Autor: Gregory Harris
Data De Criação: 7 Abril 2021
Data De Atualização: 22 Novembro 2024
Anonim
Ranitidina, cuándo y cómo debemos tomarla. Tu Farmacéutico Informa
Vídeo: Ranitidina, cuándo y cómo debemos tomarla. Tu Farmacéutico Informa

Contente

[Postado 01/04/2020]

EMITIR: O FDA anunciou que está solicitando aos fabricantes a retirada imediata de todos os medicamentos com ranitidina prescritos e de venda livre (OTC) do mercado.

Esta é a última etapa em uma investigação em andamento de um contaminante conhecido como N-Nitrosodimetilamina (NDMA) em medicamentos ranitidina (comumente conhecido pela marca Zantac). NDMA é um provável cancerígeno humano (uma substância que pode causar câncer). O FDA determinou que a impureza em alguns produtos de ranitidina aumenta com o tempo e, quando armazenados em temperaturas mais altas do que a ambiente, pode resultar na exposição do consumidor a níveis inaceitáveis ​​dessa impureza. Como resultado desta solicitação imediata de retirada do mercado, os produtos de ranitidina não estarão disponíveis para prescrições novas ou existentes ou para uso OTC nos EUA.

FUNDO: A ranitidina é um bloqueador da histamina-2, que diminui a quantidade de ácido criada pelo estômago. A ranitidina prescrita é aprovada para várias indicações, incluindo tratamento e prevenção de úlceras do estômago e intestinos e tratamento da doença do refluxo gastroesofágico.


RECOMENDAÇÃO:

  • Consumidores: O FDA também está aconselhando os consumidores que tomam ranitidina OTC a pararem de tomar quaisquer comprimidos ou líquidos que tenham atualmente, descartá-los de maneira adequada e não comprar mais; para aqueles que desejam continuar tratando sua condição, eles devem considerar o uso de outros produtos OTC aprovados.
  • Pacientes: Os pacientes que tomam ranitidina prescrita devem falar com seu profissional de saúde sobre outras opções de tratamento antes de interromper o medicamento, pois há vários medicamentos aprovados para o mesmo uso ou usos semelhantes que a ranitidina que não apresentam os mesmos riscos de NDMA. Até o momento, os testes do FDA não encontraram NDMA na famotidina (Pepcid), cimetidina (Tagamet), esomeprazol (Nexium), lansoprazol (Prevacid) ou omeprazol (Prilosec).
  • Consumidores e pacientes:À luz da atual pandemia de COVID-19, o FDA recomenda que os pacientes e consumidores não levem seus medicamentos para um local de devolução, mas sigam as etapas recomendadas pelo FDA, disponíveis em: https://bit.ly/3dOccPG, que incluem formas para descartar com segurança esses medicamentos em casa.

Para obter mais informações, visite o site da FDA em: http://www.fda.gov/Safety/MedWatch/SafetyInformation e http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety.


A ranitidina é usada para tratar úlceras; doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), uma condição na qual o fluxo reverso de ácido do estômago causa azia e lesão do tubo alimentar (esôfago); e condições em que o estômago produz muito ácido, como a síndrome de Zollinger-Ellison. A ranitidina sem prescrição médica é usada para prevenir e tratar os sintomas de azia associados à indigestão ácida e estômago azedo. A ranitidina está em uma classe de medicamentos chamados H2 bloqueadores. Ele diminui a quantidade de ácido produzido no estômago.

A ranitidina é apresentada na forma de comprimido, comprimido efervescente, grânulos efervescentes e xarope para administração oral. Geralmente é tomado uma vez ao dia ao deitar ou duas a quatro vezes ao dia. A ranitidina sem prescrição médica é apresentada na forma de comprimido para administração oral. Geralmente é tomado uma ou duas vezes ao dia. Para prevenir os sintomas, deve-se tomar 30 a 60 minutos antes de comer ou beber alimentos que causam azia. Siga as instruções na sua receita ou no rótulo da embalagem com cuidado e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome ranitidina exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.


Dissolva os comprimidos efervescentes de ranitidina e os grânulos em um copo cheio (180 a 240 mililitros) de água antes de beber.

Não tome ranitidina sem receita por mais de 2 semanas, a menos que seu médico lhe diga para fazer.Se os sintomas de azia, indigestão ácida ou estômago azedo durarem mais de 2 semanas, pare de tomar ranitidina e chame seu médico.

A ranitidina também é usada algumas vezes para tratar sangramento gastrointestinal superior e para prevenir úlceras de estresse, lesões estomacais pelo uso de antiinflamatórios não esteroidais (AINEs) e aspiração de ácido gástrico durante a anestesia. Converse com seu médico sobre os riscos do uso deste medicamento para sua condição.

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de tomar ranitidina,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a ranitidina ou qualquer outro medicamento.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos à base de plantas que você está tomando. Certifique-se de mencionar um dos seguintes: anticoagulantes ('anticoagulantes'), como varfarina (Coumadin); e triazolam (Halcion). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • informe o seu médico se você tem ou já teve porfiria, fenilcetonúria ou doença renal ou hepática.
  • Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar enquanto toma ranitidina, chame seu médico.

A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.

Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.

A ranitidina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • dor de cabeça
  • Prisão de ventre
  • diarréia
  • náusea
  • vomitando
  • dor de estômago

A ranitidina pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Mantenha todas as consultas com o seu médico.

Antes de fazer qualquer teste laboratorial, diga ao seu médico e ao pessoal do laboratório que você está tomando ranitidina.

Não deixe ninguém tomar o seu medicamento. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Tritec®
  • Zantac®
  • Zantac® 75
  • Zantac® EFFERdose®
  • Zantac® Xarope

Este produto de marca não está mais no mercado. Alternativas genéricas podem estar disponíveis.

Última revisão - 15/04/2020

Novos Posts

Por que os amortecedores do berço não são seguros para o seu bebê

Por que os amortecedores do berço não são seguros para o seu bebê

Amortecedore de berço etão prontamente diponívei e frequentemente incluído em conjunto de cama de berço.Ele ão bonito e decorativo, e parecem útei. Ele e detinam a d...
7 receitas saborosas e saudáveis ​​de aveia durante a noite

7 receitas saborosas e saudáveis ​​de aveia durante a noite

A aveia da noite para o dia é um café da manhã ou lanche incrivelmente verátil. Ele podem er apreciado quente ou frio e preparado com dia de antecedência com o mínimo de ...