Inalação oral de glicopirrolato
Contente
- Antes de usar o glicopirrolato,
- A inalação oral de glicopirrolato pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você tiver algum desses sintomas, pare de usar o glicopirrolato por via oral e chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
O glicopirrolato por inalação oral é usado como um tratamento de longo prazo para controlar a respiração ofegante, falta de ar, tosse e aperto no peito em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC; um grupo de doenças que afetam os pulmões e as vias aéreas, que inclui bronquite crônica e enfisema ) O glicopirrolato está em uma classe de medicamentos chamados anticolinérgicos. Ele age relaxando os músculos ao redor das vias respiratórias dos pulmões, facilitando a respiração.
A inalação oral de glicopirrolato vem como uma cápsula cheia de pó para inalar pela boca usando um inalador especial e como uma solução (líquido) para inalar pela boca usando um nebulizador especial (máquina que transforma o medicamento em uma névoa que pode ser inalada). Geralmente é inalado duas vezes ao dia, uma de manhã e outra à noite. Inale o glicopirrolato aproximadamente nos mesmos horários todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Use glicopirrolato exatamente como dirigido. Não use mais ou menos dele ou tome mais frequentemente do que o prescrito pelo seu médico.
Não engula cápsulas de glicopirrolato ou solução para nebulização.
Não use glicopirrolato por inalação oral durante um ataque repentino de DPOC. O seu médico irá prescrever um inalador de ação curta (resgate) para usar durante os ataques de DPOC.
Chame seu médico ou obtenha ajuda médica de emergência se seus problemas respiratórios piorarem, se você tiver que usar seu inalador de ação curta para tratar ataques de DPOC com mais freqüência, ou se o seu inalador de ação curta não aliviar seus sintomas.
A inalação oral de glicopirrolato controla a DPOC, mas não a cura. Continue a usar o glicopirrolato mesmo que se sinta bem. Não pare de usar o glicopirrolato sem falar com seu médico. Se você parar de usar a inalação de glicopirrolato, seus sintomas podem piorar.
Antes de usar a inalação oral de glicopirrolato pela primeira vez, leia as instruções escritas que vêm com o inalador ou nebulizador. Peça ao seu médico, farmacêutico ou terapeuta respiratório para lhe mostrar como montar e usar o inalador ou nebulizador. Pratique o uso do inalador ou nebulizador enquanto ele assiste.
Não use o nebulizador ou inalador para inalar qualquer outro medicamento.
Peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de usar o glicopirrolato,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico ao glicopirrolato, qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes da cápsula do pó de glicopirrolato ou da solução para nebulização. Se for usar a cápsula de pó, informe também o seu médico se você é alérgico à lactose (proteínas do leite). Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: anti-histamínicos; atropina (em Lomotil, Motofen); outros medicamentos para a DPOC, incluindo aclidínio (Tudorza Pressair), ipratrópio (Atrovent HFA, em Combivent Respimat), tiotrópio (Spiriva, em Stioloto Respimat) e umeclidínio (Incruse Ellipta, em Anoro Ellipta, Trelegy Ellipta); glicopirrolato oral (Cuvposa, Robinul); ou medicamentos para doenças do intestino irritável, enjôo, mal de Parkinson, úlceras ou problemas urinários. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais. Muitos outros medicamentos também podem interagir com o glicopirrolato, portanto, certifique-se de informar seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, mesmo aqueles que não aparecem nesta lista.
- informe o seu médico se você tem ou já teve glaucoma (uma doença ocular), retenção urinária (incapacidade de esvaziar a bexiga completamente ou de todo), problemas de próstata ou bexiga, ou doença renal.
- informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se estiver amamentando. Se você engravidar enquanto usa glicopirrolato, chame seu médico.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não use o medicamento mais de duas vezes ao dia ou use uma dose dupla para compensar uma dose esquecida.
A inalação oral de glicopirrolato pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- diarréia
- náusea
- dor abdominal
- dor nas costas ou nas articulações
- dor de cabeça
- Cansaço extremo
- inchaço dos braços ou pernas
- dor de garganta
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você tiver algum desses sintomas, pare de usar o glicopirrolato por via oral e chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- falta de ar repentina imediatamente após o uso
- irritação na pele; urticária; dificuldade em engolir ou respirar; inchaço da face, garganta, língua, lábios e olhos; rouquidão
- dor nos olhos, olhos vermelhos, náuseas, vômitos. visão turva, vendo círculos brilhantes ao redor de luzes ou outras imagens coloridas
- micção difícil, frequente, dolorosa ou fraca
A inalação oral de glicopirrolato pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha as cápsulas de pó e a solução para nebulização no blister ou bolsa de alumínio que veio selado e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro). Elimine os frascos de glicopirrolato não utilizados se não forem utilizados no prazo de 7 dias após a abertura da embalagem de alumínio.
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
- náusea
- vomitando
- sentindo tonturas ou vertigens
- visão turva ou outros problemas de visão
- olhos doloridos ou vermelhos
- Prisão de ventre
- dificuldade para urinar
Mantenha todas as consultas com o seu médico.
Não deixe ninguém usar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Lonhala Magnair®
- Seebri®
- Bevespi Aerosphere®(como um produto de combinação contendo glicopirrolato, formoterol)®
- Utibron®(como um produto de combinação contendo glicopirrolato, maleato de indacterol)®