Sistema Intrauterino de Levonorgestrel
Contente
- Antes de inserir o sistema intrauterino de levonorgestrel,
- O sistema intrauterino de levonorgestrel pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se sentir algum destes sintomas ou os mencionados na secção PRECAUÇÕES ESPECIAIS, contacte o seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
O sistema intrauterino de levonorgestrel (Liletta, Mirena, Skyla) é usado para prevenir a gravidez. O sistema intra-uterino da marca Mirena também é usado para tratar sangramento menstrual intenso em mulheres que desejam usar um sistema intra-uterino para prevenir a gravidez. O levonorgestrel está em uma classe de medicamentos chamados contraceptivos hormonais. O sistema intra-uterino de levonorgestrel atua estreitando o revestimento do útero (útero) para evitar o desenvolvimento da gravidez, engrossando o muco no colo do útero (entrada no útero) para evitar que os espermatozoides entrem e evitando que os espermatozoides se movam e sobrevivam no útero. O levonorgestrel também pode prevenir a ovulação (liberação de um óvulo dos ovários) em algumas mulheres. O sistema intra-uterino de levonorgestrel é um método eficaz de controle de natalidade, mas não evita a propagação da AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis.
O sistema intrauterino de levonorgestrel é um dispositivo de plástico pequeno e flexível em forma de T que deve ser inserido no útero por um profissional de saúde. Os sistemas intrauterinos da marca Liletta e Mirena podem permanecer no local por até 6 anos após serem inseridos e o sistema intrauterino da marca Skyla pode permanecer no local por até 3 anos após a inserção. Se você ainda quiser usar um sistema intra-uterino para evitar a gravidez após esse período, seu médico pode inserir um novo sistema assim que o antigo for removido. Os sistemas intra-uterinos podem ser removidos por um médico sempre que você quiser engravidar ou usar uma forma diferente de controle de natalidade. Se o sistema intra-uterino da marca Mirena for usado para tratar sangramento menstrual intenso, ele pode ser deixado no local por até 5 anos após a inserção.
O seu médico dir-lhe-á a melhor altura para inserir o sistema intra-uterino de levonorgestrel. Dependendo do momento, você pode precisar usar um método anticoncepcional não hormonal, como preservativos e espermicida, por 7 dias para evitar a gravidez se ocorrer relação sexual. Seu sistema intra-uterino pode ser inserido imediatamente após um aborto no primeiro trimestre. Se você deu à luz, teve um aborto espontâneo ou um aborto no segundo trimestre, seu sistema intra-uterino não deve ser inserido até que pelo menos 6 semanas tenham se passado e um exame físico mostre que seu útero se recuperou da gravidez.
Você precisará ter seu sistema intra-uterino inserido no consultório ou clínica de seu médico. Seu médico pode recomendar que você tome um analgésico sem receita antes da consulta para ajudar a diminuir as cólicas durante e após a colocação. Você pode sentir alguns desses sintomas durante e após a colocação: sudorese, pele pálida, batimento cardíaco acelerado, desmaios, tonturas, cólicas e sangramento. Informe o seu médico se as cólicas forem fortes ou se esses sintomas durarem mais de 30 minutos. Seu médico irá verificar se o seu sistema foi colocado corretamente.
Chame seu médico se sentir dor forte durante as primeiras horas após a inserção do sistema intra-uterino. Isso pode ser um sinal de infecção grave.
O médico colocará o sistema intrauterino no útero, mas deixará dois fios pendurados no colo do útero. Você deve verificar esses fios uma vez por mês para saber se o seu sistema intra-uterino ainda está funcionando. Para verificar os fios, você deve lavar as mãos com água e sabão. Em seguida, alcance o topo da vagina com dedos limpos para sentir os fios. Se você não conseguir sentir os fios ou se sentir qualquer parte do sistema intra-uterino além dos fios, seu sistema intra-uterino pode não estar instalado e pode não impedir a gravidez. Se isso acontecer, chame seu médico e use um método anticoncepcional não hormonal, como preservativos e espermicida, para prevenir a gravidez até que você seja visto por seu médico.
Você precisará de uma consulta de acompanhamento com seu médico de 4 a 6 semanas após a inserção do sistema intra-uterino para ter certeza de que seu sistema está instalado corretamente. Após esta consulta, você precisará ser examinado uma vez por ano ou com mais frequência se tiver problemas ou preocupações.
Se o seu sistema intrauterino de levonorgestrel precisar ser removido, converse com seu médico sobre a melhor hora para removê-lo. Você não está protegida da gravidez depois que seu sistema intra-uterino é removido, portanto, se não quiser engravidar, você precisará ter certeza de que tem um controle de natalidade eficaz assim que seu sistema intra-uterino for removido. Se você planeja substituir seu sistema intra-uterino por um novo sistema intra-uterino, pode remover o sistema antigo e inserir o novo a qualquer momento durante o ciclo menstrual. Se você optou por usar uma forma diferente de controle de natalidade em vez do sistema intrauterino e tem ciclos menstruais regulares, você deve remover o sistema durante os primeiros 7 dias após o início do seu período menstrual e começar a usar sua nova forma de controle de natalidade certo longe. Se você optou por usar uma forma diferente de controle de natalidade e não tem ciclos regulares, você não menstrua ou não consegue remover seu sistema intrauterino durante os primeiros 7 dias de seu período menstrual, você deve comece a usar sua nova forma de controle de natalidade 7 dias antes de seu sistema intra-uterino ser removido.
Peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de inserir o sistema intrauterino de levonorgestrel,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico ao levonorgestrel, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos materiais usados para fazer o sistema intrauterino do levonorgestrel. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar o seguinte: anticoagulantes ("anticoagulantes"), como varfarina (Jantoven).
- informe o seu médico se você tem ou já teve câncer de mama ou se acha que pode ter câncer de mama e se tem alguma das seguintes condições: qualquer condição que afete a forma interna do seu útero, incluindo miomas (crescimentos dentro ou sobre o útero que pode causar sangramento menstrual intenso, dor e outros sintomas); câncer de útero ou colo do útero; sangramento vaginal anormal inexplicável; uma infecção não tratada da vagina ou colo do útero; doença inflamatória pélvica (PID; uma infecção dos órgãos reprodutores); qualquer condição que afete seu sistema imunológico, como leucemia (câncer que começa nas células brancas do sangue) ou AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida); ou doença hepática ou tumor do fígado. Informe também o seu médico se você teve uma infecção grave após a gravidez ou aborto nos últimos 3 meses, se você teve PID no passado e não teve uma gravidez normal desde que seu PID melhorou, se você injetar drogas de rua, se você tiver mais de um parceiro sexual, ou se o seu parceiro tiver mais de um parceiro sexual. O seu médico pode dizer-lhe para não usar um sistema intra-uterino de levonorgestrel.
- informe o seu médico se você já teve um derrame, um ataque cardíaco, uma gravidez ectópica (uma gravidez que se desenvolve fora do útero), cirurgia para tratar um problema nas trompas de falópio (trompas que transportam óvulos que foram liberados pelos ovários para útero) ou um esfregaço de Papanicolaou anormal (teste para detectar câncer de colo do útero). Informe também o seu médico se você tem ou já teve batimento cardíaco lento, doença cardíaca, pressão alta, qualquer condição que o tenha causado desmaio, fortes dores de cabeça ou enxaqueca, um problema de coagulação do sangue ou convulsões.
- informe o seu médico se você já tem um sistema intra-uterino instalado.
- você não deve instalar um sistema intrauterino de levonorgestrel se estiver grávida ou se planeja engravidar. Seu médico fará um teste de gravidez antes de colocar o sistema intra-uterino se houver a chance de você estar grávida.
- você deve saber sobre os riscos de engravidar durante o sistema intra-uterino. É improvável que você engravide enquanto seu sistema intra-uterino estiver funcionando, mas se ficar grávida, existe o risco de que a gravidez seja ectópica. A gravidez ectópica pode ser fatal e pode causar hemorragia interna ou perda de fertilidade. Se sua gravidez não for ectópica, há o risco de você desenvolver uma infecção grave, abortar, começar o trabalho de parto prematuro ou morrer se a gravidez continuar com o sistema intra-uterino instalado. Se você engravidar com um sistema intra-uterino de levonorgestrel instalado, você e seu médico devem discutir os riscos de remover o sistema. Se você continuar a gravidez com o sistema intra-uterino instalado, o risco de aborto espontâneo ou infecção aumentará. Você precisará consultar seu médico com frequência e ligar imediatamente se desenvolver sinais de perda de gravidez ou infecção, incluindo sintomas semelhantes aos da gripe, febre, calafrios, cólicas, dor, sangramento ou secreção ou vazamento vaginal. Ligue para o seu médico imediatamente se achar que pode engravidar ou se tiver sintomas de gravidez ectópica, como sangramento vaginal incomum ou dor na região do estômago, a qualquer momento enquanto o sistema intra-uterino estiver funcionando.
- informe o seu médico se estiver a amamentar. Provavelmente, você poderá usar o sistema intrauterino de levonorgestrel durante a amamentação, se isso ocorrer mais de 6 semanas após o parto.
- você deve esperar mudanças em seu ciclo menstrual enquanto o sistema intra-uterino está funcionando. Suas menstruações podem ser irregulares, durar mais e ser mais intensas do que o normal durante os primeiros 3-6 meses após a instalação do sistema intra-uterino. Você pode sentir manchas ou sangramento leve entre os períodos durante este período.Com o passar do tempo, seus períodos podem ficar mais leves e mais curtos ou podem parar completamente. Se a menstruação parar, ela retornará quando o sistema intrauterino for removido. Chame seu médico se você tiver menstruado, mas não tiver menstruado em 6 semanas, ou se seu sangramento tiver ficado leve por um tempo, mas ficar forte.
- você e sua parceira não conseguirão sentir o sistema intra-uterino durante a relação sexual porque o sistema será colocado dentro do útero. No entanto, seu parceiro pode sentir os fios. Chame seu médico se isso acontecer.
- você deve saber que existe o risco de seu sistema intra-uterino ficar preso à parede do útero ou se mover através dela, causando danos ou cicatrizes em outros órgãos. Se isso acontecer, pode ser necessário fazer uma cirurgia para remover o sistema. Existe um risco maior de que o seu sistema intra-uterino se mova através da parede do seu útero se você estiver amamentando.
- você deve saber que o uso de um sistema intrauterino de levonorgestrel pode aumentar o risco de desenvolver DIP. PID pode causar infertilidade, gravidez ectópica, dor que não passa e morte. Às vezes, o PID deve ser tratado com cirurgia, incluindo histerectomia (cirurgia para remover o útero). O risco de desenvolver PID é maior se você ou seu parceiro tiverem mais de um parceiro. Chame seu médico se você tiver qualquer um dos seguintes sintomas de DIP: sangramento prolongado ou intenso, corrimento vaginal incomum, dor na área de estômago, sexo dolorido, calafrios ou febre.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
O sistema intrauterino de levonorgestrel pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- dor de cabeça
- acne
- mastalgia
- náusea
- ganho de peso
- cólicas ou dor durante a menstruação
- diminuição do desejo sexual
- depressão
- mudanças de humor
- perda de cabelo
- crescimento de cabelo indesejado
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se sentir algum destes sintomas ou os mencionados na secção PRECAUÇÕES ESPECIAIS, contacte o seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- corrimento vaginal fétido ou incomum
- dor vaginal
- dor durante o sexo
- feridas na área genital
- amarelecimento da pele ou olhos
- fraqueza repentina de um braço ou perna
- queda de um lado do rosto
- dificuldade de falar ou entender
- esmagamento no peito ou dor no ombro
- inchaço dos lábios, língua, garganta, braços, mãos, pernas ou pés
- irritação na pele
- urticária
O sistema intrauterino de levonorgestrel pode aumentar o risco de desenvolver um cisto no ovário. Este tipo de cisto pode causar dor, mas geralmente desaparece em 2 a 3 meses. Em casos raros, pode ser necessária uma cirurgia para remover o cisto. Converse com seu médico sobre os riscos de usar um sistema intra-uterino de levonorgestrel.
O sistema intrauterino de levonorgestrel pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto o sistema intra-uterino estiver instalado.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha todas as consultas com o seu médico.
Se você tem um sistema intra-uterino da marca Skyla, diga ao seu médico e à equipe de radiologia que você tem esse tipo de sistema intra-uterino antes de se submeter a uma ressonância magnética (MRI).
Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida que você tenha sobre o sistema intra-uterino de levonorgestrel.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Liletta®
- Mirena®
- Skyla®
- DIU hormonal