Vacina contra o papilomavírus humano (HPV)
A vacina HPV previne a infecção com tipos de papilomavírus humano (HPV) que estão associados a causar muitos tipos de câncer, incluindo os seguintes:
- câncer cervical em mulheres
- cânceres vaginais e vulvares em mulheres
- câncer anal em mulheres e homens
- câncer de garganta em mulheres e homens
- câncer de pênis em homens
Além disso, a vacina contra o HPV previne a infecção com tipos de HPV que causam verrugas genitais em mulheres e homens.
Nos Estados Unidos, cerca de 12.000 mulheres têm câncer cervical todos os anos, e cerca de 4.000 mulheres morrem por causa disso. A vacina contra o HPV pode prevenir a maioria desses casos de câncer cervical.
A vacinação não é um substituto para o rastreamento do câncer cervical. Esta vacina não protege contra todos os tipos de HPV que podem causar câncer cervical. As mulheres ainda devem fazer testes de Papanicolau regulares.
A infecção pelo HPV geralmente vem do contato sexual, e a maioria das pessoas será infectada em algum momento da vida. Cerca de 14 milhões de americanos, incluindo adolescentes, são infectados todos os anos. A maioria das infecções desaparece por conta própria e não causa problemas sérios. Mas milhares de mulheres e homens contraem câncer e outras doenças causadas pelo HPV.
A vacina contra o HPV é aprovada pelo FDA e é recomendada pelo CDC para homens e mulheres. É administrado rotineiramente aos 11 ou 12 anos de idade, mas pode ser administrado a partir dos 9 anos até os 26 anos.
A maioria dos adolescentes de 9 a 14 anos de idade deve receber a vacina contra o HPV em uma série de duas doses, com as doses separadas por 6 a 12 meses. Pessoas que começam a vacinação contra o HPV com 15 anos de idade ou mais devem ser vacinadas em uma série de três doses, a segunda dose administrada 1 a 2 meses após a primeira dose e a terceira dose administrada 6 meses após a primeira dose. Existem várias exceções a essas recomendações de idade. Seu provedor de serviços de saúde pode fornecer mais informações.
- Qualquer pessoa que teve uma reação alérgica grave (com risco de vida) a uma dose da vacina contra o HPV não deve receber outra dose.
- Qualquer pessoa que tenha uma alergia grave (com risco de vida) a qualquer componente da vacina contra o HPV não deve tomar a vacina. Informe o seu médico se você tem alguma alergia grave que conheça, incluindo uma alergia grave a levedura.
- A vacina contra o HPV não é recomendada para mulheres grávidas. Se você souber que estava grávida quando foi vacinada, não há motivo para esperar problemas para você ou para o bebê. Qualquer mulher que souber que estava grávida quando recebeu a vacina contra o HPV deve entrar em contato com o registro do fabricante para vacinação contra o HPV durante a gravidez pelo telefone 1-800-986-8999. Mulheres que amamentam podem ser vacinadas.
- Se você tiver uma doença leve, como um resfriado, provavelmente poderá tomar a vacina hoje. Se você estiver moderada ou gravemente doente, provavelmente deve esperar até se recuperar. Seu médico pode aconselhá-lo.
Com qualquer medicamento, incluindo vacinas, há uma chance de efeitos colaterais. Geralmente são leves e desaparecem por conta própria, mas também são possíveis reações graves. A maioria das pessoas que toma a vacina contra o HPV não tem problemas sérios com ela.
Problemas leves ou moderados após a vacina contra o HPV:
- Reações no braço onde a injeção foi aplicada: Dor (cerca de 9 pessoas em 10); vermelhidão ou inchaço (cerca de 1 pessoa em 3)
- Febre: leve (100 ° F) (cerca de 1 pessoa em 10); moderado (102 ° F) (cerca de 1 pessoa em 65)
- Outros problemas: dor de cabeça (cerca de 1 pessoa em 3)
Problemas que podem acontecer após qualquer vacina injetada:
- Às vezes, as pessoas desmaiam após um procedimento médico, incluindo vacinação. Sentar ou deitar por cerca de 15 minutos pode ajudar a prevenir desmaios e lesões causadas por uma queda. Informe o seu médico se sentir tonturas, ou tiver alterações na visão ou zumbidos nos ouvidos.
- Algumas pessoas sentem fortes dores no ombro e têm dificuldade em mover o braço onde a injeção foi aplicada. Isso acontece muito raramente.
- Qualquer medicamento pode causar uma reação alérgica grave. Essas reações de uma vacina são muito raras, estimadas em cerca de 1 em um milhão de doses, e aconteceriam dentro de alguns minutos a algumas horas após a vacinação.
Como acontece com qualquer medicamento, há uma chance muito remota de uma vacina causar ferimentos graves ou morte. A segurança das vacinas está sempre sendo monitorada. Para obter mais informações, visite: http://www.cdc.gov/vaccinesafety/.
O que devo procurar?
Procure qualquer coisa que o preocupe, como sinais de uma reação alérgica grave, febre muito alta ou comportamento incomum. Os sinais de uma reação alérgica grave podem incluir urticária, inchaço da face e da garganta, dificuldade para respirar, batimento cardíaco acelerado, tontura e fraqueza. Geralmente, isso começaria alguns minutos a algumas horas após a vacinação.
O que devo fazer?
Se você acha que é uma reação alérgica grave ou outra emergência que não pode esperar, ligue para o 911 ou vá ao hospital mais próximo. Caso contrário, chame seu médico. Posteriormente, a reação deve ser relatada ao Sistema de Notificação de Eventos Adversos à Vacina (VAERS). O seu médico deve apresentar este relatório, ou você mesmo pode fazê-lo através do site do VAERS em http://www.vaers.hhs.gov ou ligando para 1-800-822-7967.
VAERS não fornece aconselhamento médico.
O Programa Nacional de Compensação por Lesões por Vacinas (VICP) é um programa federal criado para indenizar pessoas que podem ter sido feridas por certas vacinas. Pessoas que acreditam que podem ter sido feridas por uma vacina podem aprender sobre o programa e como fazer uma reclamação ligando para 1-800-338-2382 ou visitando o site do VICP em http://www.hrsa.gov/vaccinecompensation. Existe um limite de tempo para apresentar um pedido de indemnização.
- Pergunte ao seu médico. Ele pode fornecer o folheto informativo da vacina ou sugerir outras fontes de informação.
- Ligue para o departamento de saúde local ou estadual.
- Entre em contato com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC): Ligue para 1-800-232-4636 (1-800-CDC-INFO) ou visite o site do CDC em http://www.cdc.gov/hpv.
Declaração de informações da vacina contra o HPV (papilomavírus humano). Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA / Programa Nacional de Imunização de Prevenção e Controle de Doenças. 12/02/2016.
- Gardasil-9®
- HPV