6 cenários que estressam você, mas não deveriam
Contente
O estresse, goste você ou não, é uma parte normal da vida. Todos experimentam isso e, infelizmente, às vezes pode se revelar nos momentos mais inoportunos. Mas você percebe que certas atividades do dia-a-dia são mais estressantes do que deveriam? Você está ficando nervoso esperando na fila do supermercado? Você começa a se sentir ansioso quando a duração da bateria do seu celular começa a se esgotar?
"A reação que as pessoas têm ao estresse está programada em nossa fiação e é projetada para nos proteger", diz Jonathan Alpert, psicoterapeuta de Manhattan e autor de SEJA SEM MEDO: Mude sua vida em 28 dias. “O problema é que buscamos soluções criando cenários diferentes em nossas mentes, o que só reforça o estresse e a ansiedade”. A chave, diz Alpert, é focar nas soluções. Continue lendo para sugestões de especialistas que o levarão a uma maior sensação de calma.
Cenário 1: sair de casa no final da manhã.br> Você define seu alarme com bastante tempo para se preparar para o trabalho. Algumas manhãs você até dá horas a si mesmo, mas ainda está sempre atrasado. Sempre há apenas mais uma coisa a fazer bem rápido, que o impede de sair pela porta.
Solução: Reservar muito tempo para ficar pronto pela manhã oferece muitas oportunidades para nos desviarmos, e nossos pensamentos podem começar a correr à frente de nossos corpos. “Menos tempo pode permitir que você se concentre e priorize mais”, diz Alpert. "Faça uma lista ou determine o que deve ser feito pela manhã e o que pode ser feito depois, e cumpra-a." (No entanto, dê a si mesmo tempo suficiente para as coisas que você precisa fazer - não perca tempo!) Mantenha a televisão e o computador desligados e o telefone celular fora de alcance até a hora de ir embora.
Cenário 2: ficar preso na linha.
Você está na fila do caixa e a pessoa à sua frente está fazendo um retorno que parece durar uma eternidade. À medida que eles conversam com o caixa, você começa a se sentir impaciente e irritado, e de repente não consegue ficar parado.
Solução: Quando as coisas acontecem em um ritmo mais lento do que o esperado, pode fazer com que as pessoas se sintam estressadas e apressadas. Você também pode se sentir preso e fora de controle, o que pode lembrá-lo de outras vezes em que se sentiu assim, diz Denise Tordella, M.A., conselheira profissional licenciada especializada no tratamento de ansiedade, trauma e vício. "Respire fundo, sinta seus pés no chão abaixo de você e concentre-se no que você nota ao seu redor", diz Tordella. "Lembre-se de que as pessoas à sua frente não estão tentando atrasá-lo, elas estão desfrutando de um momento de conexão." A respiração e o foco podem ajudá-lo a se livrar da tensão.
Cenário 3: a bateria do seu celular está acabando.
Você esteve no celular o dia todo e o suco está acabando rapidamente.Você não está com o carregador e não vai demorar muito mais.
Solução: Os telefones celulares proporcionam uma sensação de segurança para algumas pessoas, mas são uma tábua de salvação para outras. "Dê um passo para trás e pergunte-se: 'Suponha que a bateria morra, qual é a pior coisa que poderia acontecer?'", Diz Alpert. A chave é planejar com antecedência e ser engenhoso. Anote um número de que possa precisar antes de desligar o telefone e peça emprestado o celular de outra pessoa se precisar fazer uma chamada. Lembre-se de que houve um tempo em que os telefones celulares não existiam e as pessoas funcionavam muito bem sem eles. Lembre-se de que levará pouco tempo até que você seja capaz de carregá-lo novamente.
Cenário 4: A refeição que você queria pedir está esgotada.
Você esteve esperando e pensando em comer esta refeição o dia todo. Se você está limitado por alergias ou restrições alimentares, isso pode ser ainda mais decepcionante e estressante - especialmente quando você está com fome.
Solução: Observe a parte de você que se sente desapontada e reconheça isso. Em seguida, tente mudar seu foco. “A refeição teria sido boa, sim, mas veja isso como uma oportunidade de descobrir outras boas refeições”, diz Alpert. Aventure-se nas refeições e, se tiver alguma restrição alimentar, tenha sempre um Plano B. Reconheça que tem o poder de perpetuar a sua decepção, afirma Tordella, e dê um passo no sentido de mudar a forma como se sente. Escolha outra refeição e pergunte ao garçom sobre como fazer alterações para que continue dietética.
Cenário 5: atrasado ao encontrar alguém.
Você soube desses planos o dia todo, talvez até o mês todo, e ainda assim, de alguma forma, parece que você nunca tem tempo suficiente. Nas poucas vezes que você está pronto, você fica impaciente ao esperar e começa a fazer outras coisas.
Solução: O tempo parece fugir de você porque você perde o foco no que deveria estar fazendo. Pare de assistir à televisão ou de enviar e-mails na hora certa. Em vez disso, direcione sua atenção para o aqui e agora, sugere Tordella. "Pergunte a si mesmo: 'Qual é a próxima coisa que preciso fazer para ficar pronta' e 'Como vou fazer isso'", diz ela. Se acontecer de você estar pronto cedo e começar a se sentir ansioso esperando por perto, tente respirar fundo algumas vezes, repetir uma afirmação ou ouvir uma música calma.
Cenário 6: jogando e girando a noite toda.
Você continua se mexendo e se virando e isso está começando a te deixar louco. Você sabe que vai dormir ainda menos agora e, apesar do fato de que seu corpo está cansado, sua mente simplesmente não desliga.
Solução: Feche os olhos e imagine-se em um lugar tranquilo, como a praia ou uma montanha coberta de neve, sugere Tordella. "Enquanto você se deita em sua cama, sentindo seu peso contra a cama, ouça os sons daquele lugar e sinta o ar em sua pele. Continue respirando profundamente com seu diafragma e estenda a extensão de sua expiração enquanto libera qualquer tensão que possa estar segurando ", diz ela. Se você ainda não adormeceu em 20 minutos, levante-se e tente fazer uma xícara de chá descafeinado ou um pequeno lanche que promova o sono. Também pode ajudar a escrever suas idéias em um papel ou em um diário, se você tiver um. "Se você voltar para a cama e os pensamentos persistirem, lembre-se de que eles estão escritos e imagine-os flutuando à medida que você volta a atenção para a respiração."
Para aprender mais técnicas para lidar com situações estressantes, Tordella recomenda o livro The Anywhere, Anytime Chill Guide: 77 estratégias simples para a serenidade por Kate Hanley.