Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 14 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
Leflunomida
Vídeo: Leflunomida

Contente

Não tome leflunomida se estiver grávida ou se planeja engravidar. A leflunomida pode prejudicar o feto. Não deve começar a tomar leflunomida antes de fazer um teste de gravidez com resultados negativos e o seu médico lhe dizer que não está grávida. Você deve usar um método anticoncepcional eficaz antes de começar a tomar leflunomida, durante o tratamento com leflunomida e por 2 anos após o tratamento. Se a sua menstruação estiver atrasada ou se você falhar um período durante o tratamento com leflunomida, chame seu médico imediatamente. Fale com o seu médico se planeia engravidar nos 2 anos após interromper o tratamento com leflunomida. Seu médico pode prescrever um tratamento que ajudará a remover esse medicamento mais rapidamente de seu corpo.

A leflunomida pode causar danos ao fígado que podem ser fatais e até mesmo causar a morte. O risco de danos ao fígado é maior em pessoas que tomam outros medicamentos conhecidos por causar danos ao fígado e em pessoas que já têm doença hepática. Informe o seu médico se você tem ou já teve hepatite ou qualquer outro tipo de doença hepática e se você bebe ou já bebeu grandes quantidades de álcool. Informe o seu médico e farmacêutico se você estiver tomando paracetamol (Tylenol, em outros produtos sem receita), aspirina e outros medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs como ibuprofeno [Advil, Motrin] e naproxeno [Aleve, Naprosyn], colesterol -medicamentos redutores (estatinas), hidroxicloroquina, produtos de ferro, isoniazida (Laniazid, em Rifamate, em Rifater), metotrexato (Trexall), niacina (ácido nicotínico) ou rifampicina (Rifadin, Rimactane, em Rifamate, em Rifater). Se sentir algum dos seguintes sintomas, contacte imediatamente o seu médico: náuseas, cansaço extremo, hemorragia ou nódoa negra, falta de energia, perda de apetite, dor na parte superior direita do estômago, pele ou olhos amarelados, cor escura urina ou sintomas semelhantes aos da gripe.


Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pedirá alguns testes para verificar a resposta do seu corpo à leflunomida.

Converse com seu médico sobre os riscos de tomar leflunomida.

A leflunomida é usada isoladamente ou em combinação com outros medicamentos para tratar a artrite reumatóide (uma condição na qual o corpo ataca suas próprias articulações, causando dor, inchaço e perda de função). A leflunomida está em uma classe de medicamentos chamados medicamentos antirreumáticos modificadores da doença (DMARDs). Ele age diminuindo a inflamação e retardando o progresso da doença, o que pode ajudar a melhorar a atividade física de pessoas com artrite reumatóide.

A leflunomida é apresentada na forma de comprimido para administração oral. É usualmente tomado uma vez por dia. O seu médico pode dizer-lhe para tomar uma dose maior de leflunomida durante os primeiros 3 dias de tratamento. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome a leflunomida exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.


O seu médico pode necessitar de diminuir a sua dose ou interromper o tratamento se sentir alguns efeitos secundários graves. Certifique-se de dizer ao seu médico como você se sente durante o tratamento.

A leflunomida pode ajudar a controlar os sintomas da artrite reumatóide, mas não a cura. Continue a tomar leflunomida mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar leflunomida sem falar com o seu médico.

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de tomar leflunomida,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a leflunomida, teriflunomida (Aubagio), qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes dos comprimidos de leflunomida. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar os medicamentos listados na seção AVISO IMPORTANTE e qualquer um dos seguintes: anticoagulantes ('anticoagulantes'), como varfarina (Coumadin Jantoven); colestiramina (Prevalite); compostos de ouro, como auranofina (Ridaura); medicamentos para tratar o câncer; outros medicamentos que suprimem o sistema imunológico, como azatioprina (Azasan, Imuran), ciclosporina (Gengraf, Neoral, Sandimmune), sirolimus (Rapamune) e tacrolimus (Astagraf, Prograf); penicilamina (Cuprimine, Depen) e tolbutamida. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • informe o seu médico se você tem ou já teve infecções graves ou se tem infecções frequentes, câncer ou outras condições que afetam a medula óssea ou o sistema imunológico (incluindo o vírus da imunodeficiência humana [HIV] e a síndrome da imunodeficiência adquirida [AIDS]), diabetes, ou doença renal.
  • informe o seu médico se estiver amamentando. Não amamente enquanto estiver a tomar leflunomida.
  • se você está planejando ter um filho, você deve conversar com seu médico sobre como parar a leflunomida e receber um tratamento para ajudar a remover este medicamento do seu corpo mais rapidamente.
  • pergunte ao seu médico sobre o uso seguro de bebidas alcoólicas enquanto estiver tomando leflunomida.
  • Tomar leflunomida pode diminuir sua capacidade de combater infecções. Informe o seu médico se você tiver uma infecção no momento ou se tiver quaisquer sinais de infecção, como febre, tosse ou sintomas semelhantes aos da gripe. Se sentir algum dos seguintes sintomas durante o tratamento com leflunomida, chame o seu médico: febre; dor de garganta; tosse; sintomas como os da gripe; área de pele quente, vermelha, inchada ou dolorida; micção dolorosa, difícil ou frequente; ou outros sinais de infecção. Pode ser necessário interromper o seu tratamento com leflunomida se você tiver uma infecção.
  • Você pode já estar infectado com tuberculose (TB; uma infecção pulmonar grave), mas não apresenta nenhum sintoma da doença. Neste caso, a leflunomida pode tornar a sua infecção mais grave e fazer com que desenvolva sintomas. Informe o seu médico se você tem ou já teve tuberculose, se viveu ou visitou um país onde a tuberculose é comum, ou se esteve perto de alguém que tem ou já teve tuberculose. Antes de iniciar o tratamento com leflunomida, o médico fará um teste cutâneo para verificar se você tem tuberculose. Se você tiver tuberculose, seu médico tratará essa infecção com antibióticos antes de você começar a tomar leflunomida.
  • não tome nenhuma vacina sem falar com o seu médico.
  • você deve saber que a leflunomida pode causar pressão alta. Deve verificar a sua tensão arterial antes de iniciar o tratamento e regularmente enquanto estiver a tomar este medicamento.

Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.


A leflunomida pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • diarréia
  • vomitando
  • azia
  • dor de cabeça
  • tontura
  • perda de peso
  • dor nas costas
  • dor muscular ou fraqueza
  • dor, queimação, dormência ou formigamento nas mãos ou pés
  • perda de cabelo
  • cãibras nas pernas
  • pele seca

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE ou PRECAUÇÕES ESPECIAIS, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:

  • erupção cutânea com ou sem febre
  • urticária
  • bolhas ou descamação da pele
  • aftas
  • coceira
  • dificuldade ao respirar
  • tosse nova ou piorando
  • dor no peito
  • pele pálida

Receber medicamentos que suprimem o sistema imunológico pode aumentar o risco de desenvolver certos tipos de câncer. Até o momento, não foi relatado aumento de cânceres em estudos clínicos com leflunomida. Converse com seu médico sobre os riscos de receber leflunomida.

A leflunomida pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro) e da luz.

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:

  • diarréia
  • dor de estômago
  • Cansaço extremo
  • fraqueza
  • pele pálida
  • batimento cardíaco rápido
  • falta de ar

Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Arava®
Última revisão - 15/08/2015

Posts Populares

Vitamina D 101 - um guia detalhado para iniciantes

Vitamina D 101 - um guia detalhado para iniciantes

Incluímo produto que conideramo útei para noo leitore. e você comprar por meio do link deta página, podemo ganhar uma pequena comião. Aqui etá noo proceo.A vitamina D ...
Por que meu período é tão intenso?

Por que meu período é tão intenso?

Incluímo produto que conideramo útei para noo leitore. e você comprar por meio do link deta página, podemo ganhar uma pequena comião. Aqui etá noo proceo.Fluxo inteno e c...