Rivaroxaban

Contente
- Antes de tomar rivaroxaban,
- A rivaroxabana pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
Se você tem fibrilação atrial (uma condição em que o coração bate irregularmente, aumentando a chance de formação de coágulos no corpo e possivelmente causando derrames) e está tomando rivaroxabana para ajudar a prevenir derrames ou coágulos sanguíneos graves, você corre um risco maior de ter um derrame depois de parar de tomar este medicamento. Não pare de tomar rivaroxaban sem falar com o seu médico. Continue a tomar rivaroxaban mesmo que se sinta bem. Certifique-se de reabastecer sua receita antes de acabar a medicação para que você não perca nenhuma dose de rivaroxabana. Se você precisar parar de tomar rivaroxabana, seu médico pode prescrever outro anticoagulante ('' diluente do sangue '') para ajudar a prevenir a formação de um coágulo sanguíneo e causar um derrame.
Se você tiver anestesia peridural ou raquidiana ou uma punção raquidiana enquanto toma um 'anticoagulante', como o rivaroxaban, você corre o risco de ter uma forma de coágulo sanguíneo na coluna ou ao redor dela que pode causar paralisia. Informe o seu médico se você tem um cateter peridural deixado em seu corpo ou se tem ou já teve repetidas punções epidurais ou raquidianas, deformidade espinhal ou cirurgia espinhal. Informe o seu médico e farmacêutico se você estiver tomando anagrelida (Agrylin); aspirina e outros fármacos anti-inflamatórios não esteróides (NSAIDs), tais como ibuprofeno (Advil, Motrin, outros), indometacina (Indocin, Tivorbex), cetoprofeno e naproxeno (Aleve, Anaprox, outros); cilostazol (Pletal); clopidogrel (Plavix); dipiridamole (Persantina); eptifibatide (Integrilin); heparina; prasugrel (Effient); inibidores seletivos da recaptação da serotonina, tais como citalopram (Celexa), escitalopram (Lexapro), fluoxetina (Prozac, Sarafem, Selfemra), fluvoxamina (Luvox), paroxetina (Brisdelle, Paxil, Pexeva) e sertralina (Zoloft); inibidores da recaptação da serotonina-norepinefrina (SNRI), como desvenlafaxina (Khedezla, Pristiq), duloxetina (Cymbalta), levomilnaciprano (Fetzima), milnaciprano (Savella) e venlafaxina (Effexor); ticagrelor (Brilinta); ticlopidina; tirofiban (Aggrastat) e varfarina (Coumadin, Jantoven). Se você tiver algum dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente: dor nas costas, fraqueza muscular, dormência ou formigamento (especialmente nas pernas), perda de controle do intestino ou da bexiga, ou incapacidade de mover as pernas.
Converse com seu médico sobre o risco de tomar rivaroxabana.
O seu médico ou farmacêutico fornecerá a folha de informações do fabricante do paciente (Guia de Medicação) quando você iniciar o tratamento com rivaroxabana e cada vez que você reabastecer sua receita. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode visitar o site da Food and Drug Administration (FDA) (http://www.fda.gov/downloads/Drugs/DrugSafety/UCM280333.pdf) ou o site do fabricante para obter o Guia de Medicação.
Rivaroxaban é usado para tratar a trombose venosa profunda (TVP; um coágulo sanguíneo, geralmente na perna) e embolia pulmonar (EP; um coágulo sanguíneo no pulmão). A rivaroxabana pode ser continuada para evitar que TVP e / ou EP aconteça novamente após a conclusão do tratamento inicial. Também é usado para ajudar a prevenir derrames ou coágulos sanguíneos graves em pessoas com fibrilação atrial (uma condição em que o coração bate irregularmente, aumentando a chance de formação de coágulos no corpo e possivelmente causando derrames) sem doença das válvulas cardíacas. A rivaroxabana pode reduzir o risco de TVP, que pode levar à EP em pessoas que estão fazendo prótese de quadril ou joelho. Também é usado junto com aspirina para reduzir o risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral ou morte em pessoas com doença arterial coronariana (estreitamento dos vasos sanguíneos que fornecem sangue ao coração) ou doença arterial periférica (má circulação nos vasos sanguíneos que fornecem sangue aos braços e pernas). Rivaroxaban está em uma classe de medicamentos chamados inibidores do fator Xa. Ele age diminuindo a capacidade de coagulação do sangue.
O rivaroxaban é apresentado na forma de comprimido para administração oral. Quando a rivaroxabana é usada para tratar TVP ou EP, geralmente é administrada com alimentos duas vezes ao dia por 21 dias e, em seguida, uma vez ao dia com alimentos. Quando a rivaroxabana é usada para prevenir TVP ou EP, geralmente é tomada uma vez ao dia com ou sem alimentos após pelo menos 6 meses de tratamento com anticoagulação (anticoagulante). Quando o rivaroxaban é usado para prevenir um acidente vascular cerebral em pessoas com batimento cardíaco irregular, geralmente é tomado uma vez ao dia com a refeição da noite. Quando a rivaroxabana é administrada para prevenir TVP e EP após cirurgia de substituição de quadril ou joelho, geralmente é tomada com ou sem alimentos uma vez ao dia. A primeira dose deve ser administrada pelo menos 6 a 10 horas após a cirurgia. A rivaroxabana é geralmente administrada por 35 dias após a cirurgia de substituição do quadril e por 12 dias após a cirurgia de substituição do joelho. Quando a rivaroxabana é administrada junto com aspirina em pessoas com doença arterial coronariana ou doença arterial periférica, geralmente é tomada duas vezes ao dia com ou sem alimentos. Tome rivaroxabana todos os dias aproximadamente à mesma hora. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome rivaroxaban exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
Se não conseguir engolir os comprimidos, pode esmagá-los e misturar com a compota de maçã. Engula a mistura logo após prepará-la. O rivaroxabano também pode ser administrado em certos tipos de tubos de alimentação. Pergunte ao seu médico se você deve tomar este medicamento em seu tubo de alimentação. Siga as instruções do seu médico com cuidado.
Continue a tomar rivaroxabana mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar rivaroxaban sem falar com o seu médico. Se parar de tomar rivaroxabano, o risco de um coágulo sanguíneo pode aumentar.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de tomar rivaroxaban,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a rivaroxaban, qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes dos comprimidos de rivaroxaban. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- informe o seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas e suplementos nutricionais que você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar os medicamentos listados na seção AVISO IMPORTANTE e qualquer um dos seguintes: amiodarona (Pacerona), azitromicina (Zithromax), carbamazepina (Carbatrol, Epitol, Equetro, Tegretol, Tegretol-XR, Teril), claritromicina (Biaxina, em Prevpac), conivaptan (Vaprisol), diltiazem (Cardizem, Dilacor, Tiazac), dronedarona (Multaq), eritromicina (EES, E-Mycin, Eritrocina), felodipina (Plendil), fluconazol (Diflucan), indinavir (Crixivan), indinavir (Crixivan) Onmel, Sporanox), cetoconazol (Nizoral), lopinavir (em Kaletra), fenobarbital, fenitoína (Dilantin, Phenytek), quinidina, ranolazina (Ranexa), rifampicina (Rifadin, em Rifamate, em Rifirater, Rimactano), ritonavir Kaletra) e verapamil (Calan, Verelan, em Tarka). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- diga ao seu médico quais produtos à base de plantas você está tomando, especialmente erva de São João.
- informe o seu médico se tiver sangramento intenso em qualquer parte do corpo que não possa ser interrompido. O seu médico provavelmente irá dizer-lhe para não tomar rivaroxabano.
- informe o seu médico se você teve uma válvula em seu coração substituída ou tem ou já teve problemas com sangramento incomum, um distúrbio de sangramento ou doença renal ou hepática.
- informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se estiver amamentando. Se você engravidar enquanto estiver tomando rivaroxabana, chame seu médico.
- converse com seu médico sobre os riscos e benefícios de tomar rivaroxabana se você tiver 75 anos de idade ou mais.
- se for fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a tomar rivaroxabano.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Se você tomar rivaroxabana uma vez ao dia, tome a dose esquecida assim que se lembrar nesse dia. Retome sua programação de dosagem regular no dia seguinte.
Se você toma rivaroxabana duas vezes ao dia para o tratamento de TVP ou EP, tome a dose esquecida assim que se lembrar naquele dia. Você pode tomar 2 doses ao mesmo tempo para compensar a dose esquecida. Retome sua programação de dosagem regular no dia seguinte
Se você tem DAC ou DAP e toma rivaroxabana duas vezes ao dia para reduzir o risco de TVP e EP e se esquecer de uma dose, continue com seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.
A rivaroxabana pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- espasmo muscular
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:
- fezes com sangue, preto ou alcatrão
- urina rosa ou marrom
- tossir ou vomitar sangue ou material semelhante a borra de café
- hemorragias nasais frequentes
- sangrando de suas gengivas
- sangramento menstrual intenso
- fraqueza
- cansaço
- dor de cabeça
- tontura ou desmaio
- visão embaçada
- dor no braço ou perna
- irritação na pele
- coceira
- dificuldade em respirar ou engolir
- urticária
- dor ou inchaço nos locais da ferida
O rivaroxabano impede a coagulação normal do sangue, pelo que pode demorar mais tempo do que o habitual para parar a hemorragia se sofrer cortes ou lesões. Este medicamento também pode causar hematomas ou sangrar com mais facilidade. Ligue para o seu médico imediatamente se sangramento ou hematomas forem incomuns.
A rivaroxabana pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
- sangramento ou hematoma incomum
- fezes com sangue, preto ou alcatrão
- sangue na urina
- tossir ou vomitar sangue ou material semelhante a borra de café
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pode solicitar alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo ao rivaroxaban.
Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Sua receita provavelmente não é recarregável.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Xarelto®