Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 11 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 26 Setembro 2024
Anonim
Vaginal Estrogen for Post-Menopausal Women
Vídeo: Vaginal Estrogen for Post-Menopausal Women

Contente

O estrogênio aumenta o risco de desenvolver câncer endometrial (câncer do revestimento do útero [útero]). Quanto mais você usa o estrogênio, maior o risco de desenvolver câncer de endométrio. Se você não fez uma histerectomia (cirurgia para remover o útero), pode receber outro medicamento chamado progesterona para tomar com estrogênio vaginal. Isso pode diminuir o risco de desenvolver câncer endometrial, mas pode aumentar o risco de desenvolver alguns outros problemas de saúde, incluindo câncer de mama. Antes de começar a usar estrogênio vaginal, informe ao seu médico se você tem ou já teve câncer e se tem sangramento vaginal incomum. Ligue para o seu médico imediatamente se você tiver sangramento vaginal anormal ou incomum durante o tratamento com estrogênio vaginal. O seu médico irá vigiá-la de perto para ajudar a garantir que não desenvolve cancro do endométrio durante ou após o seu tratamento.

Em um grande estudo, as mulheres que tomaram estrogênio com progestágenos por via oral tiveram maior risco de ataques cardíacos, derrames, coágulos sanguíneos nos pulmões ou nas pernas, câncer de mama e demência (perda da capacidade de pensar, aprender e compreender). Mulheres que usam estrogênio vaginal sozinho ou com progestágenos também podem ter um risco maior de desenvolver essas doenças. Informe o seu médico se você fuma ou usa tabaco, se teve um ataque cardíaco ou um derrame no último ano e se você ou alguém em sua família teve ou já teve coágulos sanguíneos ou câncer de mama. Informe também o seu médico se você tem ou já teve pressão alta, níveis elevados de colesterol ou gorduras no sangue, diabetes, doença cardíaca, lúpus (uma condição em que o corpo ataca seus próprios tecidos causando danos e inchaço), caroços nos seios ou uma mamografia anormal (raio-x das mamas usado para detectar o câncer de mama).


Os seguintes sintomas podem ser sinais de problemas de saúde graves listados acima. Chame seu médico imediatamente se sentir algum dos seguintes sintomas enquanto estiver usando estrogênio vaginal: dor de cabeça intensa e repentina; vômito repentino e intenso; problemas de fala; tonturas ou desmaios; perda repentina de visão completa ou parcial; visão dupla; fraqueza ou dormência de um braço ou perna; dor intensa no peito ou peso no peito; tossindo sangue; falta de ar repentina; dificuldade de pensar com clareza, lembrar ou aprender coisas novas; protuberâncias mamárias ou outras alterações mamárias; secreção dos mamilos; ou dor, sensibilidade ou vermelhidão em uma perna.

Você pode tomar medidas para diminuir o risco de desenvolver um problema sério de saúde enquanto estiver usando estrogênio vaginal. Não use estrogênio vaginal sozinho ou com progesterona para prevenir doenças cardíacas, ataques cardíacos, derrames ou demência. Use a menor dose de estrogênio que controle seus sintomas e apenas use o estrogênio vaginal enquanto for necessário. Converse com seu médico a cada 3 a 6 meses para decidir se você deve usar uma dose mais baixa de estrogênio ou deve parar de usar a medicação.


Você deve examinar seus seios todos os meses e fazer uma mamografia e um exame de mama realizados por um médico todos os anos para ajudar a detectar o câncer de mama o mais cedo possível. Seu médico lhe dirá como examinar suas mamas adequadamente e se você deve fazer esses exames mais do que uma vez por ano, devido ao seu histórico médico pessoal ou familiar.

Informe o seu médico se você vai fazer uma cirurgia ou vai ficar em repouso na cama. O seu médico pode dizer-lhe para parar de usar estrogênio vaginal 4 a 6 semanas antes da cirurgia ou repouso na cama para diminuir o risco de desenvolver coágulos sanguíneos.

Converse com seu médico regularmente sobre os riscos e benefícios do uso de estrogênio vaginal.

O estrogênio vaginal é usado para tratar secura, coceira e queimação vaginal; micção dolorosa ou difícil; e necessidade repentina de urinar imediatamente em mulheres que estão experimentando ou tiveram menopausa (mudança de vida; fim dos períodos menstruais mensais). Femring® O anel vaginal da marca também é usado para tratar ondas de calor ("ondas de calor"; fortes sensações repentinas de calor e suor) em mulheres que estão passando pela menopausa. Premarin® O creme vaginal de marca também é usado para tratar vulvas de kraurose (uma condição que pode causar secura vaginal e desconforto em mulheres ou meninas de qualquer idade). Imvexxy® As inserções vaginais de marca são usadas para o tratamento da dispareunia (relação sexual difícil ou dolorosa) em mulheres na menopausa. O estrogênio vaginal está em uma classe de medicamentos chamados hormônios. Ele age repondo o estrogênio que normalmente é produzido pelo corpo.


O estrogênio vaginal vem como um anel flexível, uma inserção vaginal, um comprimido para inserir na vagina e um creme para aplicar no interior da vagina. Os anéis vaginais de estrogênio são geralmente inseridos na vagina e deixados no local por 3 meses. Após 3 meses, o anel é removido e um novo anel pode ser inserido se o tratamento ainda for necessário. As inserções de estrogênio vaginal são geralmente inseridas uma vez ao dia, ao mesmo tempo, por 2 semanas, e então usadas uma vez a cada 3 a 4 dias (duas vezes por semana) enquanto o tratamento for necessário. Os comprimidos vaginais de estrogênio são geralmente inseridos uma vez por dia durante as primeiras 2 semanas de tratamento e, em seguida, são inseridos duas vezes por semana enquanto o tratamento for necessário. Estrace® o creme vaginal da marca é geralmente aplicado uma vez ao dia durante 2 a 4 semanas e, em seguida, aplicado uma a três vezes por semana. Premarin® O produto de creme vaginal da marca é geralmente aplicado de acordo com um esquema rotativo que alterna várias semanas quando o creme é aplicado todos os dias com uma semana quando o creme não é aplicado. Use o estrogênio vaginal sempre à mesma hora do dia. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Use estrogênio vaginal exatamente como dirigido. Não use mais ou menos dele ou use-o com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.

Para usar o anel vaginal, siga estas etapas:

  1. Lave e seque as mãos.
  2. Remova o anel vaginal de sua bolsa.
  3. Fique em pé com uma perna para cima em uma cadeira, degrau ou outro objeto, agache-se ou deite-se. Escolha a posição mais confortável para você.
  4. Segure o anel vaginal entre o polegar e o dedo indicador e pressione as laterais do anel uma contra a outra. Você pode torcer o anel em forma de oito.
  5. Segure as dobras da pele ao redor da vagina com a outra mão.
  6. Coloque a ponta do anel na vagina e use o dedo indicador para empurrar suavemente o anel dentro da vagina o máximo que puder.
  7. O anel vaginal não precisa ser posicionado de uma determinada maneira dentro da vagina, mas será mais confortável e menos provável de cair quando colocado o mais atrás possível na vagina. O anel não pode passar do colo do útero, por isso não vai muito longe na vagina nem se perde quando você o empurra. Se você sentir desconforto, use o dedo indicador para empurrar o anel mais para dentro da vagina.
  8. Lave as mãos novamente.
  9. Deixe o anel no lugar por 3 meses. O anel pode cair se você não o inserir profundamente na vagina, se os músculos vaginais estiverem fracos ou se você estiver se esforçando para evacuar. Se o anel cair, lave-o com água morna e recoloque-o na vagina seguindo as instruções acima. Se o anel cair e se perder, insira um novo anel e deixe-o no lugar por até 3 meses. Chame seu médico se o seu anel cair com frequência.
  10. Você pode deixar o anel no lugar quando fizer sexo. Se você optar por removê-lo ou se cair, lave-o com água morna e coloque-o novamente na vagina o mais rápido possível.
  11. Quando estiver pronto para remover o anel, lave as mãos e fique de pé ou deite-se em uma posição confortável.
  12. Coloque um dedo na vagina e enganche-o pelo anel. Puxe suavemente para baixo e para frente para remover o anel.
  13. Embrulhe o anel em um lenço de papel ou papel higiênico e descarte-o com segurança, de modo que fique fora do alcance de crianças ou animais de estimação. Não dê descarga no vaso sanitário.
  14. Lave as mãos novamente.

Para usar o comprimido vaginal, siga estas etapas:

  1. Rasgue um aplicador da tira de aplicadores da embalagem.
  2. Abra o filme plástico e remova o aplicador.
  3. Fique em pé com uma perna para cima em uma cadeira, degrau ou outro objeto, ou deite-se. Escolha a posição mais confortável para você.
  4. Segure o aplicador em uma mão com um dedo na extremidade do êmbolo.
  5. Use a outra mão para guiar suavemente o aplicador para a abertura vaginal. Se o comprimido cair do aplicador, não tente substituí-lo. Descarte o aplicador e o comprimido e use um aplicador novo.
  6. Insira o aplicador na vagina até onde for confortável. Não force o aplicador na vagina nem insira mais da metade do aplicador na vagina.
  7. Pressione suavemente o êmbolo até ouvir um clique.
  8. Remova o aplicador vazio da vagina e descarte-o como faria com um aplicador de tampão de plástico. Não salve ou reutilize o aplicador.

Para usar a inserção vaginal (Imvexxy), siga estas etapas:

  1. Lave e seque as mãos antes de manusear a inserção vaginal.
  2. Empurre uma inserção vaginal através do papel alumínio do pacote de blister.
  3. Segure a inserção vaginal com a extremidade maior entre os dedos.
  4. Selecione a melhor posição de inserção para a inserção vaginal, deitada ou em pé,
  5. Com a extremidade menor para cima, coloque a inserção cerca de 5 cm na vagina usando o dedo.

Para usar o creme vaginal, siga estas etapas:

  1. Retire a tampa do tubo de creme.
  2. Enrosque a extremidade do bico do aplicador na extremidade aberta do tubo.
  3. Aperte suavemente o tubo de baixo para encher o aplicador com a quantidade de creme que o seu médico recomendou que você use. Observe as marcações na lateral do aplicador para ajudar a medir sua dose.
  4. Desenrosque o aplicador do tubo.
  5. Deite-se de costas e puxe os joelhos em direção ao peito.
  6. Insira suavemente o aplicador em sua vagina e pressione o êmbolo para baixo para liberar o creme.
  7. Remova o aplicador de sua vagina.
  8. Para limpar o aplicador, puxe o êmbolo para removê-lo do cilindro. Lave o aplicador e o êmbolo com sabão neutro e água morna. Não use água quente nem ferva o aplicador.

Peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de usar estrogênio vaginal,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a estrogênio vaginal, qualquer outro produto de estrogênio, qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes do tipo de estrogênio vaginal que planeja usar. Pergunte ao seu farmacêutico ou verifique as informações do paciente do fabricante para obter uma lista dos ingredientes.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas e suplementos nutricionais, você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: amiodarona (Pacerone); certos antifúngicos, como itraconazol (Sporanox) e cetoconazol; aprepitante (Emend); carbamazepina (Carbatrol, Epitol, Tegretol); cimetidina (Tagamet); claritromicina (Biaxin); ciclosporina (Neoral, Sandimmune); dexametasona (Decadron, Dexpak); diltiazem (Cardizem, Dilacor, Tiazac, outros); eritromicina (E.E.S, Erythrocin); fluoxetina (Prozac, Sarafem); fluvoxamina (Luvox); griseofulvina (Fulvicin, Grifulvin, Gris-PEG); lovastatina (Altocor, Mevacor); medicamentos para o vírus da imunodeficiência humana (HIV) ou síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), como atazanavir (Reyataz), delavirdina (Rescriptor), efavirenz (Sustiva), indinavir (Crixivan), lopinavir (em Kaletra), nelfinavir (Viracept), nevirapina ( Viramune), ritonavir (Norvir, em Kaletra) e saquinavir (Fortovase, Invirase); medicamentos para doenças da tireóide; outros medicamentos usados ​​por via vaginal; nefazodona; fenobarbital; fenitoína (Dilantin, Phenytek); rifabutina (micobutina); rifampicina (Rifadin, Rimactane, em Rifamate); sertralina (Zoloft); troleandomicina (TAO); verapamil (Calan, Covera, Isoptin, Verelan); e zafirlukast (Accolate). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • diga ao seu médico quais produtos à base de plantas você está tomando, especialmente erva de São João.
  • informe o seu médico se você tem doença hepática ou um distúrbio do sangue, como deficiência de proteína C, deficiência de proteína S ou uma deficiência de antitrombina, que pode aumentar o risco de desenvolver coágulos sanguíneos anormais. Seu médico provavelmente lhe dirá para não usar produtos vaginais de estrogênio.
  • informe o seu médico se você tem ou já teve amarelecimento da pele ou dos olhos durante a gravidez ou durante o tratamento com um produto de estrogênio, endometriose (uma condição em que o tipo de tecido que reveste o útero [útero] cresce em outras áreas do corpo), miomas uterinos (crescimentos no útero que não são câncer), asma, enxaqueca, convulsões, porfiria (condição em que substâncias anormais se acumulam no sangue e causam problemas na pele ou no sistema nervoso), muito alto ou muito níveis baixos de cálcio no sangue ou doença da tireoide, rim, vesícula biliar ou pancreática. Se for usar o anel vaginal, informe também ao seu médico se tiver uma infecção vaginal; qualquer condição que torne sua vagina mais suscetível a ficar irritada; uma vagina estreita; ou uma condição em que o reto, a bexiga ou o útero incharam ou caíram na vagina.
  • informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se estiver amamentando. Se você engravidar durante o uso de estrogênio vaginal, chame seu médico imediatamente.
  • você deve saber que o fabricante de uma marca de creme vaginal de estrogênio afirma que o uso do creme pode enfraquecer os dispositivos anticoncepcionais de látex ou borracha, como preservativos ou diafragmas. Estes dispositivos podem não ser eficazes se forem usados ​​durante o tratamento com creme vaginal de estrogênio. Converse com seu médico sobre os métodos anticoncepcionais que funcionarão para você.

Fale com o seu médico sobre comer toranja e beber suco de toranja enquanto estiver usando este medicamento.

Aplique ou insira a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não use uma dose dupla ou aplique creme extra para compensar uma dose esquecida.

O estrogênio vaginal pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • dor ou sensibilidade nos seios
  • náusea
  • azia
  • vomitando
  • tontura
  • nervosismo
  • depressão
  • irritabilidade
  • dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido
  • mudanças no desejo sexual
  • perda de cabelo
  • crescimento de cabelo indesejado
  • escurecimento irregular da pele do rosto
  • sensação repentina de calor ou suor
  • dificuldade em usar lentes de contato
  • cãibras nas pernas
  • inchaço, vermelhidão, ardor, coceira ou irritação da vagina
  • corrimento vaginal
  • dor ou dificuldade para urinar
  • dor nas costas
  • sintomas de resfriado
  • sintomas de gripe

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente:

  • olhos esbugalhados
  • dor, inchaço ou sensibilidade no estômago
  • perda de apetite
  • fraqueza
  • amarelecimento da pele ou olhos
  • dor nas articulações
  • movimentos que são difíceis de controlar
  • erupção ou bolhas
  • urticária
  • coceira
  • inchaço dos olhos, rosto, língua, garganta, mãos, braços, pés, tornozelos ou parte inferior das pernas
  • rouquidão
  • dificuldade em respirar ou engolir

O estrogênio pode aumentar o risco de desenvolver câncer de ovário ou doença da vesícula biliar que pode precisar ser tratada com cirurgia. Converse com seu médico sobre os riscos do uso de estrogênio vaginal.

O estrogênio pode fazer com que o crescimento diminua ou pare precocemente em crianças que recebem grandes doses por um longo período. O estrogênio vaginal também pode afetar o tempo e a velocidade do desenvolvimento sexual em crianças. O médico do seu filho irá monitorá-la cuidadosamente durante o tratamento com estrogênio. Converse com o médico do seu filho sobre os riscos de dar este medicamento ao seu filho.

O estrogênio vaginal pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Se alguém ingerir estrogênio vaginal, usar comprimidos ou anéis extras ou aplicar creme extra, ligue para o centro de controle de venenos local em 1-800-222-1222. Se a vítima desmaiou ou não está respirando, ligue para os serviços de emergência locais no 911.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:

  • náusea
  • vomitando
  • sangramento vaginal

Mantenha todas as consultas com o seu médico.

Antes de fazer qualquer teste laboratorial, diga ao seu médico e ao pessoal do laboratório que você está usando estrogênio vaginal.

Não deixe ninguém usar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Estrace® Creme
  • Estring® Inserir
  • Femring® Inserir
  • Imvexxy®
  • Ogen® Creme
  • Premarin® Creme
  • Vagifem® Comprimidos vaginais
  • estrogênios conjugados
  • estradiol

Este produto de marca não está mais no mercado. Alternativas genéricas podem estar disponíveis.

Última revisão - 15/08/2018

Popular

O que é fibrilação atrial crônica?

O que é fibrilação atrial crônica?

A fibrilação atrial (AFib) é um tipo de arritmia cardíaca que faz a câmara uperiore do coração, o átrio, tremerem e baterem irregularmente. O AFib cotumava er d...
O que é um ataque de gota?

O que é um ataque de gota?

O ataque de queda ão queda repentina que ocorrem em um gatilho fíico externo, como tropeçar em alguma coia. O ataque de queda não envolvem perda de conciência durante o outono...