Verapamil
Contente
- Antes de tomar verapamil,
- O verapamil pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir:
O verapamil é usado no tratamento da hipertensão e no controle da angina (dor no peito). Os comprimidos de liberação imediata também são usados sozinhos ou com outros medicamentos para prevenir e tratar batimentos cardíacos irregulares. O verapamil está em uma classe de medicamentos chamados bloqueadores dos canais de cálcio. Ele age relaxando os vasos sanguíneos para que o coração não precise bombear com tanta força. Também aumenta o suprimento de sangue e oxigênio para o coração e retarda a atividade elétrica do coração para controlar a frequência cardíaca.
A hipertensão é uma condição comum e, quando não tratada, pode causar danos ao cérebro, coração, vasos sanguíneos, rins e outras partes do corpo. Danos a esses órgãos podem causar doenças cardíacas, ataque cardíaco, insuficiência cardíaca, derrame, insuficiência renal, perda de visão e outros problemas. Além de tomar medicamentos, fazer mudanças no estilo de vida também ajuda a controlar a pressão arterial. Essas mudanças incluem comer uma dieta pobre em gordura e sal, manter um peso saudável, fazer exercícios pelo menos 30 minutos na maioria dos dias, não fumar e usar álcool com moderação.
O verapamil é fornecido na forma de comprimido, comprimido de liberação prolongada (ação prolongada) e cápsula de liberação prolongada (ação prolongada) para administração oral. O comprimido normal é geralmente tomado três a quatro vezes ao dia. Os comprimidos e cápsulas de liberação prolongada são geralmente tomados uma ou duas vezes ao dia. Tome verapamil aproximadamente à (s) mesma (s) hora (s) todos os dias. Certos produtos de verapamil devem ser tomados de manhã e outros ao deitar. Pergunte ao seu médico qual é a melhor hora para você tomar o medicamento. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome verapamil exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
Engula os comprimidos e cápsulas de liberação prolongada inteiros. Não os mastigue ou esmague. Pergunte ao seu farmacêutico se os comprimidos podem ser divididos ao meio, pois as instruções variam de acordo com o produto.
Se não conseguir engolir as cápsulas de liberação prolongada, abra-as com cuidado e espalhe todo o conteúdo em uma colher de purê de maçã. A compota de maçã não deve estar quente e deve ser macia o suficiente para ser engolida sem mastigar. Engula a compota de maçã imediatamente, sem mastigar, e depois beba um copo de água fria para se certificar de que engoliu todo o medicamento. Não guarde a mistura para uso futuro.
O seu médico provavelmente irá iniciar com uma dose baixa de verapamil e aumentar gradualmente a sua dose.
O verapamil controla arritmias, hipertensão e angina, mas não cura essas condições. Continue a tomar verapamil mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar verapamil sem falar com seu médico.
O verapamil às vezes também é usado para tratar alguns outros problemas cardíacos. Converse com seu médico sobre os riscos do uso deste medicamento para sua condição.
Este medicamento às vezes é prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de tomar verapamil,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico ao verapamil, qualquer outro medicamento ou qualquer ingrediente do verapamil. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas e suplementos nutricionais você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: bloqueadores alfa, como prazosina (Minipress); antifúngicos como itraconazol (Onmel, Sporanox) e cetoconazol (Nizoral); aspirina; beta-bloqueadores, como atenolol (Tenormin, em Tenoretic), metoprolol (Lopressor, Toprol XL, em Dutoprol), nadolol (Corgard, em Corzide), propranolol (Inderal, Innopran, em Inderide) e timolol (Blocadren, em Timolide); carbamazepina (Carbatrol, Epitol, Equetro, Tegretol); cimetidina (Tagamet); claritromicina (Biaxin, em Prevpac); ciclosporina (Neoral, Sandimmune); digoxina (Lanoxin); disopiramida (Norpace); diuréticos ('' comprimidos de água ''); eritromicina (E.E.S., Eryc, Erythrocin); flecainida; certos inibidores da protease do HIV, tais como indinavir (Crixivan), nelfinavir (Viracept) e ritonavir (Norvir, em Kaletra); quinidina (em Nuedexta); lítio (lítio); medicamentos para tratar a hipertensão; nefazodona; fenobarbital; pioglitazona (Actos, em Duetact, em Oseni); rifampicina (Rifadin, Rimactane); telitromicina (Ketek); e teofilina (Theochron, Theolair, Uniphyl). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais. Muitos outros medicamentos também podem interagir com o verapamil, portanto, certifique-se de informar seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, mesmo aqueles que não aparecem nesta lista.
- diga ao seu médico quais produtos à base de plantas você está tomando, especialmente erva de São João.
- informe o seu médico se você tem ou já teve estreitamento ou obstrução do sistema digestivo ou qualquer outra condição que faça com que os alimentos se movam mais lentamente pelo sistema digestivo; insuficiência cardíaca; doença cardíaca, hepática ou renal; distrofia muscular (doença hereditária que causa enfraquecimento gradual dos músculos); ou miastenia gravis (condição que causa o enfraquecimento de certos músculos).
- Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar enquanto estiver tomando verapamil, chame seu médico.
- se vai fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o seu médico ou dentista que está a tomar verapamilo.
- converse com seu médico sobre o uso seguro de bebidas alcoólicas durante o tratamento com verapamil. O verapamil pode fazer com que os efeitos do álcool sejam mais graves e duradouros.
Fale com o seu médico sobre comer toranja ou beber sumo de toranja enquanto está a tomar este medicamento.
Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.
O verapamil pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Prisão de ventre
- azia
- tontura ou vertigem
- dor de cabeça
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- inchaço das mãos, pés, tornozelos ou pernas
- dificuldade em respirar ou engolir
- batimento cardíaco lento
- desmaio
- visão embaçada
- irritação na pele
- náusea
- Cansaço extremo
- sangramento ou hematoma incomum
- falta de energia
- perda de apetite
- dor na parte superior direita do estômago
- amarelecimento da pele ou olhos
- sintomas como os da gripe
- febre
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir:
- tontura
- visão embaçada
- batimento cardíaco lento, rápido ou irregular
- apreensões
- confusão
- dificuldade em respirar ou engolir
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Sua pressão arterial deve ser verificada regularmente para determinar sua resposta ao verapamil. Seu médico também pode solicitar alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo ao verapamil.
Se você está tomando certos comprimidos de liberação prolongada (Covera HS), você pode notar algo que se parece com um comprimido em suas fezes. Esta é apenas a cápsula vazia do comprimido, e isso não significa que você não recebeu sua dose completa da medicação.
Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Calan®
- Calan® SR
- Covera® HS
- Isoptina®¶
- Verelan®
- Verelan® PM
- Tarka® (contendo trandolapril e verapamil)
- Cloridrato de Iproveratril
¶ Este produto de marca não está mais no mercado. Alternativas genéricas podem estar disponíveis.
Última revisão - 15/10/2017