Lacosamida
Contente
- Antes de tomar lacosamida,
- A lacosamida pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente:
A lacosamida é usada para controlar convulsões parciais (convulsões que envolvem apenas uma parte do cérebro) em adultos e crianças com 4 anos de idade ou mais. A lacosamida também é usada em combinação com outros medicamentos para controlar convulsões tônico-clônicas generalizadas primárias (anteriormente conhecidas como convulsão do grande mal; convulsão que envolve todo o corpo) em adultos e crianças de 4 anos de idade ou mais. A lacosamida está em uma classe de medicamentos chamados anticonvulsivantes. Ele age diminuindo a atividade elétrica anormal no cérebro.
A lacosamida é apresentada na forma de comprimido e solução (líquido) para administração oral. Geralmente é administrado duas vezes ao dia com ou sem alimentos. Tome a lacosamida aproximadamente à mesma hora todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome a lacosamida exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
Engula os comprimidos inteiros; não mastigue, divida. ou esmagá-los.
Se estiver tomando a solução oral, use uma colher doseadora ou seringa para uso oral para medir a quantidade correta de líquido necessária para cada dose. Não use uma colher comum. Se você tiver uma sonda nasogástrica (NG) ou gástrica, o seu médico ou farmacêutico explicará como preparar a lacosamida para administrá-la.
O seu médico provavelmente começará com uma dose baixa de lacosamida e aumentará gradualmente a sua dose, não mais do que uma vez por semana.
A lacosamida pode ajudar a controlar a sua doença, mas não a cura. Pode demorar algumas semanas ou mais até sentir todos os benefícios da lacosamida. Continue a tomar lacosamida mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar lacosamida sem falar com o seu médico, mesmo que sinta efeitos secundários, como alterações anormais de comportamento ou humor. Se você parar de tomar lacosamida repentinamente, suas convulsões podem acontecer com mais frequência. O seu médico provavelmente diminuirá a sua dose gradualmente.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de tomar lacosamida,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico à lacosamida, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes dos comprimidos de lacosamida ou solução oral. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: betabloqueadores como atenolol (Tenormin, em Tenoretic), labetalol (Trandate), metoprolol (Lopressor, Toprol XL), nadolol (Corgard) e propranolol (Hemangeol, Inderal); bloqueadores dos canais de cálcio, como amlodipina (Norvasc, em Caduet, em Lotrel, em Exforge, outros), diltiazem (Cardizem, Cartia, Tiazac, outros), felodipina, isradipina, nicardipina, nifedipina (Procardia), nimodipina (Nymalize), nisoldipina ( Sular) e verapamil (Calan, Verelan, em Tarka); e medicamentos para batimento cardíaco irregular, como amiodarona (Nexterona, Pacerona), digoxina (Lanoxin), dronedarona (Multaq), flecainida (Tambocor), propafenona (Rythmol), quinidina (em Nuedexta) e sotalol (Betapace, Sorine, Sotylize). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais. Muitos outros medicamentos também podem interagir com a lacosamida, portanto, informe o seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, mesmo aqueles que não aparecem nesta lista.
- informe o seu médico se você atualmente ou já bebeu grandes quantidades de álcool, usou drogas de rua ou medicamentos prescritos em excesso. Informe também o seu médico se você tem ou já teve depressão, problemas de humor, pensamentos ou comportamento suicida; batimento cardíaco irregular, ataque cardíaco, marca-passo, insuficiência cardíaca ou outros problemas cardíacos; neuropatia diabética (lesão nervosa causada por diabetes); ou doença hepática ou renal.
- informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se estiver amamentando. Se você engravidar enquanto estiver tomando lacosamida, ligue para o seu médico.
- deve saber que a lacosamida pode causar tonturas ou sonolência e pode causar visão turva ou problemas de coordenação e equilíbrio. Não dirija um carro, opere máquinas ou participe de atividades que exijam atenção ou coordenação até saber como este medicamento o afeta.
- deve saber que a sua saúde mental pode mudar de formas inesperadas e pode tornar-se suicida (pensar em se auto-agredir ou suicidar-se ou planear ou tentar fazê-lo) enquanto está a tomar lacosamida. Um pequeno número de adultos e crianças com 5 anos de idade ou mais (cerca de 1 em 500 pessoas) que tomaram anticonvulsivantes como a lacosamida para tratar várias doenças durante os estudos clínicos suicidaram-se durante o tratamento. Algumas dessas pessoas desenvolveram pensamentos e comportamento suicida logo 1 semana após terem começado a tomar a medicação. Existe o risco de sofrer alterações na sua saúde mental se tomar um medicamento anticonvulsivante como a lacosamida, mas também pode haver o risco de sofrer alterações na sua saúde mental se a sua condição não for tratada. Você e seu médico decidirão se os riscos de tomar um medicamento anticonvulsivante são maiores do que os riscos de não tomar o medicamento. Você, sua família ou seu cuidador devem ligar para o médico imediatamente se sentir algum dos seguintes sintomas: ataques de pânico; agitação ou inquietação; irritabilidade, ansiedade ou depressão nova ou piorando; agindo em impulsos perigosos; dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido; comportamento agressivo, raivoso ou violento; mania (humor frenético e anormalmente excitado); falar ou pensar em querer se machucar ou acabar com sua vida; ou qualquer outra mudança incomum de comportamento ou humor. Certifique-se de que sua família ou cuidador saibam quais sintomas podem ser graves, para que possam chamar o médico se você não puder procurar tratamento por conta própria.
- você deve saber que a lacosamida pode causar tonturas, desmaios, desmaios ou batimento cardíaco irregular, especialmente quando você se levanta muito rapidamente de uma posição deitada. Se você desenvolver esses sintomas, deite-se com as pernas levantadas até se sentir melhor e chame seu médico imediatamente.
- se você tem fenilcetonúria (PKU, uma condição hereditária em que uma dieta especial deve ser seguida para prevenir o retardo mental), você deve saber que a solução oral de lacosamida contém aspartame que forma fenilalanina.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.
A lacosamida pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- náusea
- vomitando
- diarréia
- visão turva ou dupla
- movimentos oculares incontroláveis
- tontura
- dor de cabeça
- sonolência
- agitação incontrolável de uma parte do corpo
- problemas de coordenação, equilíbrio ou caminhada
- fraqueza
- coceira
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente:
- batimento cardíaco ou pulso rápido ou acelerado
- falta de ar
- batimento cardíaco lento
- dor no peito
- desmaio
- inchaço do rosto, garganta, língua, lábios e olhos
- febre
- irritação na pele
- cansaço
- amarelecimento da pele ou olhos
- urina escura
A lacosamida pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro). Não congele a solução oral. Rejeite qualquer solução oral não utilizada 7 semanas após a primeira abertura do frasco.
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Mantenha todas as consultas com o seu médico.
Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. A lacosamida é uma substância controlada. As prescrições podem ser recarregadas apenas um número limitado de vezes; pergunte ao seu farmacêutico se tiver alguma dúvida.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Vimpat®