Autor: Joan Hall
Data De Criação: 25 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 26 Setembro 2024
Anonim
Hepatite A: Vacina, sintomas e mitos Vídeo n.37
Vídeo: Hepatite A: Vacina, sintomas e mitos Vídeo n.37

Contente

A hepatite A é uma doença hepática grave. É causada pelo vírus da hepatite A (HAV). O HAV é transmitido de pessoa para pessoa por meio do contato com fezes (fezes) de pessoas infectadas, o que pode acontecer facilmente se alguém não lavar as mãos adequadamente. Você também pode pegar hepatite A por meio de alimentos, água ou objetos contaminados com o HAV.

Os sintomas da hepatite A podem incluir o seguinte:

  • febre, fadiga, perda de apetite, náuseas, vômitos e / ou dores nas articulações
  • fortes dores de estômago e diarreia (principalmente em crianças)
  • icterícia (pele ou olhos amarelos, urina escura, evacuações cor de argila)

Esses sintomas geralmente aparecem 2 a 6 semanas após a exposição e geralmente duram menos de 2 meses, embora algumas pessoas possam ficar doentes por até 6 meses. Se você tem hepatite A, pode estar doente demais para trabalhar.

Freqüentemente, as crianças não apresentam sintomas, mas a maioria dos adultos sim. Você pode espalhar o HAV sem apresentar sintomas.

A hepatite A pode causar insuficiência hepática e morte, embora seja rara e ocorra mais comumente em pessoas com 50 anos de idade ou mais e pessoas com outras doenças hepáticas, como hepatite B ou C.


A vacina da hepatite A pode prevenir a hepatite A. As vacinas contra hepatite A foram recomendadas nos Estados Unidos a partir de 1996. Desde então, o número de casos relatados a cada ano nos Estados Unidos caiu de cerca de 31.000 casos para menos de 1.500 casos.

A vacina da hepatite A é uma vacina inativada (morta). Você vai precisar 2 doses para proteção de longa duração. Essas doses devem ser administradas com pelo menos 6 meses de intervalo.

As crianças são vacinadas rotineiramente entre o primeiro e o segundo aniversário (12 a 23 meses de idade). Crianças maiores e adolescentes podem tomar a vacina após 23 meses. Adultos que não foram vacinados anteriormente e desejam ser protegidos contra a hepatite A também podem tomar a vacina.

Você deve tomar a vacina contra hepatite A nas seguintes circunstâncias:

  • Você está viajando para países onde a hepatite A é comum.
  • Você é um homem que faz sexo com outros homens.
  • Você usa drogas ilegais.
  • Você tem uma doença hepática crônica, como hepatite B ou hepatite C.
  • Você está sendo tratado com concentrados de fator de coagulação.
  • Você trabalha com animais infectados com hepatite A ou em um laboratório de pesquisa de hepatite A.
  • Você espera ter contato pessoal próximo com um adotado internacional de um país onde a hepatite A é comum.

Pergunte ao seu médico se deseja obter mais informações sobre qualquer um desses grupos.


Não há riscos conhecidos de se obter a vacina contra a hepatite A ao mesmo tempo que outras vacinas.

Diga à pessoa que está administrando a vacina:

  • Se você tem alguma alergia grave com risco de vida. Se você já teve uma reação alérgica com risco de vida após uma dose da vacina contra hepatite A, ou se tem uma alergia grave a qualquer parte desta vacina, você pode ser aconselhado a não ser vacinado. Pergunte ao seu médico se deseja obter informações sobre os componentes da vacina.
  • Se você não está se sentindo bem. Se você tiver uma doença leve, como um resfriado, provavelmente poderá tomar a vacina hoje. Se você estiver moderada ou gravemente doente, provavelmente deve esperar até se recuperar. Seu médico pode aconselhá-lo.

Com qualquer medicamento, incluindo vacinas, há uma chance de efeitos colaterais. Geralmente são leves e desaparecem por conta própria, mas também são possíveis reações graves.

A maioria das pessoas que toma a vacina contra a hepatite A não tem problemas com ela.

  • dor ou vermelhidão onde a injeção foi aplicada
  • febre baixa
  • dor de cabeça
  • cansaço

Se esses problemas ocorrerem, eles geralmente começam logo após a injeção e duram 1 ou 2 dias.


Seu médico pode lhe dar mais informações sobre essas reações.

  • Às vezes, as pessoas desmaiam após um procedimento médico, incluindo vacinação. Sentar ou deitar por cerca de 15 minutos pode ajudar a prevenir desmaios e lesões causadas por uma queda. Informe o seu médico se sentir tonturas ou se tiver alterações na visão ou zumbidos nos ouvidos.
  • Algumas pessoas sentem dor no ombro, que pode ser mais intensa e duradoura do que a dor rotineira que pode ocorrer após as injeções. Isso acontece muito raramente.
  • Qualquer medicamento pode causar uma reação alérgica grave. Essas reações de uma vacina são muito raras, estimadas em cerca de 1 em um milhão de doses, e aconteceriam dentro de alguns minutos a algumas horas após a vacinação. Como acontece com qualquer medicamento, há uma chance muito remota de uma vacina causar uma doença grave. ferimentos ou morte. A segurança das vacinas está sempre sendo monitorada. Para obter mais informações, visite: http://www.cdc.gov/vaccinesafety/.

O que devo procurar?

  • Procure qualquer coisa que o preocupe, como sinais de uma reação alérgica grave, febre muito alta ou comportamento incomum. Sinais de um reação alérgica severa pode incluir urticária, inchaço do rosto e da garganta, dificuldade para respirar, batimento cardíaco acelerado, tontura e fraqueza. Isso começaria alguns minutos a algumas horas após a vacinação.

O que devo fazer?

  • Se você acha que é um reação alérgica severa ou outra emergência que não pode esperar, ligue para o 911 ou vá para o hospital mais próximo. Caso contrário, ligue para sua clínica. Em seguida, a reação deve ser relatada ao Sistema de Notificação de Eventos Adversos de Vacinas (VAERS). O seu médico deve apresentar este relatório, ou você mesmo pode fazê-lo através do site do VAERS em http://www.vaers.hhs.gov ou ligando para 1-800-822-7967.

VAERS não fornece aconselhamento médico.

  • O Programa Nacional de Compensação por Lesões por Vacinas (VICP) é um programa federal criado para indenizar pessoas que podem ter sido feridas por certas vacinas.
  • Pessoas que acreditam que podem ter sido feridas por uma vacina podem aprender sobre o programa e como fazer uma reclamação ligando para 1-800-338-2382 ou visitando o site do VICP em http://www.hrsa.gov/vaccinecompensation. Existe um limite de tempo para apresentar um pedido de indemnização.
  • Pergunte ao seu médico. Ele pode fornecer o folheto informativo da vacina ou sugerir outras fontes de informação.
  • Ligue para o departamento de saúde local ou estadual.
  • Entre em contato com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC): ligue para 1-800-232-4636 (1-800-CDC-INFO) ou visite o site do CDC em http://www.cdc.gov/vaccines.

Declaração de informações sobre vacinas contra hepatite A. Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA / Programa Nacional de Imunização de Prevenção e Controle de Doenças. 20/07/2016.

  • Havrix®
  • Vaqta®
  • Twinrix® (contendo vacina contra hepatite A, vacina contra hepatite B)
  • HepA-HepB
Última revisão - 15/02/2017

Recomendado Para Você

Problemas renais em bebês prematuros

Problemas renais em bebês prematuros

O rin de um bebê geralmente amadurecem rapidamente apó o nacimento, ma problema para equilibrar o fluido, ai e reíduo do corpo podem ocorrer durante o primeiro quatro a cinco dia de vid...
Os óleos essenciais podem tratar as veias varicosas?

Os óleos essenciais podem tratar as veias varicosas?

A varize ão veia dilatada e aliente. Ele podem er genético ou cauado ​​por veia fraca, acúmulo de angue e má circulação. Podem ocorrer dore, ardor, inchaço e coceira...