Escitalopram
![Escitalopram - Mechanism, precautions, side effects & uses](https://i.ytimg.com/vi/pNGqZKmPC-Q/hqdefault.jpg)
Contente
- Antes de tomar escitalopram,
- O escitalopram pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas ou aqueles listados nas seções AVISO IMPORTANTE ou PRECAUÇÕES ESPECIAIS, chame seu médico imediatamente:
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir:
Um pequeno número de crianças, adolescentes e jovens adultos (até 24 anos de idade) que tomaram antidepressivos ("elevadores do humor") como o escitalopram durante os estudos clínicos tornaram-se suicidas (pensando em se machucar ou se matar ou planejando ou tentando fazer isso ) Crianças, adolescentes e jovens adultos que tomam antidepressivos para tratar a depressão ou outras doenças mentais podem ter maior probabilidade de se tornarem suicidas do que crianças, adolescentes e jovens adultos que não tomam antidepressivos para tratar essas doenças. No entanto, os especialistas não têm certeza sobre o quão grande é esse risco e quanto ele deve ser considerado ao decidir se uma criança ou adolescente deve tomar um antidepressivo. Crianças com menos de 12 anos de idade normalmente não devem tomar escitalopram, mas em alguns casos, um médico pode decidir que o escitalopram é o melhor medicamento para tratar a doença de uma criança.
Você deve saber que sua saúde mental pode mudar de maneiras inesperadas quando você toma escitalopram ou outros antidepressivos, mesmo se você for um adulto com mais de 24 anos de idade. Pode tornar-se suicida, especialmente no início do seu tratamento e em qualquer altura que a sua dose seja aumentada ou diminuída.Você, sua família ou seu cuidador devem ligar para o médico imediatamente se sentir algum dos seguintes sintomas: depressão nova ou agravamento; pensar em se machucar ou se matar, ou planejar ou tentar fazer isso; extrema preocupação; agitação; ataques de pânico; dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido; comportamento agressivo; irritabilidade; agindo sem pensar; inquietação severa; e excitação anormal frenética. Certifique-se de que sua família ou cuidador saibam quais sintomas podem ser graves, para que possam chamar o médico se você não puder procurar tratamento por conta própria.
O seu médico irá querer vê-lo com frequência enquanto você estiver tomando escitalopram, especialmente no início do seu tratamento. Certifique-se de manter todas as marcações para consultas com o seu médico.
O médico ou farmacêutico fornecerá a folha de informações do fabricante do paciente (Guia de Medicação) quando você iniciar o tratamento com escitalopram. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode obter o Guia de Medicação no site da FDA: http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/ucm085729.htm.
Independentemente da sua idade, antes de tomar um antidepressivo, você, seus pais ou cuidador devem conversar com seu médico sobre os riscos e benefícios de tratar sua condição com um antidepressivo ou outros tratamentos. Você também deve falar sobre os riscos e benefícios de não tratar sua condição. Você deve saber que ter depressão ou outra doença mental aumenta muito o risco de se tornar suicida. Informe o seu médico se você ou alguém da sua família tem ou já teve transtorno bipolar (humor que muda de deprimido para anormalmente excitado) ou mania (humor frenético, anormalmente animado) ou se pensou ou tentou suicídio. Converse com seu médico sobre sua condição, sintomas e histórico médico pessoal e familiar. Você e seu médico decidirão o tipo de tratamento certo para você.
Escitalopram é usado para tratar a depressão em adultos, crianças e adolescentes com 12 anos ou mais. O escitalopram também é usado para tratar o transtorno de ansiedade generalizada (TAG; preocupação e tensão excessivas que atrapalham a vida diária e dura 6 meses ou mais) em adultos. O escitalopram pertence a uma classe de antidepressivos denominados inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS). Ele age aumentando a quantidade de serotonina, uma substância natural do cérebro que ajuda a manter o equilíbrio mental.
O Escitalopram é apresentado na forma de comprimido e solução (líquido) para administração oral. Geralmente é administrado uma vez ao dia com ou sem alimentos. Para o ajudar a lembrar de tomar escitalopram, tome-o por volta da mesma hora todos os dias, de manhã ou à noite. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome escitalopram exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
O seu médico pode começar com uma dose baixa de escitalopram e aumentar a sua dose após 1 semana.
Pode demorar 1 a 4 semanas ou mais antes de sentir todos os benefícios do escitalopram. Continue a tomar escitalopram mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar escitalopram sem falar com seu médico. Se você parar de tomar escitalopram repentinamente, poderá sentir sintomas de abstinência, como alterações de humor, irritabilidade, agitação, náusea, tontura, queimação, dormência ou formigamento nas mãos ou pés, ansiedade, confusão, dor de cabeça, suor, cansaço e dificuldade para cair adormecido ou permanecer adormecido. O seu médico provavelmente diminuirá a sua dose gradualmente.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de tomar escitalopram,
- Informe o seu médico ou farmacêutico se você é alérgico a escitalopram, citalopram (Celexa), qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes dos comprimidos ou solução. Pergunte ao seu farmacêutico ou verifique o Guia de Medicação para obter uma lista dos ingredientes.
- informe o seu médico se você estiver tomando pimozida (Orap) ou um inibidor da monoamina oxidase (MAO), como isocarboxazida (Marplan), fenelzina (Nardil), selegilina (Emsam, Zelapar) e tranilcipromina (Parnate), ou se você parou de tomar um inibidor da MAO nos últimos 14 dias. O seu médico provavelmente irá dizer-lhe para não tomar escitalopram. Se parar de tomar escitalopram, deve esperar pelo menos 14 dias antes de começar a tomar um inibidor da MAO.
- você deve saber que o escitalopram é muito semelhante a outro SSRI, o citalopram (Celexa). Você não deve tomar esses dois medicamentos juntos.
- diga ao seu médico ou farmacêutico quais medicamentos e vitaminas prescritos e não prescritos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: anticoagulantes ("anticoagulantes"), como varfarina (Coumadin); anfetaminas, tais como anfetamina (em Adderall, em Mydayis), dextroanfetamina (Dexedrina, em Adderall) e metanfetamina (Desoxyn); aspirina e outros fármacos anti-inflamatórios não esteróides (NSAIDs), tais como ibuprofeno (Advil, Motrin) e naproxeno (Aleve, Naprosyn); buspirona; carbamazepina (Tegretol); cimetidina (Tagamet); diuréticos ('pílulas de água'); fentanil (Actiq, Duragesic, Fentora, Lazanda, Subsys); cetoconazol (Sporanox); lítio (lítio); linezolida (Zyvox); medicamentos para ansiedade, doença mental ou convulsões; medicamentos para enxaquecas, como almotriptano, eletriptano (Relpax), frovatriptano (Frova), naratriptano (Amerge), rizatriptano (Maxalt), sumatriptano (Imitrex, Tosymra, em Treximet) e zolmitriptano (Zomig); metoprolol (Lopressor, Toprol XL); outros inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS) ou medicamentos inibidores da recaptação da serotonina-noradrenalina (SNRI); sedativos; pílulas para dormir; tramadol (Conzip, Qdolo, Ultram, em Ultracet); tranquilizantes; e antidepressivos tricíclicos, tais como amitriptilina, amoxapina, clomipramina (Anafranil), desipramina (Norpramin), doxepina (Zonalon), imipramina (Tofranil), nortriptilina (Pamelor), protriptilina (Vivactil) e trimipramina. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- diga ao seu médico quais suplementos nutricionais e produtos à base de plantas você está tomando, especialmente produtos que contenham erva de São João ou triptofano.
- informe o seu médico se você teve recentemente um ataque cardíaco e se você tem ou já teve pressão alta; derrame; problemas de sangramento; convulsões; ou doença hepática, renal ou cardíaca.
- informe o seu médico se estiver grávida, especialmente se estiver nos últimos meses de gravidez, ou se planeja engravidar ou estiver a amamentar. Se você engravidar enquanto toma escitalopram, chame seu médico. Escitalopram pode causar problemas em recém-nascidos após o parto se for tomado durante os últimos meses de gravidez.
- se vai fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o seu médico ou dentista que está a tomar escitalopram.
- você deve saber que o escitalopram pode deixá-lo sonolento. Não dirija um carro ou opere máquinas até saber como este medicamento o afeta.
- lembre-se de que o álcool pode agravar a sonolência causada por esse medicamento.
- você deve saber que o escitalopram pode causar glaucoma de ângulo fechado (uma condição em que o fluido é repentinamente bloqueado e não consegue fluir para fora do olho, causando um aumento rápido e severo da pressão ocular que pode levar à perda de visão). Converse com seu médico sobre como fazer um exame oftalmológico antes de começar a tomar este medicamento. Se você tiver náuseas, dor nos olhos, alterações na visão, como ver anéis coloridos ao redor de luzes e inchaço ou vermelhidão dentro ou ao redor dos olhos, chame seu médico ou obtenha tratamento médico de emergência imediatamente.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.
O escitalopram pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- náusea
- diarréia
- Prisão de ventre
- mudanças no desejo ou habilidade sexual
- sonolência
- suor aumentado
- tontura
- azia
- dor de estômago
- cansaço excessivo
- boca seca
- apetite diminuído
- perda de peso
- sintomas como os da gripe
- coriza
- espirros
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas ou aqueles listados nas seções AVISO IMPORTANTE ou PRECAUÇÕES ESPECIAIS, chame seu médico imediatamente:
- excitação incomum
- ver coisas ou ouvir vozes que não existem (alucinação)
- irritação na pele
- urticária ou bolhas
- coceira
- febre
- dor nas articulações
- inchaço do rosto, garganta, língua, lábios ou olhos
- febre, sudorese, confusão, batimento cardíaco rápido ou irregular, forte rigidez muscular ou espasmos, agitação, alucinações, perda de coordenação, náusea, vômito ou diarreia
- sangramento anormal ou hematoma
- dor de cabeça
- instabilidade
- problemas com pensamento, concentração ou memória
- apreensões
Escitalopram pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir:
- tontura
- náusea
- vomitando
- sonolência
- batimento cardíaco rápido ou acelerado
- apreensões
- coma (perda de consciência por um período de tempo)
Mantenha todas as consultas com o seu médico.
Antes de fazer qualquer teste laboratorial (especialmente aqueles que envolvem azul de metileno), diga ao seu médico e ao pessoal do laboratório que você está tomando escitalopram.
Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Lexapro®