Injeção de estrogênio
Contente
- Antes de usar a injeção de estrogênio,
- A injeção de estrogênio pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir:
O estrogênio aumenta o risco de desenvolver câncer endometrial (câncer do revestimento do útero [útero]). Quanto mais você usa o estrogênio, maior o risco de desenvolver câncer de endométrio. Se você não fez uma histerectomia (cirurgia para remover o útero), deve receber outro medicamento chamado progesterona para tomar com injeção de estrogênio. Isso pode diminuir o risco de desenvolver câncer endometrial, mas pode aumentar o risco de desenvolver alguns outros problemas de saúde, incluindo câncer de mama. Antes de começar a usar a injeção de estrogênio, informe o seu médico se você tem ou já teve câncer e se tem sangramento vaginal incomum. Chame seu médico imediatamente se você tiver sangramento vaginal anormal ou incomum durante o seu tratamento com injeção de estrogênio. Seu médico irá observá-la de perto para ajudar a garantir que você não desenvolva câncer de endométrio durante ou após o tratamento.
Em um grande estudo, as mulheres que tomaram estrogênio com progestágenos por via oral tiveram maior risco de ataques cardíacos, derrames, coágulos sanguíneos nos pulmões ou nas pernas, câncer de mama e demência (perda da capacidade de pensar, aprender e compreender). Mulheres que usam injeção de estrogênio sozinhas ou com progestágenos também podem ter um risco maior de desenvolver essas doenças. Informe o seu médico se você fuma ou usa tabaco, se teve um ataque cardíaco ou um derrame no último ano e se você ou alguém em sua família teve ou já teve coágulos sanguíneos ou câncer de mama. Informe também o seu médico se você tem ou já teve pressão alta, níveis elevados de colesterol ou gorduras no sangue, diabetes, doença cardíaca, lúpus (uma condição em que o corpo ataca seus próprios tecidos causando danos e inchaço), caroços nos seios ou uma mamografia anormal (raio-x da mama usado para detectar o câncer de mama).
Os seguintes sintomas podem ser sinais de problemas de saúde graves listados acima. Ligue para o seu médico imediatamente se sentir algum dos seguintes sintomas enquanto estiver usando a injeção de estrogênio: dor de cabeça súbita e intensa; vômito repentino e intenso; problemas de fala; tonturas ou desmaios; perda repentina de visão completa ou parcial; visão dupla; fraqueza ou dormência de um braço ou perna; dor intensa no peito ou peso no peito; tossindo sangue; falta de ar repentina; dificuldade de pensar com clareza, lembrar ou aprender coisas novas; nódulos mamários ou outras alterações mamárias; secreção dos mamilos; ou dor, sensibilidade ou vermelhidão em uma perna.
Você pode tomar medidas para diminuir o risco de desenvolver um problema sério de saúde enquanto estiver usando a injeção de estrogênio. Não use injeção de estrogênio sozinho ou com progesterona para prevenir doenças cardíacas, ataques cardíacos, derrames ou demência. Use a menor dose de estrogênio que controle seus sintomas e só use a injeção de estrogênio pelo tempo necessário. Converse com seu médico a cada 3-6 meses para decidir se você deve usar uma dose mais baixa de estrogênio ou deve parar de usar a medicação.
Você deve examinar seus seios todos os meses e fazer uma mamografia e um exame de mama realizados por um médico todos os anos para ajudar a detectar o câncer de mama o mais cedo possível. Seu médico lhe dirá como examinar suas mamas adequadamente e se você deve fazer esses exames mais do que uma vez por ano, devido ao seu histórico médico pessoal ou familiar.
Informe o seu médico se você for fazer uma cirurgia ou se for de repouso. O seu médico pode dizer-lhe para parar de usar a injeção de estrogênio 4-6 semanas antes da cirurgia ou repouso na cama para diminuir o risco de desenvolver coágulos sanguíneos.
Converse com seu médico regularmente sobre os riscos e benefícios do uso de injeção de estrogênio.
As formas de injeção de estrogênio cipionato de estradiol e valerato de estradiol são usadas para tratar ondas de calor (ondas de calor; fortes sensações repentinas de calor e suor) e / ou secura vaginal, coceira e queimação em mulheres que estão passando pela menopausa (mudança de vida; o final dos períodos menstruais mensais). No entanto, mulheres que precisam de um medicamento apenas para tratar secura, coceira ou ardor vaginal devem considerar um tratamento diferente. Essas formas de injeção de estrogênio às vezes também são usadas para tratar os sintomas de baixo nível de estrogênio em mulheres jovens que não produzem estrogênio suficiente naturalmente. A forma de injeção de estradiol valerato de estradiol às vezes também é usada para aliviar os sintomas de certos tipos de câncer de próstata (um órgão reprodutor masculino). A forma de injeção de estrogênio conjugada é usada para tratar sangramento vaginal anormal que o médico decidiu ser causado apenas por um problema com a quantidade de certos hormônios no corpo. A injeção de estrogênio está em uma classe de medicamentos chamados hormônios. Ele age repondo o estrogênio que normalmente é produzido pelo corpo.
As formas de cipionato de estradiol e valerato de estradiol de injeção de estrogênio de ação prolongada vêm como um líquido para injetar no músculo. Esses medicamentos são geralmente injetados por um profissional de saúde uma vez a cada 3 a 4 semanas. Quando a forma de injeção de estrogênio com valerato de estradiol é usada para tratar os sintomas do câncer de próstata, geralmente é injetada por um profissional de saúde uma vez a cada 1 a 2 semanas.
A forma conjugada de estrogênios de injeção de estrogênio vem como um pó para misturar com água esterilizada e injetar em um músculo ou veia. Geralmente é injetado por um profissional de saúde como uma dose única. Uma segunda dose pode ser injetada 6 a 12 horas após a primeira dose se for necessária para controlar o sangramento vaginal.
Se você estiver usando injeção de estrogênio para tratar afrontamentos, seus sintomas devem melhorar em 1 a 5 dias após receber a injeção. Informe o seu médico se os seus sintomas não melhorarem durante este período.
Peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de usar a injeção de estrogênio,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a injeção de estrogênio, qualquer outro produto de estrogênio, qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes da injeção de estrogênio. Pergunte ao seu farmacêutico ou verifique as informações do paciente do fabricante para obter uma lista dos ingredientes da marca de injeção de estrogênio que você planeja usar.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas e suplementos nutricionais você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: amiodarona (Cordarone, Pacerone); certos antifúngicos, tais como itraconazol (Sporanox) e cetoconazol (Nizoral), aprepitante (Emend); carbamazepina (Carbatrol, Epitol, Tegretol); cimetidina (Tagamet); claritromicina (Biaxin); ciclosporina (Neoral, Sandimmune); dexametasona (Decadron, Dexpak); diltiazem (Cardizem, Dilacor, Tiazac, outros); eritromicina (E.E.S, Erythrocin); fluoxetina (Prozac, Sarafem); fluvoxamina (Luvox); griseofulvina (Fulvicin, Grifulvin, Gris-PEG); lovastatina (Altocor, Mevacor); medicamentos para o vírus da imunodeficiência humana (HIV) ou síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), como atazanavir (Reyataz), delavirdina (Rescriptor), efavirenz (Sustiva), indinavir (Crixivan), lopinavir (em Kaletra), nelfinavir (Viracept), nevirapina ( Viramune), ritonavir (Norvir, em Kaletra) e saquinavir (Fortovase, Invirase); medicamentos para doenças da tireóide; nefazodona; fenobarbital; fenitoína (Dilantin, Phenytek); rifabutina (micobutina); rifampicina (Rifadin, Rimactane, em Rifamate); sertralina (Zoloft); troleandomicina (TAO); verapamil (Calan, Covera, Isoptin, Verelan); e zafirlukast (Accolate). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- diga ao seu médico quais produtos à base de plantas você está tomando, especialmente erva de São João.
- informe o seu médico se você tem ou já teve amarelecimento da pele ou dos olhos durante a gravidez ou durante o tratamento com um produto de estrogênio, endometriose (uma condição em que o tipo de tecido que reveste o útero [útero] cresce em outras áreas do corpo), miomas uterinos (crescimentos no útero que não são câncer), asma, enxaqueca, convulsões, porfiria (condição em que substâncias anormais se acumulam no sangue e causam problemas na pele ou no sistema nervoso), muito alto ou muito níveis baixos de cálcio no sangue ou doença da tireoide, fígado, rim, vesícula biliar ou pancreática.
- Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar durante o uso de injeção de estrogênio, chame seu médico.
Fale com o seu médico sobre comer toranja e beber suco de toranja enquanto estiver usando este medicamento.
Se você faltar a uma consulta para receber uma dose de injeção de estrogênio, chame seu médico o mais rápido possível.
A injeção de estrogênio pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- dor ou sensibilidade nos seios
- dor de estômago
- vomitando
- ganho ou perda de peso
- tontura
- nervosismo
- depressão
- irritabilidade
- mudanças no desejo sexual
- perda de cabelo
- crescimento de cabelo indesejado
- escurecimento irregular da pele do rosto
- dificuldade em usar lentes de contato
- cãibras nas pernas
- inchaço, vermelhidão, ardor, coceira ou irritação da vagina
- corrimento vaginal
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:
- olhos esbugalhados
- dor, inchaço ou sensibilidade no estômago
- perda de apetite
- fraqueza
- amarelecimento da pele ou olhos
- dor nas articulações
- movimentos que são difíceis de controlar
- erupção ou bolhas
- urticária
- coceira
- inchaço dos olhos, rosto, língua, garganta, mãos, braços, pés, tornozelos ou parte inferior das pernas
- rouquidão
- dificuldade em respirar ou engolir
O estrogênio pode aumentar o risco de desenvolver câncer de ovário ou doença da vesícula biliar que pode precisar ser tratada com cirurgia. Converse com seu médico sobre os riscos do uso de injeção de estrogênio.
O estrogênio pode fazer com que o crescimento diminua ou pare precocemente em crianças que recebem grandes doses por um longo período. A injeção de estrogênio também pode afetar o tempo e a velocidade do desenvolvimento sexual em crianças. O médico do seu filho irá monitorá-lo cuidadosamente durante o tratamento com estrogênio. Converse com o médico do seu filho sobre os riscos de dar este medicamento ao seu filho.
A injeção de estrogênio pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Seu médico armazenará o medicamento em seu consultório.
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir:
- dor de estômago
- vomitando
- sangramento vaginal
Mantenha todas as consultas com o seu médico.
Antes de fazer qualquer teste laboratorial, diga ao seu médico e ao pessoal do laboratório que você está usando injeção de estrogênio.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Delestrogen®
- DEPO-Estradiol®
- Premarin® 4.
- cipionato de estradiol
- valerato de estradiol
- estrogênios conjugados