Autor: Mark Sanchez
Data De Criação: 2 Janeiro 2021
Data De Atualização: 19 Poderia 2024
Anonim
Injeção de Docetaxel - Medicamento
Injeção de Docetaxel - Medicamento

Contente

Informe o seu médico se você tem ou já teve doença hepática ou se já foi tratado com cisplatina (Platinol) ou carboplatina (Paraplatina) para câncer de pulmão. Você pode ter um risco maior de desenvolver certos efeitos colaterais graves, como níveis baixos de certos tipos de células do sangue, feridas graves na boca, reações cutâneas graves e morte.

A injeção de docetaxel pode causar níveis baixos de glóbulos brancos no sangue. O seu médico pedirá análises laboratoriais regularmente durante o seu tratamento para verificar se o número de glóbulos brancos no seu corpo diminuiu. Seu médico também pode recomendar que você verifique sua temperatura com freqüência durante o tratamento. Siga estas instruções cuidadosamente. Se você tiver algum dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente: febre, calafrios, dor de garganta ou outros sinais de infecção.

A injeção de docetaxel pode causar reações alérgicas graves. Informe o seu médico se você é alérgico à injeção de docetaxel ou medicamentos feitos com polissorbato 80, um ingrediente encontrado em alguns medicamentos. Pergunte ao seu médico se não tiver certeza se um medicamento ao qual é alérgico contém polissorbato 80. Se você tiver algum dos seguintes sintomas, chame o seu médico imediatamente: erupção na pele, urticária, coceira, sensação de calor, aperto no peito, desmaios, tonturas, náuseas ou dificuldade em respirar ou engolir.


A injeção de docetaxel pode causar retenção de líquidos grave ou com risco de vida (condição em que o corpo mantém o excesso de líquido). A retenção de líquidos geralmente não começa imediatamente e ocorre mais comumente por volta do quinto ciclo de dosagem. Se você tiver algum dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente: inchaço das mãos, pés, tornozelos ou pernas; ganho de peso; falta de ar; dificuldade em engolir; urticária; vermelhidão; irritação na pele; dor no peito, tosse; soluços; respiração rápida; desmaio; tontura; inchaço da área do estômago; pele pálida e acinzentada; ou batimento cardíaco acelerado.

Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico irá solicitar alguns testes para verificar a resposta do seu corpo à injeção de docetaxel.

Converse com seu médico sobre os riscos de usar a injeção de docetaxel.

A injeção de docetaxel é usada isoladamente ou em combinação com outros medicamentos para tratar certos tipos de câncer de mama, pulmão, próstata, estômago e cabeça e pescoço. A injeção de docetaxel está em uma classe de medicamentos chamados taxanos. Ele age impedindo o crescimento e a disseminação das células cancerosas.


A injeção de Docetaxel é fornecida como um líquido para ser administrado por via intravenosa (numa veia) por um médico ou enfermeiro em um hospital ou clínica. Geralmente é administrado durante 1 hora, uma vez a cada 3 semanas.

Seu médico provavelmente irá prescrever um medicamento esteróide, como a dexametasona, para você tomar durante cada ciclo de dosagem para ajudar a prevenir certos efeitos colaterais. Certifique-se de seguir as instruções cuidadosamente e tomar este medicamento exatamente como prescrito. Se se esquecer de tomar o seu medicamento ou não o tomar dentro do prazo, informe o seu médico antes de receber a injeção de docetaxel.

Como certas preparações para injeção de docetaxel contêm álcool, você pode sentir alguns sintomas durante ou por 1–2 horas após a infusão. Se sentir algum destes sintomas, informe o seu médico imediatamente: confusão, tropeço, sonolência ou sensação de embriaguez.

Peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.

A injeção de docetaxel às vezes também é usada para tratar o câncer de ovário (câncer que começa nos órgãos reprodutivos femininos, onde os óvulos são formados). Converse com seu médico sobre os riscos do uso deste medicamento para sua condição.


Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de usar a injeção de docetaxel,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico à injeção de docetaxel, paclitaxel (Abraxane, Taxol), qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes da injeção de docetaxel.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: antifúngicos como itraconazol (Onmel, Sporanox), cetoconazol e voriconazol (Vfend); claritromicina (Biaxin); Inibidores da protease do HIV, incluindo atazanavir (Reyataz), indinavir (Crixivan), nelfinavir (Viracept), ritonavir (Norvir, em Kaletra) e saquinavir (Fortovase, Invirase); medicamentos contendo álcool (Nyquil, elixires, outros); medicamentos para a dor; nefazodona; pílulas para dormir; e telitromicina (não mais disponível nos EUA; Ketek). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais. Muitos outros medicamentos também podem interagir com a injeção de docetaxel, portanto, certifique-se de informar seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, mesmo aqueles que não aparecem nesta lista.
  • informe o seu médico se você bebe ou já bebeu grandes quantidades de álcool.
  • informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se planeja ter um filho. Você não deve engravidar enquanto estiver usando a injeção de docetaxel. Se você for mulher, precisará fazer um teste de gravidez antes de iniciar o tratamento e usar métodos anticoncepcionais para prevenir a gravidez durante o tratamento e por 6 meses após a última dose. Se você é do sexo masculino, você e sua parceira devem usar anticoncepcionais durante o tratamento e por 3 meses após a última dose. Converse com seu médico sobre os métodos anticoncepcionais que você pode usar para prevenir a gravidez durante esse período. Se você ou sua parceira engravidar durante o uso da injeção de docetaxel, chame seu médico imediatamente. A injeção de docetaxel pode prejudicar o feto.
  • informe o seu médico se estiver amamentando. Você não deve amamentar enquanto estiver usando a injeção de docetaxel e por 2 semanas após a última dose.
  • se for fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a utilizar a injeção de docetaxel.
  • você deve saber que a injeção de docetaxel pode conter álcool que pode deixá-lo sonolento ou afetar seu julgamento, raciocínio ou habilidades motoras. Não dirija um carro ou opere máquinas até saber como este medicamento o afeta.

A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.

Ligue para o seu médico imediatamente se não puder comparecer a uma consulta para receber uma dose da injeção de docetaxel.

A injeção de docetaxel pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • vomitando
  • Prisão de ventre
  • mudanças no gosto
  • Cansaço extremo
  • dores musculares, articulares ou ósseas
  • perda de cabelo
  • troca de unhas
  • aumento de lacrimejamento
  • feridas na boca e garganta
  • vermelhidão, secura ou inchaço no local onde o medicamento foi injetado

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:

  • pele com bolhas
  • dormência, formigamento ou sensação de queimação nas mãos ou pés
  • fraqueza nas mãos e pés
  • sangramento ou hematoma incomum
  • hemorragias nasais
  • visão embaçada
  • perda de visão
  • dor de estômago ou sensibilidade, diarreia ou febre

A injeção de docetaxel pode aumentar o risco de desenvolver outros tipos de câncer, como câncer de sangue ou de rim, vários meses ou anos após o tratamento. O seu médico irá monitorizá-lo durante e após o seu tratamento com docetaxel. Converse com seu médico sobre os riscos de receber este medicamento.

A injeção de docetaxel pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver recebendo este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:

  • dor de garganta, febre, calafrios e outros sinais de infecção
  • feridas na boca e garganta
  • Irritação na pele
  • fraqueza
  • dormência, formigamento ou sensação de queimação nas mãos ou pés

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Docefrez®
  • Taxotere®

Este produto de marca não está mais no mercado. Alternativas genéricas podem estar disponíveis.

Última revisão - 15/08/2019

Artigos Para Você

Esfregar álcool pode livrar-se da acne?

Esfregar álcool pode livrar-se da acne?

Uma rápida olhada no rótulo do ingrediente para adtringente e toner em precrição (OTC) feito para pele com tendência a acne provavelmente revelará que a maioria dee produ...
Meloxicam, comprimido oral

Meloxicam, comprimido oral

O comprimido oral de meloxicam etá diponível como medicamento genérico e de marca. O comprimido de deintegração oral de meloxicam etá diponível apena como medicament...