Autor: Joan Hall
Data De Criação: 6 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
LAMOTRIGINA
Vídeo: LAMOTRIGINA

Contente

[Postado em 31/03/2021]

TÓPICO: Estudos mostram risco aumentado de problemas de ritmo cardíaco com convulsões e lamotrigina (Lamictal) em medicamentos para saúde mental em pacientes com doenças cardíacas

PÚBLICO: Paciente, Profissional de Saúde, Farmácia

EMITIR: Uma revisão da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA sobre os resultados do estudo mostrou um risco potencial aumentado de problemas de ritmo cardíaco, chamados arritmias, em pacientes com doenças cardíacas que estão tomando o remédio para convulsões e lamotrigina (Lamictal). Queremos avaliar se outros medicamentos da mesma classe de medicamentos têm efeitos semelhantes no coração e estão exigindo estudos de segurança sobre eles também. Atualizaremos o público quando informações adicionais desses estudos estiverem disponíveis. A FDA exigiu esses estudos, chamados de estudos in vitro, para investigar os efeitos do Lamictal no coração depois que recebemos relatórios de achados eletrocardiográficos (ECG) anormais e alguns outros problemas sérios. Em alguns casos, ocorreram problemas como dor no peito, perda de consciência e parada cardíaca. Os estudos in vitro são estudos realizados em tubos de ensaio ou placas de Petri e não em pessoas ou animais. Primeiro adicionamos informações sobre esse risco às informações de prescrição da lamotrigina e aos Guias de Medicação em outubro de 2020, que atualizamos.


FUNDO: A lamotrigina é usada isoladamente ou com outros medicamentos para tratar convulsões em pacientes com 2 anos ou mais. Também pode ser usado como tratamento de manutenção em pacientes com transtorno bipolar da condição de saúde mental para ajudar a retardar a ocorrência de episódios de humor, como depressão, mania ou hipomania. A lamotrigina foi aprovada e está no mercado há mais de 25 anos e está disponível sob a marca Lamictal e como genérico.

RECOMENDAÇÃO:

Profissionais de saúde

  • Avalie se os benefícios potenciais da lamotrigina superam o risco potencial de arritmias para cada paciente.
  • Os testes laboratoriais realizados em concentrações terapeuticamente relevantes demonstraram que a lamotrigina pode aumentar o risco de arritmias graves, que podem ser fatais em pacientes com doenças cardíacas estruturais ou funcionais clinicamente importantes. Distúrbios cardíacos estruturais e funcionais clinicamente importantes incluem insuficiência cardíaca, doença cardíaca valvular, doença cardíaca congênita, doença do sistema de condução, arritmias ventriculares, canalopatias cardíacas, como síndrome de Brugada, doença cardíaca isquêmica clinicamente importante ou múltiplos fatores de risco para doença arterial coronariana.
  • O risco de arritmias pode aumentar ainda mais se usado em combinação com outros medicamentos que bloqueiam os canais de sódio no coração. Outros bloqueadores dos canais de sódio aprovados para epilepsia, transtorno bipolar e outras indicações não devem ser considerados alternativas mais seguras à lamotrigina na ausência de informações adicionais.

Pacientes, pais e cuidadores


  • Não pare de tomar o seu medicamento sem primeiro falar com o seu médico, porque a interrupção da lamotrigina pode causar convulsões descontroladas ou novos ou agravar problemas de saúde mental.
  • Entre em contato com seu profissional de saúde imediatamente ou vá a um pronto-socorro se sentir uma frequência cardíaca anormal ou ritmo irregular, ou sintomas como batimento cardíaco acelerado, batimento cardíaco acelerado ou lento, falta de ar, tontura ou desmaio.

Para obter mais informações, visite o site da FDA em: http://www.fda.gov/Safety/MedWatch/SafetyInformation e http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety.

A lamotrigina pode causar erupções cutâneas, incluindo erupções cutâneas graves que podem necessitar de tratamento hospitalar ou causar incapacidade permanente ou morte. Informe o seu médico se você estiver tomando ácido valpróico (Depakene) ou divalproato (Depakote) porque tomar esses medicamentos com lamotrigina pode aumentar o risco de desenvolver uma erupção cutânea grave. Informe também o seu médico se você já desenvolveu uma erupção na pele após tomar lamotrigina ou qualquer outro medicamento para epilepsia ou se você é alérgico a qualquer medicamento para epilepsia.


O seu médico iniciará com uma dose baixa de lamotrigina e aumentará gradualmente a sua dose, não mais do que uma vez a cada 1 a 2 semanas. Pode ter maior probabilidade de desenvolver uma erupção cutânea grave se tomar uma dose inicial mais elevada ou aumentar a sua dose mais rapidamente do que o seu médico lhe disse que deveria. Suas primeiras doses de medicamento podem ser embaladas em um kit inicial que mostrará claramente a quantidade certa de medicamento a tomar a cada dia durante as primeiras 5 semanas de seu tratamento. Isto irá ajudá-lo a seguir as instruções do seu médico, pois a sua dose aumenta lentamente. Certifique-se de tomar lamotrigina exatamente como indicado. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.

Erupções cutâneas graves geralmente se desenvolvem durante as primeiras 2 a 8 semanas de tratamento com lamotrigina, mas podem se desenvolver a qualquer momento durante o tratamento. Se você desenvolver algum dos seguintes sintomas enquanto estiver tomando lamotrigina, chame seu médico imediatamente: erupção na pele; formação de bolhas ou descamação da pele; urticária; coceira; ou feridas dolorosas na boca ou ao redor dos olhos.

Fale com o seu médico sobre os riscos de tomar lamotrigina ou de dar lamotrigina ao seu filho. Crianças de 2 a 17 anos de idade que tomam lamotrigina têm maior probabilidade de desenvolver erupções cutâneas graves do que adultos que tomam o medicamento.

O seu médico ou farmacêutico fornecerá a folha de informações do fabricante do paciente (Guia de Medicação) quando você iniciar o tratamento com lamotrigina e cada vez que você reabastecer sua prescrição. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode visitar o site da Food and Drug Administration (FDA) (http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/ucm085729.htm) ou o site do fabricante para obter o Guia de Medicação.

Comprimidos de liberação prolongada (ação prolongada) de lamotrigina são usados ​​com outros medicamentos para tratar certos tipos de convulsões em pacientes com epilepsia. Todos os tipos de comprimidos de lamotrigina (comprimidos, comprimidos de desintegração oral e comprimidos mastigáveis), exceto os comprimidos de liberação prolongada, são usados ​​sozinhos ou com outros medicamentos para tratar convulsões em pessoas com epilepsia ou síndrome de Lennox-Gastaut (um distúrbio que causa convulsões e frequentemente causa atrasos no desenvolvimento). Todos os tipos de comprimidos de lamotrigina, exceto os de liberação prolongada, também são usados ​​para aumentar o tempo entre os episódios de depressão, mania (humor frenético ou anormalmente animado) e outros estados de humor anormais em pacientes com transtorno bipolar I (transtorno maníaco-depressivo; a doença que causa episódios de depressão, episódios de mania e outros estados de humor anormais). A lamotrigina não se mostrou eficaz quando as pessoas experimentam episódios reais de depressão ou mania, portanto, outros medicamentos devem ser usados ​​para ajudar as pessoas a se recuperarem desses episódios. A lamotrigina está em uma classe de medicamentos chamados anticonvulsivantes. Ele age diminuindo a atividade elétrica anormal no cérebro.

A lamotrigina vem como um comprimido, um comprimido de liberação prolongada, um comprimido de desintegração oral (se dissolve na boca e pode ser engolido sem água) e um comprimido dispersível para mastigar (pode ser mastigado ou dissolvido em líquido) para tomar por via oral com ou sem Comida. Os comprimidos de liberação prolongada são tomados uma vez ao dia. Os comprimidos, comprimidos de desintegração oral e comprimidos dispersíveis para mastigar são normalmente tomados uma ou duas vezes por dia, mas podem ser tomados uma vez em dias alternados no início do tratamento. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende.

Existem outros medicamentos com nomes semelhantes à marca da lamotrigina. Você deve ter certeza de receber lamotrigina e não um dos medicamentos semelhantes toda vez que preencher sua receita. Certifique-se de que a receita do seu médico é clara e fácil de ler. Fale com o seu farmacêutico para se certificar de que está a receber lamotrigina. Depois de receber sua medicação, compare os comprimidos com as fotos no folheto de informações do fabricante do paciente. Se você acha que recebeu o medicamento errado, converse com seu farmacêutico. Não tome nenhum medicamento a menos que tenha certeza de que é o medicamento prescrito pelo seu médico.

Engula os comprimidos e os de liberação prolongada inteiros; não divida, mastigue ou amasse.

Se estiver a tomar os comprimidos dispersíveis para mastigar, pode engoli-los inteiros, mastigá-los ou dissolvê-los num líquido. Se você mastigar os comprimidos, beba um pouco de água ou suco de fruta diluído depois para engolir o medicamento. Para dissolver os comprimidos em líquido, coloque 1 colher de chá (5 mL) de água ou suco de fruta diluído em um copo. Coloque o comprimido no líquido e espere 1 minuto para permitir que se dissolva. Em seguida, agite o líquido e beba tudo imediatamente. Não tente dividir um único comprimido para ser usado em mais de uma dose.

Para tomar um comprimido de desintegração oral, coloque-o na língua e mova-o na boca. Espere um pouco até que o comprimido se dissolva e engula-o com ou sem água.

Se o seu medicamento vier em uma embalagem blister, verifique-a antes de tomar a primeira dose. Não use nenhum dos medicamentos da embalagem se alguma das bolhas estiver rasgada, quebrada ou não contiver comprimidos.

Se estava a tomar outro medicamento para tratar convulsões e está a mudar para lamotrigina, o seu médico irá diminuir gradualmente a sua dose do outro medicamento e aumentar gradualmente a sua dose de lamotrigina. Siga estas instruções cuidadosamente e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas sobre a quantidade de cada medicamento que deve tomar.

A lamotrigina pode controlar sua condição, mas não a curará. Pode demorar várias semanas até sentir todos os benefícios da lamotrigina. Continue a tomar lamotrigina mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar lamotrigina sem falar com o seu médico, mesmo que sinta efeitos secundários, como alterações anormais de comportamento ou humor. O seu médico provavelmente diminuirá a sua dose gradualmente. Se parar de tomar lamotrigina repentinamente, você pode ter convulsões. Se parar de tomar lamotrigina por qualquer motivo, não volte a tomá-la sem falar com o seu médico.

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de tomar lamotrigina,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico à lamotrigina, qualquer outro medicamento. ou qualquer um dos ingredientes do tipo de comprimido de lamotrigina que irá tomar. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico ou verifique o Guia de Medicamentos para obter uma lista dos ingredientes.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar.Certifique-se de mencionar os medicamentos listados na seção AVISO IMPORTANTE e atazanavir com ritonavir (Reyataz com Norvir); lopinavir com ritonavir (Kaletra); metotrexato (Rasuvo, Trexall, Trexup); outros medicamentos para convulsões, como carbamazepina (Epitol, Tegretol, outros), oxcarbazepina (Oxtellar XR, Trileptal), fenobarbital (Luminal, Solfoton), fenitoína (Dilantin, Phenytek) e primidona (Mysoline); pirimetamina (Daraprim); rifampicina (Rifadin, Rimactane, em Rifamate, Rifater); e trimetoprim (Primsol, em Bactrim, Septra). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • informe o seu médico se estiver usando medicamentos hormonais femininos, como anticoncepcionais hormonais (pílulas anticoncepcionais, adesivos, anéis, injeções, implantes ou dispositivos intrauterinos) ou terapia de reposição hormonal (TRH). Fale com o seu médico antes de começar ou parar de tomar qualquer um destes medicamentos enquanto estiver a tomar lamotrigina. Se estiver a tomar um medicamento hormonal feminino, informe o seu médico se tiver qualquer hemorragia entre os períodos menstruais esperados.
  • informe o seu médico se você tem ou já teve uma doença autoimune (condição em que o corpo ataca seus próprios órgãos, causando inchaço e perda de função), como lúpus (condição em que o corpo ataca muitos órgãos diferentes, causando uma variedade de sintomas) , um distúrbio do sangue, outras condições de saúde mental ou doença renal ou hepática ou ascite (inchaço do estômago causado por doença hepática).
  • informe o seu médico se estiver grávida ou se planeia engravidar. Se você engravidar enquanto toma lamotrigina, chame seu médico.
  • informe o seu médico se estiver a amamentar. Se você amamentar durante o tratamento com lamotrigina, seu bebê pode receber um pouco de lamotrigina no leite materno. Observe seu bebê de perto quanto a sonolência incomum, respiração interrompida ou sucção inadequada.
  • você deve saber que este medicamento pode causar sonolência ou tontura. Não dirija um carro ou opere máquinas até saber como este medicamento o afeta.
  • você deve saber que sua saúde mental pode mudar de maneiras inesperadas e você pode se tornar suicida (pensar em se machucar ou se matar ou planejar ou tentar fazê-lo) enquanto estiver tomando lamotrigina para o tratamento de epilepsia, doença mental ou outras condições. Um pequeno número de adultos e crianças com 5 ou mais anos de idade (cerca de 1 em 500 pessoas) que tomaram anticonvulsivantes como a lamotrigina para tratar várias doenças durante os estudos clínicos suicidaram-se durante o tratamento. Algumas dessas pessoas desenvolveram pensamentos e comportamento suicida logo uma semana depois de começarem a tomar a medicação. Existe o risco de sofrer alterações na sua saúde mental se tomar um medicamento anticonvulsivante como a lamotrigina, mas também pode haver o risco de sofrer alterações na sua saúde mental se a sua condição não for tratada. Você e seu médico decidirão se os riscos de tomar um medicamento anticonvulsivante são maiores do que os riscos de não tomar o medicamento. Você, sua família ou seu cuidador devem ligar para o médico imediatamente se sentir algum dos seguintes sintomas: ataques de pânico; agitação ou inquietação; irritabilidade, ansiedade ou depressão nova ou piorando; agindo em impulsos perigosos; dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo; comportamento agressivo, raivoso ou violento; mania (humor frenético e anormalmente excitado); falar ou pensar em querer se machucar ou acabar com sua vida; afastamento de amigos e familiares; preocupação com a morte e morrer; doando bens valiosos; ou qualquer outra mudança incomum de comportamento ou humor. Certifique-se de que sua família ou cuidador saibam quais sintomas podem ser graves, para que possam chamar o médico se você não puder procurar tratamento por conta própria.

A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.

Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.

A lamotrigina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • perda de equilíbrio ou coordenação
  • visão dupla
  • visão embaçada
  • movimentos incontroláveis ​​dos olhos
  • dificuldade de pensar ou se concentrar
  • dificuldade de falar
  • dor de cabeça
  • sonolência
  • tontura
  • diarréia
  • Prisão de ventre
  • perda de apetite
  • perda de peso
  • azia
  • náusea
  • vomitando
  • boca seca
  • dor de estômago, costas ou articulações
  • períodos menstruais perdidos ou dolorosos
  • inchaço, coceira ou irritação da vagina
  • agitação incontrolável de uma parte do corpo

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas ou aqueles descritos na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:

  • inchaço da face, garganta, língua, lábios e olhos, dificuldade em engolir ou respirar, rouquidão
  • convulsões que acontecem com mais frequência, duram mais ou são diferentes das convulsões que você teve no passado
  • dor de cabeça, febre, náusea, vômito, torcicolo, sensibilidade à luz, calafrios, confusão, dor muscular, sonolência
  • sangramento ou hematoma incomum
  • febre, erupção cutânea, gânglios linfáticos inchados, pele ou olhos amarelados, dor abdominal, dor ou sangramento ao urinar, dor no peito, fraqueza ou dor muscular, sangramento ou hematomas incomuns, convulsões, dificuldade para andar, dificuldade para ver ou outros problemas de visão
  • dor de garganta, febre, calafrios, tosse, dificuldade em respirar, dor de ouvido, olho rosa, micção frequente ou dolorida ou outros sinais de infecção

A lamotrigina pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente, longe do excesso de calor e umidade (não no banheiro).

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir:

  • perda de equilíbrio ou coordenação
  • movimentos incontroláveis ​​dos olhos
  • visão dupla
  • aumento de convulsões
  • arritmia cardíaca
  • perda de consciência
  • coma

Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pode solicitar alguns testes de laboratório para verificar sua resposta à lamotrigina.

Antes de fazer qualquer teste laboratorial, diga ao seu médico e ao pessoal do laboratório que você está tomando lamotrigina.

Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Lamictal®
  • Lamictal® CD
  • Lamictal® ODT
  • Lamictal® XR
Última revisão - 15/04/2021

Interessante Hoje

Orquite

Orquite

Orquite é o inchaço (inflamação) de um ou de ambo o te tículo .A orquite pode er cau ada por uma infecção. Muito tipo de bactéria e víru podem cau ar e a c...
Mudanças na pele e no cabelo durante a gravidez

Mudanças na pele e no cabelo durante a gravidez

A maioria da mulhere apre enta alteraçõe na pele, no cabelo e na unha durante a gravidez. A maioria dele é normal e de aparece apó a gravidez. A maioria da mulhere grávida apr...