Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 9 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Dezembro 2024
Anonim
NCLEX Question Review - Desmopressin
Vídeo: NCLEX Question Review - Desmopressin

Contente

A desmopressina nasal pode causar hiponatremia grave e possivelmente com risco de vida (baixo nível de sódio no sangue). Informe o seu médico se você tem ou já teve um baixo nível de sódio no sangue, tem sede na maior parte do tempo, bebe grandes quantidades de líquidos ou se tem síndrome de hormônio antidiurético inadequado (SIADH; condição em que o corpo produz excesso de uma determinada substância natural que faz com que o corpo retenha água) ou doença renal. Informe também o seu médico se tiver uma infecção, febre ou uma doença estomacal ou intestinal com vômitos ou diarreia. Informe o seu médico se você tiver algum dos seguintes sintomas durante o tratamento: dor de cabeça, náuseas, vômitos, inquietação, ganho de peso, perda de apetite, irritabilidade, fadiga, sonolência, tontura, cãibras musculares, convulsões, confusão, perda de consciência ou alucinações .

Informe o seu médico se você estiver tomando um diurético de alça ("pílulas de água"), como bumetanida, furosemida (Lasix) ou torsemida; um esteróide inalado como beclometasona (Beconase, QNasl, Qvar), budesonida (Pulmicort, Rhinocort, Uceris), fluticasona (Advair, Flonase, Flovent) ou mometasona (Asmanex, Nasonex); ou um esteróide oral, como dexametasona, metilprednisolona (Medrol) ou prednisona (Rayos). O seu médico provavelmente lhe dirá para não usar desmopressina nasal se você estiver usando ou tomando um desses medicamentos.


Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pedirá testes para monitorar seus níveis de sódio antes e durante o tratamento para verificar a resposta do seu corpo à desmopressina nasal.

Converse com seu médico sobre os riscos do uso de desmopressina nasal.

Desmopressina nasal (DDAVP®) é usado para controlar os sintomas de um certo tipo de diabetes insipidus ("diabetes da água"; condição em que o corpo produz uma quantidade anormalmente grande de urina). Desmopressinnasal (DDAVP®) também é usado para controlar a sede excessiva e a passagem de uma quantidade anormalmente grande de urina que pode ocorrer após um traumatismo craniano ou após certos tipos de cirurgia. Desmopressina nasal (Noctiva®) é usado para controlar a micção noturna frequente em adultos que acordam pelo menos 2 vezes por noite para urinar. Desmopressina nasal (Stimate®) é usado para parar alguns tipos de sangramento em pessoas com hemofilia (condição em que o sangue não coagula normalmente) e doença de von Willebrand (um distúrbio de sangramento) com certos níveis sanguíneos. A desmopressina nasal está em uma classe de medicamentos chamados hormônios antidiuréticos. Ele age repondo a vasopressina, um hormônio que normalmente é produzido no corpo para ajudar a equilibrar a quantidade de água e sal.


A desmopressina nasal é fornecida como um líquido que é administrado no nariz por meio de um tubo rinal (tubo fino de plástico que é colocado no nariz para administrar medicamentos) e como um spray nasal. Geralmente é usado uma a três vezes ao dia. Quando desmopressina nasal (Stimate®) é usado para tratar a hemofilia e a doença de von Willebrand, 1 a 2 spray (s) são administrados diariamente. If Stimate® é usado antes da cirurgia, geralmente é administrado 2 horas antes do procedimento. Quando desmopressina nasal (Noctiva®) é usado para tratar a micção noturna frequente, um spray geralmente é dado na narina esquerda ou direita 30 minutos antes de ir para a cama. Use desmopressina nasal por volta da (s) mesma (s) hora (s) todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Use desmopressina nasal exatamente como dirigido. Não use mais ou menos dele ou use-o com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.

O spray nasal de desmopressina (Noctiva) está disponível em duas dosagens diferentes. Esses produtos não podem ser substituídos uns pelos outros. Cada vez que você tiver sua receita, certifique-se de ter recebido o produto certo. Se você acha que recebeu a dosagem errada, fale com o seu médico e farmacêutico imediatamente.


O seu médico pode começar com uma dose baixa de desmopressina nasal e ajustar a sua dose dependendo da sua condição. Siga estas instruções cuidadosamente.

Se você for usar o spray nasal, deve verificar as informações do fabricante para descobrir quantos sprays seu frasco contém. Acompanhe o número de sprays que você usa, não incluindo os sprays de preparação. Descarte o frasco depois de usar o número indicado de sprays, mesmo que ainda contenha algum medicamento, porque sprays adicionais podem não conter uma dose completa do medicamento. Não tente transferir o medicamento restante para outro frasco.

Antes de usar a desmopressina nasal pela primeira vez, leia as instruções escritas que acompanham o medicamento. Certifique-se de entender como preparar o frasco antes do primeiro uso e como usar o spray ou tubo rinol. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida sobre como usar este medicamento.

Este medicamento às vezes é prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de usar desmopressina nasal,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico à desmopressina, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes do spray nasal de desmopressina. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar os medicamentos listados na seção AVISO IMPORTANTE e qualquer um dos seguintes: aspirina e outros antiinflamatórios não esteróides (AINEs), como ibuprofeno (Advil, Motrin) e naproxeno (Aleve, Naprosyn); carbamazepina (Equetro, Tegretol, Teril); clorpromazina; outros medicamentos usados ​​no nariz; lamotrigina (Lamictal); medicamentos narcóticos (opiáceos) para a dor; inibidores seletivos da recaptação da serotonina (SSRIs), tais como citalopram (Celexa), escitalopram (Lexapro), fluoxetina (Prozac, Sarafem), fluvoxamina, paroxetina (Paxil) e sertralina (Zoloft); diuréticos tiazídicos ('pílulas de água'), como hidroclorotiazida (Microzide, muitos produtos de combinação), indapamida e metolazona (Zaroxolyn); ou antidepressivos tricíclicos ('elevadores de humor'), como amitriptilina, desipramina (Norpramin), doxepina (Silenor), imipramina (Tofranil), nortriptilina (Pamelor), protriptilina (Vivactil) ou trimipramina (Surmontil). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • Informe o seu médico se você tem ou teve insuficiência cardíaca, hipertensão ou doença cardíaca. O seu médico provavelmente lhe dirá para não usar desmopressina nasal.
  • informe o seu médico se você tem ou já teve retenção urinária ou fibrose cística (uma doença congênita que causa problemas de respiração, digestão e reprodução). Informe também o seu médico se você fez recentemente uma cirurgia na cabeça ou no rosto e se você tem nariz entupido ou escorrendo, cicatrizes ou inchaço na parte interna do nariz ou rinite atrófica (condição em que o revestimento do nariz encolhe e o interior do nariz fica cheio de crostas secas). Ligue para o seu médico se desenvolver nariz entupido ou coriza a qualquer momento durante o tratamento.
  • Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar enquanto estiver usando desmopressina, chame seu médico.

O seu médico pode dizer-lhe para limitar a quantidade de líquidos que bebe, especialmente à noite, durante o seu tratamento com desmopressina. Siga as instruções do seu médico com cuidado para evitar efeitos colaterais graves.

Se você estiver usando desmopressina nasal (DDAVP®) ou (estimativa®) e se esquecer de uma dose, use a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não use uma dose dupla para compensar uma dose perdida.

Se você estiver usando desmopressina nasal (Noctiva®) e se esquecer de uma dose, pule a dose esquecida e tome a próxima dose no horário normal. Não use uma dose dupla para compensar uma dose perdida.

A desmopressina nasal pode causar efeitos colaterais. Ligue para o seu médico se algum dos seguintes sintomas for grave ou não desaparecer:

  • dor de estômago
  • azia
  • fraqueza
  • dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido
  • sentimento caloroso
  • sangramento nasal
  • dor, desconforto ou congestão nas narinas
  • olhos com coceira ou sensíveis à luz
  • dor nas costas
  • dor de garganta, tosse, calafrios ou outros sinais de infecção
  • rubor

Alguns efeitos colaterais podem ser graves. Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:

  • vomitando
  • dor no peito
  • batimento cardíaco rápido ou acelerado
  • irritação na pele
  • urticária
  • coceira
  • dificuldade em respirar ou engolir

A desmopressina nasal pode causar outros efeitos colaterais. Informe o seu médico se você tiver algum problema incomum ao usar este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha os sprays nasais no recipiente de origem, bem fechado e fora do alcance das crianças.

Estimativa da Loja® spray nasal na posição vertical a uma temperatura ambiente não superior a 25 ° C; descarte o spray nasal 6 meses após abri-lo.

Armazenar DDAVP® spray nasal vertical a 20 a 25 ° C. Armazenar DDAVP® tubo rinal a 2 a 8 ° C; os frascos fechados são estáveis ​​por 3 semanas entre 20 e 25 ° C.

Antes de abrir o Noctiva® spray nasal, armazene-o na vertical a 2 a 8 ° C. Depois de abrir o Noctiva®, armazene o spray nasal na vertical entre 20 e 25 ° C; descarte após 60 dias.

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir:

  • confusão
  • sonolência
  • dor de cabeça
  • dificuldade para urinar
  • ganho de peso repentino
  • apreensões

Não deixe ninguém usar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Concentrado®
  • DDAVP® Nasal
  • Minirin® Nasal
  • Noctiva® Nasal
  • Stimate® Nasal

Este produto de marca não está mais no mercado. Alternativas genéricas podem estar disponíveis.

Última revisão - 24/05/2017

Artigos Interessantes

Propranolol (hemangioma infantil)

Propranolol (hemangioma infantil)

O propranolol olução oral é u ado para tratar o hemangioma infantil em proliferação (cre cimento benigno [não cancero o ] ou tumore que aparecem na pele ou ob a pele logo...
Tenofovir

Tenofovir

e você tiver uma infecção pelo víru da hepatite B (HBV; uma infecção hepática contínua) e e tiver tomando tenofovir, ua condição pode piorar repentin...