Uma máscara N95 pode realmente proteger você do Coronavirus?
Contente
Quando Busy Philipps perdeu a máscara que usa nos aviões para evitar ficar doente, ela foi criativa.
Como todas as farmácias que frequentava estavam "esgotadas" em máscaras de proteção, a atriz optou por uma bandana azul amarrada em volta do rosto para cobrir a boca e o nariz, que ela compartilhou recentemente no Instagram.
Não é uma má aparência, TBH.
Ela está longe de ser a única celebridade que postou uma foto mostrando uma variação da máscara médica recentemente. Bella Hadid, Gwyneth Paltrow e Kate Hudson postaram suas próprias selfies com máscara facial nas redes sociais. Até Selena Gomez compartilhou uma foto sua usando uma máscara facial durante uma recente viagem de mãe e filha a Chicago. (Observação: Gomez tem lúpus, o que a coloca em maior risco de infecção. Embora Gomez não tenha especificado o motivo de usar a máscara durante a viagem, isso pode ter influenciado sua decisão.)
Mas as celebridades não são as únicas pessoas que usam de tudo, desde lenços a máscaras cirúrgicas para evitar adoecer. Máscaras faciais estão sendo vendidas em farmácias nos Estados Unidos, o que provavelmente tem a ver com notícias sobre COVID-19, a cepa de coronavírus que chegou oficialmente aos estados. As farmácias em Seattle começaram a vender máscaras cirúrgicas poucas horas após o primeiro caso confirmado de coronavírus nos EUA, e as pessoas estão comprando grandes quantidades das máscaras em Nova York e Los Angeles, BBC relatado. Vários tipos de máscaras cirúrgicas garantiram lugares na lista de best-sellers de beleza da Amazon, e as máscaras respiratórias N95 (mais sobre o que são daqui a pouco) tiveram uma explosão rápida semelhante nas classificações de vendas do site. A Amazon até começou a alertar os vendedores contra o aumento dos preços das máscaras faciais, já que algumas marcas podem estar tentando tirar proveito da demanda crescente, de acordo com Com fio. (Relacionado: Os melhores medicamentos para resfriado para cada sintoma)
É evidente que muitas pessoas estão convencidas de que as máscaras são uma compra que vale a pena. E como não há atualmente nenhum tratamento ou vacina conhecida para essa cepa de coronavírus, não é de se admirar que as pessoas queiram confiar nessas máscaras para evitar adoecer. Mas eles realmente fazem diferença?
Eles definitivamente não são à prova de falhas. Ao usar uma máscara cirúrgica de papel, você estará basicamente fazendo um sólido para todos ao seu redor, em vez de se proteger, diz Robert Amler, MD, Reitor da Escola de Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina de Nova York e ex-diretor médico dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC). “As máscaras faciais, como as usadas em cirurgias, não são projetadas para proteger as pessoas que as usam, mas evitam que suas próprias gotas, quando tossem ou [cuspam], caiam sobre os outros”, explica.
O problema é que as máscaras cirúrgicas de papel são um tanto porosas e podem permitir o vazamento de ar pelas bordas, acrescenta o Dr. Amler. Dito isso, essas máscaras cirúrgicas básicas podem bloquear algum partículas maiores de alcançar sua boca e nariz, e podem servir como um lembrete para não tocar em seu rosto. (Relacionado: 9 maneiras de evitar ficar doente durante a viagem, de acordo com os médicos)
Se você está decidido a usar uma máscara para proteção, é melhor usar um respirador de máscara facial com filtro N95 (máscara Ffr N95), que se ajusta melhor ao rosto e é mais rígido. As máscaras respiratórias N95 são projetadas para filtrar vapores de metal, partículas minerais e de poeira e vírus, de acordo com o CDC. O aumento da proteção tem um custo, porém - eles são mais desconfortáveis e podem tornar a respiração mais difícil, diz o Dr. Amler.
Assim como as máscaras cirúrgicas, as máscaras respiratórias N95 estão disponíveis online, desde que não estejam esgotadas. As máscaras N95 aprovadas pelo FDA para o uso do público em geral (em vez de uso industrial) incluem os respiradores de partículas 3M 8670F e 8612F e os respiradores Pasture F550G e A520G.
Para ser claro, nem as máscaras respiratórias N95 nem as máscaras faciais cirúrgicas de papel são oficialmente recomendadas pelo CDC para uso regular, com a ressalva de que as máscaras N95 poderia valerá a pena para pessoas com alto risco de contrair uma doença grave com a nova cepa de coronavírus, a gripe ou outra doença respiratória. Uma declaração sobre as máscaras com referência a: COVID-19 no site do CDC é direta: "O CDC não recomenda que as pessoas que estão bem usem uma máscara para se proteger de doenças respiratórias, incluindo COVID-19", diz a declaração. "Você só deve usar uma máscara se um profissional de saúde a recomendar. Uma máscara facial deve ser usada por pessoas que têm COVID-19 e estão apresentando sintomas. Isso é para proteger outras pessoas do risco de infecção." (Relacionado: Com que rapidez você pode realmente pegar uma doença em um avião - e com quanto você deve se preocupar?)
No final do dia, existem várias maneiras de diminuir o risco de contrair vírus, incluindo o COVID-19, sem ter que procurar uma farmácia que ainda tenha máscaras em estoque. Diz o Dr. Amler: "As recomendações são lavar as mãos com frequência e evitar o contato próximo com pessoas que estão tossindo."
As informações nesta história são precisas no momento da publicação. À medida que as atualizações sobre o coronavírus COVID-19 continuam a evoluir, é possível que algumas informações e recomendações nesta história tenham mudado desde a publicação inicial. Incentivamos você a verificar regularmente os recursos como o CDC, a OMS e o departamento de saúde pública local para obter os dados e recomendações mais atualizados.