Eliglustat
Contente
- Antes de tomar o eliglustat,
- Eliglustato pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente:
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
Eliglustat é usado para tratar a doença de Gaucher tipo 1 (uma condição em que uma determinada substância gordurosa não é decomposta normalmente no corpo e se acumula em alguns órgãos e causa problemas de fígado, baço, ossos e sangue) em certas pessoas. Eliglustat está em uma classe de medicamentos chamados inibidores enzimáticos. Ele age impedindo que o corpo produza a substância gordurosa, de modo que uma quantidade menor dela se acumule no corpo e cause sintomas.
Eliglustat é apresentado em cápsulas para administração oral. Geralmente é tomado uma ou duas vezes ao dia com ou sem alimentos. Tome o eliglustat aproximadamente à (s) mesma (s) hora (s) todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Aceite o eliglustat exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
Algumas pessoas podem responder de forma diferente ao eleglustato com base em sua hereditariedade ou composição genética. O seu médico pedirá um exame de sangue para ajudar a determinar a dose de eliglustato que é melhor para você.
Engula as cápsulas inteiras com água; não divida, abra, dissolva ou esmague.
Eliglustat controla a doença de Gaucher, mas não a cura. Continue a tomar o eliglustat mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar o eliglustat sem falar com o seu médico.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de tomar o eliglustat,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a eleglustato, qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes das cápsulas de eleglustato. Pergunte ao seu farmacêutico ou verifique o Guia de Medicação para obter uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: amitriptilina; certos medicamentos para batimentos cardíacos anormais, como amiodarona (Nexterona, Pacerona), digoxina (Lanoxina), quinidina (em Nuedexta), procainamida e sotalol (Betapace, Sorine, Sotylize); bupropiona (Aplenzin, Zyban, em Contrave); cimetidina (Tagamet); claritromicina (Biaxin, em Prevpac), digoxina; diltiazem (Cardizem, Tiazac, outros); duloxetina (Cymbalta); eritromicina; fluconazol (Diflucan); fluoxetina (Prozac, Sarafem); indinavir (Crixivan), itraconazol (Onmel, Sporanox), cetoconazol (Nizoral), metoprolol (Toprol); nefazodona, nelfinavir (Viracept), paroxetina (Paxil); rifampicina (Rifadin, Rimactane); ritonavir (Norvir, em Kaletra, em Viekira Pak), medicamentos para convulsões como a carbamazepina (Carbatrol, Equetro, Tegretol, outros), fenobarbital e fenitoína (Dilantin, Phenytek); sertralina (Zoloft); terbinafina (Lamisil); e verapamil (Calan, Verelan, outros); Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais. Muitos outros medicamentos também podem interagir com o eliglustat, portanto, informe o seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, mesmo aqueles que não aparecem nesta lista. Informe também o seu médico ou farmacêutico se estiver tomando os seguintes medicamentos: uma terapia de reposição enzimática, como imiglucerase (Cerezyme), taliglucerase alfa (Elelyso) ou velaglucerase alfa (Vpriv). Você precisará esperar 24 horas após a última dose desses medicamentos de reposição enzimática antes de começar a tomar o eliglustato.
- diga ao seu médico quais produtos à base de plantas você está tomando, especialmente erva de São João.
- informe o seu médico se tiver doença hepática. Com base nos resultados do seu exame de sangue para determinar a sua composição genética, o seu médico pode dizer-lhe para não tomar o eliglustato, uma vez que certas pessoas não devem tomar o medicamento sozinho ou em combinação com outros medicamentos, se tiverem doença hepática ou tem uma combinação de certas condições médicas e medicamentos.
- informe o seu médico se você tem ou já teve síndrome do QT longo (condição que aumenta o risco de desenvolver batimento cardíaco irregular que pode causar desmaios ou morte súbita), ou outro tipo de batimento cardíaco irregular ou problema de ritmo cardíaco, ou se você tem ou tem já teve um ataque cardíaco, insuficiência cardíaca ou doença cardíaca ou renal.
- informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se estiver amamentando. Se você engravidar durante o tratamento com eliglustato, ligue para o seu médico.
Não coma toranja ou beba suco de toranja enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você se esquecer de uma dose, tome a próxima dose no horário usual e continue seu esquema posológico. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.
Eliglustato pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- fadiga
- fraqueza
- dor nas articulações
- dor de cabeça
- enxaqueca
- náusea
- azia
- gás
- dor na boca e garganta
- diarréia
- dor nas costas
- dor nas pernas ou braços
- dor de estômago
- tosse
- irritação na pele
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente:
- palpitações cardíacas, tonturas ou desmaios
Eliglustato pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
- tontura
- instabilidade
- náusea
- vomitando
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pode solicitar alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo ao eliglustat.
Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Cerdelga®