 1998; 49: 1651-7. Veja o resumo.
  88. Min BS, Nakamura N., Miyashiro H, et al. Triterpenos dos esporos de Ganoderma lucidum e sua atividade inibitória contra a protease do HIV-1. Chem Pharm Bull (Tokyo) 1998; 46: 1607-12. Veja o resumo.
  89. Singh AB, Gupta SK, Pereira BM, Prakash D. Sensibilização a Ganoderma lucidum em pacientes com alergia respiratória na Índia. Clin Exp Allergy 1995; 25: 440-7. Veja o resumo.
  90. Gau JP, Lin CK, Lee SS, et al. A falta de efeito antiplaquetário de extratos brutos de ganoderma lucidum em hemofílicos HIV-positivos. Am J Chin Med 1990; 18: 175-9. Veja o resumo.
  91. Wasser SP, Weis AL. Efeitos terapêuticos de substâncias que ocorrem em cogumelos Basidiomycetes superiores: uma perspectiva moderna. Crit Rev Immunol 1999; 19: 65-96. Veja o resumo.
  92. Tao J, Feng KY. Estudos experimentais e clínicos sobre o efeito inibitório do ganoderma lucidum na agregação plaquetária. J Tongji Med Univ 1990; 10: 240-3. Veja o resumo.
  93. McGuffin M, Hobbs C, Upton R, Goldberg A, eds. Manual de segurança botânica da American Herbal Products Association. Boca Raton, FL: CRC Press, LLC 1997.
Última revisão - 02/02/2021

Publicações.

Transtorno de personalidade esquizóide

Transtorno de personalidade esquizóide

O tran torno da per onalidade e quizóide é uma condição mental em que uma pe oa apre enta um padrão vitalício de indiferença pelo outro e i olamento ocial.A cau a de...
Heterocromia

Heterocromia

Heterocromia ão olho de core diferente na me ma pe oa.A heterocromia é incomum em humano . No entanto, é ba tante comum em cãe (como cãe pa tore au traliano e dálmata ), ...