Autor: Gregory Harris
Data De Criação: 16 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Estrogênio e progesterona (terapia de reposição hormonal) - Medicamento
Estrogênio e progesterona (terapia de reposição hormonal) - Medicamento

Contente

A terapia de reposição hormonal pode aumentar o risco de ataque cardíaco, derrame, câncer de mama e coágulos sanguíneos nos pulmões e nas pernas. Informe o seu médico se você fuma e se você tem ou já teve nódulos mamários ou câncer; um ataque cardíaco; derrame; coágulos de sangue; pressão alta; níveis elevados de colesterol ou gorduras no sangue; ou diabetes. Se você vai fazer uma cirurgia ou vai ficar em repouso na cama, converse com seu médico sobre como interromper o estrogênio e a progesterona pelo menos 4 a 6 semanas antes da cirurgia ou repouso.

Se você sentir algum dos seguintes efeitos colaterais, chame seu médico imediatamente: dor de cabeça súbita e intensa; vômito repentino e intenso; perda repentina de visão parcial ou completa; problemas de fala; tonturas ou desmaios; fraqueza ou dormência de um braço ou perna; dor intensa no peito ou peso no peito; tossindo sangue; falta de ar repentina; ou dor na panturrilha.

Converse com seu médico sobre os riscos e benefícios de tomar estrogênio e progesterona.

Combinações de estrogênio e progesterona são usadas para tratar certos sintomas da menopausa. Estrogênio e progesterona são dois hormônios sexuais femininos. A terapia de reposição hormonal atua substituindo o hormônio estrogênio que não é mais produzido pelo corpo. O estrogênio reduz a sensação de calor na parte superior do corpo e os períodos de suor e calor (ondas de calor), sintomas vaginais (coceira, queimação e secura) e dificuldade para urinar, mas não alivia outros sintomas da menopausa, como nervosismo ou depressão. O estrogênio também previne o enfraquecimento dos ossos (osteoporose) em mulheres na menopausa. A progestina é adicionada ao estrogênio na terapia de reposição hormonal para reduzir o risco de câncer uterino em mulheres que ainda estão com o útero.


A terapia de reposição hormonal é apresentada em comprimidos para administração oral. É usualmente tomado uma vez por dia. Para ajudá-lo a se lembrar de fazer a terapia de reposição hormonal, tome-a em torno da mesma hora todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome este medicamento exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico. Não pare de tomar este medicamento sem falar com seu médico.

Activella, FemHrt e Prempro vêm na forma de comprimidos contendo estrogênio e progesterona. Tome um comprimido todos os dias.

Ortho-Prefest vem em um cartão contendo 30 comprimidos. Tome um comprimido rosa (contendo apenas estrogênio) uma vez ao dia por 3 dias, depois tome um comprimido branco (contendo estrogênio e progesterona) uma vez ao dia por 3 dias. Repita esse processo até terminar todos os comprimidos do cartão. Comece uma nova cartela um dia após terminar a última.

Premphase vem em um dispensador contendo 28 comprimidos. Tome um comprimido marrom (contendo apenas estrogênio) uma vez ao dia nos dias 1 a 14, e tome um comprimido azul claro (contendo estrogênio e progesterona) uma vez ao dia nos dias 15 a 28. Comece um novo dispensador um dia após terminar o último .


Antes de fazer a terapia de reposição hormonal, peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente e leia com atenção.

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de fazer a terapia de reposição hormonal,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a estrogênio, progesterona ou qualquer outro medicamento.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos à base de plantas que você está tomando. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: paracetamol (Tylenol); anticoagulantes ('anticoagulantes'), como varfarina (Coumadin); ciclosporina (Neoral, Sandimmune); medicamentos para convulsões, como carbamazepina (Tegretol), fenobarbital (Luminal, Solfoton) e fenitoína (Dilantin); morfina (Kadian, MS Contin, MSIR, outros); esteróides orais, como dexametasona (Decadron, Dexone), metilprednisolona (Medrol), prednisona (Deltasona) e prednisolona (Prelone); rifampicina (Rifadin, Rimactane); ácido salicílico; temazepam (Restoril); teofilina (Theobid, Theo-Dur); e medicação para a tireóide, como levotiroxina (Levothroid, Levoxyl, Synthroid). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • além das condições listadas na seção AVISO IMPORTANTE, informe o seu médico se você fez uma histerectomia e se você tem ou já teve asma; toxemia (pressão alta durante a gravidez); depressão; epilepsia (convulsões); enxaqueca; doença hepática, cardíaca, da vesícula biliar ou renal; icterícia (amarelecimento da pele ou olhos); sangramento vaginal entre os períodos menstruais; e ganho excessivo de peso e retenção de líquidos (inchaço) durante o ciclo menstrual.
  • Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar enquanto estiver tomando este medicamento, chame seu médico imediatamente. Estrogênio e progesterona podem prejudicar o feto.
  • Se for fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o seu médico ou dentista que está a fazer terapêutica de substituição hormonal.
  • informe o seu médico se você fuma cigarros. Fumar enquanto toma este medicamento pode aumentar o risco de efeitos colaterais graves, como coágulos sanguíneos e acidente vascular cerebral. Fumar também pode diminuir a eficácia deste medicamento.
  • Informe o seu médico e farmacêutico se você usa lentes de contato. Se notar alterações na visão ou na capacidade de usar as lentes durante a terapia de reposição hormonal, consulte um oftalmologista.

Pergunte ao seu médico sobre a ingestão de suplementos de cálcio se estiver tomando este medicamento para a prevenção da osteoporose. Siga todas as recomendações dietéticas e de exercícios, pois ambas podem ajudar a prevenir doenças ósseas.


Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.

A terapia de reposição hormonal pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • dor de cabeça
  • dor de estômago
  • vomitando
  • cólicas estomacais ou inchaço
  • diarréia
  • mudanças de apetite e peso
  • mudanças no desejo ou habilidade sexual
  • nervosismo
  • manchas de pele marrom ou preta
  • acne
  • inchaço das mãos, pés ou parte inferior das pernas (retenção de líquidos)
  • sangramento ou manchas entre os períodos menstruais
  • mudanças no fluxo menstrual
  • sensibilidade mamária, aumento ou secreção
  • dificuldade em usar lentes de contato

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Os seguintes sintomas são incomuns, mas se você sentir algum deles ou os listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:

  • visão dupla
  • forte dor abdominal
  • amarelecimento da pele ou olhos
  • depressão mental severa
  • sangramento incomum
  • perda de apetite
  • irritação na pele
  • cansaço extremo, fraqueza ou falta de energia
  • febre
  • urina de cor escura
  • banquinho de cor clara

A terapia de reposição hormonal pode aumentar o risco de desenvolver câncer endometrial e doença da vesícula biliar. Converse com seu médico sobre os riscos de tomar este medicamento.

A terapia de reposição hormonal pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o à temperatura ambiente e longe do calor e da umidade (não no banheiro).

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir:

  • dor de estômago
  • vomitando

Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Você deve fazer um exame físico completo, incluindo medições de pressão arterial, exames mamários e pélvicos e um teste de Papanicolaou pelo menos uma vez por ano. Siga as instruções do seu médico para examinar seus seios; relatar quaisquer caroços imediatamente.

Se você estiver fazendo terapia de reposição hormonal para tratar os sintomas da menopausa, seu médico fará uma avaliação a cada 3 a 6 meses para ver se você ainda precisa deste medicamento. Se está a tomar este medicamento para prevenir o enfraquecimento dos ossos (osteoporose), irá tomá-lo por um período de tempo mais longo.

Antes de fazer qualquer teste laboratorial, diga ao pessoal do laboratório que você está fazendo terapia de reposição hormonal, porque este medicamento pode interferir em alguns testes laboratoriais.

Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Bijuva® (como um produto de combinação contendo estradiol, progesterona)
  • Activella® (contendo estradiol, noretindrona)
  • Angeliq® (contendo drospirenona, estradiol)
  • FemHRT® (contendo etinilestradiol, noretindrona)
  • Jinteli® (contendo etinilestradiol, noretindrona)
  • Mimvey® (contendo estradiol, noretindrona)
  • Prefest® (contendo estradiol, norgestimato)
  • Pré-fase® (contendo estrogênios conjugados, medroxiprogesterona)
  • Prempro® (contendo estrogênios conjugados, medroxiprogesterona)
  • HRT
Última revisão - 15/12/2018

Artigos Do Portal.

Maquiagem dos olhos e olhos secos: The Inside Scoop

Maquiagem dos olhos e olhos secos: The Inside Scoop

Quando você tem olho eco, tudo o que você quer é tornar eu olho mai confortávei. Você pode converar com eu médico obre colírio precrito, pomada epeciai ou até c...
As melhores maneiras de gerenciar seus sintomas de AFib

As melhores maneiras de gerenciar seus sintomas de AFib

A fibrilação atrial (AFib) é um ritmo cardíaco irregular. Começa na dua câmara uperiore do eu coração, chamada átrio. Ea câmara podem tremer rapidamen...