Zolpidem
Contente
- Para usar o spray oral, siga estas instruções e as que aparecem no rótulo da embalagem:
- Antes de tomar zolpidem,
- Zolpidem pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas, ou aqueles listados nas seções AVISOS IMPORTANTES ou PRECAUÇÕES ESPECIAIS, chame seu médico imediatamente:
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
Zolpidem pode causar comportamentos de sono graves ou potencialmente fatais. Algumas pessoas que tomaram zolpidem saíram da cama e dirigiram, prepararam e comeram, fizeram sexo, fizeram ligações, andaram dormindo ou estavam envolvidas em outras atividades enquanto não estavam totalmente acordadas. Depois que acordaram, essas pessoas não conseguiam se lembrar do que haviam feito. Informe o seu médico se você já teve um comportamento incomum de sono durante o tratamento com zolpidem. Certifique-se de que sua família ou cuidador estão cientes de que esses sintomas são graves e chame seu médico se eles ocorrerem. Pare de tomar zolpidem e chame o seu médico imediatamente se descobrir que esteve dirigindo ou fazendo qualquer outra coisa anormal enquanto dormia.
O Zolpidem é utilizado para tratar a insónia (dificuldade em adormecer ou em permanecer adormecido). Zolpidem pertence a uma classe de medicamentos chamados sedativos-hipnóticos. Ele age diminuindo a atividade do cérebro para permitir o sono.
O Zolpidem é fornecido na forma de comprimido (Ambien) e comprimido de liberação prolongada (ação prolongada) (Ambien CR) para administração oral. O Zolpidem também é fornecido como comprimido sublingual (Edluar, Intermezzo) para ser colocado sob a língua e como um spray oral (Zolpimist), que é borrifado na boca sobre a língua. Se estiver a tomar os comprimidos, comprimidos de libertação prolongada, comprimidos sublinguais (Edluar) ou spray oral, irá tomar o medicamento conforme necessário, não mais do que uma vez por dia, imediatamente antes de deitar. Se estiver a tomar os comprimidos sublinguais (Intermezzo), irá tomar o medicamento conforme necessário, não mais do que uma vez durante a noite se acordar e tiver dificuldade em voltar a dormir. O Zolpidem terá um efeito mais rápido se não for tomado às refeições ou imediatamente após as refeições. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Use zolpidem exatamente como dirigido.
Você provavelmente ficará com muito sono logo após tomar zolpidem e permanecerá sonolento por algum tempo após tomar o medicamento. Planeje ir para a cama logo após tomar os comprimidos de zolpidem, comprimidos de liberação prolongada, comprimidos sublinguais (Edluar) e spray oral e permanecer na cama por 7 a 8 horas. Tome comprimidos sublinguais de zolpidem (Intermezzo) apenas quando já estiver na cama e puder permanecer na cama por pelo menos mais 4 horas. Não tome zolpidem se não conseguir dormir durante o número necessário de horas após tomar o medicamento. Se você se levantar muito cedo após tomar zolpidem, pode sentir sonolência e problemas de memória, estado de alerta ou coordenação motora.
Engula os comprimidos de liberação prolongada inteiros; não divida, mastigue ou amasse. Informe o seu médico ou farmacêutico se não conseguir engolir os comprimidos.
Não abra a bolsa que contém o comprimido sublingual (Intermezzo) até estar pronto para tomá-lo. Para remover o comprimido sublingual (Edluar) do blister, retire a camada superior do papel e empurre o comprimido através da folha. Para tomar qualquer uma das marcas de comprimido sublingual, coloque o comprimido debaixo da língua e espere que se dissolva. Não engula o comprimido inteiro nem o tome com água.
Para usar o spray oral, siga estas instruções e as que aparecem no rótulo da embalagem:
- Antes de usar o spray de zolpidem pela primeira vez, ou se você não usou o frasco de spray por 14 dias, você deve preparar a bomba.
- Alinhe as setas na tampa e na base do recipiente. Aperte a tampa nas setas e puxe a tampa e a base para separar. Remova a tampa de proteção transparente da bomba.
- Para preparar a bomba, segure o recipiente na posição vertical. Aponte a abertura do spray preto longe de seu rosto e de outras pessoas. Pressione a bomba para baixo com o dedo indicador, solte e deixe voltar à posição inicial e repita mais 4 vezes. Você deverá ver um spray fino saindo do recipiente.
- Para usar o spray de zolpidem, segure o recipiente na vertical com a abertura preta do spray apontada diretamente para a boca, por cima da língua. Pressione totalmente a bomba para garantir que uma dose completa de zolpidem seja pulverizada.
- Deixe a bomba retornar à posição inicial. Se o seu médico prescreveu apenas um spray de zolpidem, coloque a tampa protetora transparente de volta sobre a bomba na parte superior da base após cada uso. Se o seu médico prescreveu dois sprays de zolpidem para a sua dose, um segundo spray deve ser usado.
- Encaixe a tampa à prova de crianças de volta na base e gire a tampa e a base para que as setas não fiquem alinhadas. Isso ajuda a evitar que uma criança use o frasco de spray.
Seus problemas de sono devem melhorar em 7 a 10 dias após o início do tratamento com zolpidem. Chame seu médico se seus problemas de sono não melhorarem durante esse período ou se piorarem a qualquer momento durante o tratamento.
Normalmente, o zolpidem deve ser tomado por curtos períodos de tempo. Se você tomar zolpidem por 2 semanas ou mais, o zolpidem pode não ajudá-lo a dormir tão bem quanto quando você começou a tomar o medicamento. Converse com seu médico sobre os riscos de tomar zolpidem por 2 semanas ou mais.
Zolpidem pode causar dependência. Não tome uma dose maior de zolpidem, tome-o com mais frequência ou por mais tempo do que o prescrito pelo seu médico.
Não pare de tomar zolpidem sem falar com o seu médico, especialmente se o tiver tomado por mais de 2 semanas. Se você parar de tomar zolpidem repentinamente, pode desenvolver sensações desagradáveis ou alterações de humor ou pode ter outros sintomas de abstinência, como tremores, tonturas, cãibras estomacais e musculares, náuseas, vômitos, sudorese, rubor, cansaço, choro incontrolável, nervosismo, ataque de pânico , dificuldade em adormecer ou em permanecer adormecido, tremor incontrolável de uma parte do corpo e, raramente, convulsões.
Você pode ter mais dificuldade para adormecer ou permanecer dormindo na primeira noite após parar de tomar zolpidem do que antes de começar a tomar a medicação. Isso é normal e geralmente melhora sem tratamento após uma ou duas noites.
O seu médico ou farmacêutico fornecerá a folha de informações do fabricante do paciente (Guia de Medicação) quando você iniciar o tratamento com zolpidem e cada vez que você reabastecer sua receita. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode visitar o site da Food and Drug Administration (FDA) (http://www.fda.gov/downloads/Drugs/DrugSafety/ucm089833.pdf) ou o site do fabricante para obter o Guia de Medicação.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de tomar zolpidem,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico ao zolpidem, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes do zolpidem que estiver usando. Pergunte ao seu farmacêutico ou verifique o Guia de Medicação para obter uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: antidepressivos ('elevadores do humor'), incluindo imipramina (Tofranil) e sertralina (Zoloft); clorpromazina; itraconazol (Onmel, Sporanox); cetoconazol (Nizoral); medicamentos para ansiedade, resfriados ou alergias, doença mental, dor ou convulsões; rifampicina (Rifadin, Rimactane, em Rifamate, em Rifater); sedativos; pílulas para dormir; e tranquilizantes. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- você não deve tomar mais de um comprimido para dormir na mesma noite. Se você tomou um produto de zolpidem ou um tipo diferente de pílula para dormir na hora de dormir e acordou no meio da noite, não deve tomar um comprimido sublingual de zolpidem (Intermezzo) ou qualquer outra pílula para dormir.
- diga ao seu médico quais produtos à base de plantas você está tomando, especialmente erva de São João.
- informe o seu médico se você bebe ou já bebeu grandes quantidades de álcool, se usa ou já usou drogas ilícitas ou se usou medicamentos prescritos em excesso. Informe também o seu médico se você tem ou já teve depressão; doença mental; pensamentos de auto-agressão ou suicídio ou de tentativa de fazê-lo; um problema de ronco pesado; apneia do sono (condição em que a respiração pára brevemente muitas vezes durante a noite); outros problemas respiratórios ou doenças pulmonares, como asma, bronquite e enfisema; miastenia gravis (condição que causa fraqueza de certos músculos); ou doença renal ou hepática.
- informe o seu médico se estiver grávida, especialmente se estiver nos últimos meses de gravidez, se planeja engravidar ou se estiver amamentando. Se você engravidar durante o tratamento com zolpidem, ligue para o seu médico.
- fale com o seu médico sobre os riscos e benefícios de tomar zolpidem se tiver 65 anos de idade ou mais. Os adultos mais velhos geralmente não devem tomar zolpidem porque não é tão seguro ou eficaz quanto outros medicamentos que podem ser usados para tratar a mesma condição.
- se for fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a tomar zolpidem.
- você deve saber que zolpidem pode causar sonolência, diminuição do estado de alerta mental, tempo de reação prolongado, problemas de coordenação no dia seguinte ao de tomá-lo e pode aumentar o risco de queda. Tome muito cuidado para não cair, especialmente se você sair da cama no meio da noite. A sua capacidade de conduzir ou utilizar máquinas no dia a seguir a tomar zolpidem pode estar comprometida, mesmo que se sinta totalmente acordado. Não dirija um carro ou opere máquinas no dia seguinte ao de tomar um zolpidem de liberação prolongada. Fale com o seu médico sobre os riscos de conduzir ou utilizar máquinas no dia a seguir a tomar quaisquer outros produtos de zolpidem.
- não beba álcool durante o tratamento com zolpidem. O álcool pode piorar os efeitos colaterais do zolpidem.
- você deve saber que seu comportamento e saúde mental podem mudar de maneiras inesperadas enquanto estiver tomando este medicamento. É difícil dizer se essas alterações são causadas pelo zolpidem ou se são causadas por doenças físicas ou mentais que você já pode ter ou desenvolveu repentinamente. Informe imediatamente o seu médico se sentir algum dos seguintes sintomas: agressividade, comportamento estranho ou invulgarmente extrovertido, alucinações (ver coisas ou ouvir vozes que não existem), sensação de estar fora do corpo, problemas de memória, dificuldade de concentração , ansiedade, tornar-se facilmente agitado, fala ou movimentos lentos, depressão nova ou piora, pensar em se matar ou tentar fazer isso, confusão e quaisquer outras alterações em seus pensamentos, humor ou comportamento habituais. Certifique-se de que sua família sabe quais sintomas podem ser graves, para que possam chamar o médico se você não puder procurar tratamento por conta própria.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Este medicamento é tomado conforme necessário. Você pode tomar zolpidem mesmo que seja mais tarde do que o horário normal, desde que você possa permanecer na cama o número necessário de horas após a administração.
Zolpidem pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- sonolência
- cansaço
- dor de cabeça
- tontura
- tontura
- 'Sentimento drogado'
- caminhada instável
- dificuldade em manter o equilíbrio
- náusea
- Prisão de ventre
- diarréia
- gás
- azia
- dor de estômago ou sensibilidade
- mudanças no apetite
- agitação incontrolável de uma parte do corpo
- dor, queimação, dormência ou formigamento nas mãos, braços, pés ou pernas
- sonhos incomuns
- vermelhidão, queimação ou formigamento da língua (com comprimidos sublinguais)
- boca ou garganta seca
- zumbido, dor ou coceira nos ouvidos
- vermelhidão dos olhos
- dores musculares ou cãibras
- dores nas articulações, nas costas ou no pescoço
- sangramento menstrual intenso
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas, ou aqueles listados nas seções AVISOS IMPORTANTES ou PRECAUÇÕES ESPECIAIS, chame seu médico imediatamente:
- irritação na pele
- urticária
- coceira
- inchaço dos olhos, rosto, lábios, língua ou garganta
- sentindo que a garganta está fechando
- dificuldade em respirar ou engolir
- rouquidão
- falta de ar
- olhos ou pele amarelos
- bancos de cor clara
- náusea
- vomitando
- batimento cardíaco acelerado
- dor no peito
- visão turva ou outros problemas de visão
Zolpidem pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente, longe do excesso de calor, luz e umidade (não no banheiro). Não congele o spray oral de zolpidem. Guarde o frasco de spray oral de zolpidem na posição vertical.
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
- sonolência
- coma (perda de consciência por um período de tempo)
- respiração ou batimento cardíaco desacelerado
Mantenha todas as consultas com o seu médico.
Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Zolpidem é uma substância controlada. As prescrições podem ser recarregadas apenas um número limitado de vezes; pergunte ao seu farmacêutico se tiver alguma dúvida.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Ambien®
- Ambien® CR
- Edluar®
- Intermezzo®
- Zolpimista®