Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 12 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 14 Abril 2025
Anonim
O que é Transtorno de Personalidade Evitativa, Esquiva ou Ansiosa | Dra. Maria Fernanda
Vídeo: O que é Transtorno de Personalidade Evitativa, Esquiva ou Ansiosa | Dra. Maria Fernanda

O transtorno da personalidade esquiva é uma condição mental em que uma pessoa tem um padrão de sentimento ao longo da vida:

  • Tímido
  • Inadequada
  • Sensível à rejeição

As causas do transtorno de personalidade esquiva são desconhecidas. Os genes ou uma doença física que alterou a aparência da pessoa podem desempenhar um papel.

Pessoas com esse transtorno não conseguem parar de pensar em suas próprias deficiências. Eles se relacionam com outras pessoas apenas se acreditarem que não serão rejeitados. A perda e a rejeição são tão dolorosas que essas pessoas preferem ficar sozinhas em vez de arriscar tentar se conectar com outras pessoas.

Uma pessoa com transtorno de personalidade esquiva pode:

  • Se magoar facilmente quando as pessoas os criticam ou desaprovam
  • Segure-se muito em relacionamentos íntimos
  • Relute em se envolver com as pessoas
  • Evite atividades ou trabalhos que envolvam contato com outras pessoas
  • Seja tímido em situações sociais por medo de fazer algo errado
  • Faça potenciais dificuldades parecerem piores do que são
  • Considere que eles não são bons socialmente, nem tão bons quanto as outras pessoas, ou desagradáveis

O transtorno de personalidade esquiva é diagnosticado com base em uma avaliação psicológica. O médico irá considerar por quanto tempo e quão graves são os sintomas da pessoa.


A psicoterapia é considerada o tratamento mais eficaz para essa condição. Ajuda as pessoas com esse transtorno a serem menos sensíveis à rejeição. Medicamentos antidepressivos podem ser usados ​​em adição.

Pessoas com esse transtorno podem desenvolver alguma capacidade de se relacionar com outras pessoas. Com o tratamento, isso pode ser melhorado.

Sem tratamento, uma pessoa com transtorno de personalidade esquiva pode levar uma vida de isolamento total ou próximo. Eles podem desenvolver um segundo transtorno de saúde mental, como uso de substâncias ou depressão, e podem apresentar maior risco de suicídio.

Consulte seu médico ou um profissional de saúde mental se a timidez ou o medo da rejeição sobrecarregar sua capacidade de funcionar na vida e de ter relacionamentos.

Transtorno de personalidade - esquiva

American Psychiatric Association. Transtorno de personalidade esquiva. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5. 5ª ed. Arlington, VA: American Psychiatric Publishing; 2013: 672-675.

Blais MA, Smallwood P, Groves JE, Rivas-Vazquez RA, Hopwood CJ. Personalidade e transtornos de personalidade. In: Stern TA, Fava M, Wilens TE, Rosenbaum JF, eds. Massachusetts General Hospital Comprehensive Clinical Psychiatry. 2ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 39.


Publicações Fascinantes

15 coisas que as pessoas querem que você saiba sobre como viver com uma doença invisível

15 coisas que as pessoas querem que você saiba sobre como viver com uma doença invisível

A vida com uma doença inviível à veze pode er uma experiência iolada. Certa condiçõe crônica, como TDAH, ecleroe múltipla, depreão e DPOC, não podem e...
Problemas de tecido: "Estou cansado de ajuda não solicitada. Como digo a eles para se perderem? "

Problemas de tecido: "Estou cansado de ajuda não solicitada. Como digo a eles para se perderem? "

Bem-vindo ao Tiue Iue, uma coluna de conelho do comediante Ah Fiher obre o ditúrbio do tecido conjuntivo, índrome de Ehler-Danlo (ED) e outra doença crônica. Ah tem ED e é mui...