Autor: Gregory Harris
Data De Criação: 11 Abril 2021
Data De Atualização: 25 Setembro 2024
Anonim
Injeção de ganciclovir - Medicamento
Injeção de ganciclovir - Medicamento

Contente

O fabricante alerta que a injeção de ganciclovir deve ser usada apenas para tratamento e prevenção do citomegalovírus (CMV) em pessoas com certas doenças, pois o medicamento pode causar efeitos colaterais graves e atualmente não há informações suficientes para apoiar a segurança e eficácia em outros grupos de pessoas.

A injeção de ganciclovir é usada para tratar retinite por citomegalovírus (CMV) (infecção ocular que pode causar cegueira) em pessoas cujo sistema imunológico não está funcionando normalmente, incluindo aquelas pessoas que têm síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). Também é usado para prevenir a doença por CMV em receptores de transplantes com risco de infecção por CMV. A injeção de ganciclovir está em uma classe de medicamentos chamados antivirais. Ele age impedindo a propagação do CMV no corpo.

A injeção de ganciclovir é apresentada na forma de pó para ser misturado com um líquido e injetado por via intravenosa (numa veia). Geralmente é administrado a cada 12 horas. A duração do tratamento depende do seu estado geral de saúde, do tipo de infecção que você tem e de como você responde à medicação. O seu médico irá informá-lo por quanto tempo deve usar a injeção de ganciclovir.


Você pode receber injeção de ganciclovir em um hospital ou pode administrar o medicamento em casa. Se você for receber injeção de ganciclovir em casa, seu médico lhe mostrará como usar o medicamento. Certifique-se de entender essas instruções e pergunte ao seu médico se tiver alguma dúvida.

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de usar a injeção de ganciclovir,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a ganciclovir, aciclovir (Sitavig, Zovirax), qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes da injeção de ganciclovir. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: doxorrubicina (Adriamicina), anfotericina B (Abelcet, AmBisome), ciclosporina (Gengraf, Neoral, Sandimmune), dapsona, flucitosina (Ancobon), imipeném-cilastatina (Primaxin); medicamentos para tratar o vírus da imunodeficiência humana (HIV) e a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), incluindo didanosina (Videx) ou zidovudina (Retrovir, em Combivir, em Trizivir); pentamidina (Nebupent); probenecide (Benemid; em Colbenemid) trimetoprim-sulfametoxazol (Bactrim, Septra), vinblastina ou vincristina (Kit Marqibo). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • informe o seu médico se você tem ou já teve um número baixo de glóbulos vermelhos ou brancos ou plaquetas ou outros problemas de sangue ou sangramento, problemas oculares além da retinite por CMV ou doença renal.
  • informe o seu médico se estiver grávida ou se planeia engravidar. A injeção de ganciclovir pode causar infertilidade (dificuldade em engravidar). No entanto, se você é mulher e pode engravidar, deve usar um método anticoncepcional eficaz enquanto recebe a injeção de ganciclovir. Se você é do sexo masculino e sua parceira pode engravidar, use preservativo durante o tratamento com este medicamento e por 90 dias após o tratamento. Se você engravidar durante a injeção de ganciclovir, chame seu médico imediatamente.
  • informe o seu médico se estiver amamentando. Você não deve amamentar enquanto recebe a injeção de ganciclovir. Converse com seu médico sobre quando você pode começar a amamentar com segurança depois de parar de receber a injeção de ganciclovir.
  • se vai fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a receber uma injeção de ganciclovir.

A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.


A injeção de ganciclovir pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • diarréia
  • perda de apetite
  • vomitando
  • cansaço
  • suando
  • coceira
  • vermelhidão, dor ou inchaço no local da injeção

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente:

  • cansaço ou fraqueza incomum
  • pele pálida
  • batimento cardíaco rápido ou irregular
  • falta de ar
  • dormência, dor, queimação ou formigamento nas mãos ou pés
  • visão muda
  • diminuição da micção

A injeção de ganciclovir pode aumentar o risco de desenvolver outros tipos de câncer. Converse com seu médico sobre os riscos de receber este medicamento.

A injeção de ganciclovir pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver recebendo este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).


Seu médico pode solicitar exames oftalmológicos enquanto você estiver tomando este medicamento. Marque todas as consultas com seu médico, oftalmologista e o laboratório. Seu médico pedirá alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo à injeção de ganciclovir.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Cytovene® 4.®
  • Nordeoxiguanosina
  • DHPG de sódio
  • GCV Sódio
Última revisão - 15/10/2016

Mais Lendo

Episclerite

Episclerite

Epiclerite refere-e à inflamação da epiclera, que é uma camada clara no topo da parte branca do olho, chamada eclera. Há outra camada clara fora da epiclera chamada conjuntiva...
Ter uma dor de cabeça? Experimente estes chás

Ter uma dor de cabeça? Experimente estes chás

Exitem muito tipo de dore de cabeça. A dore de cabeça cauada por tenão cauam dor leve a moderada e tendem a afetar o doi lado da cabeça. A enxaqueca caua dor moderada a intena, ger...