Autor: Mark Sanchez
Data De Criação: 5 Janeiro 2021
Data De Atualização: 28 Junho 2024
Anonim
Vacina Conjugada Pneumocócica (PCV13) - Medicamento
Vacina Conjugada Pneumocócica (PCV13) - Medicamento

Contente

A vacinação pneumocócica pode proteger crianças e adultos da doença pneumocócica. A doença pneumocócica é causada por bactérias que podem ser transmitidas de pessoa para pessoa por meio do contato próximo. Pode causar infecções de ouvido e também pode levar a infecções mais graves de:

  • Pulmões (pneumonia)
  • Sangue (bacteremia)
  • Cobertura do cérebro e da medula espinhal (meningite).

A pneumonia pneumocócica é mais comum em adultos. A meningite pneumocócica pode causar surdez e danos cerebrais, e mata cerca de 1 criança em cada 10 que a contraem.

Qualquer pessoa pode contrair a doença pneumocócica, mas crianças com menos de 2 anos de idade e adultos com 65 anos ou mais, pessoas com certas condições médicas e fumantes de cigarro correm o maior risco.

Antes de haver uma vacina, as infecções pneumocócicas causavam muitos problemas a cada ano nos Estados Unidos em crianças menores de 5 anos, incluindo:

  • mais de 700 casos de meningite,
  • cerca de 13.000 infecções sanguíneas,
  • cerca de 5 milhões de infecções de ouvido, e
  • cerca de 200 mortes.

Desde que a vacina foi disponibilizada, a doença pneumocócica grave nessas crianças diminuiu em 88%.


Cerca de 18.000 adultos mais velhos morrem de doença pneumocócica a cada ano nos Estados Unidos.

O tratamento de infecções pneumocócicas com penicilina e outros medicamentos não é tão eficaz quanto costumava ser, porque algumas cepas são resistentes a esses medicamentos. Isso torna a prevenção por meio da vacinação ainda mais importante.

A vacina pneumocócica conjugada (chamada PCV13) protege contra 13 tipos de bactérias pneumocócicas.

O PCV13 é administrado rotineiramente a crianças com 2, 4, 6 e 12-15 meses de idade. Também é recomendado para crianças e adultos de 2 a 64 anos de idade com certas condições de saúde e para todos os adultos com 65 anos de idade ou mais. Seu médico pode lhe dar detalhes.

Qualquer pessoa que já teve uma reação alérgica com risco de vida a uma dose desta vacina, a uma vacina pneumocócica anterior chamada PCV7 (ou Prevnar) ou a qualquer vacina contendo toxóide diftérico (por exemplo, DTaP), não deve pegar PCV13.

Qualquer pessoa com alergia grave a qualquer componente do PCV13 não deve tomar a vacina. Informe o seu médico se a pessoa que está sendo vacinada tem alguma alergia grave.


Se a pessoa programada para a vacinação não estiver se sentindo bem, seu médico pode decidir reagendar a vacina para outro dia.

Com qualquer medicamento, incluindo vacinas, há uma chance de efeitos colaterais. Geralmente são leves e desaparecem por conta própria, mas também são possíveis reações graves.

Os problemas relatados após o PCV13 variaram de acordo com a idade e a dose na série. Os problemas mais comuns relatados entre crianças foram:

  • Cerca de metade ficou sonolenta após a injeção, apresentou perda temporária de apetite ou vermelhidão ou sensibilidade no local onde a injeção foi aplicada.
  • Cerca de 1 em cada 3 apresentou inchaço no local da injeção.
  • Cerca de 1 em cada 3 teve febre baixa e cerca de 1 em 20 teve febre alta (acima de 102,2 ° F [39 ° C]).
  • Cerca de 8 em cada 10 tornaram-se agitados ou irritáveis.

Os adultos relataram dor, vermelhidão e inchaço onde a injeção foi aplicada; também febre moderada, fadiga, dor de cabeça, calafrios ou dores musculares.

Crianças pequenas que tomarem o PCV13 junto com a vacina inativada contra a gripe ao mesmo tempo podem ter maior risco de convulsões causadas pela febre. Peça mais informações ao seu médico.


Problemas que podem acontecer após qualquer vacina injetada:

  • Às vezes, as pessoas desmaiam após um procedimento médico, incluindo vacinação. Sentar ou deitar por cerca de 15 minutos pode ajudar a prevenir desmaios e lesões causadas por uma queda. Informe o seu médico se sentir tonturas, ou tiver alterações na visão ou zumbidos nos ouvidos.
  • Algumas crianças mais velhas e adultos sentem fortes dores no ombro e têm dificuldade em mover o braço onde a injeção foi aplicada. Isso acontece muito raramente.
  • Qualquer medicamento pode causar uma reação alérgica grave. Essas reações de uma vacina são muito raras, estimadas em cerca de 1 em um milhão de doses, e aconteceriam dentro de alguns minutos a algumas horas após a vacinação.

Como acontece com qualquer medicamento, há uma chance muito pequena de uma vacina causar ferimentos graves ou morte. A segurança das vacinas está sempre sendo monitorada. Para obter mais informações, visite: http://www.cdc.gov/vaccinesafety/.

  • Procure qualquer coisa que o preocupe, como sinais de uma reação alérgica grave, febre muito alta ou comportamento incomum.
  • Os sinais de uma reação alérgica grave podem incluir urticária, inchaço da face e da garganta, dificuldade em respirar, batimento cardíaco acelerado, tontura e fraqueza, geralmente alguns minutos a algumas horas após a vacinação.
  • Se você acha que é uma reação alérgica grave ou outra emergência que não pode esperar, leve a pessoa ao hospital mais próximo ou ligue para 9-1-1. Caso contrário, chame seu médico.
  • As reações devem ser relatadas ao "Sistema de Notificação de Eventos Adversos à Vacina" (VAERS). O seu médico deve apresentar este relatório, ou você mesmo pode fazê-lo através do site do VAERS em http://www.vaers.hhs.gov ou ligando para 1-800-822-7967.VAERS não fornece aconselhamento médico.

O Programa Nacional de Compensação por Lesões por Vacinas (VICP) é um programa federal criado para indenizar pessoas que podem ter sido feridas por certas vacinas. Pessoas que acreditam que podem ter sido feridas por uma vacina podem aprender sobre o programa e como fazer uma reclamação ligando para 1-800-338-2382 ou visitando o site do VICP em http://www.hrsa.gov/vaccinecompensation. um prazo para apresentar um pedido de indemnização.

  • Pergunte ao seu médico. Ele pode fornecer o folheto informativo da vacina ou sugerir outras fontes de informação.
  • Ligue para o departamento de saúde local ou estadual.
  • Entre em contato com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC): ligue para 1-800-232-4636 (1-800-CDC-INFO) ou visite o site do CDC em http://www.cdc.gov/vaccines.

Declaração de informações da vacina pneumocócica conjugada (PCV13). Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA / Programa Nacional de Imunização de Prevenção e Controle de Doenças. 05/11/2015.

  • Prevnar 13®
  • PCV13
Última revisão - 15/11/2016

Artigos Interessantes

Condições em mulheres difíceis de diagnosticar

Condições em mulheres difíceis de diagnosticar

Conidere o eguinte cenário: você etá prete a compartilhar um momento íntimo com alguém epecial, ma começa a entir uma dor aguda na ua área vaginal ou pélvica. V...
Tudo o que você precisa saber sobre a doença de Alzheimer

Tudo o que você precisa saber sobre a doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer é uma forma progreiva de demência.Demência é um termo mai amplo para condiçõe cauada por leõe cerebrai ou doença que afetam negativam...