Autor: William Ramirez
Data De Criação: 16 Setembro 2021
Data De Atualização: 12 Novembro 2024
Anonim
Inalação oral de levalbuterol - Medicamento
Inalação oral de levalbuterol - Medicamento

Contente

Levalbuterol é usado para prevenir ou aliviar a respiração ofegante, falta de ar, tosse e aperto no peito causados ​​por doenças pulmonares como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC; um grupo de doenças que afetam os pulmões e as vias respiratórias). Levalbuterol está em uma classe de medicamentos chamados beta-agonistas. Ele age relaxando e abrindo as passagens de ar para os pulmões para facilitar a respiração.

Levalbuterol vem como uma solução (líquido) para inalar pela boca usando um nebulizador (máquina que transforma o medicamento em uma névoa que pode ser inalada), uma solução concentrada para ser misturada com soro fisiológico e inalada pela boca usando um nebulizador e como um aerossol para inalar pela boca usando um inalador. A solução para inalação oral costuma ser usada três vezes ao dia, uma vez a cada 6 a 8 horas. O inalador é geralmente usado a cada 4 a 6 horas. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Use levalbuterol exatamente como dirigido. Não use mais ou menos dele ou use-o com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.


Se seus sintomas de asma piorarem, se a inalação de levalbuterol se tornar menos eficaz ou se você precisar de mais doses do que o normal dos medicamentos para asma que usa, conforme necessário, sua condição pode estar piorando. Não use doses extras de levalbuterol. Ligue para seu médico imediatamente.

Levalbuterol controla os sintomas de asma e outras doenças pulmonares, mas não cura essas condições. Continue a usar o levalbuterol mesmo que se sinta bem. Não pare de usar o levalbuterol sem falar com seu médico.

Se você estiver usando o inalador, seu medicamento virá em latas. Cada lata de aerossol de levalbuterol é projetada para fornecer 200 inalações. Depois que o número rotulado de inalações foi usado, as inalações posteriores podem não conter a quantidade correta de medicamento. Descarte o recipiente após ter usado o número rotulado de inalações, mesmo se ele ainda contiver algum líquido e continuar a soltar um spray quando for pressionado.

Você precisará controlar o número de inalações que usou. Você pode dividir o número de inalações em seu inalador pelo número de inalações que você usa a cada dia para descobrir quantos dias seu inalador vai durar. Não coloque o recipiente na água para ver se ele ainda contém medicamento.


O inalador que vem com o aerossol de levalbuterol é projetado para uso apenas com uma lata de albuterol. Nunca use para inalar qualquer outro medicamento, e não use nenhum outro inalador para inalar levalbuterol.

Tenha cuidado para não inalar levalbuterol em seus olhos.

Não use o inalador de levalbuterol quando estiver perto de uma chama ou fonte de calor. O inalador pode explodir se for exposto a temperaturas muito altas.

Antes de usar o levalbuterol pela primeira vez, leia as instruções escritas que vêm com o inalador ou nebulizador. Pergunte ao seu médico, farmacêutico ou terapeuta respiratório para lhe mostrar como usá-lo. Pratique o uso do inalador ou nebulizador enquanto ele assiste.

Se o seu filho for usar o inalador, certifique-se de que ele saiba como usá-lo. Observe seu filho cada vez que ele usar o inalador para ter certeza de que está usando-o corretamente.

Para usar o inalador de aerossol, siga estas etapas:

  1. Remova a tampa protetora contra poeira da extremidade do bocal. Verifique se há sujeira ou outros objetos no bocal. Certifique-se de que o recipiente esteja totalmente e firmemente inserido no bocal.
  2. Agite bem o inalador.
  3. Se estiver usando o inalador pela primeira vez ou se não o tiver usado por mais de 3 dias, será necessário prepará-lo. Para preparar o inalador, pressione o recipiente quatro vezes para liberar quatro jatos no ar, longe de seu rosto. Tenha cuidado para não deixar o salbuterol entrar em contato com seus olhos.
  4. Expire o mais completamente possível pela boca.
  5. Segure o recipiente com o bocal na parte inferior, voltado para você, e o recipiente apontando para cima. Coloque a extremidade aberta do bocal na boca. Feche bem os lábios ao redor do bocal.
  6. Inspire lenta e profundamente pelo bocal. Ao mesmo tempo, pressione uma vez o recipiente com o dedo médio para borrifar o medicamento na boca.
  7. Assim que o medicamento for liberado, retire o dedo do recipiente e retire o bocal da boca.
  8. Tente prender a respiração por 10 segundos.
  9. Se você foi instruído a usar duas baforadas, espere 1 minuto e repita as etapas 4 a 8.
  10. Recoloque a tampa protetora do inalador.

Para usar a solução ou a solução concentrada para inalação oral, siga estas etapas:

  1. Abra a bolsa de alumínio rasgando a borda áspera ao longo da lateral da bolsa e remova um frasco. Deixe o resto dos frascos para injetáveis ​​dentro da bolsa de alumínio para protegê-los da luz. Observe a solução no frasco para se certificar de que é incolor. Se não for incolor, chame seu médico ou farmacêutico e não use a solução.
  2. Torça a parte superior do frasco e esprema todo o líquido no reservatório do seu nebulizador. Não adicione nenhum outro medicamento ao nebulizador porque pode não ser seguro misturá-los com levalbuterol. Use todos os medicamentos nebulizados separadamente, a menos que seu médico diga especificamente para misturá-los.
  3. Se você estiver usando a solução concentrada, adicione ao reservatório a quantidade de soro fisiológico que seu médico lhe disse para usar. Agite suavemente o nebulizador para misturar o soro fisiológico e a solução concentrada.
  4. Conecte o reservatório do nebulizador ao bocal ou máscara facial.
  5. Conecte o nebulizador ao compressor.
  6. Sente-se ereto e coloque o bocal na boca ou coloque a máscara facial.
  7. Ligue o compressor.
  8. Respire calmamente, profundamente e uniformemente até que a névoa pare de se formar no nebulizador. Isso deve levar entre 5 e 15 minutos.
  9. Limpe o nebulizador de acordo com as instruções do fabricante.

Limpe seu inalador ou nebulizador regularmente. Siga as instruções do fabricante com cuidado e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se você tiver alguma dúvida sobre a limpeza do seu inalador ou nebulizador. Se você não limpar o seu inalador adequadamente, ele pode ficar bloqueado e não borrifar o medicamento. Se isso acontecer, siga as instruções do fabricante para limpar o inalador e remover o bloqueio.


Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de usar o levalbuterol,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a levalbuterol, albuterol (Proventil, Ventolin, outros) ou qualquer outro medicamento.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: betabloqueadores como atenolol (Tenormin), labetalol (Normodyne), metoprolol (Lopressor, Toprol XL), nadolol (Corgard) e propranolol (Inderal); digoxina (Digitek, Lanoxin); diuréticos ('pílulas de água'); epinefrina (Epipen, Primatene Mist); medicamentos para resfriados; e outros medicamentos inalados para relaxar as passagens de ar, como metaproterenol (Alupent) e pirbuterol (Maxair). Informe também o seu médico ou farmacêutico se estiver tomando os seguintes medicamentos ou se parou de tomá-los nas últimas 2 semanas: antidepressivos como amitriptilina (Elavil), amoxapina (Asendin), clomipramina (Anafranil), desipramina (Norpramina), doxepina (Sinequan), imipramina (Tofranil), nortriptilina (Aventyl, Pamelor), protriptilina (Vivactil) e trimipramina (Surmontil); e inibidores da monoamina oxidase, tais como isocarboxazida (Marplan), fenelzina (Nardil), tranilcipromina (Parnate) e selegilina (Eldepryl, Emsam, Zelapar). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • informe o seu médico se você tem ou já teve pressão alta, batimento cardíaco irregular, qualquer outro tipo de doença cardíaca, convulsões, diabetes, hipertireoidismo (condição em que há excesso de hormônio tireoidiano no corpo) ou doença renal.
  • Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar enquanto estiver usando levalbuterol, chame seu médico.
  • você deve saber que a inalação de levalbuterol às vezes causa sibilos e dificuldade para respirar imediatamente após ser inalado, especialmente na primeira vez que você usa uma nova lata de aerossol de albuterol. Se isso acontecer, chame seu médico imediatamente. Não use a inalação de levalbuterol novamente, a menos que seu médico lhe diga que deveria.

A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.

Use a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não use uma dose dupla para compensar uma dose perdida.

Levalbuterol pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • dor de cabeça
  • tontura
  • nervosismo
  • agitação incontrolável de uma parte do corpo
  • azia
  • vomitando
  • tosse
  • fraqueza
  • febre
  • diarréia
  • dor muscular
  • cãibras nas pernas

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente:

  • dor no peito
  • batimento cardíaco rápido ou acelerado
  • urticária
  • erupção cutânea
  • coceira
  • aumento da dificuldade em respirar ou dificuldade em engolir
  • rouquidão
  • inchaço do rosto, garganta, língua, lábios, olhos, mãos, pés, tornozelos ou parte inferior das pernas

Levalbuterol pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum ao usar este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro). Não perfure o recipiente do aerossol e não o descarte em um incinerador ou fogo.

A solução de levalbuterol deve ser protegida da luz. Guarde os frascos não utilizados na embalagem de alumínio e elimine todos os frascos não utilizados 2 semanas após a abertura da bolsa. Se retirar um frasco para injectáveis ​​da embalagem, deve protegê-lo da luz e utilizá-lo no prazo de 1 semana.

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir:

  • apreensões
  • dor no peito
  • batimento cardíaco rápido, acelerado ou irregular
  • nervosismo
  • dor de cabeça
  • boca seca
  • agitação incontrolável de uma parte do corpo
  • náusea
  • tontura
  • Cansaço extremo
  • fraqueza
  • dificuldade em cair ou permanecer dormindo

Mantenha todas as consultas com o seu médico.

Não deixe ninguém usar sua medicação.Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Xopenex® HFA
  • (R) -Salbutamol
Última revisão - 15/03/2016

Publicações Frescas

10 alimentos que causam gases

10 alimentos que causam gases

Querendo admitir ou não, todo mundo gata de vez em quando. O gá é cauado pela ingetão de ar e pela quebra de alimento no trato digetivo. A conequência ão geralmente arrot...
O diabetes é o culpado pela dor de cabeça?

O diabetes é o culpado pela dor de cabeça?

O diabete é uma doença metabólica crônica que reulta em anormalidade no açúcar no angue ou na glicoe. Io caua uma érie de intoma e complicaçõe relacionada,...