Baricitinib
Contente
- Antes de tomar baricitinibe,
- O baricitinibe pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:
O baricitinibe está atualmente sendo estudado para o tratamento da doença coronavírus 2019 (COVID-19) em combinação com remdesivir (Veklury). O FDA aprovou uma Autorização de Uso de Emergência (EUA) para permitir a distribuição de baricitinibe para tratar certos adultos e crianças de 2 anos de idade ou mais que estão hospitalizados com infecção por COVID-19.
Tomar baricitinibe pode diminuir sua capacidade de combater infecções e aumentar o risco de contrair uma infecção grave, incluindo infecções graves por fungos, bactérias ou vírus que se espalham pelo corpo. Essas infecções podem precisar ser tratadas em um hospital e podem causar a morte. Informe o seu médico se você costuma ter qualquer tipo de infecção ou se pensa que pode ter qualquer tipo de infecção agora. Isso inclui infecções leves (como cortes abertos ou feridas), infecções que vêm e vão (como herpes labial) e infecções crônicas que não desaparecem. Informe o seu médico se você estiver tomando medicamentos que diminuem a atividade do sistema imunológico, como os seguintes: abatacept (Orencia); adalimumab (Humira); azatioprina (Azasan, Imuran); certolizumab pegol (Cimzia); ciclosporina (Gengraf, Neoral, Sandimmune); etanercept (Enbrel); golimumab (Simponi); infliximab (Remicade); leflunomida (Arava); metotrexato (Otrexup; Rasuvo, Trexall); rituximab (Rituxan); sarilumab (Kevzara); esteróides incluindo dexametasona, metilprednisolona (Medrol), prednisolona (Prelone) e prednisona (Rayos); tocilizumab (Actemra); e tofacitinib (Xeljanz).
O seu médico irá monitorizá-lo quanto a sinais de infecção durante e após o seu tratamento. Se você tiver algum dos seguintes sintomas antes de iniciar o tratamento ou se tiver algum dos seguintes sintomas durante ou logo após o tratamento, chame seu médico imediatamente: febre; suando; arrepios; dores musculares; tosse; falta de ar; perda de peso; pele quente, vermelha ou dolorida; feridas na pele; sensação frequente, dolorosa ou de queimação durante a micção; diarreia ou cansaço excessivo.
Você pode já estar infectado com tuberculose (TB; uma infecção pulmonar grave), mas não apresenta nenhum sintoma da doença. Neste caso, tomar baricitinibe pode tornar sua infecção mais séria e fazer com que você desenvolva sintomas. O seu médico irá realizar um teste cutâneo para ver se você tem uma infecção tuberculosa inativa antes e durante o seu tratamento com baricitinibe. Se necessário, seu médico lhe dará medicamentos para tratar esta infecção antes de você começar a tomar baricitinibe. Informe o seu médico se você tem ou já teve tuberculose, se viveu ou visitou um país onde a tuberculose é comum, ou se esteve perto de alguém com tuberculose. Se você tiver algum dos seguintes sintomas de tuberculose, ou se desenvolver algum desses sintomas durante o tratamento, chame seu médico imediatamente: tosse, tosse com muco com sangue, perda de peso, perda de tônus muscular ou febre.
Tomar baricitinibe pode aumentar o risco de desenvolver linfoma (câncer que começa nas células que combatem a infecção) ou outros tipos de câncer. Informe o seu médico se você tem ou já teve algum tipo de câncer.
O baricitinibe pode aumentar o risco de coágulos sanguíneos graves e possivelmente fatais nos pulmões ou nas pernas. Se sentir algum dos seguintes efeitos colaterais, chame seu médico ou obtenha tratamento médico de emergência imediatamente: dor forte no peito ou peso no peito; falta de ar; tosse; dor, calor, vermelhidão, inchaço ou sensibilidade nas pernas; ou sensação de frio nos braços, mãos ou pernas; ou dor muscular.
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pode solicitar alguns exames para verificar a resposta do seu corpo ao baricitinibe.
Converse com seu médico sobre os riscos de tomar baricitinibe.
O baricitinibe é usado sozinho ou com outros medicamentos para tratar a artrite reumatóide (condição em que o corpo ataca suas próprias articulações causando dor, inchaço e perda de função) em adultos que não responderam bem a um ou mais inibidores do fator de necrose tumoral (TNF) medicamento (s). O baricitinibe está em uma classe de medicamentos chamados inibidores da Janus quinase (JAK). Atua diminuindo a atividade do sistema imunológico.
O baricitinibe é fornecido em comprimidos para administração oral. Geralmente é tomado com ou sem alimentos, uma vez ao dia. Tome o baricitinibe por volta da mesma hora todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome baricitinibe exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
O seu médico pode necessitar de interromper o tratamento temporária ou permanentemente se sentir alguns efeitos secundários graves. Certifique-se de dizer ao seu médico como você se sente durante o tratamento.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de tomar baricitinibe,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico ao baricitinibe, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes dos comprimidos de baricitinibe. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar os medicamentos listados na seção AVISO IMPORTANTE ou os seguintes: probenecida (Probalan, em Col-Probenecida). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- informe o seu médico se você tem dor de estômago que não foi diagnosticada ou se você tem ou já teve diverticulite (inchaço do revestimento do intestino grosso), anemia, herpes zoster (zona; uma erupção que pode ocorrer em pessoas que tiveram varicela no passado), ou doença hepática ou renal.
- informe o seu médico se estiver grávida ou se planeia engravidar. Se você engravidar enquanto estiver tomando baricitinibe, chame seu médico.
- informe o seu médico se estiver amamentando. Não amamente enquanto estiver a tomar baricitinib.
- informe o seu médico se você recebeu recentemente ou está programado para receber alguma vacina. Não tome nenhuma vacina durante o tratamento sem falar com o seu médico.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.
O baricitinibe pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- náusea
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:
- dor abdominal
- mudanças de hábito intestinal
O baricitinibe pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
Antes de fazer qualquer teste laboratorial, informe o seu médico e a equipe do laboratório que você está tomando baricitinibe.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Olumiant®