Autor: William Ramirez
Data De Criação: 24 Setembro 2021
Data De Atualização: 14 Novembro 2024
Anonim
Toranja - Carta
Vídeo: Toranja - Carta

Contente

A toranja é uma fruta cítrica. As pessoas usam a fruta, o óleo da casca e os extratos da semente como remédio. O extrato de semente de toranja é processado a partir de sementes de toranja e da polpa obtida como subproduto da produção de suco de toranja. A glicerina vegetal é adicionada ao produto final para reduzir a acidez e o amargor.

A toranja é comumente ingerida por via oral para perda de peso. Ele também é usado para asma, colesterol alto, câncer e muitas outras condições, mas não há boas evidências científicas para apoiar esses outros usos.

Em alimentos e bebidas, a toranja é consumida como fruta, suco e é usada como componente aromatizante.

Na fabricação, o óleo de toranja e o extrato de semente são usados ​​como componentes de fragrâncias em sabonetes e cosméticos; e como limpador doméstico de frutas, vegetais, carnes, superfícies de cozinha, pratos e outros.

Na agricultura, o extrato de semente de toranja é usado para matar bactérias e fungos, combater o crescimento de fungos, matar parasitas em rações animais, preservar alimentos e desinfetar água.

É importante lembrar que as interações medicamentosas com o suco de toranja são bem documentadas. A química da toranja varia de acordo com a espécie, as condições de crescimento e o processo usado para extrair o suco. Antes de adicionar toranja à sua dieta ou lista de medicamentos naturais, verifique com seu médico se você toma medicamentos.

Banco de dados abrangente de medicamentos naturais avalia a eficácia com base em evidências científicas de acordo com a seguinte escala: Eficaz, Provavelmente eficaz, Possivelmente eficaz, Possivelmente ineficaz, Provavelmente ineficaz, Ineficaz e Evidência insuficiente para classificar.

As classificações de eficácia para TORANJA são como segue:


Possivelmente eficaz para ...

  • Obesidade. Tomar um produto específico contendo extratos de laranja doce, laranja sanguínea e toranja parece diminuir o peso corporal e a gordura corporal em pessoas com sobrepeso. Algumas pesquisas também mostram que comer toranja fresca diariamente aumenta a perda de peso em pessoas com sobrepeso.

Evidência insuficiente para avaliar a eficácia de ...

  • Asma. Algumas pesquisas mostram que comer frutas cítricas ricas em vitamina C, incluindo toranja e outras, pode melhorar a função pulmonar em pessoas com asma. Mas outros estudos não mostraram esse benefício.
  • Eczema (dermatite atópica). As primeiras pesquisas mostram que o extrato de semente de toranja pode diminuir a constipação, os gases e o desconforto estomacal em pessoas com eczema. Este benefício pode ser devido ao efeito da toranja nas bactérias intestinais.
  • Colesterol alto. Pesquisas iniciais sugerem que tomar pectina de toranja diariamente por 16 semanas diminui o colesterol total e a proporção de colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL ou "ruim") para colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL ou "bom") em comparação com o colesterol basal.
  • Níveis elevados de gorduras chamadas triglicerídeos no sangue (hipertrigliceridemia). Comer uma toranja por dia parece reduzir o colesterol total, a lipoproteína de baixa densidade (LDL ou colesterol "ruim") e os níveis de triglicerídeos em pessoas com altos níveis de triglicerídeos.
  • Piolhos. As primeiras pesquisas mostram que a aplicação de um shampoo contendo extrato de toranja no cabelo de crianças por 10-20 minutos mata os piolhos. Aplicar o shampoo novamente 10 dias depois ajuda a remover quaisquer lêndeas restantes.
  • Acne.
  • Depressão.
  • Queixas digestivas em pessoas com eczema.
  • Endurecimento das artérias (aterosclerose).
  • Dor de cabeça.
  • Infecções.
  • Cansaço muscular.
  • Prevenindo o câncer.
  • Promovendo o crescimento do cabelo.
  • Psoríase.
  • Estresse.
  • Tonificando a pele.
  • Infecções vaginais por fungos.
  • Outras condições.
Mais evidências são necessárias para avaliar a eficácia da toranja para esses usos.

A toranja é uma fonte de vitamina C, fibra, potássio, pectina e outros nutrientes. Alguns componentes podem ter efeitos antioxidantes que podem ajudar a proteger as células de danos ou reduzir o colesterol.

Não está claro como o óleo pode funcionar para usos medicinais.

Quando tomado por via oral: Toranja é PROVÁVELMENTE SEGURO nas quantidades normalmente utilizadas como alimento e POSSIVELMENTE SEGURO quando tomado por via oral como medicamento. Mas toranja é POSSIVELMENTE INSEGURO quando tomado por via oral em grandes quantidades.

Se você toma algum medicamento, verifique com seu médico antes de adicionar toranja à sua dieta ou usá-la como medicamento. A toranja interage com uma longa lista de medicamentos (consulte "Há alguma interação com medicamentos?" Abaixo).

Precauções e avisos especiais:

Gravidez e amamentação: Não se sabe o suficiente sobre o uso de toranja durante a gravidez e a amamentação. Fique do lado seguro e evite o uso.

Câncer de mama: Existe uma preocupação com a segurança de beber quantidades excessivas de sumo de toranja. Algumas pesquisas sugerem que mulheres na pós-menopausa que consomem um litro ou mais de suco de toranja todos os dias têm uma chance 25% a 30% maior de desenvolver câncer de mama. O suco de toranja diminui a forma como o estrogênio é decomposto no corpo e pode aumentar os níveis de estrogênio no corpo. Mais pesquisas são necessárias para confirmar essas descobertas. Até que mais informações sejam conhecidas, evite beber quantidades excessivas de suco de toranja, especialmente se você tiver câncer de mama ou se estiver sob risco normal de desenvolver câncer de mama.

Doenças do músculo cardíaco: O consumo de suco de toranja pode aumentar o potencial de ritmo cardíaco anormal. Pessoas com essas doenças devem consumir suco de toranja com moderação.

Cânceres sensíveis a hormônios e condições: O consumo de grandes quantidades de toranja pode aumentar os níveis hormonais e, portanto, aumentar o risco de doenças sensíveis aos hormônios. Mulheres com condições sensíveis aos hormônios devem evitar toranja.

Arritmia cardíaca: Consumir grandes quantidades de toranja ou suco de toranja pode piorar o batimento cardíaco irregular. Não use toranja se você tiver essa condição.

Maior
Não tome esta combinação.
Amiodarona (Cordarone)
O sumo de toranja pode aumentar a quantidade de amiodarona (Cordarone) que o corpo absorve. Beber suco de toranja enquanto toma amiodarona (Cordarone) pode aumentar os efeitos e efeitos colaterais. Evite beber suco de toranja se estiver tomando amiodarona (Cordarone).
Artemether (Artenam, Paluther)
O corpo decompõe artemether (Artenam, Paluther) para se livrar dele. O suco de toranja pode diminuir a rapidez com que o corpo decompõe artemeter (Artenam, Paluther). Beber suco de toranja enquanto toma artemether (Artenam, Paluther) pode aumentar os efeitos e efeitos colaterais do artemether (Artenam, Paluther). Não beba sumo de toranja se estiver a tomar artemether (Artenam, Paluther).
Atorvastatina (Lipitor)
A atorvastatina (Lipitor) é um tipo de medicamento para baixar o colesterol conhecido como "estatina". O corpo decompõe a atorvastatina (Lipitor) para se livrar dela. O suco de toranja pode diminuir a rapidez com que o corpo decompõe a atorvastatina (Lipitor). Beber suco de toranja enquanto toma atorvastatina (Lipitor) pode aumentar os efeitos e efeitos colaterais deste medicamento.
Buspirona (BuSpar)
O suco de toranja pode aumentar a quantidade de buspirona (BuSpar) que o corpo absorve. Beber suco de toranja enquanto toma buspirona (BuSpar) pode aumentar os efeitos e efeitos colaterais da buspirona (BuSpar).
Carbamazepina (Tegretol)
O sumo de toranja pode aumentar a quantidade de carbamazepina (Tegretol) que o corpo absorve. Beber suco de toranja enquanto toma carbamazepina (Tegretol) pode aumentar os efeitos e efeitos colaterais da carbamazepina (Tegretol).
Carvedilol (Coreg)
O corpo decompõe o carvedilol (Coreg) para se livrar dele. O suco de toranja parece diminuir a rapidez com que o corpo decompõe o carvedilol (Coreg). Beber suco de toranja enquanto toma carvedilol (Coreg) pode aumentar os efeitos e efeitos colaterais do carvedilol (Coreg).
Celiprolol (Celicard)
A toranja parece diminuir a quantidade de celiprolol (Celicard) absorvido. Isso pode diminuir a eficácia do celiprolol (Celicard). Administração separada de celiprolol (Celicard) e consumo de toranja por pelo menos 4 horas.
Cisaprida (propulsido)
O suco de toranja pode diminuir a rapidez com que o corpo se livra da cisaprida (Propulsido). Beber sumo de toranja enquanto está a tomar cisaprida (Propulsido) pode aumentar os efeitos e efeitos secundários de cisaprida (Propulsido).
Clomipramina (Anafranil)
O corpo decompõe a clomipramina (Anafranil) para se livrar dela. O suco de toranja pode diminuir a rapidez com que o corpo se livra da clomipramina (Anafranil). Tomar suco de toranja junto com clomipramina (Anafranil) pode aumentar os efeitos e efeitos colaterais da clomipramina (Anafranil).
Clopidogrel (Plavix)
O clopidogrel (Plavix) é um pró-fármaco. Os pró-fármacos precisam ser ativados pelo corpo para funcionar. A toranja parece diminuir a quantidade de clopidogrel (Plavix) ativada pelo corpo. Isso pode levar a uma diminuição da eficácia do clopidogrel. Não tome toranja com clopidogrel.
Ciclosporina (Neoral, Sandimmune)
A toranja pode aumentar a quantidade de ciclosporina (Neoral, Sandimmune) que o corpo absorve. Beber suco de toranja enquanto toma ciclosporina (Neoral, Sandimmune) pode aumentar os efeitos colaterais da ciclosporina.
Dextrometorfano (Robitussin DM e outros)
O corpo decompõe dextrometorfano (Robitussin DM, outros) para se livrar dele. A toranja pode diminuir a rapidez com que o corpo decompõe o dextrometorfano (Robitussin DM, outros). Beber suco de toranja enquanto toma dextrometorfano (Robitussin DM, outros) pode aumentar os efeitos e efeitos colaterais do dextrometorfano (Robitussin DM, outros).
Estrogênios
O corpo decompõe os estrogênios para se livrar deles. O suco de toranja parece diminuir a rapidez com que o corpo decompõe os estrogênios e aumenta a quantidade de estrogênio que o corpo absorve. Beber suco de toranja enquanto toma estrogênios pode aumentar os níveis de estrogênio e os efeitos colaterais associados ao estrogênio, como câncer de mama.

Algumas pílulas de estrogênio incluem estrogênios equinos conjugados (Premarin), etinilestradiol, estradiol (Climara, Vivelle, Estring) e outros.
Etoposídeo (VePesid)
A toranja pode diminuir a quantidade de etoposídeo (VePesid) que o corpo absorve. Beber suco de toranja enquanto toma etoposídeo (VePesid) pode diminuir a eficácia do etoposídeo (VePesid). Para evitar essa interação, separe o uso deste medicamento do consumo de toranja por pelo menos 4 horas.
Halofantrina
O corpo decompõe a halofantrina para se livrar dela. O sumo de toranja parece diminuir a rapidez com que o corpo decompõe a halofantrina. Beber suco de toranja enquanto toma halofantrina pode aumentar os níveis de halofantrina e os efeitos colaterais associados à halofantrina, incluindo batimento cardíaco anormal.
Lovastatina (Mevacor)
Lovastatina (Mevacor) é um tipo de medicamento para baixar o colesterol conhecido como "estatina". O corpo decompõe a lovastatina (Mevacor) para se livrar dela. O sumo de toranja pode diminuir a rapidez com que o corpo decompõe a lovastatina (Mevacor). Beber suco de toranja enquanto toma lovastatina (Mevacor) pode aumentar os efeitos e efeitos colaterais deste medicamento.

Medicamentos alterados pelo fígado (substratos do citocromo P450 3A4 (CYP3A4))
Alguns medicamentos são trocados e decompostos pelo fígado. O suco de toranja pode diminuir a rapidez com que o fígado decompõe alguns medicamentos. Beber suco de toranja enquanto toma alguns medicamentos que são decompostos pelo fígado pode aumentar os efeitos e os efeitos colaterais de alguns medicamentos. Antes de tomar toranja, converse com seu médico se estiver tomando algum medicamento alterado pelo fígado.

Alguns medicamentos alterados pelo fígado incluem lovastatina (Mevacor), cetoconazol (Nizoral), itraconazol (Sporanox), fexofenadina (Allegra), triazolam (Halcion) e muitos outros.
Medicamentos para hipertensão (bloqueadores dos canais de cálcio)
O suco de toranja pode aumentar a quantidade de medicamentos para hipertensão que o corpo absorve. Beber suco de toranja enquanto toma alguns medicamentos para hipertensão pode fazer com que sua pressão arterial baixe muito.

Alguns medicamentos para hipertensão incluem nifedipina (Adalat, Procardia), verapamil (Calan, Isoptin, Verelan), diltiazem (Cardizem), isradipina (DynaCirc), felodipina (Plendil), amlodipina (Norvasc) e outros.
Medicamentos movidos por bombas nas células (substratos polipeptídicos de transporte de ânions orgânicos)
Alguns medicamentos são movidos por bombas nas células. A toranja pode mudar o funcionamento dessas bombas e diminuir a quantidade de alguns medicamentos que são absorvidos pelo corpo. Isso pode tornar esses medicamentos menos eficazes. Para evitar essa interação, separe o uso desses medicamentos do consumo de toranja por pelo menos 4 horas.

Alguns desses medicamentos movidos por bombas nas células incluem bosentana (Tracleer), celiprolol (Celicard, outros), etoposídeo (VePesid), fexofenadina (Allegra), antibióticos fluoroquinolona, ​​gliburida (Micronase, Diabeta), irinotecano (Camptosar), metotrexato , paclitaxel (Taxol), saquinavir (Fortovase, Invirase), rifampicina, estatinas, talinolol, torsemida (Demadex), troglitazona e valsartan (Diovan).
Medicamentos que podem causar batimento cardíaco irregular (medicamentos que prolongam o intervalo QT)
A toranja pode afetar o ritmo cardíaco. Tomar toranja junto com medicamentos que podem causar batimento cardíaco irregular pode causar efeitos colaterais graves, incluindo batimento cardíaco irregular.
Alguns medicamentos que podem causar batimento cardíaco irregular incluem amiodarona (Cordarone), disopiramida (Norpace), dofetilida (Tikosyn), ibutilida (Corvert), procainamida (Pronestil), quinidina, sotalol (Betapace), tioridazina (Mellaril) e muitos outros.
Medicamentos usados ​​para diminuir o colesterol (estatinas)
O corpo decompõe certos medicamentos para baixar o colesterol, chamados "estatinas", para se livrar deles. O sumo de toranja pode diminuir a rapidez com que o corpo decompõe as "estatinas". Beber suco de toranja enquanto toma certas "estatinas" pode aumentar os efeitos colaterais desses medicamentos.
A toranja parece diminuir a rapidez com que o corpo decompõe certas "estatinas", incluindo lovastatina (Mevacor), sinvastatina (Zocor) e atorvastatina (Lipitor).
Metadona (dolofina)
O corpo decompõe a metadona (Dolophina) para se livrar dela. O suco de toranja pode diminuir a rapidez com que o corpo decompõe a metadona (Dolophina). Beber suco de toranja enquanto toma metadona (Dolophina) pode aumentar os efeitos e efeitos colaterais da metadona (Dolophina).
Metilprednisolona
O corpo decompõe a metilprednisolona para se livrar dela. O suco de toranja pode diminuir a rapidez com que o corpo se livra da metilprednisolona. Beber suco de toranja enquanto toma metilprednisolona pode aumentar os efeitos e efeitos colaterais da metilprednisolona.
Praziquantel (Biltricida)
O corpo decompõe o praziquantel (biltricida) para se livrar dele. O suco de toranja pode diminuir a rapidez com que o corpo decompõe o praziquantel (biltricida). Beber suco de toranja enquanto toma praziquantel (biltricida) pode aumentar os efeitos e efeitos colaterais do praziquantel (biltricida).
Quinidina
O corpo decompõe a quinidina para se livrar dela. O suco de toranja pode diminuir a rapidez com que o corpo se livra da quinidina. Beber suco de toranja enquanto toma quinidina pode aumentar a chance de efeitos colaterais.
Escopolamina (Transderm Scop)
O corpo decompõe a escopolamina para se livrar dela. O suco de toranja pode diminuir a rapidez com que o corpo decompõe a escopolamina. Beber suco de toranja enquanto toma escopolamina pode aumentar os efeitos e efeitos colaterais da escopolamina.
Medicamentos sedativos (benzodiazepínicos)
Os medicamentos sedativos podem causar sonolência e sonolência. O suco de toranja pode diminuir a rapidez com que o corpo quebra alguns medicamentos sedativos. Beber suco de toranja enquanto toma alguns medicamentos sedativos pode aumentar os efeitos e os efeitos colaterais de alguns medicamentos sedativos.

Alguns medicamentos sedativos (benzodiazepínicos) que podem interagir com o suco de toranja incluem diazepam (Valium), midazolam (Versed), quazepam (Doral) e triazolam (Halcion).
Sildenafil (Viagra)
O corpo decompõe o sildenafil (Viagra) para se livrar dele. A toranja pode diminuir a rapidez com que o corpo decompõe o sildenafil (Viagra). Beber suco de toranja enquanto toma sildenafil (Viagra) pode aumentar os efeitos e efeitos colaterais do sildenafil (Viagra).
Sinvastatina (Zocor)
O corpo decompõe a sinvastatina (Zocor) para se livrar dela. O sumo de toranja pode diminuir a rapidez com que o corpo decompõe a sinvastatina (Zocor). Beber sumo de toranja enquanto está a tomar sinvastatina (Zocor) pode aumentar os efeitos e efeitos secundários deste medicamento.

Tacrolimus (Prograf)
O corpo decompõe o tacrolimus (Prograf) para se livrar dele. A toranja pode diminuir a rapidez com que o corpo decompõe o tacrolimus (Prograf).Comer toranja ou beber suco de toranja enquanto toma tacrolimus (Prograf) pode aumentar os efeitos e efeitos colaterais do tacrolimus (Prograf). Evite comer toranja ou beber suco de toranja se estiver tomando tacrolimus.
Terfenadina (Seldane)
A toranja pode aumentar a quantidade de terfenadina (Seldane) que o corpo absorve. Beber suco de toranja enquanto toma terfenadina (Seldane) pode aumentar os efeitos e efeitos colaterais da terfenadina (Seldane).
Ticagrelor (Brilinta)
O corpo decompõe o ticagrelor (Brilinta) para se livrar dele. A toranja pode diminuir a rapidez com que o corpo decompõe o ticagrelor (Brilinta). Beber suco de toranja enquanto toma ticagrelor (Brilinta) pode aumentar os efeitos e efeitos colaterais de ticagrelor (Brilinta).
Moderado
Seja cauteloso com esta combinação.
Aliskiren (Tekturna, Rasilez)
Aliskiren (Tekturna, Rasilez) é movido por bombas nas células do corpo. A toranja pode alterar o funcionamento dessas bombas e diminuir a quantidade de aliscireno (Tekturna, Rasilez) que é absorvido pelo corpo. Isso pode tornar este medicamento menos eficaz. Para evitar essa interação, separe o uso deste medicamento do consumo de toranja por pelo menos 4 horas.
Blonanserin (Lonasen)
O corpo decompõe a blonanserina (Lonasen) para se livrar dela. A toranja pode aumentar a quantidade de blonanserina (Lonasen) que o corpo absorve e diminuir a rapidez com que o corpo se livra da blonanserina (Lonasen). Beber toranja enquanto toma blonanserina (Lonasen) pode aumentar os efeitos colaterais da blonanserina (Lonasen).
Budesonida (Entocort, UCERIS)
O corpo decompõe a budesonida (Pulmicort) para se livrar dela. A toranja pode morrer com a rapidez com que o corpo se livra da budesonida (Pulmicort). Beber toranja enquanto toma budesonida (Pulmicort) pode aumentar os efeitos colaterais da budesonida (Pulmicort).
Cafeína
O corpo decompõe a cafeína para se livrar dela. A toranja pode morrer com a rapidez com que o corpo se livra da cafeína. Beber toranja enquanto toma cafeína pode aumentar os efeitos colaterais da cafeína, incluindo nervosismo, dor de cabeça e batimento cardíaco acelerado.
Colchicina
O corpo decompõe a colchicina para se livrar dela. A toranja pode diminuir a rapidez com que o corpo se livra da colchicina. Mas algumas pesquisas mostram que a toranja não diminui a rapidez com que o corpo se livra da colchicina. Até que mais informações sejam conhecidas, siga as instruções no rótulo da colchicina relacionadas à ingestão de toranja.
Dapoxetina (Priligy)
O corpo decompõe a dapoxetina (Priligy) para se livrar dela. O sumo de toranja pode diminuir a rapidez com que o corpo elimina a dapoxetina (Priligy). Tomar suco de toranja junto com dapoxetina (Priligy) pode aumentar os efeitos e efeitos colaterais da dapoxetina.
Eritromicina
O corpo decompõe a eritromicina para se livrar dela. A toranja pode diminuir a rapidez com que o corpo se livra da eritromicina. Tomar suco de toranja junto com eritromicina pode aumentar os efeitos e efeitos colaterais da eritromicina.
Fexofenadina (Allegra)
A toranja pode diminuir a quantidade de fexofenadina (Allegra) que o corpo absorve. Beber suco de toranja enquanto toma fexofenadina (Allegra) pode diminuir a eficácia da fexofenadina (Allegra). Para evitar essa interação, separe o uso deste medicamento do consumo de toranja por pelo menos 4 horas.
Fluvoxamina (Luvox)
O suco de toranja pode aumentar a quantidade de fluvoxamina (Luvox) que o corpo absorve. Beber suco de toranja enquanto estiver tomando fluvoxamina (Luvox) pode aumentar os efeitos e efeitos colaterais da fluvoxamina (Luvox).
Itraconazol (Sporanox)
Itraconazol (Sporanox) é usado para tratar infecções fúngicas. O suco de toranja pode afetar a quantidade de itraconazol (Sporanox) que o corpo absorve. Mas não há informações suficientes para saber se essa interação é uma grande preocupação.
Levotiroxina (Synthroid, outros)
A levotiroxina (Synthroid, outros) é movida por bombas nas células do corpo. A toranja pode alterar o funcionamento dessas bombas e diminuir a quantidade de levotiroxina (Synthroid, outros) que é absorvida pelo corpo. Isso pode tornar este medicamento menos eficaz. Para evitar essa interação, separe o uso deste medicamento do consumo de toranja por pelo menos 4 horas.
Losartan (Cozaar)
O fígado ativa o losartan (Cozaar) para fazê-lo funcionar. O sumo de toranja pode diminuir a rapidez com que o corpo ativa o losartan (Cozaar). Beber suco de toranja enquanto toma losartan (Cozaar) pode diminuir a eficácia do losartan.
Medicamentos alterados pelo fígado (substratos do citocromo P450 1A2 (CYP1A2))
Alguns medicamentos são trocados e decompostos pelo fígado. O suco de toranja pode diminuir a rapidez com que o fígado decompõe alguns medicamentos. Tomar suco de toranja junto com alguns medicamentos que são decompostos pelo fígado pode aumentar os efeitos e os efeitos colaterais de alguns medicamentos. Antes de tomar suco de toranja, converse com seu médico se você toma algum medicamento alterado pelo fígado.

Alguns medicamentos que são alterados pelo fígado incluem amitriptilina (Elavil), haloperidol (Haldol), ondansetron (Zofran), propranolol (Inderal), teofilina (Theo-Dur, outros), verapamil (Calan, Isoptin, outros) e outros.
Medicamentos alterados pelo fígado (substratos do citocromo P450 2C19 (CYP2C19))
Alguns medicamentos são trocados e decompostos pelo fígado. O suco de toranja pode diminuir a rapidez com que o fígado decompõe alguns medicamentos. Tomar suco de toranja junto com alguns medicamentos que são decompostos pelo fígado pode aumentar os efeitos e os efeitos colaterais de alguns medicamentos. Antes de tomar suco de toranja, converse com seu médico se você toma algum medicamento alterado pelo fígado.

Alguns medicamentos que são alterados pelo fígado incluem omeprazol (Prilosec), lansoprazol (Prevacid) e pantoprazol (Protonix); diazepam (Valium); carisoprodol (Soma); nelfinavir (Viracept); e outros.
Medicamentos alterados pelo fígado (substratos do citocromo P450 2C9 (CYP2C9))
Alguns medicamentos são trocados e decompostos pelo fígado. O suco de toranja pode diminuir a rapidez com que o fígado decompõe alguns medicamentos. Tomar suco de toranja junto com alguns medicamentos que são decompostos pelo fígado pode aumentar os efeitos e os efeitos colaterais de alguns medicamentos. Antes de tomar suco de toranja, converse com seu médico se você toma algum medicamento alterado pelo fígado.

Alguns medicamentos que são alterados pelo fígado incluem diclofenaco (Cataflam, Voltaren), ibuprofeno (Motrin), meloxicam (Mobic) e piroxicam (Feldene); celecoxib (Celebrex); amitriptilina (Elavil); varfarina (Coumadin); glipizida (glucotrol); losartan (Cozaar); e outros.
Nadolol (Corgard)
Nadolol (Corgard) é movido por bombas nas células do corpo. A toranja pode alterar o funcionamento dessas bombas e diminuir a quantidade de nadolol (Corgard) que é absorvido pelo corpo. Isso pode tornar este medicamento menos eficaz. No entanto, algumas pesquisas mostram que a toranja não afeta a quantidade de nadolol (Corgard) que é absorvido pelo corpo. Até que mais informações sejam conhecidas, siga as instruções no rótulo do nadolol (Corgard) relacionadas à ingestão de toranja.
Nilotinib (Tasigna)
O sumo de toranja pode aumentar a quantidade de Nilotinib (Tasigna) que o corpo absorve. Beber sumo de toranja enquanto está a tomar Nilotinib (Tasigna) pode aumentar os efeitos e efeitos secundários. Evite beber sumo de toranja se estiver a tomar Nilotinib (Tasigna).
Oxicodona (Oxycontin)
O corpo decompõe a oxicodona (Oxycontin) para se livrar dela. O suco de toranja pode diminuir a rapidez com que o corpo decompõe a oxicodona (Oxycontin). Beber suco de toranja enquanto toma oxicodona (Oxycontin) pode aumentar os efeitos e efeitos colaterais da oxicodona (Oxycontin).
Pitavastatina (Livalo)
O corpo decompõe a pitavastatina (Livalo) para se livrar dela. O sumo de toranja pode diminuir a rapidez com que o corpo decompõe a pitavastatina (Livalo). Beber sumo de toranja enquanto está a tomar pitavastatina (Livalo) pode aumentar os efeitos e efeitos secundários deste medicamento.

Primaquina
O suco de toranja pode aumentar a quantidade de primaquina disponível no corpo. Não está claro quais efeitos isso pode ter. Seja cauteloso com esta combinação.
Saquinavir (Fortovase, Invirase)
Beber suco de toranja pode aumentar a quantidade de saquinavir (Fortovase, Invirase) que o corpo absorve. Beber sumo de toranja enquanto está a tomar saquinavir (Fortovase, Invirase) pode aumentar os efeitos e efeitos secundários do saquinavir.
Sertralina (Zoloft)
O corpo decompõe a sertralina para se livrar dela. A toranja pode diminuir a rapidez com que o corpo decompõe a sertralina. Beber suco de toranja enquanto toma sertralina pode aumentar os efeitos e efeitos colaterais da sertralina.
Sunitinib (Sutent)
O corpo decompõe sunitinibe (Sutent) para se livrar dele. O sumo de toranja pode diminuir a rapidez com que o corpo decompõe o sunitinib (Sutent). Beber suco de toranja enquanto toma sunitinibe (Sutent) pode aumentar os efeitos e efeitos colaterais do sunitinibe (Sutent). Mas algumas pesquisas mostram que o efeito da toranja no sunitinibe (Sutent) não é uma grande preocupação. Até que mais informações sejam conhecidas, siga as instruções no rótulo do sunitinibe (Sutent) relacionadas à ingestão de toranja.
Talinolol
O sumo de toranja pode reduzir a quantidade de talinolol disponível no corpo. Beber suco de toranja com talinolol pode reduzir os efeitos do talinolol.
Teofilina
Beber suco de toranja pode diminuir os efeitos da teofilina. Não há informações suficientes para saber se isso é uma grande preocupação.
Tolvaptan (Samsca)
O corpo decompõe tolvaptan (Samsca) para se livrar dele. A toranja pode diminuir a rapidez com que o corpo decompõe o tolvaptano (Samsca). Beber sumo de toranja enquanto está a tomar tolvaptano (Samsca) pode aumentar os efeitos e efeitos secundários do tolvaptano (Samsca).
Varfarina (Coumadin)
Warfarin (Coumadin) é usado para retardar a coagulação do sangue. Beber suco de toranja pode aumentar os efeitos da varfarina (Coumadin) e aumentar as chances de hematomas e sangramento. Certifique-se de fazer exames de sangue regularmente. Pode ser necessário alterar a dose da sua varfarina (Coumadin).
Menor
Fique atento com essa combinação.
Acebutolol (Sectral)
Acebutolol (Sectral) é movido por bombas nas células do corpo. A toranja pode mudar a forma como essas bombas funcionam e diminuir a quantidade de acebutolol (Sectral) que é absorvido pelo corpo. Isso pode tornar este medicamento menos eficaz. Para evitar essa interação, separe o uso deste medicamento do consumo de toranja por pelo menos 4 horas.
Amprenavir (Agenerase)
A toranja pode diminuir ligeiramente a quantidade de amprenavir (Agenerase) absorvido pelo corpo. Mas essa interação provavelmente não é uma grande preocupação.
Alcaçuz
Beber suco de toranja ao tomar alcaçuz pode aumentar a capacidade do alcaçuz de causar depleção de potássio.
Fermento vermelho
A toranja (suco ou fruta) muda a maneira como o corpo processa o fermento vermelho. A toranja pode aumentar a quantidade de lovastatina do fermento vermelho no sangue.
Videira deus do trovão
A videira do deus do trovão contém triptólido. O corpo decompõe o triptólido para se livrar dele. A toranja pode diminuir a rapidez com que o corpo decompõe o triptólido. Beber suco de grapefruit enquanto toma thunder god vine contendo triptolide pode aumentar os efeitos e efeitos colaterais da thunder god vine.
Água tônica
A toranja pode interferir na maneira como o corpo processa o quinino contido na água tônica. Pessoas com distúrbio do ritmo cardíaco (síndrome do QT longo, por exemplo) devem evitar tomar toranja e água tônica juntas, pois essa combinação pode piorar a condição cardíaca.
Vinho
O suco de toranja pode diminuir a rapidez com que o fígado decompõe alguns medicamentos. Isso pode aumentar os efeitos colaterais desses medicamentos. Adicionar vinho tinto à mistura pode aumentar ainda mais esses efeitos colaterais. O vinho branco, entretanto, não parece interagir com toranja ou medicamentos que são decompostos pelo fígado.
As seguintes doses foram estudadas em pesquisas científicas:

PELA BOCA:
  • Para obesidade: Foram usados ​​450-700 mg de um produto específico contendo extratos de laranja doce, laranja sanguínea e toranja, duas vezes ao dia, durante 12 semanas. Comer meia toranja três vezes ao dia, beber 8 onças de suco de toranja três vezes ao dia ou tomar cápsulas contendo toranja inteira liofilizada 500 mg três vezes antes das refeições por 12 semanas também tem sido usado.
Complexo de bioflavonóides, concentrado de bioflavonóides, extrato de bioflavonóides, bioflavonóides, bioflavonóides, bioflavonóides d'grumes, bioflavonas cítricas, bioflavonóides cítricos, extrato de bioflavonóides cítricos, bioflavonóides cítricos, extratos de cítricos, extratos de cítricos, flavonóides cítricos Óleo de toranja prensado, Complexe Bioflavonoïde, Complexe Bioflavonoïde de Pamplemousse, Concentré de Bioflavonoïde, CSE, Óleo de toranja expresso, Extrait de Bioflavonoïde, Extrait de Bioflavonoïdes d'Agrumes, Extrait de Graines de Pamplemousse de Pamplemousse, Extrait de Pamplemousse, 'Agrumos, complexo de grapefruit bioflavonóide, extrato de toranja, óleo de toranja, extrato de semente de toranja, glicerato de semente de toranja, GSE, Huile de Pamplemousse, Huile de Pamplemousse Pressée à Froid, Pamplemousse, Pamplemousse de Rosa, Paradeloapfel, Pamplema Rosa, Paradeloapfel, Pamplemousse Rosa, Pomelo Vermelho mexicano Óleo de Shaddock, extrato padronizado de toranja, Toronja.

Para saber mais sobre como este artigo foi escrito, consulte o Banco de dados abrangente de medicamentos naturais metodologia.


  1. Ershad M, Cruz MD, Mostafa A, Mckeever R, Vearrier D, Greenberg MI. Toxidomia opióide após consumo de suco de toranja no contexto de manutenção com metadona. J Addict Med 2019; [Epub ahead of print]. Veja o resumo.
  2. Chorin E, Hochstadt A, Granot Y, et al. O suco de toranja prolonga o intervalo QT de voluntários saudáveis ​​e pacientes com síndrome do QT longo. Ritmo do coração. 2019. pii: S1547-527130368-6. Veja o resumo.
  3. Shang DW, Wang ZZ, Hu HT, et al. Efeitos da comida e do suco de toranja na farmacocinética de dose única da blonanserina em indivíduos saudáveis ​​chineses. Eur J Clin Pharmacol. 2018; 74: 61-67. Veja o resumo.
  4. Santes-Palacios R, Romo-Mancillas A, Camacho-Carranza R, Espinosa-Aguirre JJ. Inibição da enzima CYP1A1 humana e de rato por compostos de suco de toranja. Toxicol Lett. 6 de setembro de 2016; 258: 268-75. Veja o resumo.
  5. Kawaguchi-Suzuki M, Nasiri-Kenari N, Shuster J, et al. Efeito do consumo de suco de toranja híbrido com baixo teor de furanocumarina na farmacocinética do midazolam. J Clin Pharmacol. Março de 2017; 57: 305-11. Veja o resumo.
  6. Melough MM, Vance TM, Lee SG, et al. Cinética da furocumarina no plasma e na urina de adultos saudáveis ​​após o consumo de toranja (paraíso cítrico Macf.) E suco de toranja. J Agric Food Chem. 29 de março de 2017 [Epub ahead of print] Exibir resumo.
  7. Jia Y, Liu J, Xu J. Influência do suco de toranja na farmacocinética do triptólido em suco de toranja de ratos nos efeitos do triptólido. Xenobiotica. 16 de abril de 2017: 1-5. Veja o resumo.
  8. Abdlekawy KS, Donia AM, Elbarbry F. Efeitos dos sucos de toranja e romã nas propriedades farmacocinéticas da dapoxetina e midazolam em indivíduos saudáveis. Eur J Drug Metab Pharmacokinet. Junho de 2017; 42: 397-405. Veja o resumo.
  9. Tsuji H, Ohmura K., Nakashima R, et al. Eficácia e segurança da ingestão de suco de toranja que acompanha o tratamento com tacrolimus em pacientes com doenças do tecido conjuntivo. Intern Med. 2016; 55: 1547-52. Veja o resumo.
  10. Hung WL, Suh JH, Wang Y. Química e efeitos na saúde das furanocumarinas na toranja. J Food Drug Anal. Janeiro de 2017; 25: 71-83. Veja o resumo.
  11. Mouly S, Lloret-Linares C, Sellire PO, Sene D, Bergmann JF. A relevância clínica das interações medicamento-alimento e medicamento-erva é limitada ao suco de toranja e à erva-de-são-joão? Pharmacol Res. Abril de 2017; 118: 82-92. Veja o resumo.
  12. Bailey DG. Prever a relevância clínica das interações grapefruit-drogas: um processo complicado. J Clin Pharm Ther. Abril de 2017; 42: 125-27. Veja o resumo.
  13. Dallas C, Gerbi A, Elbez Y, Caillard P, Zamaria N, Cloarec M. Estudo clínico para avaliar a eficácia e segurança de um extrato polifenólico de laranja vermelha, toranja e laranja (Sinetrol-XPur) no controle de peso e parâmetros metabólicos em indivíduos saudáveis ​​com sobrepeso. Phytother Res. Fev 2014; 28: 212-8. Veja o resumo.
  14. Dallas C, Gerbi A, Tenca G, Juchaux F, Bernard FX. Efeito lipolítico de um extrato cítrico polifenólico seco de laranja vermelha, toranja, laranja (SINETROL) em adipócitos de gordura corporal humana. Mecanismo de ação por inibição de cAMP-fosfodiesterase (PDE). Fitomedicina. Outubro de 2008; 15: 783-92. Veja o resumo.
  15. Dahan A, Amidon GL. O suco de toranja e seus constituintes aumentam a absorção intestinal da colchicina: interação potencialmente perigosa e o papel da glicoproteína-p. Pharm Res. Abril de 2009; 26: 883-92. Veja o resumo.
  16. Goldbart A, Press J, Sofer S, Kapelushnik J. Quase fatal intoxicação aguda com colchicina em uma criança. Um relato de caso. Eur J Pediatr. 2000; 159: 895-7. Veja o resumo.
  17. Peterson JJ, Beecher GR, Bhagwat SA, et al. Flavanones em toranja, limão e lima: uma compilação e revisão dos dados da literatura analítica. J Food Comp Anal. 2006; 19: S74-S80.
  18. Xiao YJ, Hu M, Tomlinson B. Efeitos do suco de toranja no metabolismo do cortisol em homens chineses saudáveis. Food Chem Toxicol. Dezembro de 2014; 74: 85-90. Veja o resumo.
  19. van Erp NP, Baker SD, Zandvliet AS, Ploeger BA, den Hollander M, Chen Z, den Hartigh J, König-Quartel JM, Guchelaar HJ, Gelderblom H. Aumento marginal da exposição ao sunitinibe pelo suco de toranja. Cancer Chemother Pharmacol. Março de 2011; 67: 695-703. Veja o resumo.
  20. Tapaninen T, Neuvonen PJ, Niemi M. O suco de toranja reduz bastante as concentrações plasmáticas do substrato OATP2B1 e CYP3A4 aliscireno. Clin Pharmacol Ther. Setembro de 2010; 88: 339-42. Veja o resumo.
  21. Tanaka S, Uchida S, Miyakawa S, Inui N, Takeuchi K, Watanabe H, Namiki N. Comparação da duração inibitória do suco de toranja no polipeptídeo transportador de ânion orgânico e no citocromo P450 3A4. Biol Pharm Bull. 2013; 36: 1936-41. Veja o resumo.
  22. Shoaf SE, Mallikaarjun S, Bricmont P. Efeito do suco de toranja na farmacocinética do tolvaptano, um antagonista não peptídico da arginina vasopressina, em indivíduos saudáveis. Eur J Clin Pharmacol. Fevereiro de 2012; 68: 207-11. Veja o resumo.
  23. Seidegård J, Randvall G, Nyberg L, Borgå O. Interação do suco de toranja com a budesonida oral: efeito igual em formulações de liberação imediata e de liberação retardada. Pharmazie. Julho de 2009; 64: 461-5. Veja o resumo.
  24. Piccirillo G, Magrì D, Matera S, Magnanti M, Pasquazzi E, Schifano E, Velitti S, Mitra M, Marigliano V, Paroli M, Ghiselli A. Efeitos do suco de toranja rosa na variabilidade do QT em pacientes com cardiomiopatia dilatada ou hipertensiva e em sujeitos saudáveis. Transl Res. Maio de 2008; 151: 267-72. Veja o resumo.
  25. Nieminen TH, Hagelberg NM, Saari TI, Neuvonen M, Neuvonen PJ, Laine K, Olkkola KT. O suco de toranja aumenta a exposição à oxicodona oral. Basic Clin Pharmacol Toxicol. Outubro de 2010; 107: 782-8. Veja o resumo.
  26. Misaka S, Miyazaki N, Yatabe MS, Ono T, Shikama Y, Fukushima T, Kimura J. Interação farmacocinética e farmacodinâmica de nadolol com itraconazol, rifampicina e suco de toranja em voluntários saudáveis. J Clin Pharmacol. Julho de 2013; 53: 738-45. Veja o resumo.
  27. Ieiri I, Doi Y, Maeda K, Sasaki T, Kimura M, Hirota T, Chiyoda T, Miyagawa M, Irie S, Iwasaki K, Sugiyama Y. Estudo clínico de microdosagem: farmacocinética, farmacogenômica (SLCO2B1) e interação (suco de toranja) perfis de celiprolol após a microdose oral e a dose terapêutica. J Clin Pharmacol. Julho de 2012; 52: 1078-89. Veja o resumo.
  28. Hu M, Mak VW, Yin OQ, Chu TT, Tomlinson B. Efeitos do suco de toranja e do polimorfismo SLCO1B1 388A> G na farmacocinética da pitavastatina. Drug Metab Pharmacokinet. 2013; 28: 104-8. Veja o resumo.
  29. Holmberg MT, Tornio A, Neuvonen M, Neuvonen PJ, Backman JT, Niemi M. O suco de toranja inibe a ativação metabólica do clopidogrel. Clin Pharmacol Ther. Março de 2014; 95: 307-13. Veja o resumo.
  30. Holmberg MT, Tornio A, Joutsi-Korhonen L, Neuvonen M, Neuvonen PJ, Lassila R, Niemi M, Backman JT. O sumo de toranja aumenta significativamente as concentrações plasmáticas e os efeitos antiplaquetários de ticagrelor em indivíduos saudáveis. Br J Clin Pharmacol. Junho de 2013; 75: 1488-96. Veja o resumo.
  31. Abdel-Ghaffar F, Semmler M, Al-Rasheid K, Klimpel S, Mehlhorn H. Eficácia de um extrato de toranja em piolhos: um ensaio clínico. Parasitol Res. Janeiro de 2010; 106: 445-9. Veja o resumo.
  32. Ionescu G, Kiehl R, Wichmann-Kunz F e et al. Extrato de sementes cítricas orais em eczema atópico: estudos in vitro e in vivo na microflora intestinal. J Orthomol Med 1990; 5: 155-157.
  33. Ameer, B., Weintraub, R. A., Johnson, J. V., Yost, R. A., e Rouseff, R. L. Flavanone absorbation after naringin, hesperidin, and Citrus Administration. Clin Pharmacol Ther 1996; 60: 34-40. Veja o resumo.
  34. Pisarik, P. Efeito redutor da pressão arterial da adição de suco de toranja a nifedipina e terazosina em um paciente com hipertensão renovascular grave. Arch Fam.Med 1996; 5: 413-416. Veja o resumo.
  35. Curhan, G. C., Willett, W. C., Rimm, E. B., Spiegelman, D., e Stampfer, M. J. Estudo prospectivo do uso de bebidas e o risco de pedras nos rins. Am J Epidemiol. 2-1-1996; 143: 240-247. Veja o resumo.
  36. Cerda, J. J., Normann, S. J., Sullivan, M. P., Burgin, C. W., Robbins, F. L., Vathada, S., e Leelachaikul, P. Inhibition of atherosclerosis by dietary pectin in microswine with sustained hypercholesterolemia. Circulation 1994; 89: 1247-1253. Veja o resumo.
  37. Baekey, P. A., Cerda, J. J., Burgin, C. W., Robbins, F. L., Rice, R. W., e Baumgartner, T. G. Grapefruit pectin inibe hipercolesterolemia e aterosclerose em suínos em miniatura. Clin Cardiol 1988; 11: 597-600. Veja o resumo.
  38. McLundie, A. C. Perda localizada de superfície dentária palatina e seu tratamento com laminados de porcelana. Restorative.Dent. 1991; 7: 43-44. Veja o resumo.
  39. Guo, LQ, Chen, QY, Wang, X., Liu, YX, Chu, XM, Cao, XM, Li, JH, e Yamazoe, Y. Diferentes funções de furanocumarina com punção e polimorfismo 3A5 * 3 do citocromo P450 P450 no destino e ação do felodipino. Curr Drug Metab 2007; 8: 623-630. Veja o resumo.
  40. Ferdman, R. M., Ong, P. Y., e Church, J. A. Pectin anafilaxia e possível associação com alergia ao caju. Ann.Allergy Asthma Immunol. 2006; 97: 759-760. Veja o resumo.
  41. Fujioka, K., Greenway, F., Sheard, J. e Ying, Y. Os efeitos da toranja no peso e na resistência à insulina: relação com a síndrome metabólica. J Med Food 2006; 9: 49-54. Veja o resumo.
  42. Gorinstein, S., Caspi, A., Libman, I., Lerner, HT, Huang, D., Leontowicz, H., Leontowicz, M., Tashma, Z., Katrich, E., Feng, S., e Trakhtenberg, S. Red grapefruit influencia positivamente o nível de triglicerídeos séricos em pacientes que sofrem de aterosclerose coronária: estudos in vitro e em humanos. J Agric Food Chem 3-8-2006; 54: 1887-1892. Veja o resumo.
  43. Kumar, A., Teuber, S. S., Naguwa, S., Prindiville, T., e Gershwin, M. E. Eosinophilic gastroenteritis and citrus -uced urticaria. Clin Rev Allergy Immunol 2006; 30: 61-70. Veja o resumo.
  44. Armanini, D., Calo, L., e Semplicini, A. Pseudohyperaldosteronism: pathogenetic engines. Crit Rev Clin Lab Sci 2003; 40: 295-335. Veja o resumo.
  45. Palermo, M., Armanini, D. e Delitala, G. O suco de toranja inibe a 11beta-hidroxisteróide desidrogenase in vivo, no homem. Clin Endocrinol. (Oxf) 2003; 59: 143-144. Veja o resumo.
  46. Wangensteen, H., Molden, E., Christensen, H., e Malterud, K. E. Identification of epoxybergamottin as a um inibidor de CYP3A4 em casca de toranja. Eur J Clin Pharmacol 2003; 58: 663-668. Veja o resumo.
  47. Trinchieri, A., Lizzano, R., Bernardini, P., Nicola, M., Pozzoni, F., Romano, AL, Serrago, MP, e Confalanieri, S. Efeito da carga aguda de suco de toranja na excreção urinária de citrato e fatores de risco urinários para formação de cálculo renal. Dig.Liver Dis. 2002; 34 Suplemento 2: S160-S163. Veja o resumo.
  48. Sardi, A., Geda, C., Nerici, L., e Bertello, P. [Rabdomiólise e hipertensão arterial causada por excesso aparente de mineralocorticóides: relato de caso]. Ann Ital Med Int 2002; 17: 126-129. Veja o resumo.
  49. Bailey, D. G., Dresser, G. K., Kreeft, J. H., Munoz, C., Freeman, D. J., e Bend, J. R. Grapefruit-felodipineinteraction: effect of não processado e prováveis ​​ingredientes ativos. Clin Pharmacol Ther 2000; 68: 468-477. Veja o resumo.
  50. Wason, S., DiGiacinto, J. L., e Davis, M. W. Effects of toranja e sucos de laranja Seville sobre as propriedades farmacocinéticas da colchicina em indivíduos saudáveis. Clin Ther 2012; 34: 2161-2173. Veja o resumo.
  51. Kiani, J. e Imam, S. Z. importância medicinal do suco de toranja e sua interação com várias drogas. Nutr.J. 2007; 6: 33. Veja o resumo.
  52. Odou, P., Ferrari, N., Barthelemy, C., Brique, S., Lhermitte, M., Vincent, A., Libersa, C., e Robert, H. Interação suco de toranja-nifedipina: possível envolvimento de vários mecanismos. J Clin Pharm Ther 2005; 30: 153-158. Veja o resumo.
  53. Desta, Z., Kivisto, K. T., Lilja, J. J., Backman, J. T., Soukhova, N., Neuvonen, P. J., e Flockhart, D. A. Stereoselective pharmacokinetics of cisapride in healthy voluntários and the effect of repetida administração de suco de toranja. Br J Clin Pharmacol 2001; 52: 399-407. Veja o resumo.
  54. Kivisto, K. T., Lilja, J. J., Backman, J. T., e Neuvonen, P. J. O consumo repetido de sumo de toranja aumenta consideravelmente as concentrações plasmáticas de cisaprida. Clin Pharmacol Ther 1999; 66: 448-453. Veja o resumo.
  55. Lilja, J. J., Laitinen, K., e Neuvonen, P. J. Effects of grapefruit juice on the absorb of levotiroxina. Br J Clin Pharmacol 2005; 60: 337-341. Veja o resumo.
  56. Glaeser, H., Bailey, DG, Dresser, GK, Gregor, JC, Schwarz, UI, McGrath, JS, Jolicoeur, E., Lee, W., Leake, BF, Tirona, RG e Kim, RB Transportador intestinal de drogas expressão e o impacto do suco de toranja em humanos. Clin Pharmacol Ther 2007; 81: 362-370. Veja o resumo.
  57. Sigusch, H., Henschel, L., Kraul, H., Merkel, U., e Hoffmann, A. Falta de efeito do suco de toranja na biodisponibilidade do diltiazem em indivíduos normais. Pharmazie 1994; 49: 675-679. Veja o resumo.
  58. Paine, MF, Widmer, WW, Hart, HL, Pusek, SN, Beavers, KL, Criss, AB, Brown, SS, Thomas, BF e Watkins, PB Um suco de toranja sem furanocumarina estabelece furanocumarinas como mediadores da toranja interação suco-felodipina. Am J Clin Nutr 2006; 83: 1097-1105. Veja o resumo.
  59. Yee, G.C., Stanley, D.L., Pessa, L.J., Dalla, Costa T., Beltz, S.E., Ruiz, J., e Lowenthal, D.T. Effect of toranja suco na concentração de ciclosporina no sangue. Lancet 4-15-1995; 345: 955-956. Veja o resumo.
  60. Schwarz, U. I., Johnston, P.E., Bailey, D.G., Kim, R.B., Mayo, G., e Milstone, A. Impact of Citrus soft drinks relativos ao suco de toranja na disposição da ciclosporina. Br J Clin Pharmacol 2006; 62: 485-491. Veja o resumo.
  61. Lee, M., Min, D. I., Ku, Y. M., e Flanigan, M. Effect of grapefruit juice on pharmacokinetics of microemulsion cyclosporine in african American sujeitos comparados com caucasianos sujeitos: does diferença étnica importa? J Clin Pharmacol 2001; 41: 317-323. Veja o resumo.
  62. Ku, Y. M., Min, D. I. e Flanigan, M. Effect of toranja suco na farmacocinética da microemulsão ciclosporina e seu metabólito em voluntários saudáveis: faz a diferença de formulação importa? J Clin Pharmacol 1998; 38: 959-965. Veja o resumo.
  63. Ducharme, M. P., Warbasse, L. H. e Edwards, D. J. Disposition of intravenous and oral cyclosporine after Administration with grapefruit juice. Clin Pharmacol Ther 1995; 57: 485-491. Veja o resumo.
  64. Bistrup, C., Nielsen, F. T., Jeppesen, U. E. e Dieperink, H. Effect of grapefruit juice on Sandimmun Neoral absorb between stable allograft receiver. Nephrol Dial.Transplant. 2001; 16: 373-377. Veja o resumo.
  65. Uno, T., Ohkubo, T., Motomura, S., e Sugawara, K. Effect of grapefruit juice on the disposition of manidipine enantiômeros em indivíduos saudáveis. Br J Clin Pharmacol 2006; 61: 533-537. Veja o resumo.
  66. Rashid, J., McKinstry, C., Renwick, A. G., Dirnhuber, M., Waller, D. G. e George, C. F. Quercetina, um inibidor in vitro de CYP3A, não contribui para a interação entre nifedipina e suco de toranja. Br J Clin Pharmacol 1993; 36: 460-463. Veja o resumo.
  67. Soons, PA, Vogels, BA, Roosemalen, MC, Schoemaker, HC, Uchida, E., Edgar, B., Lundahl, J., Cohen, AF e Breimer, DD Suco de toranja e cimetidina inibem o metabolismo estereosseletivo da nitrendipina em humanos . Clin Pharmacol Ther 1991; 50: 394-403. Veja o resumo.
  68. Rashid, T.J., Martin, U., Clarke, H., Waller, D.G., Renwick, A.G., e George, C.F. Factors afectando a biodisponibilidade absoluta de nifedipina. Br J Clin Pharmacol 1995; 40: 51-58. Veja o resumo.
  69. Lundahl, J., Regardh, C. G., Edgar, B. e Johnsson, G. Relação entre o tempo de ingestão de suco de toranja e seu efeito na farmacocinética e farmacodinâmica da felodipina em indivíduos saudáveis. Eur J Clin Pharmacol 1995; 49 (1-2): 61-67. Veja o resumo.
  70. Lundahl, J., Regardh, C. G., Edgar, B., e Johnsson, G. Effects of grapefruit juice ingestion - pharmacokinetics and heodynamics of intravenosa e oralmente administrado felodipina em homens saudáveis. Eur J Clin Pharmacol 1997; 52: 139-145. Veja o resumo.
  71. Hashimoto, K., Shirafuji, T., Sekino, H., Matsuoka, O., Sekino, H., Onnagawa, O., Okamoto, T., Kudo, S., e Azuma, J. Interaction of Citrus Juices with pranidipina, um novo antagonista de cálcio 1,4-dihidropiridina, em indivíduos saudáveis. Eur J Clin Pharmacol 1998; 54 (9-10): 753-760. Veja o resumo.
  72. Fuhr, U., Maier-Bruggemann, A., Blume, H., Muck, W., Unger, S., Kuhlmann, J., Huschka, C., Zaigler, M., Rietbrock, S., e Staib, O suco de toranja AH aumenta a biodisponibilidade oral da nimodipina. Int J Clin Pharmacol Ther 1998; 36: 126-132. Veja o resumo.
  73. Goosen, TC, Cillie, D., Bailey, DG, Yu, C., He, K., Hollenberg, PF, Woster, PM, Cohen, L., Williams, JA, Rheeders, M., and Dijkstra, HP Bergamottin contribuição para a interação e disposição suco de toranja-felodipina em humanos Clin Pharmacol Ther 2004; 76: 607-617. Veja o resumo.
  74. Edgar, B., Bailey, D., Bergstrand, R., Johnsson, G., e Regardh, C. G. Agudos efeitos de beber suco de toranja na farmacocinética e dinâmica da felodipina - e sua relevância clínica potencial. Eur J Clin Pharmacol 1992; 42: 313-317. Veja o resumo.
  75. Christensen, H., Asberg, A., Holmboe, A. B. e Berg, K. J. A co-administração de suco de toranja aumenta a exposição sistêmica de diltiazem em voluntários saudáveis. Eur J Clin Pharmacol 2002; 58: 515-520. Veja o resumo.
  76. Bailey, D. G., Arnold, J. M., Bend, J. R., Tran, L. T., e Spence, J. D. Grapefruit juice-felodipineinteraction: reprodutibility and characterization with the extended release drug formula. Br J Clin Pharmacol 1995; 40: 135-140. Veja o resumo.
  77. Bailey, D. G., Arnold, J. M., Munoz, C., e Spence, J. D. Toranja suco - interação felodipina: mecanismo, previsibilidade e efeito da naringina. Clin Pharmacol Ther 1993; 53: 637-642. Veja o resumo.
  78. Schwarz, U. I., Seemann, D., Oertel, R., Miehlke, S., Kuhlisch, E., Fromm, M. F., Kim, R. B., Bailey, D. G. e Kirch, W. A ingestão de sumo de toranja reduz significativamente a biodisponibilidade do talinolol. Clin Pharmacol Ther 2005; 77: 291-301. Veja o resumo.
  79. Sugimoto, K., Araki, N., Ohmori, M., Harada, K., Cui, Y., Tsuruoka, S., Kawaguchi, A., e Fujimura, A. Interação entre suco de toranja e drogas hipnóticas: comparação de triazolam e quazepam. Eur J Clin Pharmacol 2006; 62: 209-215. Veja o resumo.
  80. Hugen, PW, Burger, DM, Koopmans, PP, Stuart, JW, Kroon, FP, van Leusen, R., e Hekster, YA Saquinavir cápsulas de gel macio (Fortovase) dão menor exposição do que o esperado, mesmo após um alto teor de gordura café da manhã. Pharm World Sci 2002; 24: 83-86. Veja o resumo.
  81. Culm-Merdek, KE, von Moltke, LL, Gan, L., Horan, KA, Reynolds, R., Harmatz, JS, Court MH e Greenblatt, DJ Efeito da exposição prolongada a suco de toranja na atividade do citocromo P450 3A em humanos : comparação com ritonavir. Clin Pharmacol Ther 2006; 79: 243-254. Veja o resumo.
  82. Cuong, B. T., Binh, V. Q., Dai, B., Duy, D. N., Lovell, C. M., Rieckmann, K. H., e Edstein, M. D. O gênero, o alimento ou o suco de toranja alteram a farmacocinética da primaquina em indivíduos saudáveis? Br J Clin Pharmacol 2006; 61: 682-689. Veja o resumo.
  83. Charbit, B., Becquemont, L., Lepere, B., Peytavin, G., e Funck-Brentano, C. Pharmacokinetic and pharmacodyinamic interaction between grapefruit juice and halofantrine. Clin Pharmacol Ther 2002; 72: 514-523. Veja o resumo.
  84. Lilja, J. J., Neuvonen, M., e Neuvonen, P. J. Effects of regular consum of grapefruit juice on the pharmacokinetics of sinvastatin. Br J Clin Pharmacol 2004; 58: 56-60. Veja o resumo.
  85. Ando, ​​H., Tsuruoka, S., Yanagihara, H., Sugimoto, K., Miyata, M., Yamazoe, Y., Takamura, T., Kaneko, S., e Fujimura, A. Efeitos do suco de toranja em a farmacocinética da pitavastatina e atorvastatina. Br J Clin Pharmacol 2005; 60: 494-497. Veja o resumo.
  86. Clifford, C.P., Adams, D.A., Murray, S., Taylor, G.W., Wilkins, M.R., Boobis, A.R. e Davies, D.S. Os efeitos cardíacos da terfenadina após a inibição do seu metabolismo pelo sumo de toranja. Eur J Clin Pharmacol 1997; 52: 311-315. Veja o resumo.
  87. Benton, R. E., Honig, P. K., Zamani, K., Cantilena, L. R., e Woosley, R. L. O suco de toranja altera a farmacocinética da terfenadina, resultando no prolongamento da repolarização no eletrocardiograma. Clin Pharmacol Ther 1996; 59: 383-388. Veja o resumo.
  88. Kawakami, M., Suzuki, K., Ishizuka, T., Hidaka, T., Matsuki, Y., e Nakamura, H. Effect of grapefruit juice on pharmacokinetics of itraconazole in healthy subject. Int J Clin Pharmacol Ther 1998; 36: 306-308. Veja o resumo.
  89. Lee, A. J., Chan, W. K., Harralson, A. F., Buffum, J. e Bui, B. C. Os efeitos do suco de toranja no metabolismo da sertralina: um estudo in vitro e in vivo. Clin Ther 1999; 21: 1890-1899. Veja o resumo.
  90. Min, D. I., Ku, Y. M., Geraets, D. R. e Lee, H. Effect of toranja suco na farmacocinética e farmacodinâmica da quinidina em voluntários saudáveis. J Clin Pharmacol 1996; 36: 469-476. Veja o resumo.
  91. Libersa, CC, Brique, SA, Motte, KB, Caron, JF, Guedon-Moreau, LM, Humbert, L., Vincent, A., Devos, P., e Lhermitte, MA Inibição dramática do metabolismo da amiodarona induzida por suco de toranja . Br J Clin Pharmacol 2000; 49: 373-378. Veja o resumo.
  92. Kupferschmidt, H. H., Ha, H. R., Ziegler, W. H., Meier, P. J., e Krahenbuhl, S. Interaction between grapefruit juice and midazolam in human. Clin Pharmacol Ther 1995; 58: 20-28. Veja o resumo.
  93. Hukkinen, S. K., Varhe, A., Olkkola, K. T., e Neuvonen, P. J. As concentrações plasmáticas de triazolam são aumentadas pela ingestão concomitante de sumo de toranja. Clin Pharmacol Ther 1995; 58: 127-131. Veja o resumo.
  94. Andersen, V., Pedersen, N., Larsen, N. E., Sonne, J., e Larsen, S. Intestinal first pass metabolism de midazolam na cirrose hepática - efeito do suco de toranja. Br J Clin Pharmacol 2002; 54: 120-124. Veja o resumo.
  95. Sigusch, H., Hippius, M., Henschel, L., Kaufmann, K., e Hoffmann, A. Influence of toranja suco na farmacocinética de uma formulação de nifedipina de liberação lenta. Pharmazie 1994; 49: 522-524. Veja o resumo.
  96. Hollander, AA, van Rooij, J., Lentjes, GW, Arbouw, F., van Bree, JB, Schoemaker, RC, van Es, LA, van der Woude, FJ, e Cohen, AF O efeito do suco de toranja na ciclosporina e metabolismo da prednisona em pacientes transplantados. Clin Pharmacol Ther 1995; 57: 318-324. Veja o resumo.
  97. Lilja JJ, Raaska K, Neuvonen PJ. Efeitos do suco de toranja na farmacocinética do acebutolol. Br J Clin Pharmacol 2005; 60: 659-63. Veja o resumo.
  98. Yin OQ, Gallagher N., Li A, et al. Efeito do suco de toranja na farmacocinética do nilotinibe em participantes saudáveis. J Clin Pharmacol 2010; 50: 188-94. Veja o resumo.
  99. Benmebarek M., Devaud C., Gex-Fabry M., et al. Efeitos do suco de toranja na farmacocinética dos enantiômeros da metadona. Clin Pharmacol Ther 2004; 76: 55-63. Veja o resumo.
  100. Hori H, Yoshimura R., Ueda N., et al. Interação suco de toranja-fluvoxamina - é arriscado ou não? J Clin Psychopharmacol 2003; 23: 422-4. Veja o resumo.
  101. Yasui N., Kondo T., Furukori H, et al. Efeitos da ingestão repetida de suco de toranja na farmacocinética e farmacodinâmica de dose única e múltipla por via oral do alprazolam. Psychopharmacology (Berl) 2000; 150: 185-90. Veja o resumo.
  102. Demarles D, Gillotin C, Bonaventure-Paci S, et al. Farmacocinética de dose única de amprenavir coadministrado com suco de toranja. Antimicrob Agents Chemother 2002; 46: 1589-90. Veja o resumo.
  103. Informações do produto para Cordarone. Wyeth Pharmaceuticals, Inc.Filadélfia, PA 19101. Setembro de 2006.
  104. Bailey DG, Dresser GK, Leake BF, Kim RB. Naringina é um inibidor clínico principal e seletivo do polipeptídeo transportador de ânions orgânicos 1A2 (OATP1A2) no suco de toranja. Clin Pharmacol Ther 2007; 81: 495-502. Veja o resumo.
  105. Bailey DG. Inibição do transporte de absorção do suco de fruta: um novo tipo de interação medicamento-alimento. Br J Clin Pharmacol 2010; 70: 645-55. Veja o resumo.
  106. Greenblatt DJ. Análise de interações medicamentosas envolvendo bebidas de frutas e polipeptídeos transportadores de ânions orgânicos. J Clin Pharmacol 2009; 49: 1403-7. Veja o resumo.
  107. Dresser GK, Kim RB, Bailey DG. Efeito do volume do suco de toranja na redução da biodisponibilidade da fexofenadina: possível papel dos polipeptídeos transportadores de ânions orgânicos. Clin Pharmacol Ther 2005; 77: 170-7. Veja o resumo.
  108. Potenciais interações medicamentosas com toranja. Pharmacist’s Letter / Prescriber’s Letter 2007; 23: 230204.
  109. Farkas D, Oleson LE, Zhao Y, et al. O suco de romã não prejudica a depuração do midazolam oral ou intravenoso, uma sonda para a atividade do citocromo P450-3A: comparação com o suco de toranja. J Clin Pharmacol 2007; 47: 286-94. Veja o resumo.
  110. Monroe KR, Murphy SP, Kolonel LN, Pike MC. Estudo prospectivo da ingestão de grapefruit e risco de câncer de mama em mulheres na pós-menopausa: o estudo Mutliethnic Cohort. Br J Cancer 2007; 97: 440-5. Veja o resumo.
  111. Zitron E, Scholz E, Owen RW, et al. Prolongamento do QTc pelo suco de toranja e sua base farmacológica potencial: bloqueio do canal HERG pelos flavonóides. Circulation 2005; 835: 835-8. Veja o resumo.
  112. Unger M, Frank A. Determinação simultânea da potência inibitória de extratos de ervas sobre a atividade de seis enzimas principais do citocromo P450 usando cromatografia líquida / espectrometria de massa e extração online automatizada. Rapid Commun Mass Spectrom 2004; 18: 2273-81. Veja o resumo.
  113. Fukazawa I, Uchida N, Uchida E, Yasuhara H. Efeitos do suco de toranja na farmacocinética da atorvastatina e pravastatina em japonês. Br J Clin Pharmacol 2003; 57: 448-55. Veja o resumo.
  114. Sullivan DM, Ford MA, Boyden TW. Suco de toranja e a resposta à varfarina. Am J Health-Syst Pharm 1998; 55: 1581-3. Veja o resumo.
  115. Gaudineau C, Beckerman R, Welbourn S, Auclair K. Inibição de enzimas P450 humanas por múltiplos constituintes do extrato de Ginkgo biloba. Biochem Biophys Res Comm 2004; 318: 1072 ± 8. Veja o resumo.
  116. Bailey DG, Dresser GK, Bend JR. Bergamotina, suco de limão e vinho tinto como inibidores da atividade do citocromo P450 3A4: comparação com o suco de toranja. Clin Pharmacol Ther 2003; 73: 529-37. Veja o resumo.
  117. Di Marco MP, Edwards DJ, Wainer IW, Ducharme MP. O efeito do suco de toranja e do suco de laranja de Sevilha na farmacocinética do dextrometorfano: o papel do CYP3A e da glicoproteína-P no intestino. Life Sci 2002; 71: 1149-60. Veja o resumo.
  118. Parker RB, Yates CR, Soberman JE, Laizure SC. Efeitos do suco de toranja na glicoproteína-P intestinal: avaliação com digoxina em humanos. Pharmacotherapy 2003; 23: 979-87. Veja o resumo.
  119. Shelton MJ, Wynn HE, Hewitt RG, DiFrancesco R. Efeitos do suco de toranja na exposição farmacocinética ao indinavir em indivíduos HIV-positivos. J Clin Pharmacol 2001; 41: 435-42. Veja o resumo.
  120. Dresser GK, Bailey DG, Leake BF, et al. Os sucos de frutas inibem a absorção de drogas mediada por polipeptídeo de transporte de ânions orgânicos para diminuir a disponibilidade oral de fexofenadina. Clin Pharmacol Ther 2002; 71: 11-20. Veja o resumo.
  121. Becquemont L, Verstuyft C, Curb R, et al. Efeito do suco de toranja na farmacocinética da digoxina em humanos. Clin Pharmacol Ther 2001; 70: 311-6. Veja o resumo.
  122. Bailey DG, Dresser GK, Bend JR. Bergamotina, suco de limão e vinho tinto como inibidores da atividade do citocromo P450 3A4: comparação com o suco de toranja. Clin Pharmacol Ther 2003; 73: 529-37. Veja o resumo.
  123. Veronese ML, Gillen LP, Burke JP, et al. Inibição dependente da exposição do CYP3A4 intestinal e hepático in vivo pelo suco de toranja. J Clin Pharmacol 2003; 43: 831-9. . Veja o resumo.
  124. Rogers JD, Zhao J, Liu L, et al. O suco de toranja tem efeitos mínimos nas concentrações plasmáticas dos inibidores da 3-hidroxi-3-metilglutaril coenzima A redutase derivados da lovastatina. Clin Pharmacol Ther 1999; 66: 358-66. Veja o resumo.
  125. Schmiedlin-Ren P, Edwards DJ, Fitzsimmons ME, et al. Mecanismos de disponibilidade oral aumentada de substratos do CYP3A4 pelos constituintes da toranja. Diminuição da concentração de enterócitos CYP3A4 e inativação baseada no mecanismo por furanocumarinas. Drug Metab Dispos 1997; 25: 1228-33. Veja o resumo.
  126. Edwards DJ, Fitzsimmons ME, Schuetz EG, et al. 6 ’, 7’-Diidroxibergamotina em suco de toranja e suco de laranja Seville: efeitos na disposição da ciclosporina, enterócitos CYP3A4 e P-glicoproteína. Clin Pharmacol Ther 1999; 65: 237-44. Veja o resumo.
  127. Penzak SR, Acosta EP, Turner M, et al. Efeito do suco de laranja Seville e do suco de toranja na farmacocinética do indinavir. J Clin Pharmacol 2002; 42: 1165-70. Veja o resumo.
  128. Gupta MC, Garg SK, Badyal D, et al. Efeito do suco de toranja na farmacocinética da teofilina em voluntários saudáveis ​​do sexo masculino. Methods Find Exp Clin Pharmacol 1999; 21: 679-82. Veja o resumo.
  129. Greenblatt DJ, von Moltke LL, Harmatz JS. Curso de tempo de recuperação da função do citocromo P450 3A após doses únicas de suco de toranja. Clin Pharmacol Ther 2003; 74: 121-29. Veja o resumo.
  130. Hermans K, Stockman D, Van den Branden F. Grapefruit e tônica: uma combinação mortal em um paciente com a síndrome do QT longo. Am J Med 2003; 114: 511-512.
  131. Reif S, Nicolson M, Bisset D, et al. Efeito da ingestão de suco de toranja na biodisponibilidade do etoposídeo. Eur J Clin Pharmacol 2002; 58: 491-4 .. Ver o resumo.
  132. Kanazawa S, Ohkubo T, Sugawara K. Os efeitos do suco de toranja na farmacocinética da eritromicina. Eur J Clin Pharmacol 2001; 56: 799-803. Veja o resumo.
  133. Fuhr U, Muller-Peltzer H., Kern R., et al. Efeitos do suco de toranja e do fumo nas concentrações de verapamil no estado estacionário. Eur J Clin Pharmacol 2002; 58: 45-53. Veja o resumo.
  134. Ebert U, Oertel R, Kirch W. Influência do suco de toranja na farmacocinética e farmacodinâmica da escopolamina em indivíduos saudáveis ​​do sexo masculino e feminino. Int J Clin Pharmacol Ther 2000; 38: 523-31. Veja o resumo.
  135. Jetter A, Kinzig-Schippers M, Walchner-Bonjean M, et al. Efeitos do suco de toranja na farmacocinética do sildenafil. Clin Pharmacol Ther 2002; 71: 21-9. Veja o resumo.
  136. Castro N, Jung H, Medina R, et al. Interação entre suco de toranja e praziquantel em humanos. Antimicrob Agents Chemother 2002; 46: 1614-6. Veja o resumo.
  137. Lilja JJ, Kivisto KT, Neuvonen PJ. Duração do efeito do sumo de toranja na farmacocinética do substrato do CYP3A4 sinvastatina. Clin Pharmacol Ther 2000; 68: 384-90. Veja o resumo.
  138. Bailey DG, Dresser GK. Interação suco de toranja-lovastatina. Clin Pharmacol Ther 2000; 67: 690. Veja o resumo.
  139. Uno T, Ohkubo T, Sugawara K, et al. Efeitos do suco de toranja na disposição estereosseletiva da nicardipina em humanos: evidências da eliminação pré-sistêmica dominante no intestino. Eur J Clin Pharmacol 2000; 56: 643-9. Veja o resumo.
  140. Ho PC, Ghose K, Saville D, Wanwimolruk S. Efeito do suco de toranja na farmacocinética e farmacodinâmica dos enantiômeros de verapamil em voluntários saudáveis. Eur J Clin Pharmacol 2000; 56: 693-8. Veja o resumo.
  141. Chan WK, Nguyen LT, Miller VP, Harris RZ. Inativação baseada em mecanismo do citocromo P450 3A4 humano por suco de toranja e vinho tinto. Life Sci 1998; 62: PL135-42. Veja o resumo.
  142. Erlund I, Meririnne E, Alfthan G, Aro A. Cinética plasmática e excreção urinária das flavanonas naringenina e hesperetina em humanos após a ingestão de suco de laranja e suco de toranja. J Nutr 2001; 131: 235-41. Veja o resumo.
  143. Lilja JJ, Kivisto KT, Backman JT, Neuvonen PJ. Efeito da dose de suco de toranja na interação suco de toranja-triazolam: o consumo repetido prolonga a meia-vida de triazolam. Eur J Clin Pharmacol 2000; 56: 411-5. Veja o resumo.
  144. Bailey DG, Dresser GK, Munoz C, et al. Redução da biodisponibilidade da fexofenadina por sucos de frutas. Clin Pharmacol Ther 2001; 69: P21.
  145. Dresser GK, Bailey DG, Carruthers SG. Interação sumo de toranja-felodipina em idosos. Clin Pharmacol Ther 2000; 68: 28-34. Veja o resumo.
  146. Troisi RJ, Willett WC, Weiss ST, et al. Um estudo prospectivo de dieta e asma de início na idade adulta Am J Respir Crit Care Med 1995; 151: 1401-8. Veja o resumo.
  147. Butland BK, Fehily AM, Elwood PC. Dieta, função pulmonar e declínio da função pulmonar em uma coorte de 2.512 homens de meia-idade. Thorax 2000; 55: 102-8. Veja o resumo.
  148. Schwartz J, Weiss ST. Relação entre a ingestão dietética de vitamina C e a função pulmonar no First National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES I). Am J Clin Nutr 1994; 59: 110-4. Veja o resumo.
  149. Carey IM, Strachan DP, Cook DG. Efeitos das mudanças no consumo de frutas frescas na função ventilatória em adultos britânicos saudáveis. Am J Respir Crit Care Med 1998; 158: 728-33. Veja o resumo.
  150. Hatch GE. Asma, oxidantes inalados e antioxidantes dietéticos. Am J Clin Nutr 1995; 61: 625S-30S. Veja o resumo.
  151. Forastiere F, Pistelli R, Sestini P, et al. Consumo de frutas frescas ricas em vitamina C e sintomas de sibilância em crianças. Thorax 2000; 55: 283-8. Veja o resumo.
  152. Von Woedtke T, Schluter B, Pflegel P, et al. Aspectos da eficácia antimicrobiana do extrato de semente de toranja e sua relação com as substâncias conservantes contidas. Pharmazie 1999; 54: 452-6. Veja o resumo.
  153. Ionescu G, Kiehl F, Wichmann-Kunz F, et al. Extrato de sementes cítricas orais em eczema atópico: estudos in vitro e in vivo na microflora intestinal. J Orthomolec Med 1990; 5: 155-7.
  154. Ranzani MR, Fonseca H. Avaliação micológica de amendoins sem casca tratados quimicamente. Food Addit Contam 1995; 12: 343-6. Veja o resumo.
  155. Calori-Domingues MA, Fonseca H. Avaliação laboratorial do controle químico da produção de aflatoxina em amendoim sem casca (Arachis hypogaea L.). Food Addit Contam 1995; 12: 347-50. Veja o resumo.
  156. Sakamoto S, Sato K, Maitani T, Yamada T. [Análise de componentes em aditivo alimentar natural "extrato de semente de toranja" por HPLC e LC / MS]. Eisei Shikenjo Hokoku 1996;: 38-42. Veja o resumo.
  157. Xiong H, Li Y, Slavik MF, Walker JT. Pulverizar a pele de frango com produtos químicos selecionados para reduzir Salmonella typhimurium aderida. J Food Prot 1998; 61: 272-5. Veja o resumo.
  158. He K, Iyer KR, Hayes RN, et al. Inativação do citocromo P450 3A4 pela bergamotina, um componente do suco de toranja. Chem Res Toxicol 1998; 11: 252-9. Veja o resumo.
  159. Monografia de Coreg. In: Gillis MC, Ed. Compêndio de Produtos Farmacêuticos e Especialidades (CPS). 34ª ed. Ottawa, Ontario, CAN: Canadian Pharmacists Assn, 1999: 395.
  160. Dresser GK, Spence JD, Bailey DG. Consequências farmacocinético-farmacodinâmicas e relevância clínica da inibição do citocromo P450 3A4. Clin Pharmacokinet 2000; 38: 41-57. Veja o resumo.
  161. Takanaga H, Ohnishi A, Matsuo H, et al. Análise farmacocinética da interação felodipina-suco de toranja com base em um modelo de inibição enzimática irreversível. Br J Clin Pharmacol 2000; 49: 49-58. Veja o resumo.
  162. Takanaga H., Ohnishi A., Murakami H., et al. Relação entre o tempo após a ingestão de suco de toranja e o efeito na farmacocinética e farmacodinâmica da nisoldipina em indivíduos saudáveis. Clin Pharmacol Ther 2000: 67: 201-14. Veja o resumo.
  163. Damkier P, Hansen LL, Brosen K. Efeito do diclofenaco, dissulfiram, itraconazol, suco de toranja e eritromicina na farmacocinética da quinidina. Br J Clin Pharmacol 1999; 48: 829-38. Veja o resumo.
  164. van Agtmael MA, Gupta V, van der Graaf CA, van Boxtel CJ. O efeito do suco de toranja no declínio dependente do tempo dos níveis plasmáticos de artemether em indivíduos saudáveis. Clin Pharmacol Ther 1999; 66: 408-14. Veja o resumo.
  165. van Agtmael MA, Gupta V, van der Wosten TH, et al. O suco de toranja aumenta a biodisponibilidade do artemeter. Eur J Clin Pharmacol 1999; 55: 405-10. Veja o resumo.
  166. Oesterheld J, Kallepalli BR. Suco de toranja e clomipramina: mudanças nas relações metabólicas. J Clin Psychopharmacol 1997; 17: 62-3.
  167. Código Eletrônico de Regulamentações Federais. Título 21. Parte 182 - Substâncias geralmente reconhecidas como seguras. Disponível em: https://www.accessdata.fda.gov/scripts/cdrh/cfdocs/cfcfr/CFRSearch.cfm?CFRPart=182
  168. Evans AM. Influência dos componentes da dieta no metabolismo gastrointestinal e no transporte de drogas. Ther Drug Monit 2000; 22: 131-6. Veja o resumo.
  169. Fuhr U. Drug Interactions with Grapefruit Juice. Drug Saf 1998; 18: 251-72. Veja o resumo.
  170. Curhan GC, Willett WC, Speizer FE, Stamfer MJ. Uso de bebidas e risco de pedras nos rins em mulheres. Ann Intern Med 1998; 128: 534-40. Veja o resumo.
  171. Ameer B, Weintraub RA. Interações medicamentosas com suco de toranja. Clin Pharmacokinet 1997; 33: 103-21. Veja o resumo.
  172. Lilja JJ, Kivisto KT, Neuvonen PJ. Interação suco de toranja-sinvastatina: efeito nas concentrações séricas de sinvastatina, ácido de sinvastatina e inibidores da HMG-CoA redutase. Clin Pharmacol Ther 1998; 64: 477-83. Veja o resumo.
  173. Kupferschmidt HH, Fattinger KE, Ha HR, et al. O suco de toranja aumenta a biodisponibilidade do inibidor da protease do HIV saquinavir no homem. Br J Clin Pharmacol 1998; 45: 355-9. Veja o resumo.
  174. Lilja JJ, Kivisto KT, Backman JT, et al. O suco de toranja aumenta substancialmente as concentrações plasmáticas de buspirona. Clin Pharmacol Ther 1998; 64: 655-60. Veja o resumo.
  175. Fukuda K., Ohta T., Oshima Y, et al. Inibidores específicos do CYP3A4 no suco de toranja: dímeros de furocumarina como componentes da interação medicamentosa. Pharmacogenetics 1997; 7: 391-6. Veja o resumo.
  176. Zhang YD, Lorenzo B, Reidenberg MM. Inibição da 11 beta hidroxiesteróide desidrogenase obtida do rim da cobaia por furosemida, naringenina e alguns outros compostos. J Steroid Biochem Mol Biol 1994; 49: 81-5. Veja o resumo.
  177. Lee YS, Lorenzo BJ, Koufis T, et al. O suco de toranja e seus flavonóides inibem a 11 beta-hidroxiesteróide desidrogenase. Clin Pharmacol Ther 1996; 59: 62-71. Veja o resumo.
  178. Zaidenstein R, Dishi V, Gips M, et al. Efeito do suco de toranja na farmacocinética do verapamil administrado por via oral. Eur J Clin Pharmacol 1998; 54: 337-40. Veja o resumo.
  179. Interações grapefruit-drogas. Disponível em: www.powernetdesign.com/grapefruit (Acessado em 26 de setembro de 1999).
  180. Ozdemir M, Aktan Y, Boydag BS. Interação entre suco de toranja e diazepam em humanos. Eur J Drug Metab Pharmacokinet 1998; 23: 55-9. Veja o resumo.
  181. Lilja JJ, Kivisto KT, Neuvonen PJ. O suco de toranja aumenta as concentrações séricas de atorvastatina e não tem efeito sobre a pravastatina. Clin Pharmacol Ther 1999; 66: 118-27. Veja o resumo.
  182. Gross AS, Goh YD, Addison RS, et al. Influência do suco de toranja na farmacocinética da cisaprida. Clin Pharmacol Ther 1999; 65: 395-401. Veja o resumo.
  183. Varis T, Kivisto KT, Neuvonen PJ. O suco de toranja pode aumentar a concentração plasmática de metilprednisolona. Eur J Clin Pharmacol 2000; 56: 489-93. Veja o resumo.
  184. Cerda JJ, Robbins FL, Burgin CW, et al. Os efeitos da pectina de toranja em pacientes com risco de doença cardíaca coronária sem alterar a dieta ou estilo de vida. Clin Cardiol 1988; 11: 589-94. Veja o resumo.
  185. Dresser GK, Bailey DG, Carruthers SG. Interação sumo de toranja-felodipina em idosos saudáveis. Clin Pharmacol Ther 1998; 65: (resumo PIII-63).
  186. Zaidenstein R, Avni B, Dishi V, et al. Efeito do suco de toranja na farmacocinética do losartan em voluntários saudáveis. Clin Pharmacol Ther 1998; 65: (resumo PI-60).
  187. Soldner A, Christians U, Susanto M, et al. O suco de toranja ativa o transporte de drogas mediado pela glicoproteína-P. Pharm Res 1999; 16: 478-85. Veja o resumo.
  188. Bailey DG, Dresser GK, Kreeft JH, et al. Interação sumo de toranja-felodipina: Efeito de segmentos e um extrato de fruta não processada. Clin Pharmacol Ther 2000; 67: 107 (resumo PI-71).
  189. Veronese M, Burke J, Dorval E, et al. O suco de toranja (GFJ) inibe o CYP3A4 hepático e intestinal de maneira dependente da dose. Clin Pharmacol Ther 2000; 67: 151 (resumo PIII-37).
  190. Offman EM, Freeman DJ, Dresser GK, et al. Interação da cisaprida com suco de toranja e vinho tinto. Clin Pharmacol Ther 2000; 67: 110 (resumo PI-83).
  191. Robbins RC, Martin FG, Roe JM. A ingestão de toranja reduz os hematócritos elevados em seres humanos. Int J Vitam Nutr Res 1988; 58: 414-7. Veja o resumo.
  192. Rau SE, Bend JR, Arnold MO, et al. Interação em dose única de suco de toranja-terfenadina: magnitude, mecanismo e relevância. Clin Pharmacol Ther 1997 61: 401-9. Veja o resumo.
  193. Bailey DG, Arnold JM, Strong HA, et al. Efeito do suco de toranja e da naringina na farmacocinética da nisoldipina. Clin Pharmacol Ther 1993; 54: 589-94. Veja o resumo.
  194. Bailey DG, Spence JD, Munoz C, Arnold JM. Interação de sucos cítricos com felodipina e nifedipina. Lancet 1991; 337: 268-9. Veja o resumo.
  195. Kantola T, Kivisto KT, Neuvonen PJ, et al. O suco de toranja aumenta muito as concentrações séricas de lovastatina e ácido de lovastatina. Clin Pharmacol Ther 1998 63: 397-402. Veja o resumo.
  196. Schubert W, Cullberg G, Edgar B, Hedner T. Inibição do metabolismo de 17 beta-estradiol pelo suco de toranja em mulheres ovariectomizadas. Maturitas 1994; 20: 155-63. Veja o resumo.
  197. Weber A, Jager R, Borner A, et al. O suco de toranja pode influenciar a biodisponibilidade do etinilestradiol? Contraception 1996; 53: 41-7. Veja o resumo.
  198. Garg SK, Kumar N., Bhargava VK, Prabhakar SK. Efeito do suco de toranja na biodisponibilidade da carbamazepina em pacientes com epilepsia. Clin Pharmacol Ther 1998; 64: 286-8. Veja o resumo.
  199. Josefsson M, Zackrisson AL, Ahlner J. Efeito do suco de toranja na farmacocinética da amlodipina em voluntários saudáveis. Eur J Clin Pharmacol 1996; 51: 189-93. Veja o resumo.
  200. Ioannides-Demos LL, Christophidis N, et al. Implicações da dosagem de uma interação clínica entre suco de toranja e ciclosporina e concentrações de metabólitos em pacientes com doenças autoimunes. J Rheumatol 1997; 24: 49-54. Veja o resumo.
  201. Agri Res Svc: bancos de dados fitoquímicos e etnobotânicos do Dr. Duke. www.ars-grin.gov/duke (Acessado em 3 de novembro de 1999).
  202. Penzak SR, Gubbins PO, Gurley BJ, et al. O suco de toranja diminui a disponibilidade sistêmica das cápsulas de itraconazol em voluntários saudáveis. Ther Drug Monit 1999; 21: 304-9. Veja o resumo.
  203. Brinker F. Herb Contra-indicações e interações medicamentosas. 2ª ed. Sandy, OR: Eclectic Medical Publications, 1998.
Última revisão - 24/03/2020

Recomendado

Tularemia

Tularemia

A tularemia é uma doença infeccioa que normalmente infecta o eguinte animai:roedore elvagenequilopáarocoelhoA doença é cauada pela bactéria Franciella tulareni. Pode er f...
Conversando com seus entes queridos sobre seu diagnóstico de HIV

Conversando com seus entes queridos sobre seu diagnóstico de HIV

Não há dua convera iguai. Quando e trata de compartilhar um diagnótico de HIV com a família, amigo e outro ente querido, todo lidam de forma diferente. É uma convera que n...