Autor: Gregory Harris
Data De Criação: 13 Abril 2021
Data De Atualização: 18 Novembro 2024
Anonim
Nomenclatura de Oxisales
Vídeo: Nomenclatura de Oxisales

Contente

O fosfato de sódio pode causar danos renais graves e possivelmente a morte. Em alguns casos, esse dano foi permanente e algumas pessoas cujos rins foram danificados tiveram que ser tratadas com diálise (tratamento para remover resíduos do sangue quando os rins não estão funcionando bem). Algumas pessoas desenvolveram danos renais alguns dias após o tratamento, e outras desenvolveram danos renais vários meses após o tratamento. Informe o seu médico se você já fez uma biópsia (remoção de um pedaço de tecido para exame em um laboratório) que mostrou que você tem problemas renais causados ​​por muito fosfato ou cirurgia de estômago e se você tem ou já teve um bloqueio ou laceração em seu intestino. O seu médico pode dizer-lhe para não tomar fosfato de sódio. Informe também o seu médico se você estiver constipado, se tiver fortes dores de estômago ou inchaço, se achar que pode estar desidratado (perder muito líquido do corpo), ou se tiver ou desenvolver sintomas de desidratação, como vômitos, tonturas, diminuição micção e dor de cabeça. Informe o seu médico se você tem ou já teve um baixo nível de cálcio, sódio, magnésio ou potássio no sangue; um alto nível de sódio ou fosfato no sangue; colite (inflamação do intestino grosso) ou outras condições que irritam o intestino; intestinos em movimento lento; insuficiência cardíaca (condição em que o coração não consegue bombear o sangue pelo corpo tão bem quanto deveria); ou doença renal. Informe também o seu médico e farmacêutico se estiver a tomar inibidores da enzima de conversão da angiotensina (IECA), como benazepril (Lotensin, em Lotrel), captopril, enalapril (Epanid, Vasotec, em vaserético), fosinopril, lisinopril (Prinivil, Qbrelis, Zestril, em Zestoretic), moexipril, perindopril (Aceon, em Prestalia), quinapril (Accupril, em Accuretic and Quinaretic), ramipril (Altace) ou trandolapril (em Tarka); bloqueadores do receptor de angiotensina (ARBs), como candesartan (Atacand, em Atacand HCT), eprosartan (Teveten), irbesartan (Avapro, em Avalide), losartan (Cozaar, em Hyzaar), olmesartan (Benicar, em Azor e Tribenzor), telmisartan ( Micardis, em Micardis HCT e Twynsta), ou valsartan (Diovan, em Byvalson, Diovan HCT, Entresto, Exforge e Exforge HCT); aspirina e outras drogas antiinflamatórias não esteróides (NSAIDs), como ibuprofeno (Advil, Motrin, outros) e naproxeno (Aleve, Naprosyn, outros); ou diuréticos (comprimidos de água). O risco de desenvolver danos renais é maior se você tiver alguma dessas doenças, estiver tomando algum desses medicamentos ou tiver mais de 55 anos de idade. No entanto, você pode desenvolver danos renais mesmo que não tenha nenhuma dessas doenças, não esteja tomando nenhum desses medicamentos e tenha menos de 55 anos de idade. Se você sentir algum dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente: fraqueza, sonolência, diminuição da micção ou inchaço dos tornozelos, pés ou pernas.


É muito importante que beba muitos líquidos límpidos durante e após o tratamento com fosfato de sódio. Você não deve tomar nenhum outro laxante ou enemas enquanto estiver tomando este medicamento.

Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pode solicitar alguns testes para verificar a resposta do seu corpo ao fosfato de sódio.

O seu médico ou farmacêutico fornecerá a folha de informações do fabricante do paciente (Guia de Medicação) quando você iniciar o tratamento com fosfato de sódio. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode visitar o site da Food and Drug Administration (FDA) (http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/ucm085729.htm) ou o site do fabricante para obter o Guia de Medicação.

Converse com seu médico sobre os riscos de tomar fosfato de sódio.

O fosfato de sódio é usado em adultos com 18 anos de idade ou mais para esvaziar o cólon (intestino grosso, intestino) antes de uma colonoscopia (exame do interior do cólon para verificar se há câncer de cólon e outras anormalidades) para que o médico tenha uma visão clara vista das paredes do cólon. O fosfato de sódio está em uma classe de medicamentos chamados laxantes salinos. Atua causando diarreia, de forma que as fezes podem ser esvaziadas do cólon.


O fosfato de sódio é fornecido em comprimidos para administração oral. Geralmente é administrado como uma dose na noite anterior ao agendamento da colonoscopia e uma dose na manhã seguinte (3 a 5 horas antes do procedimento). Para cada dose, o seu médico irá dizer-lhe para tomar um certo número de comprimidos com um quarto de litro de líquido transparente, esperar 15 minutos e depois tomar mais comprimidos com um quarto de litro de líquido transparente. Irá repetir várias vezes até ter tomado todos os comprimidos que o seu médico prescreveu para essa dose.

É muito importante que beba toda a quantidade de líquido transparente com cada dose de fosfato de sódio e que beba bastante líquido transparente outras vezes antes, durante e após o tratamento com fosfato de sódio. Exemplos de líquidos claros são água, caldo com sabor claro, chá de ervas ou preto, café preto, água com sabor, limonada ou lima sem polpa, suco de maçã ou uva branca, gelatina, picolés e refrigerante claro (ginger ale). Não beba álcool, leite ou qualquer líquido de cor roxa ou vermelha. Informe o seu médico se você tiver problemas para beber líquidos claros.


Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de tomar fosfato de sódio,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a fosfato de sódio, outros medicamentos ou qualquer um dos ingredientes dos comprimidos. Verifique o rótulo da receita ou peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
  • informe o seu médico se você já tomou fosfato de sódio ou usou um enema contendo fosfato de sódio nos últimos 7 dias. Você não deve tomar fosfato de sódio mais de uma vez em 7 dias.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar os medicamentos listados na seção AVISO IMPORTANTE e qualquer um dos seguintes: alprazolam (Xanax), amiodarona (Cordarone, Pacerone); amitriptilina, desipramina (Norpramin), diazepam (Diastat, Valium), disopiramida (Norpace), dofetilida (Tikosyn), eritromicina (EES, Eritrocina), estazolam, flurazepam, lorazepam (Ativanoxam (Ativan), medicamentos para convulsões, midazolam Avelox), pimozida (Orap), quinidina (Quinidex, em Nuedexta), sotalol (Betapace, Betapace AF, Sorine), tioridazina ou triazolam (Halcion). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais. Muitos outros medicamentos também podem interagir com o fosfato de sódio, portanto, informe o seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, mesmo aqueles que não aparecem nesta lista.
  • se estiver a tomar qualquer outro medicamento por via oral, converse com o seu médico sobre quando deve tomá-lo durante o tratamento com fosfato de sódio. Os medicamentos que toma 1 hora antes de tomar fosfato de sódio podem não ser absorvidos de forma adequada.
  • informe o seu médico se segue uma dieta pobre em sal, se bebeu grandes quantidades de álcool ou toma medicamentos para ansiedade ou convulsões e agora está diminuindo gradativamente o uso dessas substâncias e se já fez uma cirurgia cardíaca. Informe também o seu médico se você tem ou já teve um intervalo QT prolongado (um problema cardíaco raro que pode causar batimento cardíaco irregular, desmaios ou morte súbita), batimento cardíaco irregular, ataque cardíaco, dor no peito, convulsões, doença inflamatória intestinal ( DII; um grupo de condições em que todo ou parte do revestimento do intestino está inchado, irritado ou com feridas) dificuldade em engolir.
  • informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se estiver amamentando.

O seu médico dir-lhe-á o que pode comer e beber antes, durante e depois do tratamento com fosfato de sódio. Siga estas instruções cuidadosamente.

Ligue para o seu médico se você se esquecer ou não puder tomar o fosfato de sódio exatamente como indicado.

O fosfato de sódio pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • dor de estômago
  • náusea
  • inchaço

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:

  • arritmia cardíaca
  • vomitando
  • desmaio
  • apreensões
  • irritação na pele
  • urticária
  • coceira
  • inchaço dos olhos, rosto, lábios, língua, boca ou garganta
  • queimação ou formigamento dos lábios, língua ou boca
  • aperto na garganta
  • dificuldade em respirar ou engolir

O fosfato de sódio pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:

  • apreensões
  • arritmia cardíaca
  • vomitando
  • tontura
  • dor de cabeça
  • diminuição da micção

Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Sua receita provavelmente não é recarregável, pois você não precisará de mais fosfato de sódio após a colonoscopia.

O fosfato de sódio também foi vendido como um laxante sem prescrição para aliviar a constipação. Muitos produtos de fosfato de sódio oral sem receita não são mais vendidos nos Estados Unidos, mas alguns ainda podem estar disponíveis. Se você estiver tomando fosfato de sódio oral para a constipação, é importante que você tome exatamente como indicado no rótulo da embalagem. Não tome mais medicamento do que o indicado no rótulo para cada dose e não tome mais do que uma dose em 24 horas, mesmo se não tiver evacuações depois de tomar o medicamento. Não dê fosfato de sódio oral sem receita para uma criança de 5 anos de idade ou menos, a menos que o médico da criança diga que você pode. Tomar muito fosfato de sódio não prescrito pode causar sérios danos ao coração ou aos rins ou morte.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • OsmoPrep,®
  • Visicol®

Este produto de marca não está mais no mercado. Alternativas genéricas podem estar disponíveis.

Última revisão - 15/03/2019

Nós Aconselhamos Você A Ver

Quantos tipos diferentes de manchas faciais existem?

Quantos tipos diferentes de manchas faciais existem?

O que ão mancha?Uma mancha é qualquer tipo de marca, mancha, decoloração ou falha que aparece na pele. Mancha no roto podem er feia e emocionalmente perturbadora, ma a maioria ...
Infecções das glândulas salivares

Infecções das glândulas salivares

O que é uma infecção da glândula alivar?A infecção da glândula alivar ocorre quando uma infecção bacteriana ou viral afeta a glândula alivar ou o duc...