Injeção de aripiprazol
Contente
- Antes de receber a injeção de liberação prolongada de aripiprazol,
- A injeção de aripiprazol de liberação prolongada pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou aqueles listados nas seções AVISO IMPORTANTE ou PRECAUÇÕES ESPECIAIS, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
Estudos demonstraram que adultos mais velhos com demência (um distúrbio cerebral que afeta a capacidade de lembrar, pensar com clareza, comunicar-se e realizar atividades diárias e que pode causar alterações no humor e na personalidade) que tomam ou recebem antipsicóticos (medicamentos para doenças mentais), tais uma vez que o aripiprazol têm uma maior probabilidade de morte durante o tratamento. Os adultos mais velhos com demência também podem ter uma chance maior de ter um acidente vascular cerebral ou ministroke durante o tratamento com antipsicóticos.
A injeção de aripiprazol de liberação prolongada (ação prolongada) não foi aprovada pela Food and Drug Administration (FDA) para o tratamento de distúrbios de comportamento em idosos com demência. Fale com o médico que receitou este medicamento se você, um membro da família ou alguém de quem você cuida tem demência e está recebendo aripiprazol. Para obter mais informações, visite o site da FDA: http://www.fda.gov/Drugs.
O seu médico ou farmacêutico fornecerá a ficha de informações do fabricante do paciente (Guia de Medicação) quando você iniciar o tratamento com injeção de aripiprazol de liberação prolongada e cada vez que receber uma injeção. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode visitar o site da Food and Drug Administration (FDA) (http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/ucm085729.htm) ou o site do fabricante para obter o Guia de Medicação.
Converse com seu médico sobre os riscos de receber injeção de liberação prolongada de aripiprazol.
Injeção de liberação prolongada de aripiprazol (Abilify Maintena, Aristada, Aristada Initio) é usado sozinho ou em combinação com outras preparações de aripiprazol para tratar a esquizofrenia (uma doença mental que causa pensamentos perturbados ou incomuns, perda de interesse na vida e emoções fortes ou inadequadas) . A injeção de aripiprazol de liberação prolongada (Abilify Maintena) também é usado para o tratamento contínuo de pessoas com transtorno bipolar I (transtorno maníaco-depressivo; uma doença que causa episódios de depressão, episódios de mania e outros estados de ânimo anormais). O aripiprazol está em uma classe de medicamentos chamados antipsicóticos atípicos. Ele age alterando a atividade de certas substâncias naturais no cérebro.
Aripiprazol injeção de liberação prolongada vem na forma de pó para ser misturado com água (Abilify Maintena) e na forma de suspensão (líquido) (Aristada, Aristada Initio) para ser injetado no músculo por um profissional de saúde.
A injeção de liberação prolongada de aripiprazol (Abilify Maintena) é geralmente administrada uma vez a cada 4 semanas. Se nunca recebeu aripiprazol anteriormente, o seu médico irá dizer-lhe para tomar os comprimidos de aripiprazol por via oral até 2 semanas antes de receber a sua primeira injeção. Você também precisará tomar comprimidos de aripiprazol ou outro medicamento antipsicótico por via oral nas primeiras duas semanas logo após receber sua primeira injeção de aripiprazol de liberação prolongada (Abilify Maintena).
A injeção de liberação prolongada de aripiprazol (Aristada) é geralmente administrada uma vez a cada 4, 6 ou 8 semanas. Se nunca recebeu aripiprazol anteriormente, o seu médico irá dizer-lhe para tomar os comprimidos de aripiprazol por via oral até 2 semanas antes de receber a sua primeira injeção. Você também precisará tomar comprimidos de aripiprazol ou outro medicamento antipsicótico por via oral nas primeiras duas semanas logo após receber sua primeira injeção de aripiprazol de liberação prolongada (Aristada). Alternativamente, você pode receber uma dose única de injeção de aripiprazol de liberação prolongada (Aristada Initio) e um comprimido de aripiprazol por via oral ao iniciar o tratamento com injeção de aripiprazol de liberação prolongada (Aristada).
A injeção de liberação prolongada de aripiprazol pode ajudar a controlar seus sintomas, mas não curará sua condição. Continue a marcar consultas para receber a injeção de liberação prolongada de aripiprazol, mesmo que se sinta bem. Fale com o seu médico se sentir que não melhora durante o tratamento com aripiprazol injeção de liberação prolongada.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de receber a injeção de liberação prolongada de aripiprazol,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico ao aripiprazol, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes da injeção de liberação prolongada de aripiprazol. Pergunte ao seu farmacêutico ou verifique o Guia de Medicação para obter uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: carbamazepina (Carbatrol, Epitol, Tegretol); claritromicina (Biaxin, em Prevpac); fluoxetina (Prozac, Sarafem, Symbyax); itraconazol (Onmel, Sporanox); cetoconazol; Lorazepam (Ativan); certos medicamentos para controlar a hipertensão, como carvedilol (Coreg), lisinopril (Qbrelis, Zestril), prazosina (Minipress); quinidina (em Nuedexta); e rifampicina (Rifadin, Rimactane, em Rifamate, em Rifater). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais. Muitos outros medicamentos também podem interagir com o aripiprazol, portanto, certifique-se de informar seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, mesmo aqueles que não aparecem nesta lista.
- Informe o seu médico se tiver diarreia ou vómitos graves ou se pensar que pode estar desidratado. Informe também o seu médico se você tem ou já teve doença cardíaca, insuficiência cardíaca, ataque cardíaco, batimento cardíaco irregular, pressão alta ou baixa, um derrame, um ministroke, convulsões, um número baixo de glóbulos brancos, dislipidemia (alto níveis de colesterol), dificuldade em manter o equilíbrio ou qualquer condição que torne difícil para você engolir. Informe o seu médico se você ou alguém de sua família usa ou já usou drogas ilícitas ou usou álcool ou medicamentos prescritos em excesso ou tem ou já teve diabetes, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno do controle dos impulsos, transtorno bipolar ou uma personalidade impulsiva. Informe também o seu médico se alguma vez teve que parar de tomar um medicamento para doenças mentais devido a efeitos colaterais graves.
- informe o seu médico se estiver grávida, especialmente se estiver nos últimos meses de gravidez, se planeja engravidar ou se estiver amamentando. Se você engravidar durante o tratamento com aripiprazol, ligue para o seu médico.
- se vai fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o seu médico ou dentista que está a ser tratado com aripiprazol.
- você deve saber que receber injeção de aripiprazol de liberação prolongada pode deixá-lo sonolento e pode afetar sua capacidade de pensar com clareza, tomar decisões e reagir rapidamente. Não dirija um carro ou opere máquinas até saber como este medicamento o afeta.
- você deve saber que o álcool pode aumentar a sonolência causada por este medicamento. Não beba álcool durante o tratamento com aripiprazol.
- você deve saber que a injeção de liberação prolongada de aripiprazol pode causar tonturas, desmaios, batimento cardíaco rápido ou lento e desmaios ao se levantar muito rapidamente de uma posição deitada, especialmente logo após receber a injeção. Se sentir tonturas ou sonolência após receber a injeção, terá de deitar-se até se sentir melhor. Durante o tratamento, você deve se levantar lentamente da cama, apoiando os pés no chão por alguns minutos antes de se levantar.
- deve saber que pode ter hiperglicemia (aumento do açúcar no sangue) enquanto está a receber este medicamento, mesmo que ainda não tenha diabetes. Se você tem esquizofrenia, tem mais probabilidade de desenvolver diabetes do que pessoas que não têm esquizofrenia, e receber injeção de liberação prolongada de aripiprazol ou medicamentos semelhantes pode aumentar esse risco. Informe imediatamente o seu médico se tiver algum dos seguintes sintomas durante o tratamento: sede extrema, micção frequente, fome extrema, visão turva ou fraqueza. É muito importante consultar o seu médico assim que tiver algum destes sintomas, porque o açúcar elevado no sangue pode causar uma doença grave chamada cetoacidose. A cetoacidose pode ser fatal se não for tratada precocemente. Os sintomas de cetoacidose incluem boca seca, náuseas e vômitos, falta de ar, hálito com cheiro de fruta e diminuição da consciência.
- você deve saber que algumas pessoas que usaram medicamentos como a injeção de aripiprazol de liberação prolongada desenvolveram problemas de jogo ou outros impulsos ou comportamentos intensos que eram compulsivos ou incomuns para elas, como aumento dos impulsos ou comportamentos sexuais, compras excessivas e compulsão alimentar.Chame seu médico se você tiver uma necessidade intensa de fazer compras, comer, fazer sexo ou jogar, ou se não for capaz de controlar seu comportamento. Informe os membros da sua família sobre este risco, para que possam chamar o médico mesmo se não perceber que o seu jogo ou quaisquer outros impulsos intensos ou comportamentos anormais se tornaram um problema.
- você deve saber que a injeção de aripiprazol de liberação prolongada pode dificultar o resfriamento do seu corpo quando fica muito quente. Informe o seu médico se você planeja fazer exercícios vigorosos ou se expor a calor extremo. Certifique-se de beber muita água e chame seu médico se tiver algum dos seguintes sintomas: sensação de muito calor, sudorese muito, não suar mesmo que esteja quente, boca seca, sede excessiva ou diminuição da micção.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Se você se esquecer de marcar uma consulta para receber a injeção de aripiprazol de liberação prolongada (Abilify Maintena, Aristrada), ligue para o seu médico para agendar outra consulta o mais rápido possível.
A injeção de aripiprazol de liberação prolongada pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- dor, inchaço, vermelhidão no local da injeção
- ganho de peso
- aumento do apetite
- Cansaço extremo
- dor de estômago
- Prisão de ventre
- vomitando
- boca seca
- dores nas costas, músculos ou articulações
- dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido
- tontura, sensação de instabilidade ou dificuldade para manter o equilíbrio
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou aqueles listados nas seções AVISO IMPORTANTE ou PRECAUÇÕES ESPECIAIS, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- irritação na pele
- coceira
- urticária
- inchaço da face, garganta, língua, lábios, olhos, mãos, pés, tornozelos e / ou pernas
- dificuldade em engolir ou respirar
- rigidez muscular
- suor excessivo
- arritmia cardíaca
- confusão
- caindo
- movimentos incomuns do rosto ou corpo que você não pode controlar
- agitação incontrolável de uma parte do corpo
- inquietação
- precisa se levantar e se mover
- movimentos lentos
- dor de garganta, febre, calafrios ou outros sinais de infecção
- apreensões
A injeção de aripiprazol de liberação prolongada pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver recebendo este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
- confusão
- desorientaçao
- vomitando
- movimentos lentos ou incontroláveis
- sonolência
- apreensões
- comportamento agressivo
- coma (perda de consciência por um período de tempo)
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pode solicitar alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo à injeção de liberação prolongada de aripiprazol.
Pergunte ao seu farmacêutico quaisquer perguntas que você tenha sobre a injeção de liberação prolongada de aripiprazol.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Abilify®¶
- Abilify Maintena®
- Aristada®
- Aristad Initio®
¶ Este produto de marca não está mais no mercado. Alternativas genéricas podem estar disponíveis.
Última revisão - 15/02/2019