Injeção de Esomeprazol
Contente
- Antes de receber a injeção de esomeprazol,
- A injeção de esomeprazol pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, ligue para o seu médico imediatamente ou obtenha ajuda médica de emergência:
A injeção de esomeprazol é usada para tratar a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE; uma condição em que o fluxo reverso de ácido do estômago causa azia e possível lesão do esôfago [o tubo entre a garganta e o estômago]) em adultos e crianças com 1 mês de idade ou idosos que tiveram danos ao esôfago e não conseguem tomar o esomeprazol por via oral. A injeção de esomeprazol também é usada em adultos para reduzir o risco de sangramento posterior da úlcera após uma endoscopia (exame do interior do esôfago, estômago e intestinos). O esomeprazol está em uma classe de medicamentos chamados inibidores da bomba de prótons. Ele age diminuindo a quantidade de ácido produzido no estômago.
A injeção de esomeprazol vem na forma de pó para ser misturado com um líquido e administrado por via intravenosa (em uma veia) por um médico ou enfermeiro em um centro médico. Para o tratamento da DRGE, esomeprazol é geralmente administrado por via intravenosa uma vez ao dia. Para a prevenção de ressangramento após uma endoscopia, a injeção de esomeprazol é geralmente administrada como uma infusão intravenosa contínua por 72 horas.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de receber a injeção de esomeprazol,
- informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a esomeprazol, dexlansoprazol (Dexilant), lansoprazol (Prevacid, em Prevpac), omeprazol (Prilosec, Zegerid), pantoprazol (Protonix), rabeprazol (AcipHex), qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes na injeção de esomeprazol. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- informe o seu médico se estiver a tomar rilpivirina (Edurant, em Complera, Juluca, Odefsey). O seu médico provavelmente irá dizer-lhe para não receber a injeção de esomeprazol se estiver a tomar este medicamento.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas e suplementos nutricionais você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: anticoagulantes ("anticoagulantes"), como varfarina (Coumadin, Jantoven); certos antifúngicos, como cetoconazol e voriconazol (Vfend); cilostazol (Pletal); clopidogrel (Plavix); digoxina (Lanoxin); diuréticos ('pílulas de água'); erlotinib (Tarceva); suplementos de ferro; certos medicamentos para o vírus da imunodeficiência humana (HIV), como atazanavir (Reyataz), nelfinavir (Viracept) e saquinavir (Invirase); metotrexato (Otrexup, Rasuvo, Trexall, Xatmep); micofenolato de mofetil (Cellcept, Myfortic); rifampicina (Rifadin, Rimactane, em Rifater, Rifamate); e tacrolimus (Prograf). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- diga ao seu médico quais produtos à base de plantas você está tomando, especialmente erva de São João. O seu médico pode dizer-lhe para não tomar erva de São João enquanto recebe a injeção de esomeprazol.
- informe o seu médico se você tem ou já teve um baixo nível de magnésio no sangue; osteoporose (uma condição em que os ossos se tornam finos e fracos e se quebram facilmente), uma doença auto-imune (condição que se desenvolve quando o sistema imunológico ataca células saudáveis do corpo por engano), como lúpus eritematoso sistêmico ou doença hepática.
- informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se estiver amamentando. Se você engravidar durante o tratamento com esomeprazol, chame seu médico.
- converse com seu médico sobre os riscos e benefícios do uso de injeção de esomeprazol se você tiver 70 anos de idade ou mais.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
A injeção de esomeprazol pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- dor de cabeça
- náusea
- diarréia
- gás
- Prisão de ventre
- boca seca
- tontura
- dor, inchaço, coceira ou vermelhidão perto do local em que o medicamento foi injetado
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, ligue para o seu médico imediatamente ou obtenha ajuda médica de emergência:
- bolhas ou descamação da pele
- urticária, erupção na pele, coceira, dificuldade em respirar ou engolir
- inchaço do rosto, garganta, língua, lábios ou olhos
- rouquidão
- tontura; batimento cardíaco irregular, rápido ou acelerado; espasmos musculares, cãibras ou fraqueza; ou convulsões
- diarreia severa com fezes aquosas, dor de estômago ou febre
- erupção cutânea nas bochechas ou braços que é sensível à luz solar, dor nas articulações nova ou piora
- aumento ou diminuição da micção, sangue na urina, fadiga, náusea, perda de apetite, febre, erupção na pele ou dor nas articulações
Pessoas que recebem inibidores da bomba de prótons, como esomeprazol, podem ter maior probabilidade de fraturar os pulsos, quadris ou coluna do que as pessoas que não tomam ou não recebem um desses medicamentos. Pessoas que recebem inibidores da bomba de prótons também podem desenvolver pólipos da glândula fúndica (um tipo de tumor na mucosa do estômago). Esses riscos são maiores em pessoas que tomam altas doses de um desses medicamentos ou os tomam por um ano ou mais. Converse com seu médico sobre os riscos de receber injeção de esomeprazol.
A injeção de esomeprazol pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver recebendo este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. O seu médico pode pedir alguns exames laboratoriais antes e durante o tratamento, especialmente se você tiver diarreia grave.
Antes de fazer qualquer teste laboratorial, informe o seu médico e a equipe do laboratório que você está recebendo a injeção de esomeprazol.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Nexium I.V.®