Por que o FDA quer este analgésico opioide fora do mercado
Contente
Os dados mais recentes mostram que a overdose de drogas é agora a principal causa de morte em americanos com menos de 50 anos. Não só isso, mas o número de mortes por overdose de drogas pode ter atingido um recorde histórico em 2016, principalmente por drogas opióides como a heroína. Claramente, a América está no meio de um perigoso problema de drogas.
Mas antes que você pense que, como uma mulher saudável e ativa, esse problema não a afeta realmente, você deve saber que as mulheres têm maior probabilidade de se tornarem viciadas em analgésicos, que muitas vezes podem levar a drogas opióides ilícitas, como a heroína. A maioria das pessoas não percebe que tomar analgésicos prescritos para um problema médico real pode levar a um sério vício em drogas, mas, infelizmente, geralmente é assim que começa. (Basta perguntar a esta mulher que tomou analgésicos para sua lesão no basquete e se tornou viciada em heroína.)
Como qualquer outro grande problema de saúde nacional, a solução para a epidemia de opioides não é exatamente simples. Mas como o vício geralmente começa com o uso legal de analgésicos, faz sentido que os reguladores de medicamentos estejam examinando mais de perto as prescrições que estão atualmente disponíveis para médicos e seus pacientes. Em um movimento histórico na semana passada, a Food & Drug Administration (FDA) dos EUA divulgou um comunicado pedindo o recall de um analgésico chamado Opana ER. Essencialmente, os especialistas do FDA acreditam que os riscos desta droga superam quaisquer benefícios terapêuticos.
Provavelmente porque a droga foi recentemente reformulada com um novo revestimento para prevenir (ironicamente) que pessoas viciadas em opioides cheguem. Como resultado, as pessoas começaram a injetá-lo. Este método de administração injetável está relacionado a surtos de HIV e hepatite C, entre outros problemas de saúde graves e contagiosos, de acordo com o comunicado. Agora, o FDA decidiu pedir a Endo, o fabricante do medicamento, que retire o medicamento completamente do mercado. Se o Endo não obedecer, o FDA diz que tomará medidas para remover o medicamento do mercado por conta própria.
É uma jogada ousada da parte do FDA, que, até agora, não se apresentou formalmente para lutar na guerra contra o vício em opiáceos, exigindo o recall de uma droga por seu uso impróprio. No entanto, fazer com que as empresas farmacêuticas parem de fabricar medicamentos que geram grandes lucros, apesar de representar um risco para a saúde pública, nem sempre é fácil.
É provavelmente por isso que um comitê do Senado está investigando as empresas farmacêuticas para determinar seu papel na crise nacional. E embora existam certamente usos terapêuticos para essas drogas, com a ladeira escorregadia mencionada anteriormente que é o vício e a dependência, é fundamental se manter informado sobre os riscos potenciais de tomar analgésicos, bem como prestar atenção aos sinais de alerta do uso de drogas.