Ibrutinib
Contente
- Ibrutinib é usado:
- Antes de tomar ibrutinib,
- Ibrutinib pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
Ibrutinib é usado:
- para tratar pessoas com linfoma de células do manto (MCL; um câncer de crescimento rápido que começa nas células do sistema imunológico) que já foram tratadas com pelo menos um outro medicamento de quimioterapia,
- para tratar pessoas com leucemia linfocítica crônica (CLL; um tipo de câncer que começa nas células brancas do sangue) e pequeno linfoma linfocítico (SLL; um tipo de câncer que começa principalmente nos gânglios linfáticos),
- para tratar pessoas com macroglobulinemia de Waldenstrom (WM; um câncer de crescimento lento que começa em certos glóbulos brancos em sua medula óssea),
- para tratar pessoas com linfoma de zona marginal (MZL; um câncer de crescimento lento que começa em um tipo de glóbulos brancos que normalmente combate a infecção) que já foram tratadas com um certo tipo de medicamento de quimioterapia,
- e para tratar pessoas com doença crônica do enxerto vs hospedeiro (cGVHD; uma complicação do transplante de células-tronco hematopoéticas [HSCT; um procedimento que substitui medula óssea doente por medula óssea saudável] que pode começar um tempo após o transplante e durar muito tempo ) depois de ser tratado sem sucesso com 1 ou mais medicamentos.
O ibrutinibe está em uma classe de medicamentos chamados inibidores da quinase. Ele age bloqueando a ação da proteína anormal que sinaliza a multiplicação das células cancerosas. Isso ajuda a impedir a disseminação das células cancerosas.
O Ibrutinib é apresentado em cápsulas e comprimidos para administração oral. Geralmente é tomado uma vez ao dia. Tome ibrutinib por volta da mesma hora todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome ibrutinib exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
Engula o cápsulas inteiro com um copo de água; não os abra, quebre ou mastigue. Engula o comprimidos inteiro com um copo de água; não os corte, esmague ou mastigue.
Se estiver a receber injecção de obinutuzumab (Gazyva) ou injecção de rituximab (Rituxan), o seu médico pode dizer-lhe para tomar a sua dose de imbrutinib antes de receber a injecção.
O seu médico pode diminuir a sua dose ou interromper ou descontinuar o seu tratamento. Isso depende de como o medicamento funciona para você e dos efeitos colaterais que sentir. Converse com seu médico sobre como você se sente durante o tratamento. Continue a tomar ibrutinib mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar ibrutinib sem falar com o seu médico.
Peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de tomar ibrutinib,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a ibrutinib, qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes das cápsulas ou comprimidos de ibrutinib. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: anticoagulantes ("anticoagulantes"), como varfarina (Coumadin, Jantoven); antifúngicos como fluconazol (Diflucan), itraconazol (Onmel, Sporanox), cetoconazol (Nizoral), posaconazol (Noxafil) e voriconazol (Vfend); medicamentos antiplaquetários, como clopidogrel (Plavix), prasugrel (Effient), ticagrelor (Brilinta) e ticlopidina; aprepitante (Emend); carbamazepina (Carbatrol, Epitol, Tegretol, Teril); claritromicina (Biaxin, Prevpac), digoxina (Lanoxin); diltiazem (Cardizem, Cartia, Tiazac, outros); eritromicina (EES, eritrocina, outros), certos medicamentos para tratar o vírus da imunodeficiência humana (HIV) ou síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), como efavirenz (Sustiva, em Atripla), indinavir (Crixivan), nelfinavir (Viracept), ritonavir (Norvir, em Kaletra) e saquinavir (Invirase); metotrexato (Otrexup, Rasuvo, Trexall, Xatmep); nefazodona; fenitoína (Dilantin, Phenytek); rifampicina (Rifadin, Rifamate, Rimactane, outros); verapamil (Calan, Covera, em Tarka, outros); e telitromicina (não mais disponível nos EUA; Ketek). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- diga ao seu médico quais produtos à base de plantas você está tomando, especialmente a erva de São João.
- informe o seu médico se você tiver uma infecção ou se tiver feito uma cirurgia recentemente. Informe também o seu médico se você fuma ou se tem ou já teve diabetes, batimento cardíaco irregular, hipertensão (pressão alta), colesterol alto, problemas de sangramento ou doença cardíaca, renal ou hepática.
- informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar, se está a amamentar ou se planeia ser pai de uma criança. Não deve engravidar enquanto está a tomar ibrutinib. Se for mulher, terá de fazer um teste de gravidez antes de iniciar o tratamento e deve usar métodos contraceptivos para prevenir a gravidez durante o tratamento com ibrutinib e durante 1 mês após parar de tomar o medicamento. Se você é do sexo masculino, você e sua parceira devem usar métodos anticoncepcionais durante o tratamento com ibrutinibe e continuar por 1 mês após a última dose. Se você ou sua parceira engravidar durante o tratamento com ibrutinibe, chame seu médico imediatamente. Ibrutinib pode causar danos fetais.
- se for fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a tomar ibrutinib. O seu médico pode dizer-lhe para parar de tomar ibrutinib 3 a 7 dias antes da cirurgia ou procedimento.
Não coma toranja ou laranjas Seville (às vezes usadas em geleias), nem beba suco de toranja enquanto estiver tomando este medicamento.
Certifique-se de beber bastante água ou outros líquidos todos os dias enquanto estiver tomando ibrutinibe.
Tome a dose esquecida assim que se lembrar naquele dia. No entanto, se você não se lembrar até o dia seguinte, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.
Ibrutinib pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- diarréia
- náusea
- Prisão de ventre
- vomitando
- dor de estômago
- azia ou indigestão
- apetite diminuído
- cansaço excessivo ou fraqueza
- dores musculares, ósseas e articulares
- espasmos musculares
- inchaço das mãos, pés, tornozelos ou pernas
- irritação na pele
- coceira
- feridas na boca e garganta
- ansiedade
- dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido
- tosse, nariz escorrendo ou entupido
- visão embaçada
- olhos secos ou lacrimejantes
- olho Rosa
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- inchaço do rosto, garganta, língua, lábios e olhos
- dificuldade em engolir ou respirar
- urticária
- hematoma ou sangramento incomum
- urina rosa, vermelha ou marrom escura
- sangue ou preto, fezes de alcatrão
- nariz sangrando
- vômito com sangue; ou vomitando sangue ou material marrom que se assemelha a borra de café
- apreensões
- batimento cardíaco rápido ou irregular
- falta de ar
- desconforto no peito
- tonturas, desmaios ou sensação de desmaio
- visão muda
- dor de cabeça (que dura muito tempo)
- febre, calafrios, tosse, pele vermelha e quente ou outros sinais de infecção
- confusão
- mudanças em seu discurso
- diminuição da micção
- micção dolorosa, frequente ou urgente
Ibrutinib pode aumentar o risco de desenvolver certos tipos de câncer, incluindo câncer de pele ou outros órgãos. Fale com o seu médico sobre os riscos de tomar ibrutinib.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o à temperatura ambiente e longe da luz, do excesso de calor e da umidade fora do banheiro.
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pode solicitar alguns testes de laboratório e monitorar sua pressão arterial para verificar a resposta do seu corpo ao ibrutinibe.
Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Imbruvica®